Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?

• UM

Votes: 43 13.1%
  • FMUP

Votes: 56 17.0%
  • ICBAS

Votes: 50 15.2%
  • UBI

Votes: 24 7.3%
  • FMUC

Votes: 36 10.9%
  • FMUL

Votes: 82 24.9%
  • NMS-FCM

Votes: 42 12.8%
  • UMadeira

Votes: 2 0.6%
  • UAçores

Votes: 5 1.5%
  • 170-175

Votes: 11 3.3%
  • 175-180

Votes: 52 15.8%
  • 180-185

Votes: 52 15.8%
  • 185-190

Votes: 35 10.6%
  • 190-195

Votes: 16 4.9%
  • 195-200

Votes: 6 1.8%

• Total voters
    329
Status
Não está aberto para novas mensagens.
True, mas por acaso no 2º ano fiquei em tudo o que queria nos dois semestres. 🤤
Nós escolhemos de semestre a semestre, I think. Pelo menos, só escolhemos a optativa do 1º semestre, até agora. Eu não tive tanta sorte e fiquei colocada numa opção mais abaixo do que realmente queria.. :/
Btw, anteontem enviaram mail com novos despachos do Diretor e aprovaram a criação da optativa de cuidados intensivos neonatais e pediátricos para o 4º e 5º ano. 🤓 Nestes anos, há tantas opções interessantes, que nem sei como é que vou conseguir escolher ahah

Nós escolhemos de semestre a semestre, I think. Pelo menos, só escolhemos a optativa do 1º semestre, até agora. Eu não tive tanta sorte e fiquei colocada numa opção mais abaixo do que realmente queria.. :/
Btw, anteontem enviaram mail com novos despachos do Diretor e aprovaram a criação da optativa de cuidados intensivos neonatais e pediátricos para o 4º e 5º ano. 🤓 Nestes anos, há tantas opções interessantes, que nem sei como é que vou conseguir escolher ahah
Nós escolhemos a(s) do 1º semestre e dois dias depois escolhemos a(s) do 2º. Aqui há algumas optativas em que sobram imensas vagas ahah, mas depois há outras mais complicaditas em que só umas 10 vagas por exemplo. :/
Realmente quando olho para as optativas dos anos clínicos parecem todas bué fixes, mas ainda podemos mudar de opinião até lá ahah. As que podia escolher no 2º ano pareciam quase todas top no início, mas no final havia muito poucas que gostava e em que queria ficar... 😂

Olá! Disseram me que na FMUP não é possível escolher as optativas. É verdade? Acontece em todas as faculdades?

Não, isso não é verdade. A minha colega acabou agora o primeiro ano e já escolheu as optativas para o segundo ano.
O que ocorre é que quando muita gente escolhe a mesma tem de haver um sorteio mas isso usualmente há em todas as faculdades.

Subiram porque em 2015 as notas de exame Mat A acima de 18 foram imensas (bem mais de 3700 alunos), este ano aconteceu o mesmo, perto de 3000 alunos com notas superiores a 18. Por isso este ano vai haver uma subida, talvez 3 decimas nas universidades historicamente mais altas e 4 decimas nas de nota mais baixa. Enfim alguma coisa há-de ser, o que é preciso é saúde ;)

Não concordo com o que estão a dizer...Claramente pela visualização das tabelas e como a Sofia C. disse podemos ver que para as candidaturas de 2015 subiu relativamente ás candidaturas de 2014 o exame de Biologia: +2.6 valores; matemática: +2.8 valores e fq: +1.1 valores....Contrariamente as notas relativamente ás candidaturas de 2019 comparativamente a 2018- o exame de biologia subiu +0.6 valores; matematica: +0.6 valores e fq: +0.7...ou seja nem chegou a subir 1 valor em nenhuma delas chegando nem de longe aos valores de variação para as candidaturas de 2015... Além disso, sim as notas do exame de matemática podem ter subido mas para já muitos desses irão concorrer para engenharias, visto que, também aumentaram os seus números de vagas. Por último, o número de boas notas a fq para este ano de candidaturas diminui portanto acaba por equilibrar,ou seja, se eu fosse a apostar diria que poderia aumentar 0.1 valores ou seja uma decima ou 0.15, nunca mais que isso...mas sim, duvido que diminua mas poderá manter-se em algumas universidades. Mas tendo por base essas estatísticas nunca é sequer remotamente possível comparar o ano de candidatura de 2015 porque as notas claramente subiram imenso... muito muito mais que as de este ano

Última edição:
Olá! Desculpa, não ter respondido mais cedo, mas quando vi a mensagem o exame da segunda fase já tinha passado. É assim, não sei muito bem o que te dizer, há imensos métodos de estudo. Tenho um colega que tirou 19,5 e estuda de uma forma totalmente diferente da minha. No meu caso, fui fazendo resumos detalhados da matéria ao longo dos 2 anos e resolvendo os exercícios de um livro do IAVE. No mês anterior ao exame revi teoria através dos resumos e dos livros da disciplina e resolvi exercicios das matérias que estavam mais "enferrujadas". Depois comecei a fazer os exames todos, do mais recente para o mais antigo. Eu acho que o mais importante não é apenas saber a teoria, mas sim entender a forma como tudo funciona, para nos conseguirmos desenrascar se no exame aparecer uma situação atípica. Não sei se te consegui ajudar, mas se precisares de mais alguma coisa let me know😘
Obrigada.já fiz os exames todos, mas acho que falta sempre alguma coisa.

Nesses casos, às vezes, a falha está na parte teórica. Eu fazia todos os exames passados para estudar e praticamente corria sempre para um 18, 19 ou 20. Depois no exame a sério, havia sempre algum exercício que nunca tinha visto na vida e não conseguia aplicar a teoria estudada para o descodificar. E sabe-se que, ao deixar um exercício assim errado e mais uma ou outra escolha múltipla mal, é o suficiente para a nota não ser a que nós queremos.
Redefine um novo método para passares por toda a parte teórica da matéria, se achares que o método passado não tem ajudado muito.

Relativamente a isso...posso dar a minha "ajuda" relativamente a biologia e geologia...também eu tive um problema em ter uma boa nota a biologia e geologia quando estava no 11º...acabei por ter menos que 140 que nem daria para concorrer para medicina. No entanto, para já acreditei que aquilo foi fruto de não estar concentrado e nao ter estudado muito. Assim, este ano (12º) acabei por entrar em explicações e acabar por estudar devido a estas ao longo do ano. Assim, nas duas semanas que antecedem os exames...após o término da escola eu revi por ordem e muito aprofundadamente a matéria por partes para que, após esta estar revista não voltar a ela a não ser para uma breve revisão e acho que isso ajudou-me imenso porque no 11º com pouca experiência acabei por ficar um pouco perdido com toda a matéria. Este ano e com um pouco mais de maturidade, acredito eu 😂 , pus todos os topicos e unidades que vinham para o exame e ia a cada um detalhadamente estudar e quando achasse que já estava relativamente seguro, fazia exercícios específicos relativamente a essa matéria para "colar" e depois colocava um "certinho". No dia a seguir começava por rever um pouco para ver se ainda estava lá o que tinha estudado...se não tivesse "ficado" voltava a estudar pormenorizadamente tudo. Após algum tempo e com muitos certinhos acabei por já me sentir confiante relativamente a toda a matéria e fiz exames e tentei perceber o porquê de falhar, se era teoria ou interpretação e verificar se havia um certo padrão para perceber as minhas falhas. Após tudo isso e com muito estudo ( porque não sou de ter muita pachorra para estudar) consegui passar de um 13.5 para um 18 .
Espero que possa ter dado alguma dica em biologia !

mete os estagios de verão para créditos. Não faças optativas entre os semestres. Aquela semana de férias é fenomenal

• Like
Reactions: doctorwhy
mete os estagios de verão para créditos. Não faças optativas entre os semestres. Aquela semana de férias é fenomenal
Pois, já considerei fazer isso. Como fiquei colocada numa optativa que não queria mesmo e era só por 1 crédito, desisti da vaga e vou pedir equivalência... há uma coisa que me preocupa: as optativas passaram de avaliação qualitativa para quantitativa, a partir do meu ano.... se não me derem nota final neste estágio que estou a fazer (não é suposto, acho, já que é estágio extracurricular de observação, por natureza), como é que eles traduzem isso como equivalência, só com as horas de trabalho?

Uma pergunta,que poderá ser muito estúpida mas gostaria de a ter confirmada... eu fiz e tenho certificados que fiz cursos em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros...nenhum dos dois me poderá dar qualquer crédito em Medicina em nenhum ano pois não? Quando os fiz não foi esse o meu objetivo mas acabaram por me falar nessa ideia logo gostaria de saber se realmente é possível ou não.
Obrigado !

Olá!
Tenho nota de acesso para Medicina de 176,7 e na minha candidatura coloquei:
1- NMS-UL
2- FMUL
3- FMUC
4- UBI
5- UMadeira
6- Enfermagem na ESEL
Tendo em conta que as previsões apontem para que as notas subam, onde acham que vou entrar?

• Like
Reactions: Mstudent17
Olá!
1- NMS-UL
2- FMUL
3- FMUC
4- UBI
5- UMadeira
6- Enfermagem na ESEL
Tendo em conta que as previsões apontem para que as notas subam, onde acham que vou entrar?
Olá!
Acho que pelo menos na Ubi e ilhas (talvez até FMUL!) entras. Já ponderaste tirar Coimbra e colocar Açores a seguir à Madeira, para aumentar as tuas hipóteses de seres aceite? Ficando lá, serias uma aluna de Coimbra de qualquer forma e acho que assim terias mais probabilidade de conseguir medicina. Vais conseguir! Muito boa sorte! :)

• Like
Reactions: nadiaalmeida
Uma pergunta,que poderá ser muito estúpida mas gostaria de a ter confirmada... eu fiz e tenho certificados que fiz cursos em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros...nenhum dos dois me poderá dar qualquer crédito em Medicina em nenhum ano pois não? Quando os fiz não foi esse o meu objetivo mas acabaram por me falar nessa ideia logo gostaria de saber se realmente é possível ou não.
Obrigado !
A faculdade não dá créditos aleatórios por termos certificados, dá sim equivalências a cadeiras que, por sua vez, permitem que consigamos créditos (talvez na questão das optativas funcione de forma diferente, vou tentar perceber isso este ano).

Na FML, temos uma cadeira de suporte básico de vida no 1° ano. Tal como pensaste, eu também tive a ideia de usar o meu certificado do curso de socorrismo e tripulante de ambulância, que engloba SBV e mais outras coisas, para pedir equivalência a essa área. Entretanto, soube que outras pessoas tentaram e não conseguiram essa equivalência. Parece que a política dessa cadeira é de que todos têm que a fazer, mesmo que já tenham formação sobre isso para trás. De qualquer maneira não custa nada. São duas aulas práticas e uma teórica em dezembro e o exame prático no final de janeiro, portanto, easy peazy. Até foi bom para rever pormenores que fui esquecendo ao longo do tempo.
Post automatically merged:

Olá!
1- NMS-UL
2- FMUL
3- FMUC
4- UBI
5- UMadeira
6- Enfermagem na ESEL
Olá!
Acho que pelo menos na Ubi e ilhas (talvez até FMUL!) entras. Já ponderaste tirar Coimbra e colocar Açores a seguir à Madeira, para aumentar as tuas hipóteses de seres aceite? Ficando lá, serias uma aluna de Coimbra de qualquer forma e acho que assim terias mais probabilidade de conseguir medicina. Vais conseguir! Muito boa sorte! :)
Sim concordo. A opção da FMUC não está lá a fazer nada. Considerando que as tuas melhores hipóteses são FML, UBI e ilhas, se tiveres média para Lisboa, entras aí, pela ordem de preferência, e Coimbra não entra nas cartas, ou então não tens média para Lisboa e consequentemente também não tens média para Coimbra, porque a FMUC geralmente tem média superior a Lisboa. Se metesses Açores, tinhas sempre a possibilidade de, não entrando em Lisboa, entrar nos Açores e depois passar pra Coimbra.

Última edição:
Relativamente a isso...posso dar a minha "ajuda" relativamente a biologia e geologia...também eu tive um problema em ter uma boa nota a biologia e geologia quando estava no 11º...acabei por ter menos que 140 que nem daria para concorrer para medicina. No entanto, para já acreditei que aquilo foi fruto de não estar concentrado e nao ter estudado muito. Assim, este ano (12º) acabei por entrar em explicações e acabar por estudar devido a estas ao longo do ano. Assim, nas duas semanas que antecedem os exames...após o término da escola eu revi por ordem e muito aprofundadamente a matéria por partes para que, após esta estar revista não voltar a ela a não ser para uma breve revisão e acho que isso ajudou-me imenso porque no 11º com pouca experiência acabei por ficar um pouco perdido com toda a matéria. Este ano e com um pouco mais de maturidade, acredito eu 😂 , pus todos os topicos e unidades que vinham para o exame e ia a cada um detalhadamente estudar e quando achasse que já estava relativamente seguro, fazia exercícios específicos relativamente a essa matéria para "colar" e depois colocava um "certinho". No dia a seguir começava por rever um pouco para ver se ainda estava lá o que tinha estudado...se não tivesse "ficado" voltava a estudar pormenorizadamente tudo. Após algum tempo e com muitos certinhos acabei por já me sentir confiante relativamente a toda a matéria e fiz exames e tentei perceber o porquê de falhar, se era teoria ou interpretação e verificar se havia um certo padrão para perceber as minhas falhas. Após tudo isso e com muito estudo ( porque não sou de ter muita pachorra para estudar) consegui passar de um 13.5 para um 18 .
Espero que possa ter dado alguma dica em biologia !
Obrigada malta.
Vou rever o meu método.

Pois, já considerei fazer isso. Como fiquei colocada numa optativa que não queria mesmo e era só por 1 crédito, desisti da vaga e vou pedir equivalência... há uma coisa que me preocupa: as optativas passaram de avaliação qualitativa para quantitativa, a partir do meu ano.... se não me derem nota final neste estágio que estou a fazer (não é suposto, acho, já que é estágio extracurricular de observação, por natureza), como é que eles traduzem isso como equivalência, só com as horas de trabalho?

Nem me lembrei disso.
Diria que eles cortam esses créditos da média, que é como fazem agora com as nossas médias. Ou a recusar se sem notas :/

• Like
Reactions: doctorwhy
Uma pergunta
Planeio entrar na fmul este ano em medicina mas não vou poder estar presente na semana de iniciação. Não ir às praxes prejudica academicamente? Em termos de mentoring, etc.

Mentoring e praxe não estão interligados. Dão-te um mentor no dia da inscrição (preenches um formulário com as características que gostavas que o teu mentor tivesse de forma a te atribuirem alguém com quem te identifiques), logo não ficas de todo prejudicada.
A semana de iniciação é apenas para te darem uma noção de como funcionam as coisas e a praxe que acontece depois das palestras serve apenas para te ires começando a integrar, mas tens o ano todo para isso 😊

Mentoring e praxe não estão interligados. Dão-te um mentor no dia da inscrição (preenches um formulário com as características que gostavas que o teu mentor tivesse de forma a te atribuirem alguém com quem te identifiques), logo não ficas de todo prejudicada.
A semana de iniciação é apenas para te darem uma noção de como funcionam as coisas e a praxe que acontece depois das palestras serve apenas para te ires começando a integrar, mas tens o ano todo para isso 😊
Muito obrigada pelo esclarecimento!

• Like
Reactions: unemotionless
Olá! Neste momento estou no Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina (o curso que realmente queria), em qual ano sou colocada?
E qual é a universidade de Medicina onde conseguirei obter maior número de equivalências?
Obrigada

Olá! Gostava de saber a vossa opinião sobre se, em medicina, vale a pena comprar um portátil, qual o uso que lhe dão, se há trabalhos em que é necessário a utilização de um computador, etc. Eu tenho um iPad, mas não sei se será suficiente...
Obrigado.

Status
Não está aberto para novas mensagens.