Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual 茅 a faculdade de medicina que vais escolher em 1陋. op莽茫o?

• UM

Votes: 43 13.1%
  • FMUP

Votes: 56 17.0%
  • ICBAS

Votes: 50 15.2%
  • UBI

Votes: 24 7.3%
  • FMUC

Votes: 36 10.9%
  • FMUL

Votes: 82 24.9%
  • NMS-FCM

Votes: 42 12.8%
  • UMadeira

Votes: 2 0.6%
  • UA莽ores

Votes: 5 1.5%
  • 170-175

Votes: 11 3.3%
  • 175-180

Votes: 52 15.8%
  • 180-185

Votes: 52 15.8%
  • 185-190

Votes: 35 10.6%
  • 190-195

Votes: 16 4.9%
  • 195-200

Votes: 6 1.8%

• Total voters
    329
Status
N茫o est谩 aberto para novas mensagens.
True, mas por acaso no 2潞 ano fiquei em tudo o que queria nos dois semestres. 馃い
N贸s escolhemos de semestre a semestre, I think. Pelo menos, s贸 escolhemos a optativa do 1潞 semestre, at茅 agora. Eu n茫o tive tanta sorte e fiquei colocada numa op莽茫o mais abaixo do que realmente queria.. :/
Btw, anteontem enviaram mail com novos despachos do Diretor e aprovaram a cria莽茫o da optativa de cuidados intensivos neonatais e pedi谩tricos para o 4潞 e 5潞 ano. 馃 Nestes anos, h谩 tantas op莽玫es interessantes, que nem sei como 茅 que vou conseguir escolher ahah

N贸s escolhemos de semestre a semestre, I think. Pelo menos, s贸 escolhemos a optativa do 1潞 semestre, at茅 agora. Eu n茫o tive tanta sorte e fiquei colocada numa op莽茫o mais abaixo do que realmente queria.. :/
Btw, anteontem enviaram mail com novos despachos do Diretor e aprovaram a cria莽茫o da optativa de cuidados intensivos neonatais e pedi谩tricos para o 4潞 e 5潞 ano. 馃 Nestes anos, h谩 tantas op莽玫es interessantes, que nem sei como 茅 que vou conseguir escolher ahah
N贸s escolhemos a(s) do 1潞 semestre e dois dias depois escolhemos a(s) do 2潞. Aqui h谩 algumas optativas em que sobram imensas vagas ahah, mas depois h谩 outras mais complicaditas em que s贸 umas 10 vagas por exemplo. :/
Realmente quando olho para as optativas dos anos cl铆nicos parecem todas bu茅 fixes, mas ainda podemos mudar de opini茫o at茅 l谩 ahah. As que podia escolher no 2潞 ano pareciam quase todas top no in铆cio, mas no final havia muito poucas que gostava e em que queria ficar... 馃槀

Ol谩! Disseram me que na FMUP n茫o 茅 poss铆vel escolher as optativas. 脡 verdade? Acontece em todas as faculdades?

N茫o, isso n茫o 茅 verdade. A minha colega acabou agora o primeiro ano e j谩 escolheu as optativas para o segundo ano.
O que ocorre 茅 que quando muita gente escolhe a mesma tem de haver um sorteio mas isso usualmente h谩 em todas as faculdades.

Subiram porque em 2015 as notas de exame Mat A acima de 18 foram imensas (bem mais de 3700 alunos), este ano aconteceu o mesmo, perto de 3000 alunos com notas superiores a 18. Por isso este ano vai haver uma subida, talvez 3 decimas nas universidades historicamente mais altas e 4 decimas nas de nota mais baixa. Enfim alguma coisa h谩-de ser, o que 茅 preciso 茅 sa煤de ;)

N茫o concordo com o que est茫o a dizer...Claramente pela visualiza莽茫o das tabelas e como a Sofia C. disse podemos ver que para as candidaturas de 2015 subiu relativamente 谩s candidaturas de 2014 o exame de Biologia: +2.6 valores; matem谩tica: +2.8 valores e fq: +1.1 valores....Contrariamente as notas relativamente 谩s candidaturas de 2019 comparativamente a 2018- o exame de biologia subiu +0.6 valores; matematica: +0.6 valores e fq: +0.7...ou seja nem chegou a subir 1 valor em nenhuma delas chegando nem de longe aos valores de varia莽茫o para as candidaturas de 2015... Al茅m disso, sim as notas do exame de matem谩tica podem ter subido mas para j谩 muitos desses ir茫o concorrer para engenharias, visto que, tamb茅m aumentaram os seus n煤meros de vagas. Por 煤ltimo, o n煤mero de boas notas a fq para este ano de candidaturas diminui portanto acaba por equilibrar,ou seja, se eu fosse a apostar diria que poderia aumentar 0.1 valores ou seja uma decima ou 0.15, nunca mais que isso...mas sim, duvido que diminua mas poder谩 manter-se em algumas universidades. Mas tendo por base essas estat铆sticas nunca 茅 sequer remotamente poss铆vel comparar o ano de candidatura de 2015 porque as notas claramente subiram imenso... muito muito mais que as de este ano

脷ltima edi莽茫o:
Ol谩! Desculpa, n茫o ter respondido mais cedo, mas quando vi a mensagem o exame da segunda fase j谩 tinha passado. 脡 assim, n茫o sei muito bem o que te dizer, h谩 imensos m茅todos de estudo. Tenho um colega que tirou 19,5 e estuda de uma forma totalmente diferente da minha. No meu caso, fui fazendo resumos detalhados da mat茅ria ao longo dos 2 anos e resolvendo os exerc铆cios de um livro do IAVE. No m锚s anterior ao exame revi teoria atrav茅s dos resumos e dos livros da disciplina e resolvi exercicios das mat茅rias que estavam mais "enferrujadas". Depois comecei a fazer os exames todos, do mais recente para o mais antigo. Eu acho que o mais importante n茫o 茅 apenas saber a teoria, mas sim entender a forma como tudo funciona, para nos conseguirmos desenrascar se no exame aparecer uma situa莽茫o at铆pica. N茫o sei se te consegui ajudar, mas se precisares de mais alguma coisa let me know馃槝
Obrigada.j谩 fiz os exames todos, mas acho que falta sempre alguma coisa.

Nesses casos, 脿s vezes, a falha est谩 na parte te贸rica. Eu fazia todos os exames passados para estudar e praticamente corria sempre para um 18, 19 ou 20. Depois no exame a s茅rio, havia sempre algum exerc铆cio que nunca tinha visto na vida e n茫o conseguia aplicar a teoria estudada para o descodificar. E sabe-se que, ao deixar um exerc铆cio assim errado e mais uma ou outra escolha m煤ltipla mal, 茅 o suficiente para a nota n茫o ser a que n贸s queremos.
Redefine um novo m茅todo para passares por toda a parte te贸rica da mat茅ria, se achares que o m茅todo passado n茫o tem ajudado muito.

Relativamente a isso...posso dar a minha "ajuda" relativamente a biologia e geologia...tamb茅m eu tive um problema em ter uma boa nota a biologia e geologia quando estava no 11潞...acabei por ter menos que 140 que nem daria para concorrer para medicina. No entanto, para j谩 acreditei que aquilo foi fruto de n茫o estar concentrado e nao ter estudado muito. Assim, este ano (12潞) acabei por entrar em explica莽玫es e acabar por estudar devido a estas ao longo do ano. Assim, nas duas semanas que antecedem os exames...ap贸s o t茅rmino da escola eu revi por ordem e muito aprofundadamente a mat茅ria por partes para que, ap贸s esta estar revista n茫o voltar a ela a n茫o ser para uma breve revis茫o e acho que isso ajudou-me imenso porque no 11潞 com pouca experi锚ncia acabei por ficar um pouco perdido com toda a mat茅ria. Este ano e com um pouco mais de maturidade, acredito eu 馃槀 , pus todos os topicos e unidades que vinham para o exame e ia a cada um detalhadamente estudar e quando achasse que j谩 estava relativamente seguro, fazia exerc铆cios espec铆ficos relativamente a essa mat茅ria para "colar" e depois colocava um "certinho". No dia a seguir come莽ava por rever um pouco para ver se ainda estava l谩 o que tinha estudado...se n茫o tivesse "ficado" voltava a estudar pormenorizadamente tudo. Ap贸s algum tempo e com muitos certinhos acabei por j谩 me sentir confiante relativamente a toda a mat茅ria e fiz exames e tentei perceber o porqu锚 de falhar, se era teoria ou interpreta莽茫o e verificar se havia um certo padr茫o para perceber as minhas falhas. Ap贸s tudo isso e com muito estudo ( porque n茫o sou de ter muita pachorra para estudar) consegui passar de um 13.5 para um 18 .
Espero que possa ter dado alguma dica em biologia !

mete os estagios de ver茫o para cr茅ditos. N茫o fa莽as optativas entre os semestres. Aquela semana de f茅rias 茅 fenomenal

• Like
Reactions: doctorwhy
mete os estagios de ver茫o para cr茅ditos. N茫o fa莽as optativas entre os semestres. Aquela semana de f茅rias 茅 fenomenal
Pois, j谩 considerei fazer isso. Como fiquei colocada numa optativa que n茫o queria mesmo e era s贸 por 1 cr茅dito, desisti da vaga e vou pedir equival锚ncia... h谩 uma coisa que me preocupa: as optativas passaram de avalia莽茫o qualitativa para quantitativa, a partir do meu ano.... se n茫o me derem nota final neste est谩gio que estou a fazer (n茫o 茅 suposto, acho, j谩 que 茅 est谩gio extracurricular de observa莽茫o, por natureza), como 茅 que eles traduzem isso como equival锚ncia, s贸 com as horas de trabalho?

Uma pergunta,que poder谩 ser muito est煤pida mas gostaria de a ter confirmada... eu fiz e tenho certificados que fiz cursos em Suporte B谩sico de Vida e Primeiros Socorros...nenhum dos dois me poder谩 dar qualquer cr茅dito em Medicina em nenhum ano pois n茫o? Quando os fiz n茫o foi esse o meu objetivo mas acabaram por me falar nessa ideia logo gostaria de saber se realmente 茅 poss铆vel ou n茫o.
Obrigado !

Ol谩!
Tenho nota de acesso para Medicina de 176,7 e na minha candidatura coloquei:
1- NMS-UL
2- FMUL
3- FMUC
4- UBI
5- UMadeira
6- Enfermagem na ESEL
Tendo em conta que as previs玫es apontem para que as notas subam, onde acham que vou entrar?

• Like
Reactions: Mstudent17
Ol谩!
1- NMS-UL
2- FMUL
3- FMUC
4- UBI
5- UMadeira
6- Enfermagem na ESEL
Tendo em conta que as previs玫es apontem para que as notas subam, onde acham que vou entrar?
Ol谩!
Acho que pelo menos na Ubi e ilhas (talvez at茅 FMUL!) entras. J谩 ponderaste tirar Coimbra e colocar A莽ores a seguir 脿 Madeira, para aumentar as tuas hip贸teses de seres aceite? Ficando l谩, serias uma aluna de Coimbra de qualquer forma e acho que assim terias mais probabilidade de conseguir medicina. Vais conseguir! Muito boa sorte! :)

• Like
Reactions: nadiaalmeida
Uma pergunta,que poder谩 ser muito est煤pida mas gostaria de a ter confirmada... eu fiz e tenho certificados que fiz cursos em Suporte B谩sico de Vida e Primeiros Socorros...nenhum dos dois me poder谩 dar qualquer cr茅dito em Medicina em nenhum ano pois n茫o? Quando os fiz n茫o foi esse o meu objetivo mas acabaram por me falar nessa ideia logo gostaria de saber se realmente 茅 poss铆vel ou n茫o.
Obrigado !
A faculdade n茫o d谩 cr茅ditos aleat贸rios por termos certificados, d谩 sim equival锚ncias a cadeiras que, por sua vez, permitem que consigamos cr茅ditos (talvez na quest茫o das optativas funcione de forma diferente, vou tentar perceber isso este ano).

Na FML, temos uma cadeira de suporte b谩sico de vida no 1掳 ano. Tal como pensaste, eu tamb茅m tive a ideia de usar o meu certificado do curso de socorrismo e tripulante de ambul芒ncia, que engloba SBV e mais outras coisas, para pedir equival锚ncia a essa 谩rea. Entretanto, soube que outras pessoas tentaram e n茫o conseguiram essa equival锚ncia. Parece que a pol铆tica dessa cadeira 茅 de que todos t锚m que a fazer, mesmo que j谩 tenham forma莽茫o sobre isso para tr谩s. De qualquer maneira n茫o custa nada. S茫o duas aulas pr谩ticas e uma te贸rica em dezembro e o exame pr谩tico no final de janeiro, portanto, easy peazy. At茅 foi bom para rever pormenores que fui esquecendo ao longo do tempo.
Post automatically merged:

Ol谩!
1- NMS-UL
2- FMUL
3- FMUC
4- UBI
5- UMadeira
6- Enfermagem na ESEL
Ol谩!
Acho que pelo menos na Ubi e ilhas (talvez at茅 FMUL!) entras. J谩 ponderaste tirar Coimbra e colocar A莽ores a seguir 脿 Madeira, para aumentar as tuas hip贸teses de seres aceite? Ficando l谩, serias uma aluna de Coimbra de qualquer forma e acho que assim terias mais probabilidade de conseguir medicina. Vais conseguir! Muito boa sorte! :)
Sim concordo. A op莽茫o da FMUC n茫o est谩 l谩 a fazer nada. Considerando que as tuas melhores hip贸teses s茫o FML, UBI e ilhas, se tiveres m茅dia para Lisboa, entras a铆, pela ordem de prefer锚ncia, e Coimbra n茫o entra nas cartas, ou ent茫o n茫o tens m茅dia para Lisboa e consequentemente tamb茅m n茫o tens m茅dia para Coimbra, porque a FMUC geralmente tem m茅dia superior a Lisboa. Se metesses A莽ores, tinhas sempre a possibilidade de, n茫o entrando em Lisboa, entrar nos A莽ores e depois passar pra Coimbra.

脷ltima edi莽茫o:
Relativamente a isso...posso dar a minha "ajuda" relativamente a biologia e geologia...tamb茅m eu tive um problema em ter uma boa nota a biologia e geologia quando estava no 11潞...acabei por ter menos que 140 que nem daria para concorrer para medicina. No entanto, para j谩 acreditei que aquilo foi fruto de n茫o estar concentrado e nao ter estudado muito. Assim, este ano (12潞) acabei por entrar em explica莽玫es e acabar por estudar devido a estas ao longo do ano. Assim, nas duas semanas que antecedem os exames...ap贸s o t茅rmino da escola eu revi por ordem e muito aprofundadamente a mat茅ria por partes para que, ap贸s esta estar revista n茫o voltar a ela a n茫o ser para uma breve revis茫o e acho que isso ajudou-me imenso porque no 11潞 com pouca experi锚ncia acabei por ficar um pouco perdido com toda a mat茅ria. Este ano e com um pouco mais de maturidade, acredito eu 馃槀 , pus todos os topicos e unidades que vinham para o exame e ia a cada um detalhadamente estudar e quando achasse que j谩 estava relativamente seguro, fazia exerc铆cios espec铆ficos relativamente a essa mat茅ria para "colar" e depois colocava um "certinho". No dia a seguir come莽ava por rever um pouco para ver se ainda estava l谩 o que tinha estudado...se n茫o tivesse "ficado" voltava a estudar pormenorizadamente tudo. Ap贸s algum tempo e com muitos certinhos acabei por j谩 me sentir confiante relativamente a toda a mat茅ria e fiz exames e tentei perceber o porqu锚 de falhar, se era teoria ou interpreta莽茫o e verificar se havia um certo padr茫o para perceber as minhas falhas. Ap贸s tudo isso e com muito estudo ( porque n茫o sou de ter muita pachorra para estudar) consegui passar de um 13.5 para um 18 .
Espero que possa ter dado alguma dica em biologia !
Obrigada malta.
Vou rever o meu m茅todo.

Pois, j谩 considerei fazer isso. Como fiquei colocada numa optativa que n茫o queria mesmo e era s贸 por 1 cr茅dito, desisti da vaga e vou pedir equival锚ncia... h谩 uma coisa que me preocupa: as optativas passaram de avalia莽茫o qualitativa para quantitativa, a partir do meu ano.... se n茫o me derem nota final neste est谩gio que estou a fazer (n茫o 茅 suposto, acho, j谩 que 茅 est谩gio extracurricular de observa莽茫o, por natureza), como 茅 que eles traduzem isso como equival锚ncia, s贸 com as horas de trabalho?

Nem me lembrei disso.
Diria que eles cortam esses cr茅ditos da m茅dia, que 茅 como fazem agora com as nossas m茅dias. Ou a recusar se sem notas :/

• Like
Reactions: doctorwhy
Uma pergunta
Planeio entrar na fmul este ano em medicina mas n茫o vou poder estar presente na semana de inicia莽茫o. N茫o ir 脿s praxes prejudica academicamente? Em termos de mentoring, etc.

Mentoring e praxe n茫o est茫o interligados. D茫o-te um mentor no dia da inscri莽茫o (preenches um formul谩rio com as caracter铆sticas que gostavas que o teu mentor tivesse de forma a te atribuirem algu茅m com quem te identifiques), logo n茫o ficas de todo prejudicada.
A semana de inicia莽茫o 茅 apenas para te darem uma no莽茫o de como funcionam as coisas e a praxe que acontece depois das palestras serve apenas para te ires come莽ando a integrar, mas tens o ano todo para isso 馃槉

Mentoring e praxe n茫o est茫o interligados. D茫o-te um mentor no dia da inscri莽茫o (preenches um formul谩rio com as caracter铆sticas que gostavas que o teu mentor tivesse de forma a te atribuirem algu茅m com quem te identifiques), logo n茫o ficas de todo prejudicada.
A semana de inicia莽茫o 茅 apenas para te darem uma no莽茫o de como funcionam as coisas e a praxe que acontece depois das palestras serve apenas para te ires come莽ando a integrar, mas tens o ano todo para isso 馃槉
Muito obrigada pelo esclarecimento!

• Like
Reactions: unemotionless
Ol谩! Neste momento estou no Mestrado Integrado em Medicina Dent谩ria, e pretendo concluir o curso.
Algu茅m me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina (o curso que realmente queria), em qual ano sou colocada?
E qual 茅 a universidade de Medicina onde conseguirei obter maior n煤mero de equival锚ncias?
Obrigada

Ol谩! Gostava de saber a vossa opini茫o sobre se, em medicina, vale a pena comprar um port谩til, qual o uso que lhe d茫o, se h谩 trabalhos em que 茅 necess谩rio a utiliza莽茫o de um computador, etc. Eu tenho um iPad, mas n茫o sei se ser谩 suficiente...
Obrigado.

Status
N茫o est谩 aberto para novas mensagens.