Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?

• UM

Votes: 31 12.9%
  • FMUP

Votes: 41 17.0%
  • ICBAS

Votes: 35 14.5%
  • UBI

Votes: 16 6.6%
  • FMUC

Votes: 29 12.0%
  • FMUL

Votes: 55 22.8%
  • NMS-FCM

Votes: 34 14.1%
  • UMadeira

Votes: 2 0.8%
  • UAçores

Votes: 4 1.7%
  • 170-175

Votes: 9 3.7%
  • 175-180

Votes: 38 15.8%
  • 180-185

Votes: 41 17.0%
  • 185-190

Votes: 25 10.4%
  • 190-195

Votes: 12 5.0%
  • 195-200

Votes: 4 1.7%

• Total voters
    241

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Quanto a material para apontamentos o que acham mais prático e apropriado? Usar folhas/cadernos ou computador/iPad?
Depende de vários aspetos: a) tipo de aluno que és, isto é, se és daqueles que tira muitas notas nas aulas (dos que vão a uma aula teórica e enchem 2 páginas de apontamentos) e passas 75% do tempo a escrever, sem dúvida caderno. Se raramente tiras notas, aí o iPad/Computador são uma boa opção. b) se és um pouco preguiçosa a escrever e sabes que não vale a pena comprar cadernos c) se estudares e aprenderes melhor a copiar o que o teu professor diz durante as aulas, para te poderes concentrar d) se achas que não te vias distrair com as mensagens a entrar no iPad. e) se preferes ter os powerpoints e livros/ sebentas impressos ou no computador para acompanhares as aulas, etc.

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Como é que foi a tua praxe? Costumam sujar-nos? Não sei se leve roupa para isso, como vou (espero 🙏) dos Açores se precisar desse tipo de roupa depois não posso ir a casa buscar hahah
A praxe é leve e divertida, nada que se compare a algumas praxes puxadas e sem nexo de alguns cursos.. Leva roupa simples, tipo desportiva, algo do género, não aquela que gostas mesmo e usas no dia-a-dia.. e mesmo que te sujes, lavas. Os tira-nódoas resolvem tudo ahah
Também tens a T-shirt do caloiro vestida. No máximo só tens que ter um ou outro par de calças mais usado, que não te importes de sujar e lavar. Pelo simples facto de, às vezes, te poderes sentar e a roupa estar em contacto com o chão ou a terra, pode logo sujar. Se não levares dos Açores, compras uma coisinha simples e barata numa loja, tipo primark ou assim, lá em Lisboa. :))

nadiaalmeida

Membro
Matrícula
17 Julho 2019
Quanto a material para apontamentos o que acham mais prático e apropriado? Usar folhas/cadernos ou computador/iPad?
Bem, eu vou apenas entrar este ano mas fiz a experiência ano passado, quando estudava para exames. Eu sempre coloquei tecnologias de lado, não consigo estudar a retirar apontamentos no computador (ainda que sirva para muitas outras coisas como flashcards) mas achei o iPad a melhor opção para mim. Apenas porque está a um nível em que é quase igual a escrever em papel — em sensação e com caneta — e é muito mais rápido visto que tens aplicações (notability e good notes) com muitas funcionalidades que também servem para deixar os teus apontamentos mais aprazíveis. Depois acabas por ter o lado bom da tecnologia, que é conseguires ter tudo organizado com mais facilidade, conseguires exportar para todos os locais como o Google drive e imprimir se desejares estudar dessa forma antes de um exame. É sempre bom para pessoas que não são naturalmente organizadas como eu.
Espero ter ajudado.

Matrícula
22 Março 2017
Bem, eu vou apenas entrar este ano mas fiz a experiência ano passado, quando estudava para exames. Eu sempre coloquei tecnologias de lado, não consigo estudar a retirar apontamentos no computador (ainda que sirva para muitas outras coisas como flashcards) mas achei o iPad a melhor opção para mim. Apenas porque está a um nível em que é quase igual a escrever em papel — em sensação e com caneta — e é muito mais rápido visto que tens aplicações (notability e good notes) com muitas funcionalidades que também servem para deixar os teus apontamentos mais aprazíveis. Depois acabas por ter o lado bom da tecnologia, que é conseguires ter tudo organizado com mais facilidade, conseguires exportar para todos os locais como o Google drive e imprimir se desejares estudar dessa forma antes de um exame. É sempre bom para pessoas que não são naturalmente organizadas como eu.
Espero ter ajudado.
Que iPad é que tens? Estive a ver o iPad Pro e parece ser top, só que o preço já não é assim tão chamativo ahah

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Acho que ainda não houve um hospital em que eu tenha estado em que não tenha a sensação de que vou desfalecer com o calor. E a bata só piora a situação 😂

Adorei essa ideia do cartão para escreveres o teu nome 😂
Nós temos um cartão da UBI igual para todos os estudantes, mas todos os anos a FCS imprime cartões novos para usar no estágio (porque há um pormenorzito no cartão que indica o nosso ano, e portanto muda). E esses cartões têm o curso, o nome e uma foto.
Eu cheguei a falecer praticamente... em med interna enquanto colhia a história comecei a notar que o meu campo visual estava a encher-se de manchinhas pretas, um calor insuportável a invadir-me seguido de calafrios e upsi quase que o chão fugia antes de dizer à doente que ia só lá fora num instante e já voltava 😄
Acho pessoalmente, esta ideia de seres tu a "personalizar2 com a tua caligrafia bem mais credível! 😂😂😂
Depende de vários aspetos: a) tipo de aluno que és, isto é, se és daqueles que tira muitas notas nas aulas (dos que vão a uma aula teórica e enchem 2 páginas de apontamentos)
Tirar 2 pags de apontamentos é seres daqueles que dormiste mais de meia aula e resumiste tudo em letra pequena ahaha
Em aulas de 90 min tiro 8 folhas e não escrevo tudo porque metade vem na sebenta mas depende mesmo de aula para aula e dos apontamentos que já levo de antemão 😄
O que noto na minha faculdade no meu ano é que 95% das pessoas que vão às aulas opta por tirar apontamentos à mão, complementar as sebentas...
Eu pessoalmente preciso de "ver" (em papel) aquilo que tenho que estudar para programar as coisas porque se tiver tudo em pastas no pc não tenho a noção da quantidade e complexidade da matéria que ainda me falta. Só vejo os ppts, e uso apps para anatomia/histo p.ex. através do pc até porque não consigo estar horas e horas a estudar no pc.
Na fmuc há inclusive profs que não permitem usar tablets nas aulas práticas (mas a maioria não diz nada).

• Wow
Reactions: MedFCS-UBI

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Tirar 2 pags de apontamentos é seres daqueles que dormiste mais de meia aula e resumiste tudo em letra pequena ahaha
Estava-me a referir a aulas teóricas de 1 hora. Nem mesmo os alunos que mais escrevem passam das 3/4 páginas, pelo menos que eu repare.

ai123

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2019
Olá pessoal, gostaria de saber como é que podemos obter o pré requesito que nos é pedido no ato da matricula, no curso de medicina.
Desde já obrigada!

Matrícula
22 Março 2017
Olá pessoal, gostaria de saber como é que podemos obter o pré requesito que nos é pedido no ato da matricula, no curso de medicina.
Desde já obrigada!
Olá. Tens de pedir ao teu médico de família. Qualquer outro médico de clínica geral também te pode facultar mas neste caso pagarás a consulta.

• Like
Reactions: ai123