Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual será o exame mais concorrido para melhoria? Assinala o(s) exame(s) que vais repetir.

• Total voters
    12
Matrícula
7 Junho 2017
Olá pessoal, serei eu um aspirante a medicina? A verdade é que sempre quis entrar para o curso. Este ano comecei me a afastar um pouco e não sei bem porquê? Terá sido a minha tendência para ser do contra que se manifestou quando me apercebi que a minha mãe sempre me tentou encaminhar para este curso? Ou terá sido porque me apercebi subitamente que a minha "paixão" por matemática/física acabava assim? Não sei. De resto, "não sei" é provavelmente a expressão que melhor define a ideia que tenho do meu futuro académico. Estou "preso" entre engenharia (IST, devo conseguir entrar em todas excepto aeroespacial, a nao ser que tenha 190 nos dois exames e não me quero estar a pressionar) e medicina (FMUL). O ano passado tive 165 a biologia na 1a fase e na segunda um miserável 139 (não estudei, mas nao deixa de ser um bocado mau). Este ano vou fazer FQ outra vez pois estou mais à vontade com a disciplina e gosto genuinamente dela. Estudar plantas e xilemas, floemas e fermentação não é para mim. No entanto estou a gostar bastante de biologia de 12o ano e tenho interesse na parte da biologia que diz respeito ao ser humano. De momento estou focado em maximizar as notas dos exames e, posteriormente, farei a minha decisão. Talvez serei colega de curso de algum pessoal que aqui anda😛

Última edição:

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Matrícula
7 Junho 2017
Nooo, plantinhas... Tenho saudades. 😢🥰

Siiim, melhor cena de sempre. Adorei a parte do sistema imunitário! 😍🤩
As plantas não me vão deixar saudades nenhumas 😂

Quanto à biologia, concordo mas também gostei muito da parte que relacionava o sistema reprodutor com o sistema hormonal e a própria genética foi bastante interessante.

• Like
Reactions: Blasty

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
As plantas não me vão deixar saudades nenhumas 😂

Quanto à biologia, concordo mas também gostei muito da parte que relacionava o sistema reprodutor com o sistema hormonal e a própria genética foi bastante interessante.
Ai, achei genética um bocado seca ahahah

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)
Instituição
ESDMI
Ocorreu-me agora uma coisa: Das pessoas que vão repetir algum exame, qual será o exame mais "concorrido" este ano?
Excelente ideia!!! Vou tentar atualizar a pergunta do tópico para fazermos essa estatística aqui no fórum.
Mensagem fundida automaticamente:

Já atualizei a pergunta inicial do tópico!!! Votem ;)

Última edição:

FilipaRocha01

Membro
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Também acho, por uma margem mais ou menos larga.
Pelos vistos somos muitos no mesmo barco: tentar sacar alta nota a FQ
Mensagem fundida automaticamente:

Olá pessoal, serei eu um aspirante a medicina? A verdade é que sempre quis entrar para o curso. Este ano comecei me a afastar um pouco e não sei bem porquê? Terá sido a minha tendência para ser do contra que se manifestou quando me apercebi que a minha mãe sempre me tentou encaminhar para este curso? Ou terá sido porque me apercebi subitamente que a minha "paixão" por matemática/física acabava assim? Não sei. De resto, "não sei" é provavelmente a expressão que melhor define a ideia que tenho do meu futuro académico. Estou "preso" entre engenharia (IST, devo conseguir entrar em todas excepto aeroespacial, a nao ser que tenha 190 nos dois exames e não me quero estar a pressionar) e medicina (FMUL). O ano passado tive 165 a biologia na 1a fase e na segunda um miserável 139 (não estudei, mas nao deixa de ser um bocado mau). Este ano vou fazer FQ outra vez pois estou mais à vontade com a disciplina e gosto genuinamente dela. Estudar plantas e xilemas, floemas e fermentação não é para mim. No entanto estou a gostar bastante de biologia de 12o ano e tenho interesse na parte da biologia que diz respeito ao ser humano. De momento estou focado em maximizar as notas dos exames e, posteriormente, farei a minha decisão. Talvez serei colega de curso de algum pessoal que aqui anda😛
Também já me questionei várias vezes sobre se medicina é o que realmente quero. Para ser honesta, nunca tinha pensado muito no caso, até começar a ver anatomia de grey (influenciou-me um bocado xd). Mas depois parece que fiquei um tanto fascinada com alguns aspetos da medicina, com as doenças, com o corpo humano, etc etc. Ainda hoje me pergunto se é o certo, se é o que quero, e também se vou conseguir (sobretudo este último xd), e acho que é normal ter dúvidas, visto que é uma decisão importante para o futuro. Mas perante as dúvidas, dou por mim fascinada, ora quando vou a um hospital, ora quando ouço sequer a palavra "medicina" e penso em todos os pequenos detalhes do corpo humano que se podem explorar, penso também no quanto esta profissão têm uma enorme influência na vida das pessoas, e no quanto as pode ajudar. É como se perante as dúvidas tivesse certezas, mas também ainda não sei. Não é a minha única opção, mas quem me dera daqui a uns meses poder viver um sonho.
O que te aconselho é refletires mesmo sobre o que queres, sobre o que te fascina, e sobre o que queres fazer para a vida, e não te deixes afetar pela opinião de outros, pelo que os outros acham que é melhor para ti, pois só tu sabes o que te irá fazer realmente feliz.
Boa sorte com a decisão!

Última edição:

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Nooo, plantinhas... Tenho saudades. 😢🥰
Agora pensando bem, BG parecia super complexo e afinal era tão simples. 💚

Ai, achei genética um bocado seca ahahah
Tenho agora uma cadeira de genética e a reação é a mesma... :(

------

Estes gráficos valem o que valem, no entanto, mostram que, de 2017 para 2018, FQ teve uma subida de média maior do que BG.

Queridos aspirantes, aproveitem estes próximos 15 dias pra rever o máximo de matéria, e tentem começar a fazer exames nacionais e testes intermédios passados, a partir do início de Maio (primeiros 10 dias +-). Eu começava nessa altura (para 2/3 exames nacionais; pra 4, comecem mais cedo) e era mesmo à conta para acabá-los todos uns dias antes dos exames e conseguir ainda passar os olhos mais uma vez pela teoria. Até fazia uma folhinha onde ia marcando um "check" em cada exame de cada ano e fase, à medida que os ia fazendo (também para ter noção se estava a ir bem ou se estava a atrasar o processo). Força nisso!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Agora pensando bem, BG parecia super complexo e afinal era tão simples. 💚
Ainda me lembro de dar a fotossíntese, as fermentações e essas cenas pela primeira vez e achar bué difícil... 😂

Tenho agora uma cadeira de genética e a reação é a mesma... :(
Eu tive Genética Molecular no 1º semestre e acho que foi o que menos gostei até agora. 😅

• Like
Reactions: Sofia C.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Também não adorei, mas Dinâmica Molecular ainda fica pior 😍
Em termos de matéria estou a gostar mais ahaha, aqueles relatórios e trabalhos é que podiam não existir... 🙄

Alexandra Agostinho

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2018
Acho que o facto de focar-me uns dias só em FQ é realmente capaz de ajudar, assim não me disperso, obrigada pela dica! Boa sorte para BG!

A mim foi mais ao contrário, tirava sempre boas notas nos testes (18's/19's), e cheguei ao exame e puff ahah. Vou tentar seguir também essa dica, fazer muitos mais exames do que fiz o ano passado, e vou manter um caderninho para as minhas dúvidas e/ou erros que devo corrigir.
Obrigada pela ajuda! Boa sorte com BG!

--
Ocorreu-me agora uma coisa: Das pessoas que vão repetir algum exame, qual será o exame mais "concorrido" este ano?
Eu vou repetir o de BG, mas a maioria das pessoas que conheço vai é repetir o de FQ.

Mmmgui

Membro Caloiro
Matrícula
20 Novembro 2018
Como devo estudar para o exame de matemática A? Alguém tem alguma sugestão de como organizar o estudo?