Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?

• UM

Votes: 43 13.1%
  • FMUP

Votes: 56 17.0%
  • ICBAS

Votes: 50 15.2%
  • UBI

Votes: 24 7.3%
  • FMUC

Votes: 36 10.9%
  • FMUL

Votes: 82 24.9%
  • NMS-FCM

Votes: 42 12.8%
  • UMadeira

Votes: 2 0.6%
  • UAçores

Votes: 5 1.5%
  • 170-175

Votes: 11 3.3%
  • 175-180

Votes: 52 15.8%
  • 180-185

Votes: 52 15.8%
  • 185-190

Votes: 35 10.6%
  • 190-195

Votes: 16 4.9%
  • 195-200

Votes: 6 1.8%

• Total voters
    329
Status
Não está aberto para novas mensagens.
Desculpem voltar ao tema das médias de acesso, julgo que este ano vai acontecer algo parecido ao ano de 2015. Isto porque as notas de exame de mat A, acima de 180, subiram muito tal como aconteceu em 2015 (embora em 2015 tenho sido ainda superior esse numero). Logo julgo que este ano as medias de acesso devem subir umas 3 decimas em termos gerais e talvez mais nas universidades que costumam ter media de acesso mais baixa. O que acham ?

Eu não acho que vá subir muito porque medicina começa a ser um curso menos procurado por pessoas que vão apenas atrás de rendimento monetário. Principalmente devido ao problema de vagas para especialidade.
Se comparares o número de alunos com notas acima de 17, realmente subiu em relação ao ano passado mas eu estive a ver e o do ano passado também tinha subido em relação ao anterior e mesmo assim a nota baixou.
Post automatically merged:

Boa Noite Pessoal. Estou a pensar concorrer para uma ilha, Açores. Alguém que tenha passado por lá do continente, me pode esclarecer melhor acerca das condições de alojamento:
- A residência é boa, os quartos tem microondas ou frigorífico? 🤓
- Existe transporte até à Universidade?
- As aulas são maioritariamente no Hospital ou no Pólo da Faculdade?

Saudações. ☺

Tenho um amigo dos Açores que já está no internato. Ele retirou os primeiros anos lá. Se ainda tiveres dúvidas posso questionar-lhe.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ricardo_tei
cá começamos logo com anatomia, fisiologia e histologia integradas a sério enquanto que no icbas penso que no 1 semestre do 1 ano tens só anatomia
Olá! Só para esclarecer, com o novo plano, no 1 semestre do 1 ano do icbas também tens logo histologia. A cadeira chama-se "biologia da célula e dos tecidos" e é dividida em dois módulos, no segundo módulo dás logo os tecidos epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilagíneo, ósseo, muscular e nervoso.

Eu não acho que vá subir muito porque medicina começa a ser um curso menos procurado por pessoas que vão apenas atrás de rendimento monetário. Principalmente devido ao problema de vagas para especialidade.
Se comparares o número de alunos com notas acima de 17, realmente subiu em relação ao ano passado mas eu estive a ver e o do ano passado também tinha subido em relação ao anterior e mesmo assim a nota baixou.

Tenho um amigo dos Açores que já está no internato. Ele retirou os primeiros anos lá. Se ainda tiveres dúvidas posso questionar-lhe.

Agradecia XD
Principalmente , de alguém que já lá esteve, informações acerca da residência e dos transportes entre hospital/residência/universidade.

O ideal seria uma sondagem, acerca das médias de medicina como tem sido feito em anos anteriores.
Assim cada um dava a sua opinião quanto às variações.
Porém não sei fazer isso, acho que quem poderia por era o moderador do tópico ou alguém que soubesse.
Seria interessante ver os gráficos, até porque existe muita gente a visualizar os fóruns e normalmente respondem à sondagem mais pessoas, do que as que comentam.

Última edição:
O ideal seria uma sondagem, acerca das médias de medicina como tem sido feito em anos anteriores.
Porém não sei fazer isso, acho que quem poderia por era o moderador do tópico ou alguém que soubesse.
Seria interessante ver os gráficos, até porque existe muita gente a visualizar os fóruns e normalmente respondem à sondagem mais pessoas, do que as que comentam.
Eu entendo aquilo que pretendes, mas depois vais ter pessoas a votar com base em alguma pesquisa, sobre as médias dos últimos anos, em termos de exames nacionais e média do último colocado, para tentarem retirar alguma previsão; e depois tens pessoas a votar só com base naquilo que acham, tipo totoloto... Assim, não se pode levar a sondagem a sério e mesmo assim, acabam por haver pessoas muito alarmadas com aquilo que não passa de um conjunto de opiniões variadas. E sei que pesa na consciência, porque nos verões de 2016 e 2017 andava super preocupada, também diziam que ia subir assim e assado, e acabou sempre por descer. É mais fácil acreditar que a média sobe ou mantém do que desce, para não ferir expectativas, também é um facto.. Eu não sei bem o que prevejo, mas estes últimos anos mostraram-me que isto não é linear apenas com flutuações de médias de exames.

Agradecia XD
Principalmente , de alguém que já lá esteve, informações acerca da residência e dos transportes entre hospital/residência/universidade.

No caso do meu colega, ele é dos Açores realmente e acho que tinha casa mesmo em frente à universidade mas já lhe enviei mensagem, assim que responder digo-te algo.

No caso do meu colega, ele é dos Açores realmente e acho que tinha casa mesmo em frente à universidade mas já lhe enviei mensagem, assim que responder digo-te algo.
Podes perguntar-lhe quais os preços que rondam as casas de lá? obg!
Os preços das residências de lá são 130 euros (quarto duplo) e 170 euros (quarto individual) para não bolseiros. Estava à espera de um valor meno.

Última edição:
Podes perguntar-lhe quais os preços que rondam as casas de lá? obg!
Os preços das residências de lá são 130 euros (quarto duplo) e 170 euros (quarto individual) para não bolseiros. Estava à espera de um valor meno.

@Ricardo_tei

Isto foi o que o meu colega falou:

“olha, a residência nunca vi pessoalmente, do que ouvi falar tem boas condições, mas não sei detalhar... os quartos os valores estão a rondar os 250 a 300 sem despesas (não são baratos de todo)... claro que se forem quartos mais velhos em casas velhas baixa o valor!
A rede de transportes dentro da cidade está bem montada e é fácil chegar à faculdade
as aulas são repartidas entre o polo universitário e hospital, mas nos primeiros 2 anos grande parte é no polo universitário porque não são anos clínicos... o 3 ano tem muito tempo no hospital
O acesso ao hospital por transportes públicos é bom”

• Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins
Queridos candidatos,

Lá arranjei paciência para reunir os dados necessários para poder ser feita uma possível previsão das médias para 2019, tendo em conta o cenário em 2013-2014-2015 e 2017-2018-2019, pois as médias de medicina de 2018 foram bastante parecidas às de 2014 e andam por aí muitos aspirantes com medo que volte aos valores de 2015.
Isto só tem em conta as médias dos exames nacionais e, como já sabem, isto não é o único fator a contribuir para a oscilação das médias.
De notar que a procura pelo curso de Medicina tem vindo a decrescer, em relação às Engenharias; as vagas em Engenharia aumentaram este ano (muitos candidatos que tenham uma 1ª opção em engenharia e 2ª opção em medicina - acontece muito - têm mais probabilidade em ficar com a vaga de Eng. em vez de Med) e, claro, o universo das médias de exame contempla todo o tipo de alunos, com notas excelentes, médias e baixas e ainda aqueles que estão a repetir exames, já com o secundário concluído.

TABELA 1 - Provas de ingresso para Medicina - 2013/2014/2015
1564693390032.png

Ter em conta que o universo dos alunos internos tem mais influência do que o dos alunos externos. As médias de FQ e BG têm mais influência se forem do ano anterior ao da candidatura, porque tem uma fatia maior de alunos internos, os atuais candidatos. Porquê 2013 também? Porque se estamos a tentar perceber o que aconteceu de 2014 para 2015, uma parte dos candidatos de 2014 usaram as suas provas de ingresso de 11º, realizadas em 2013.

O que apreendi, e corrijam-me se estiver errada (passei estes valores à mão para o excel; se desconfiarem de algum valor, vejam os docs oficiais, em anexo, de onde os retirei), foi:

FQ
Subiu 0,3 valores de 2014 para 2015, nos externos (aqueles que ainda poderão influenciar alguma coisa; os internos só se candidatariam em 2016)
Subiu 1,1 valores internos, 0,9 valores externos, de 2013 para 2014.

BG
Desceu 2,8 valores de 2014 para 2015, externos.
Subiu 2,6 valores internos, 2,8 valores externos, de 2013 para 2014.

Mat
Subiu 2,8 valores internos, 2 valores externos, em 2015.

TABELA 2 - Provas de ingresso para Medicina 2017/2018/2019
1564694023877.png

FQ
Desceu 1 valor de 2018 para 2019, nos externos.
Subiu 0,7 valores internos, 1,5 valores externos, de 2017 para 2018.

BG
Desceu 0,7 valores de 2018 para 2019, externos.
Subiu 0,6 valores internos, 0,4 valores externos, de 2017 para 2018.

Mat
Subiu 0,6 valores internos, 0,5 valores externos, em 2019.

Daqui, digam-me aquilo que concluem, como possível previsão.

Se não estiver nada de errado com estas observações, acho que, caso haja uma subida, não deve chegar ao cenário de 2015. As subidas de médias de exame são bem menores em 2018-2019 do que 2014-2015, no geral.

Por fim, deixo-vos aqui as médias de 2014 e 2015, para compararem as informações anteriores com o possível impacto na média. Still, não é o único fator a contribuir xD

1564694445634.png
(Os "+número" são vagas extra que abriram por empate)

Digam-me o que acham!

(ao que a procrastinação leva nas férias.. não deu assim tanto trabalho quanto isso, don't worry 😅)

Attachments

Queridos candidatos,

Lá arranjei paciência para reunir os dados necessários para poder ser feita uma possível previsão das médias para 2019, tendo em conta o cenário em 2013-2014-2015 e 2017-2018-2019, pois as médias de medicina de 2018 foram bastante parecidas às de 2014 e andam por aí muitos aspirantes com medo que volte aos valores de 2015.
Isto só tem em conta as médias dos exames nacionais e, como já sabem, isto não é o único fator a contribuir para a oscilação das médias.
De notar que a procura pelo curso de Medicina tem vindo a decrescer, em relação às Engenharias; as vagas em Engenharia aumentaram este ano (muitos candidatos que tenham uma 1ª opção em engenharia e 2ª opção em medicina - acontece muito - têm mais probabilidade em ficar com a vaga de Eng. em vez de Med) e, claro, o universo das médias de exame contempla todo o tipo de alunos, com notas excelentes, médias e baixas e ainda aqueles que estão a repetir exames, já com o secundário concluído.

TABELA 1 - Provas de ingresso para Medicina - 2013/2014/2015
Ver anexo 8896

Ter em conta que o universo dos alunos internos tem mais influência do que o dos alunos externos. As médias de FQ e BG têm mais influência se forem do ano anterior ao da candidatura, porque tem uma fatia maior de alunos internos, os atuais candidatos. Porquê 2013 também? Porque se estamos a tentar perceber o que aconteceu de 2014 para 2015, uma parte dos candidatos de 2014 usaram as suas provas de ingresso de 11º, realizadas em 2013.

O que apreendi, e corrijam-me se estiver errada (passei estes valores à mão para o excel; se desconfiarem de algum valor, vejam os docs oficiais, em anexo, de onde os retirei), foi:

FQ
Subiu 0,3 valores de 2014 para 2015, nos externos (aqueles que ainda poderão influenciar alguma coisa; os internos só se candidatariam em 2016)
Subiu 1,1 valores internos, 0,9 valores externos, de 2013 para 2014.

BG
Desceu 2,8 valores de 2014 para 2015, externos.
Subiu 2,6 valores internos, 2,8 valores externos, de 2013 para 2014.

Mat
Subiu 2,8 valores internos, 2 valores externos, em 2015.

TABELA 2 - Provas de ingresso para Medicina 2017/2018/2019
Ver anexo 8899

FQ
Desceu 1 valor de 2018 para 2019, nos externos.
Subiu 0,7 valores internos, 1,5 valores externos, de 2017 para 2018.

BG
Desceu 0,7 valores de 2018 para 2019, externos.
Subiu 0,6 valores internos, 0,4 valores externos, de 2017 para 2018.

Mat
Subiu 0,6 valores internos, 0,5 valores externos, em 2019.

Daqui, digam-me aquilo que concluem, como possível previsão.

Se não estiver nada de errado com estas observações, acho que, caso haja uma subida, não deve chegar ao cenário de 2015. As subidas de médias de exame são bem menores em 2018-2019 do que 2014-2015, no geral.

Por fim, deixo-vos aqui as médias de 2014 e 2015, para compararem as informações anteriores com o possível impacto na média. Still, não é o único fator a contribuir xD

Ver anexo 8901
(Os "+número" são vagas extra que abriram por empate)

Digam-me o que acham!

(ao que a procrastinação leva nas férias.. não deu assim tanto trabalho quanto isso, don't worry 😅)
Não tinha noção de que de 2014 para 2015 as médias tinham subido tanto 😯 credo

Futuros caloiros da FML, mais um cantinho online onde podem tirar as vossas dúvidas e conhecer tanto os vossos futuros colegas como os colegas mais velhos:
FML Wannabes 2019/2020 🤗

Não tinha noção de que de 2014 para 2015 as médias tinham subido tanto 😯 credo
Subiram porque em 2015 as notas de exame Mat A acima de 18 foram imensas (bem mais de 3700 alunos), este ano aconteceu o mesmo, perto de 3000 alunos com notas superiores a 18. Por isso este ano vai haver uma subida, talvez 3 decimas nas universidades historicamente mais altas e 4 decimas nas de nota mais baixa. Enfim alguma coisa há-de ser, o que é preciso é saúde ;)

• Like
Reactions: Rodrigo Martins
Boa noite a todos.
Não sei se este tópico é o indicado ou não ou até se isto já foi discutido, portanto peço desculpa caso já o tenha sido. Este ano vou candidatar-me a medicina, sendo que a probabilidade é de entrar na UBI, mas caso isso não aconteça terei medicina dentária como opção. Alguém me sabe dizer em que faculdade, FMDUP ou FMDUL, há a possibilidade de eu obter equivalências (ou mais equivalências) para no próximo ano me candidatar à FMUL novamente? Estou indeciso na ordem entre as duas faculdades de dentária.
Antes de mais obrigado a quem me conseguir ajudar!

Boa noite a todos.
Não sei se este tópico é o indicado ou não ou até se isto já foi discutido, portanto peço desculpa caso já o tenha sido. Este ano vou candidatar-me a medicina, sendo que a probabilidade é de entrar na UBI, mas caso isso não aconteça terei medicina dentária como opção. Alguém me sabe dizer em que faculdade, FMDUP ou FMDUL, há a possibilidade de eu obter equivalências (ou mais equivalências) para no próximo ano me candidatar à FMUL novamente? Estou indeciso na ordem entre as duas faculdades de dentária.
Antes de mais obrigado a quem me conseguir ajudar!
FMDUL dá bastante equivalências para a FML. A FMDUP não sei mesmo, não conheço pessoas que tenham passado dessa faculdade pra Lisboa..

• Like
Reactions: nunomiranda29
FMDUL dá bastante equivalências para a FML. A FMDUP não sei mesmo, não conheço pessoas que tenham passado dessa faculdade pra Lisboa..
Obrigado! Eu também não conheço ninguém que o tenha feito, mas não custava nada perguntar ahah Em Lisboa já ouvi alguns casos, portanto acho que vou optar pela FMDUL primeiro

Obrigado! Eu também não conheço ninguém que o tenha feito, mas não custava nada perguntar ahah Em Lisboa já ouvi alguns casos, portanto acho que vou optar pela FMDUL primeiro
Sim, há muita gente que concorre de novo a Medicina, estando na FMDUL e conseguem equivalências tanto na FML como na NMS. O suficiente para teres um 1.º ano bastante mais leve e aumentares as probabilidades de teres melhor nota nas cadeiras que te restam fazer.

Olá! Disseram me que na FMUP não é possível escolher as optativas. É verdade? Acontece em todas as faculdades?

Olá! Disseram me que na FMUP não é possível escolher as optativas. É verdade? Acontece em todas as faculdades?
what não é verdade de todo ahah tens optativas do 2° ao 5° ano o que é difícil é às vezes ficares nas que queres mas é uma questão de sorte ahah penso que é assim que funciona em todo o lado

• Like
Reactions: doctorwhy
É sim, ainda há uns dias as escolhi ahaha. Podes é não ficar na opção que queres se muita gente também quiser. xD
what não é verdade de todo ahah tens optativas do 2° ao 5° ano o que é difícil é às vezes ficares nas que queres mas é uma questão de sorte ahah penso que é assim que funciona em todo o lado
Também se passa o mesmo na FML: temos optativas do 2º ao 5º ano e ordena-se pela preferência. O resto é questão de sorte, mesmo!

Status
Não está aberto para novas mensagens.