Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?

• UM

Votes: 34 12.6%
  • FMUP

Votes: 44 16.4%
  • ICBAS

Votes: 40 14.9%
  • UBI

Votes: 17 6.3%
  • FMUC

Votes: 31 11.5%
  • FMUL

Votes: 64 23.8%
  • NMS-FCM

Votes: 38 14.1%
  • UMadeira

Votes: 2 0.7%
  • UAçores

Votes: 4 1.5%
  • 170-175

Votes: 9 3.3%
  • 175-180

Votes: 44 16.4%
  • 180-185

Votes: 43 16.0%
  • 185-190

Votes: 30 11.2%
  • 190-195

Votes: 16 5.9%
  • 195-200

Votes: 5 1.9%

• Total voters
    269

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Acham que as médias sobem, mantém ou descem este ano?
As previsões de médias já são muito difíceis de serem feitas depois dos exames nacionais do ano corrente serem realizados, quanto mais antes de isso acontecer..
Portanto, acho que poucos discordarão que, nesta altura, é quase impossível responder a essa pergunta, com algum fundamento.. Daqui a 2 meses, a resposta já poderá ser outra, who knows..
Na minha opinião a tendência será descer sempre, ano após ano.
Se continuar a mesma tendência de alguns anos para cá, concordo. No entanto, pode sempre acontecer um ano com exames mais acessíveis que ajudem a uma subida de médias, como em 2015 (especialmente no caso de Mat A).. É por isso que é sempre mais fácil prever (e mesmo assim é difícil 🤣) depois das notas e médias dos exames saírem.

Última edição:
Matrícula
10 Junho 2018
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMUC
Acham que as médias sobem, mantém ou descem este ano?
Sinceramente não sei... na minha perspetiva os exames de Fq e Biologia do ano passado foram mais acessíveis que os que quem entrou o ano passado em Medicina fez, logo as notas tendencialmente foram mais altas nas provas de ingresso. No entanto é muito relativo, porque há muitas pessoas (como eu) que repetem exames este ano, e ainda há o exame de matemática por fazer. O ano passado a média em Coimbra foi mesmo baixa (17,7) portanto penso que este ano verá um aumento, nem que seja pouco significativo (se bem que a tendência tem sido a média descer : 17,98 ; 17,90 ; 17,77 ). No entanto não vale a pena fazer grandes projecções. Vamos trabalhar para termos uma média confortável... e depois logo se vê. Eu própria me deparo muitas vezes a questionar se a média sobe ou desce, mas isso não é nada saudável. O foco deve estar naquilo que depende de nós e do nosso trabalho. 😊

Journey to Medicine

Membro Veterano
Matrícula
9 Setembro 2018
Quando quiseres avisas alguém daqui do fórum e fazemos visita guiada à FMUP ahaha

Na minha opinião a tendência será descer sempre, ano após ano.
Portanto, acho que poucos discordarão que, nesta altura, é quase impossível responder a essa pergunta, com algum fundamento.. Daqui a 2 meses, a resposta já poderá ser outra, who knows..

Se continuar a mesma tendência de alguns anos para cá, concordo. No entanto, pode sempre acontecer um ano com exames mais acessíveis que ajudem a uma subida de médias, como em 2015 (especialmente no caso de Mat A).. É por isso que é sempre mais fácil prever (e mesmo assim é difícil 🤣) depois das notas e médias dos exames saírem.
O número de candidatos a Medicina tem decrescido em todas as universidades e acho que este ano não será diferença. É um fator a considerar.

Por muito que os exames sejam acessíveis, se o número de alunos é menor a candidatar-se acho que terá uma tendência a descer novamente. Todavia concordo com a @Sofia C., poderemos estar perante uma situação com a de 2015 onde as médias aumentaram significativamente muito, muito mesmo o que não é nada favorável para nós :|

Sinceramente não sei... na minha perspetiva os exames de Fq e Biologia do ano passado foram mais acessíveis que os que quem entrou o ano passado em Medicina fez, logo as notas tendencialmente foram mais altas nas provas de ingresso. No entanto é muito relativo, porque há muitas pessoas (como eu) que repetem exames este ano, e ainda há o exame de matemática por fazer. O ano passado a média em Coimbra foi mesmo baixa (17,7) portanto penso que este ano verá um aumento, nem que seja pouco significativo (se bem que a tendência tem sido a média descer : 17,98 ; 17,90 ; 17,77 ). No entanto não vale a pena fazer grandes projecções. Vamos trabalhar para termos uma média confortável... e depois logo se vê. Eu própria me deparo muitas vezes a questionar se a média sobe ou desce, mas isso não é nada saudável. O foco deve estar naquilo que depende de nós e do nosso trabalho.
😊
Quando só se pode entrar em apenas três universidades, o nervosismo aumenta exponencialmente. Fico sempre a pensar se terei média o suficiente :|

Matrícula
10 Junho 2018
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMUC
Quando só se pode entrar em apenas três universidades, o nervosismo aumenta exponencialmente. Fico sempre a pensar se terei média o suficiente :|

Entendo-te perfeitamente. Mas um dia de cada vez... pensa que esse nervosismo é positivo, como um mecanismo biológico que te está a preparar para uma situação , em vez de algo negativo. Eu vi uma Ted Talk

incrível sobre isso, e sempre que me sinto nervosa penso nessa perspectiva. Por outro lado não estás sozinh@, se isso te consola de alguma maneira. Confia no teu trabalho, nas tuas capacidades! Tu consegues! 🥰

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Olá pessoal! Eu sou aspirante a Medicina, todavia a minha história é um pouco diferente das outras pessoas neste forum. Eu acabei o secundário o ano passado com uma média de 17.2 e apesar de a média de Medicina ter descido o ano passado não deu para entrar.. Entretanto decidi ficar um ano e preparar me pra repetir os exames no ano seguinte (este ano lectivo). Eu vou repetir os três exames (BG, FQ e MAT), visto que é mais vantajoso pra mim se repetir os três. Sei que é bastante pesado, mas é o curso que eu quero e não me vejo a fazer mais nada. Contudo, tenho muito medo se as médias subirem bastante este ano.. e eu acho que infelizmente vão subir..
De qualquer forma, eu queria perguntar se mais alguém aqui no forum ficou um ano a preparar-se para os exames e entrou em Medicina?
Espero conseguir entrar!
Desejo boa sorte a todos!
Olá :)
A minha situação é semelhante à tua! Estou com média de 17,6 porém não tenho 14 a biologia no exame nacional (tenho 13,5) na primeira fase.
Este ano entrei numa engenharia e não gostei, logo optei por mudar de área, para a saúde, e medicina pareceu-me ser o curso mais completo e bonito de todos! Então desisti e dediquei-me durante este ano apenas a biologia! No meu caso, só vou repetir esse exame... Eu conheço uma menina que também era exatamente como tu.. tinha uma média muito próxima de medicina, mas no ano dela não foi suficiente! Então ficou um ano parada e repetiu biologia e física-química, sendo que no ano passado entrou na Covilhã, graças aquela descida abrupta (ela não acreditou quando soube!), visto que o exame de biologia não lhe tinha corrido assim tão bem.. por isso, como podes ver, há inúmeros alunos como tu! Então não desistas ;) Basta dares o teu melhor 😊

Journey to Medicine

Membro Veterano
Matrícula
9 Setembro 2018
@Beatriz Marques Tomé Não tinha visto que tinha mensagem dentro, desculpa!

Obrigado pelo encorajamento! Espero que em Setembro estaremos todos colocados em Medicina em alguma universidade de cá. Tens preferência por alguma? :)

Última edição:
  • Like
Reactions: amarga

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Se os exames permitirem:
1- Medicina na UM
2- Medicina na FMUL
3- Medicina no ICBAS ou Coimbra (?)
4- Medicina na NOVA
5- Medicina na UBI
6- Medicina veterinária em Lisboa
Mais alguém? Ps: há pouca chance de entrar na primeira, provavelmente será na FMUL :)
Espero que fiques colocada na tua 1ª opção, que é onde realmente queres ficar, mas se eventualmente vieres para a FML, garanto-te que também vais adorar! 🥰

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Espero que fiques colocada na tua 1ª opção, que é onde realmente queres ficar, mas se eventualmente vieres para a FML, garanto-te que também vais adorar! 🥰
Oláaaa!! A minha primeiro opção não é bem onde quero! É mais por ser super perto de casa (meia hora) e Lisboa ser a 5 horas 😅 Para além do facto que tenho uma irmã lá! Porém em Lisboa tenho o meu namorado... então quer vá para o Minho, quer vá para Lisboa, ou mesmo noutro sítio, o que importa é entrar em medicina e ser feliz 🥰 Mas caso entre em Lisboa, a praxe como é? Já estive numa faculdade e não me adaptei à praxe porque era super cansativa (todos os dias nas primeiras semanas e o dia todo...) e não tinha tempo para estudar! E o acolhimento e a entre-ajuda é bom? 😊

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Oláaaa!! A minha primeiro opção não é bem onde quero! É mais por ser super perto de casa (meia hora) e Lisboa ser a 5 horas 😅
Sim, eu entendo. Eu também estou longe de casa, mas pronto, tem as suas coisas boas e más. Honestamente, se tivesse uma faculdade de Medicina perto da minha casa (sou do Algarve, e sim há Medicina na UAlg, mas considerando mesmo um curso em que desse pra entrar pelo concurso nacional de acesso), não sei se ficaria lá, ou escolheria vir pra Lisboa. Ambas têm lados bons e maus. Talvez o ficar em casa, pra mim, é ótimo só pelo alívio de não ter tarefas domésticas, cozinhar (sou um bocado preguiçosa nessas coisas xD), etc, por outro lado também é bom ter essas responsabilidades desde cedo... Adoro a minha família, mas também adoro o meu espaço sozinha e independente, portanto isto é o equilíbrio perfeito ahah
então quer vá para o Minho, quer vá para Lisboa, ou mesmo noutro sítio, o que importa é entrar em medicina e ser feliz 🥰
É esse o espírito!!!!
Mas caso entre em Lisboa, a praxe como é? Já estive numa faculdade e não me adaptei à praxe porque era super cansativa (todos os dias nas primeiras semanas e o dia todo...) e não tinha tempo para estudar!
A praxe, comparativamente a outros cursos, na minha opinião, é muito mais leve. Depois a perspetiva sobre a mesma acaba por ser pessoal. Tenta-se diversificar ao máximo as atividades, pra não ser só aquele tipo de praxe nonsense de gozo ao caloiro a toda a hora. Não é chata em termos de praxe física, de encher, ou coisas assim.
Houve uma, este ano, muito gira, em que os caloiros escreveram cartas e foram entregar às urgências a quem estava de serviço no Santa Maria. Era qualquer coisa do género, não sei com certeza, porque não fui a essa (tenho pena 😕).
Não há sempre sempre praxe. E não tens que ir a todas. Convém viveres a experiência ao máximo, mas se tiveres que faltar a uma ou outra, não tem mal. Como a praxe decorre ao longo do ano, acaba por ter os eventos mais dispersos pelo calendário.
E o acolhimento e a entre-ajuda é bom? 😊
SUPER bom. Vais ficar muito surpreendida com a quantidade enorme de projetos dinamizados por alunos para alunos, de entreajuda, acolhimento, etc
Há um projeto, que é o mentoring, em que te será atribuído um mentor ou mentora (um aluno mais velho do curso) no dia da matrícula, com base num questionário simples com gostos e interesses, que vai selecionar essa pessoa com base na máxima compatibilidade. Adoro a minha mentora, tem sido um apoio enorme e uma grande amiga! E depois a faculdade, em si, é super dinâmica. 🥰

Qualquer dúvida que tenhas, já sabes, estás sempre à vontade para me enviar mensagem!!! Boa época de exames!

MedDreamer

Membro Dux
Matrícula
24 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Mas caso entre em Lisboa, a praxe como é? Já estive numa faculdade e não me adaptei à praxe porque era super cansativa (todos os dias nas primeiras semanas e o dia todo...) e não tinha tempo para estudar!
Olá!! :)

Subscrevo o que a Sofia disse e falo-te da minha experiência.

Eu achei a praxe incrível! Para além de ter conhecido imensas pessoas que de outra forma podia nunca ter conhecido (somos 400, é difícil lidar com tantas caras, trust me 😅 ), desenvolvi o meu espírito académico e defendo com cada vez mais orgulho a FML.
As actividades que fazemos são bastante variadas e és sempre avisada com antecedência do local onde comparecer, se é preciso levar alguma coisa, etc.
Quando entrei na FML já tinha ideia de experimentar a praxe mas havia duas coisas que me deixavam de pé atrás. Vou-me sujar toda, como vi em algumas praxes? Vou ter de fazer exercício físico (eu que sou uma couch potato)? Não e não, e isto agradou-me muito. Para além de que sempre senti que os doutores se preocupavam connosco.

Se entrares na FML aconselho-te mesmo a experimentar a praxe.

Beijinhos e boa sorte! 😊

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Sim, eu entendo. Eu também estou longe de casa, mas pronto, tem as suas coisas boas e más. Honestamente, se tivesse uma faculdade de Medicina perto da minha casa (sou do Algarve, e sim há Medicina na UAlg, mas considerando mesmo um curso em que desse pra entrar pelo concurso nacional de acesso), não sei se ficaria lá, ou escolheria vir pra Lisboa. Ambas têm lados bons e maus. Talvez o ficar em casa, pra mim, é ótimo só pelo alívio de não ter tarefas domésticas, cozinhar (sou um bocado preguiçosa nessas coisas xD), etc, por outro lado também é bom ter essas responsabilidades desde cedo... Adoro a minha família, mas também adoro o meu espaço sozinha e independente, portanto isto é o equilíbrio perfeito ahah

É esse o espírito!!!!

A praxe, comparativamente a outros cursos, na minha opinião, é muito mais leve. Depois a perspetiva sobre a mesma acaba por ser pessoal. Tenta-se diversificar ao máximo as atividades, pra não ser só aquele tipo de praxe nonsense de gozo ao caloiro a toda a hora. Não é chata em termos de praxe física, de encher, ou coisas assim.
Houve uma, este ano, muito gira, em que os caloiros escreveram cartas e foram entregar às urgências a quem estava de serviço no Santa Maria. Era qualquer coisa do género, não sei com certeza, porque não fui a essa (tenho pena 😕).
Não há sempre sempre praxe. E não tens que ir a todas. Convém viveres a experiência ao máximo, mas se tiveres que faltar a uma ou outra, não tem mal. Como a praxe decorre ao longo do ano, acaba por ter os eventos mais dispersos pelo calendário.

SUPER bom. Vais ficar muito surpreendida com a quantidade enorme de projetos dinamizados por alunos para alunos, de entreajuda, acolhimento, etc
Há um projeto, que é o mentoring, em que te será atribuído um mentor ou mentora (um aluno mais velho do curso) no dia da matrícula, com base num questionário simples com gostos e interesses, que vai selecionar essa pessoa com base na máxima compatibilidade. Adoro a minha mentora, tem sido um apoio enorme e uma grande amiga! E depois a faculdade, em si, é super dinâmica. 🥰

Qualquer dúvida que tenhas, já sabes, estás sempre à vontade para me enviar mensagem!!! Boa época de exames!
Eu estive na FEUP e também tinha esse programa de mentores, a minha também era super querida porém conheci casos em que as pessoas não se davam tão bem, então acho que esse sistema é espetacular 🥰 Fico mais animada! Na verdade, já ouvi falar tão bem da faculdade de medicina de Lisboa que não me importo nada de ir para lá! E o facto de ser no hospital da Santa Maria deixa-me entusiasmada, sempre sonhei em estudar numa faculdade de medicina com o hospital lá à beirinha 😆 Obrigada por toda a explicação, espero mesmo entrar este ano, tudo depende do exame de biologia!!
Mensagem fundida automaticamente:

Olá!! :)

Subscrevo o que a Sofia disse e falo-te da minha experiência.

Eu achei a praxe incrível! Para além de ter conhecido imensas pessoas que de outra forma podia nunca ter conhecido (somos 400, é difícil lidar com tantas caras, trust me 😅 ), desenvolvi o meu espírito académico e defendo com cada vez mais orgulho a FML.
As actividades que fazemos são bastante variadas e és sempre avisada com antecedência do local onde comparecer, se é preciso levar alguma coisa, etc.
Quando entrei na FML já tinha ideia de experimentar a praxe mas havia duas coisas que me deixavam de pé atrás. Vou-me sujar toda, como vi em algumas praxes? Vou ter de fazer exercício físico (eu que sou uma couch potato)? Não e não, e isto agradou-me muito. Para além de que sempre senti que os doutores se preocupavam connosco.

Se entrares na FML aconselho-te mesmo a experimentar a praxe.

Beijinhos e boa sorte! 😊
Se entrar, depois dos vossos testemunhos, vou definitivamente experimentar! Parece ser um ambiente muito bom e é isso que me cativa, obrigada 🥰

Journey to Medicine

Membro Veterano
Matrícula
9 Setembro 2018
Ahahaha eu digo, porém acho pouco provável! Dia 26 de Junho já te posso dar alguma certeza quando sair do temível exame de biologia 😅😅
Estamos na mesma posição. Sem dúvida que será uma das barreiras a ultrapassar para entrar na UM, pois a média é um pouco maior para estes lados. Mas espero mesmo que te corra bem e entres onde pretendes na primeira opção. Qualquer coisa que precisares avisa :)

• Like
Reactions: Marilyy

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Estamos na mesma posição. Sem dúvida que será uma das barreiras a ultrapassar para entrar na UM, pois a média é um pouco maior para estes lados. Mas espero mesmo que te corra bem e entres onde pretendes na primeira opção. Qualquer coisa que precisares avisa :)
Exatamente, a média é muito exigente.. veremos o destino que o IAVE nos dará 😱🤞