Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?

• UM

Votes: 43 13.1%
  • FMUP

Votes: 56 17.0%
  • ICBAS

Votes: 50 15.2%
  • UBI

Votes: 24 7.3%
  • FMUC

Votes: 36 10.9%
  • FMUL

Votes: 82 24.9%
  • NMS-FCM

Votes: 42 12.8%
  • UMadeira

Votes: 2 0.6%
  • UAçores

Votes: 5 1.5%
  • 170-175

Votes: 11 3.3%
  • 175-180

Votes: 52 15.8%
  • 180-185

Votes: 52 15.8%
  • 185-190

Votes: 35 10.6%
  • 190-195

Votes: 16 4.9%
  • 195-200

Votes: 6 1.8%

• Total voters
    329
Status
Não está aberto para novas mensagens.
Olá a todos, sou nova aqui no uniarea mas estou num grande dilema que me tira o sono e gostaria que me ajudassem/dessem a vossa opinião.
Candidatei-me a medicina, tendo posto as universidades de Lisboa e só depois a UBI (Covilhã). Porém, nos últimos dias, comecei a pensar se não seria melhor trocar a ordem, ou seja, colocar primeiro a Covilhã e posteriormente Lisboa, uma vez que o alojamento e os transportes são mais baratos na Covilhã e, no meu caso, a distância a cada um dos lados é a mesma. No entanto, tenho algumas dúvidas e receio porque não sei se me conseguirei habituar ao ensino da UBI. Pelo que tenho lido, o método da UBI baseia-se muito na auto aprendizagem, existem exames de 2 em 2 semanas e as escolhas múltiplas são a descontar. Eu detesto escolhas múltiplas, então a descontar, ainda pior! Alguém me sabe dizer se isso ainda acontece (é que o que li era de 2015...), isto é, as escolhas múltiplas continuam a ser a descontar?
E nas universidades de Lisboa os exames/ frequências são só no final do semestre? Quais os pontos fracos das universidades de Lisboa?
Peço desculpa pelas perguntas, mas estou mesmo confusa e sem saber o que fazer!
Desde já obrigada e boa sorte a todos os candidatos!!

E nas universidades de Lisboa os exames/ frequências são só no final do semestre?
Acerca da FML: depende da cadeira ou módulo. Temos sempre um exame teórico de cada módulo no final do semestre. No entanto, em alguns casos, poucos até, (e só falando do 1º ano, que é o único ano que conheço ainda) temos frequências/testes. Apenas me lembro agora de fisiologia, em que tivemos um teste sobre a componente prática (super fácil de se ter boa nota, se se estudar; eu tive 19 e houveram muitas notas desse género) e bioestatística, em que tivemos 2 testes, um em março, outro em maio (fazem-se bem, são feitos no computador, em V/F, e temos acesso às perguntas de anos passados).
Quais os pontos fracos das universidades de Lisboa?
Honestamente, não te sei responder a isto... :/ Eu gosto muito da FML, combinando as coisas boas e más. Por vezes, as más decorrem de "problemas normais" que ocorrem na universidade em geral, independentemente do curso - um ou outro professor menos simpático e injusto, notas de testes ou trabalhos que demoram mais ou menos tempo a sair, ... - vais encontrar disto em todo o lado, portanto, acho que não ficas pior por escolher a faculdade X em vez da Y... As comparações que tendem a fazer entre faculdades são um bocado useless. E como já disse milhões de vezes, vão certamente gostar muito da faculdade que escolherem. Vejo tal facto por mim e por outros colegas das outras faculdades, que conheço tanto pessoalmente como aqui no Uniarea.
Tenta fazer uma pesquisa mais exaustiva sobre a UBI e as faculdades de Lisboa, explora Lisboa e a Covilhã, porque certamente são diferentes e únicas à sua maneira.
No entanto, tenho algumas dúvidas e receio porque não sei se me conseguirei habituar ao ensino da UBI. Pelo que tenho lido, o método da UBI baseia-se muito na auto aprendizagem, existem exames de 2 em 2 semanas e as escolhas múltiplas são a descontar.
Se todos os alunos da UBI conseguiram, tu também irás te habituar ao método de ensino, não te preocupes. Tudo se faz com calma. :)

Acerca da FML: depende da cadeira ou módulo. Temos sempre um exame teórico de cada módulo no final do semestre. No entanto, em alguns casos, poucos até, (e só falando do 1º ano, que é o único ano que conheço ainda) temos frequências/testes. Apenas me lembro agora de fisiologia, em que tivemos um teste sobre a componente prática (super fácil de se ter boa nota, se se estudar; eu tive 19 e houveram muitas notas desse género) e bioestatística, em que tivemos 2 testes, um em março, outro em maio (fazem-se bem, são feitos no computador, em V/F, e temos acesso às perguntas de anos passados).

Honestamente, não te sei responder a isto... :/ Eu gosto muito da FML, combinando as coisas boas e más. Por vezes, as más decorrem de "problemas normais" que ocorrem na universidade em geral, independentemente do curso - um ou outro professor menos simpático e injusto, notas de testes ou trabalhos que demoram mais ou menos tempo a sair, ... - vais encontrar disto em todo o lado, portanto, acho que não ficas pior por escolher a faculdade X em vez da Y... As comparações que tendem a fazer entre faculdades são um bocado useless. E como já disse milhões de vezes, vão certamente gostar muito da faculdade que escolherem. Vejo tal facto por mim e por outros colegas das outras faculdades, que conheço tanto pessoalmente como aqui no Uniarea.
Tenta fazer uma pesquisa mais exaustiva sobre a UBI e as faculdades de Lisboa, explora Lisboa e a Covilhã, porque certamente são diferentes e únicas à sua maneira.

Se todos os alunos da UBI conseguiram, tu também irás te habituar ao método de ensino, não te preocupes. Tudo se faz com calma. :)
Coleguinha, venho só acrescentar que a Histologista também há avaliação continua com a realização de dois testes V/F + identificação, que ainda dão algum trabalhinho 😅

Olá a todos, sou nova aqui no uniarea mas estou num grande dilema que me tira o sono e gostaria que me ajudassem/dessem a vossa opinião.
Candidatei-me a medicina, tendo posto as universidades de Lisboa e só depois a UBI (Covilhã). Porém, nos últimos dias, comecei a pensar se não seria melhor trocar a ordem, ou seja, colocar primeiro a Covilhã e posteriormente Lisboa, uma vez que o alojamento e os transportes são mais baratos na Covilhã e, no meu caso, a distância a cada um dos lados é a mesma. No entanto, tenho algumas dúvidas e receio porque não sei se me conseguirei habituar ao ensino da UBI. Pelo que tenho lido, o método da UBI baseia-se muito na auto aprendizagem, existem exames de 2 em 2 semanas e as escolhas múltiplas são a descontar. Eu detesto escolhas múltiplas, então a descontar, ainda pior! Alguém me sabe dizer se isso ainda acontece (é que o que li era de 2015...), isto é, as escolhas múltiplas continuam a ser a descontar?
E nas universidades de Lisboa os exames/ frequências são só no final do semestre? Quais os pontos fracos das universidades de Lisboa?
Peço desculpa pelas perguntas, mas estou mesmo confusa e sem saber o que fazer!
Desde já obrigada e boa sorte a todos os candidatos!!

Sim, as frequências e exames continuam a ser de escolha múltipla com descontos. No início pode ser mais confuso, mas depois acabas por te habituar e por arranjar uma "tática" com a qual estejas confortável (há quem responda a tudo, há quem prefira não arriscar). E é como a @Sofia C. disse, todos nós acabámos por nos habituar, e ninguém chumba simplesmente porque o exame era de escolha múltipla com descontos.

• Like
Reactions: ai123 and doctorwhy
Coleguinha, venho só acrescentar que a Histologista também há avaliação continua com a realização de dois testes V/F + identificação, que ainda dão algum trabalhinho 😅
Duas cabeças pensam melhor do que uma, sem dúvida 🤗 Tenho desculpa de não me lembrar de histologia 😂 Eram V/F? Não eram escolha múltipla + identificação? 😯

• Like
Reactions: MedDreamer
Duas cabeças pensam melhor que uma, sem dúvida 🤗 Tenho desculpa de não me lembrar de histologia 😂 Eram V/F? Não eram escolha múltipla + identificação? 😯
São 5 afirmações (A-E) e pede "Assinale a(s) hipótese(s) CORRECTA(S)". Pode haver só uma ou podem ser todas. Nunca pões as falsas, mas pronto, fica a ideia. ☺

• Like
Reactions: ai123 and doctorwhy
Boa Noite Pessoal. Estou a pensar concorrer para uma ilha, Açores. Alguém que tenha passado por lá do continente, me pode esclarecer melhor acerca das condições de alojamento:
- A residência é boa, os quartos tem microondas ou frigorífico? 🤓
- Existe transporte até à Universidade?
- As aulas são maioritariamente no Hospital ou no Pólo da Faculdade?

Saudações. ☺

Olá, eu tive a mesma dúvida. Apenas me decidi há dois dias. Contudo, como conhecia pessoas em ambas as faculdades, eu fui visitar as instalações e tive oportunidade de fazer variadas questões. As faculdades são ambas muito boas, decidi por pormenores pela fmup. Se houver algo em que te possa ajudar.
Olá, eu tenho a mesma dúvida, o que te fez escolher a FMUP?

@Kiki2001 @C_S

Bom dia às duas. Antes de mais, quero que saibam que ambas as faculdades são muito boas e, apesar de ser uma decisão importante, qualquer que acabem por escolher, vai ser uma boa faculdade.
Alguns dos pontos que considerei não vos vai interessar, como o facto de eu ter família a trabalhar no S.João que dá sempre algum suporte e ter um ou dois amigos por perto.
Em primeiro, eu tive em consideração o facto de eu ter transporte direto para a FMUP (metro), apesar de não ser algo que me fizesse muita diferença, pode fazer a qualquer um/uma de vocês.
Quando fui visitar as duas faculdades, eu tinha uma visão um pouco distorcida da FMUP devido a rumores que dizem cá fora do ambiente da faculdade. Eu não tive essa experiência de todo, na verdade, saí logo de lá com uma sensação muito boa e não com a que costumam falar cá fora. Tenho alguns colegas na faculdade e todos me falam muito bem do ambiente entre alunos (claro que isso é a experiência deles). Quando fui visitar a faculdade, os colegas da minha amiga que estavam por lá, quiseram logo vir ajudar e vieram todos me acompanhar e explicar variadas coisas por iniciativa própria, algo que já me mostrou um ambiente positivo. Para além disso, a minha amiga contou-me que, após alguns chumbarem a anatomia, quem passou decidiu ficar pela faculdade a ajudá-los a estudar para a segunda fase.
O teatro anatómico foi logo algo que me conquistou e um ponto a favor da faculdade, acredito que não há igual em mais nenhuma.
Por fim, na fmup há uma disciplina que integra várias que são avaliadas em conjunto, isto pode ser um ponto negativo para vocês mas para mim é algo positivo porque aprendes as coisas por partes e interligadas o que, a meu ver, ajuda a uma melhor compreensão da matéria.
De qualquer das formas, eu li muito por aqui pelo fórum e vi muitas opiniões, mas o que me fez a diferença foi visitar as faculdades e acreditem que a sensação que sentem ao entrar em cada uma irá ajudar muito na decisão, apesar de parecer um pouco idiota.
Eu espero ter ajudado, se tiverem mais alguma questão podem questionar mas acredito que algumas pessoas que andam na fmup e no icbas vos possam esclarecer melhor em alguns pontos.

Última edição:
  • Like
Reactions: C_S and Blasty

Ok, muito obrigada pela resposta e pelos conselhos! :)
Post automatically merged:

Sim, as frequências e exames continuam a ser de escolha múltipla com descontos. No início pode ser mais confuso, mas depois acabas por te habituar e por arranjar uma "tática" com a qual estejas confortável (há quem responda a tudo, há quem prefira não arriscar). E é como a @Sofia C. disse, todos nós acabámos por nos habituar, e ninguém chumba simplesmente porque o exame era de escolha múltipla com descontos.

Obrigada, sabendo que todos se acabam por habituar já fico mais descansada!

@C_S

@Kiki2001 olá as duas! No meu 12 ano também estava muito indecisa entre escolher icbas ou fmup especialmente por tudo o que ouvia sobre como na fmup as pessoas só estudavam estudavam estudavam para depois nem passar ou passar com um 10, não faziam mais nada e ainda por cima o ambiente era pesado. Decidi ignorar os rumores e falei com pessoas que conhecia quer da fmup quer do icbas para conhecer as faculdades como realmente ninguém as conhece e me permitir fazer uma escolha mais informada. Uma coisa que reparei logo quando falei com as pessoas da fmup foi a boa disposição com que falavam sobre a faculdade (mesmo quando os tópicos eram os cadeirões ahah) e a imediata vontade de me ajudar. As pessoas que eu conhecia da fmup eram meramente conhecidas mais nada sabia para além de como se chamavam e já estavam a oferecer-se para me mostrar a faculdade, arranjar sebentas ou apontamentos para quando começassem as aulas por isso rumor do mau ambiente completamente desmistificado. A localização também ajuda, como é no polo universitário estás muito mais perto das outras faculdades e o acesso quer por transporte públicos quer por carro se torna mais fácil. Obviamente que ao lado do icbas têm o palácio de cristal por isso isso talvez também seja algo a considerar ahah. Honestamente se tivesse de escolher outra vez, escolhia a fmup sem pensar duas vezes. Nunca pensei ser tão bem recebida como fui, a associação de estudantes organiza logo imensas atividades no inicio do ano para nos podermos conhecer a todos e ao que de melhor a faculdade tem para oferecer, as comissões de curso são incansáveis na organização da compilação das melhores sebentas por onde devem estudar e a dar-vos literalmente todo o apoio e material que precisam para passar (e com boas notas) às cadeiras. Para além de tudo isto, acho que a nossa faculdade ao ser inserida no hospital é outra grande vantagem, visto que passamos lá todos os dias desde o 1º ano. Isto pode parecer um bocado insignificante mas nota-se desde o primeiro dia a diferença na postura entre alunos na faculdade propriamente dita vs alunos no hospital onde vemos constantemente doentes e profissionais de saúde a andar de um lado para o outro, contactando também logo com o que será o vosso futuro local de trabalho.
Como a @nadiaalmeida já falou e bem, outra coisa que também me fez optar pela fmup foi o teatro anatómico. Isto é realmente uma coisa que nós somos muito sortidos por ter, basicamente todas as nossas aulas de anatomia estão divididas numa parte teórica e numa parte prática sendo que na parte prática usamos peças cadavéricas em que podemos pegar, revirar e procurar por nós, não usando modelos de plástico. Para além de nos ensinar logo que tudo o que vem nos livros é muito bonito mas há imensas variações anatómicas e que o corpo humano não é definitivamente como nos atlas em que tudo vem pintado a cores diferentes muito bonitas, é também um excelente local de estudo quer sozinho quer com amigos (recomendo definitivamente com amigos ahah) porque podem pegar nas peças que quiserem e procurar por vocês próprios aquilo que querem saber. Também é normal andarem sempre por lá professores que vos podem tirar dúvidas.
Sobre as notas, é impossível desmentir que as notas nas faculdades mais do norte do país são as mais baixas mas felizmente atualmente foi implementada uma fórmula de modo a normalizar as classificações entre as faculdades permitindo que ninguém fique em desvantagem. Para além disso, as notas de final de curso fmup/icbas são basicamente iguais (podem confirmar isto na dges) e o que se nota e ouço mais velhos dizer é que cada vez mais os caloirinhos têm melhores notas, os professores têm implementado novas formas de avaliação que nos ajudam a ter melhores notas e a ter tempo para aprendermos a estudar e também cada vez mais têm tentado introduzir componentes mais práticas (por exemplo apresentação de casos clínicos nas aulas, assistir a cirurgias, idas a alas hospitalares etc) cada vez mais cedo.
Isto já está um textão gigante mas all in all quer escolham fmup quer icbas vão sair de lá bons médicos for sure é uma questão de pesar opiniões que recebam, analisar planos de estudo (se quiserem também posso tentar explicar o da fmup) e se conseguirem visitar as faculdades também ajuda e estou sempre disponível se quiserem uma visita guiada ahah
Hope this helps 😘

Por fim, na fmup há uma disciplina que integra várias que são avaliadas em conjunto, isto pode ser um ponto negativo para vocês mas para mim é algo positivo porque aprendes as coisas por partes e interligadas o que, a meu ver, ajuda a uma melhor compreensão da matéria.
Antes de entrar, as morfofisiologias faziam-me um bocado de confusão, mas agora não me imagino a aprender estas matérias de outra forma. Realmente, acho que faz muito sentido darmos a anatomia, a histologia e a fisiologia por sistemas em vez de darmos tudo separado. E, ao haver esta divisão, permite-nos logo abordar certos aspetos que passariam ao lado caso tivéssemos a fisiologia toda junta (numa ou duas cadeiras), por exemplo.

Claro que também tem os seus aspetos negativos, mas, como disse, agora não me imagino doutra forma ahaha. 🥰

Antes de entrar, as morfofisiologias faziam-me um bocado de confusão, mas agora não me imagino a aprender estas matérias de outra forma. Realmente, acho que faz muito sentido darmos a anatomia, a histologia e a fisiologia por sistemas em vez de darmos tudo separado. E, ao haver esta divisão, permite-nos logo abordar certos aspetos que passariam ao lado caso tivéssemos a fisiologia toda junta (numa ou duas cadeiras), por exemplo.

Claro que também tem os seus aspetos negativos, mas, como disse, agora não me imagino doutra forma ahaha. 🥰

A primeira vez que ouvi falar fiquei um pouco assustada mas à medida que fui percebendo melhor compreendi logo que deve ser um método muito mais eficaz. Faz todo o sentido dar dessa forma. 😊

, analisar planos de estudo (se quiserem também posso tentar explicar o da fmup) e se conseguirem visitar as faculdades também ajuda e estou sempre disponível se quiserem uma visita guiada ahah
Hope this helps 😘

Olá!! Os planos de estudo da fmup e do icbas diferem muito? Eu ouvi dizer que na fmup começavam logo no 1o ano com " medicina a sério" enquanto que no icbas se começava mais devagar com ciências e assim. Achas que isso é verdade ou relevante? Bjs😘

• Like
Reactions: Bárbara48
Olá!! Os planos de estudo da fmup e do icbas diferem muito? Eu ouvi dizer que na fmup começavam logo no 1o ano com " medicina a sério" enquanto que no icbas se começava mais devagar com ciências e assim. Achas que isso é verdade ou relevante? Bjs😘
Agora acho que já não se nota tanto essa diferença porque houve uma alteração no plano de estudos do icbas aproximando um bocadinho os dois mas penso (pelo menos pelo que me dizem idk for sure) que sim cá começamos logo com anatomia, fisiologia e histologia integradas a sério enquanto que no icbas penso que no 1 semestre do 1 ano tens só anatomia. Tanto uma forma como outra tem as suas vantagens e desvantagens mas para mim na altura achei melhor e mais interessante começar logo “mais a sério” mas lá está com a mudança dos programas agora também não te consigo dizer nada for sure porque não sei bem como aquilo está e não quero dizer mentiras ahaha. Acho que a maior diferença continua a ser o facto de na fmup termos as Morfofisiologias ou seja nos damos anatomia, fisiologia e histologia integradas numa cadeira só, por sistemas, o que torna as coisas muito giras porque consegues mesmo perceber que aquilo que aprendeste em anatomia com um nome estranho actually tem uma função e isso é por causa da célula x. Para alem disso, facilita a percepção das coisas lembro-me de o ano passado falar com uma amiga minha do meu ano mas do icbas e ela dizer que preferia ter como nós porque, por exemplo, ela estava a dar a fisiologia de um certo órgão sem ter falado nele na anatomia ou vice versa. Talvez agora como começam com anatomia mais cedo (dantes só tinham no 2 semestre do 1 ano) isto já não aconteça tanto mas still acho que é algo a considerar.

• Like
Reactions: Rafaela S

Pelo que a minha amiga que está no ICBAS falou, ela teve muito essa sensação. Ela acabou agora o primeiro ano, portanto fez com o novo programa. Ela disse que onde sentia dar mais medicina era em Anatomia mas não falou muito mais sobre o assunto.

Basicamente é isto que acontece nos módulos da FML, só não se chamam morfofisiologias. Damos as matérias de um modo mais interligado entre áreas disciplinares de cada módulo (uns semestres nota-se mais esta relação do que outros xD) em vez de se dar tudo duma vez só, que acontece, por exemplo, na NMS, na questão da anatomia, fisiologia, histologia, patologia etc. Claro que, quando se tem as cadeiras em separado, presumo que haja uma constante revisão e interligação da matéria que foi dada para trás, portanto, não acho que seja algo que beneficie uma faculdade em relação a outra, em termos de método de ensino.. São pormenores e maneiras diferentes de se chegar ao mesmo. No entanto, claro que prefiro aprender a teoria de modo mais integrado.

A anatomia, só pelo facto de ter o assistente que tinha nas aulas práticas, que gostava de nos dar uma noção da clínica relacionada com a matéria, sem ter necessidade de tal, por agora (já que temos anatomia clínica no 2.º ano), senti o trabalho/estudo mais facilitado e tudo fazia mais sentido do que estudar exclusivamente as descrições exaustivas de cada estrutura. A maioria das coisas que me recordo foram aquelas que discutimos em aula, no contexto de casos clínicos, em vez de termos apenas aulas só com apresentações, com a descrição anatómica pura de cada parte da matéria.

Desculpem voltar ao tema das médias de acesso, julgo que este ano vai acontecer algo parecido ao ano de 2015. Isto porque as notas de exame de mat A, acima de 180, subiram muito tal como aconteceu em 2015 (embora em 2015 tenho sido ainda superior esse numero). Logo julgo que este ano as medias de acesso devem subir umas 3 decimas em termos gerais e talvez mais nas universidades que costumam ter media de acesso mais baixa. O que acham ?

• Like
Reactions: nadiaalmeida
Boa Noite Pessoal. Estou a pensar concorrer para uma ilha, Açores. Alguém que tenha passado por lá do continente, me pode esclarecer melhor acerca das condições de alojamento:
- A residência é boa, os quartos tem microondas ou frigorífico? 🤓
- Existe transporte até à Universidade?
- As aulas são maioritariamente no Hospital ou no Pólo da Faculdade?

Saudações. ☺
Creio que a residência é bastante longe da faculdade, transporte deve existir autocarros urbanos (como é uma cidade pequena não deve ter horários muito curtos entre autocarros :( ) e as aulas creio serem todas dadas na faculdade.

Bom dia! O que acham que vai acontecer às médias de medicina? Vou-me candidatar com 179,8 na FMUC. O ano passado o último colocado ficou nos 177,7. Dizem que este ano as médias vão subir. Acham que há grandes hipóteses de entrar?

Status
Não está aberto para novas mensagens.