Aspirantes a Medicina 2020/2021

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?

• Total voters
    614

Olá!
Fazendo uma breve apresentação, candidatei me a medicina com 175,0 e o último colocado na minha primeira opção foi 175,3. Acabei por entrar noutro curso na capital mas decidi mudar na segunda fase para um mais próximo da minha cidade natal. Estou a pensar em repetir exames, visto que o de Bg é o que me está a baixar a média mais. Entre esta confusão toda, não sei qual a universidade que mais me apela. Estou com as ideias entre a FMUL, a NMS, FMUC ou FCS-UBI. Será que me poderiam elucidar mais sobre os seguintes aspetos de cada uma?
-método de ensino
-instalações
-ambiente (praxes, académico, etc)
-ambiente da cidade, custos, alojamento
Desde já, agradeço qualquer ajuda :)

• Like
Reactions: AEL

Olá!
Fazendo uma breve apresentação, candidatei me a medicina com 175,0 e o último colocado na minha primeira opção foi 175,3. Acabei por entrar noutro curso na capital mas decidi mudar na segunda fase para um mais próximo da minha cidade natal. Estou a pensar em repetir exames, visto que o de Bg é o que me está a baixar a média mais. Entre esta confusão toda, não sei qual a universidade que mais me apela. Estou com as ideias entre a FMUL, a NMS, FMUC ou FCS-UBI. Será que me poderiam elucidar mais sobre os seguintes aspetos de cada uma?
-método de ensino
-instalações
Olá
Se calhar o melhor sítio para encontrares essas informações é em cada um dos fóruns das respetivas faculdades:
FCS-UBI - UBI - Medicina - UBI
FMUC - FMUC - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
FMUL - FMUL - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
NMS|FCM - NMS|FCM - NOVA Medical School | Faculdade Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

Olá!
-método de ensino
-instalações
Hello, eu estou no 1º ano de medicina na UBI. Estou aqui apenas há uns meses, por isso só te posso falar do que já vivi, que foi muito pouco xd.
O método de ensino é muito à base de autoaprendizagem, basicamente tens seminários em que te dizem que tens de estudar x coisas, e então tu estudas durante essa semana, para te preparares para a semana seguinte, onde tens tutorias, essencialmente para tirar dúvidas, e onde se faz um pequeno apanhado da matéria. Depois dessas 2 semanas, tens teste (escolhas múltiplas a descontar 😅)
O ambiente é muito bom! As pessoas são muito simpáticas. Eu não fiz praxe mas conheço quem fez e tenha adorado! A praxe só dura até à latada (que acontece no fim de outubro).
Como deves calcular é uma cidade mais parada do que Lisboa ou Coimbra, mas não é nenhuma aldeia no meio dos montes!! Continuas a ter sítios para sair, e tens um ambiente muito tranquilo, que para mim é o equílibrio perfeito. Os alojamentos não costumam ser muito dispendiosos, do que eu vi, por 160/170/180 (+ despesas) já arranjas coisas bastante boas (e, se tiveres sorte, até por menos consegues algo bom)!
Acho que é isso, não te consigo ajudar muito mais porque bem, estou no 1º ano... ahahah

• Like
Reactions: Patrícia S

Hello, eu estou no 1º ano de medicina na UBI. Estou aqui apenas há uns meses, por isso só te posso falar do que já vivi, que foi muito pouco xd.
Atenção, isso é mentira porque ela dá-se comigo.
Como deves calcular é uma cidade mais parada do que Lisboa ou Coimbra, mas não é nenhuma aldeia no meio dos montes!!
Têm atletismo mesmo opé da facul, tens uns 3 gyms perto também, regra geral os estudantes desta uni vivem todos no mesmo sítio pelo que quando vos dá na cabeça para irem ver um filme do Brad Pitt a casa de alguém com uma TV grande basta andarem 1-5 minutos, têm o shopping e o intermarchê num raio de 1km, as discotecas é que ficam um bocado longe e a pique (porque a facul está na zona baixa da cidade, não pensem que vão ter muitas subidas porque onde estão isso não vai acontecer, btw na UBI o funk é venerado), a central de camionagem fica também a 1-5 min de onde quase todos vivem. Há mesmo muito associativismo aqui.

Resumindo, não há assim tanto que fazer e vais ter imenso tempo livre pelo que podes dedicar-te à pesca no enorme jardim que tens cá perto. O método de ensino da UBI não te vai obrigar a ir tantas vezes à uni quanto isso ahahah mas com as pessoas certas há sempre que fazer, seja no Porto, Lisboa, NY, Dinolândia ou na até na Covi.

Seja uma cidade grande ou pequena, há muito para explorar. No entanto, com o grau de ocupação durante o semestre, isto pouco interessa, não há muito tempo para turistar..
vais ter imenso tempo livre
para estudar.... xD

Seja uma cidade grande ou pequena, há muito para explorar. No entanto, com o grau de ocupação durante o semestre, isto pouco interessa, não há muito tempo para turistar..

para estudar.... xD
Em minha defesa, só acordei para a vida agora porque só comecei hoje com anatomia. Agora é que vai ser ihih

Olá!
-método de ensino
-instalações
Alô, entrei este ano na NMS pelo que posso tentar esclarecer algumas dúvidas que tenhas.
1) O método de ensino aqui é o da maioria das faculdades, temos aulas teóricas de exposição de matéria e depois as práticas/laboratoriais onde expões tu o conhecimento.
Só temos 4 cadeiras por cada semestre, sendo que a avaliação depende muito da cadeira. Algumas podemos fazer por frequência e ficar livres de exame, outras temos de fazer por exame e em anatomia temos uma avaliação que consiste em 30% continua, 20% intercalar de locomoção e 50% oral (sendo que se chumbares no intercalar tens de fazer essa componente em oral, e se passares já tens essa parte despachada)
2) A faculdade é na colina de Santana, a arquitetura é linda, é um edifício histórico e à volta tens espaços maravilhosos como o jardim do torel. Daqui a uns anos a faculdade está prevista mudar para Carcavelos, sendo que dizem que vamos começar a ter aulas teóricas nos próprios hospitais onde vamos estagiar para evitar deslocações mas ainda ninguém sabe com certeza como é que vai ser.
3)O ambiente de Santana é ótimo, mas acredito que em todas as faculdades seja assim e depende mais do ano que entra contigo que outra coisa
4) Em lisboa o custo de vida não é barato, os preços devem rondar em média cerca de 350€ por quarto. No entanto, a nível de transportes só pagas 30€ de passe mensal com tudo incluído

Espero ter esclarecido alguma coisa! 😘

Atenção, isso é mentira porque ela dá-se comigo.
Referia-me ao facto de que vivi pouco dos 6 anos do curso, não de já ter vivido consoante as tuas maluquices e avarias da cabeça.

Btw aspirantes, tornem este tópico mais dinâmico, criem chats no WhatsApp e etc, apoiem-se mutuamente! Eu tive a sorte de pertencer a um chat, e tudo começou pela Uniarea, e posso dizer que, em parte, foi graças a esse chat que estou em medicina, e também foi lá que conheci uma das pessoas com quem me dou melhor na uni (e a que também me dá mais dores de cabeça 😂).

Olá!
Fazendo uma breve apresentação, candidatei me a medicina com 173,3 e em principio entraria mas como as médias subiram ainda de uma maneira considerável fiquei muito aquém. Acabei por entrar em engenharia biomédica, que é bastante bom mas sei que não é o que quero fazer no futuro. Estou a pensar em repetir o exame de BG, visto que é o que tenho pior nota e o que me está a baixar a média mais. Gostava muito de ir estudar para a FMUC sempre foi o meu sonho mas sei que precisaria de ter uma nota muito alta no exame. Alguém tem algumas dicas para como estudar para este exame (que sempre foi um bicho de 7 cabeças para mim
😓
)??

• Like
Reactions: AEL and amarga

Olá!
Fazendo uma breve apresentação, candidatei me a medicina com 173,3 e em principio entraria mas como as médias subiram ainda de uma maneira considerável fiquei muito aquém. Acabei por entrar em engenharia biomédica, que é bastante bom mas sei que não é o que quero fazer no futuro. Estou a pensar em repetir o exame de BG, visto que é o que tenho pior nota e o que me está a baixar a média mais. Gostava muito de ir estudar para a FMUC sempre foi o meu sonho mas sei que precisaria de ter uma nota muito alta no exame. Alguém tem algumas dicas para como estudar para este exame (que sempre foi um bicho de 7 cabeças para mim
😓
)??
No verão de 2018 estive a pesquisar muito sobre como estudar para os exames (principalmente no forúm) e fui adicionando os vários posts aos bookmarks (tbh não voltei a olhar para eles sem ser agora, na altura o meu cérebro deve ter absorvido algumas cenas, tho) que agora vou partilhar aqui (+ acrescentar outras coisitas que também me ajudaram).

1) Biologia e geologia
  • Se estás no 12º tenta saber na tua escola se podes assistir a aulas de 11º (fala com profs ou com a secretaria).
  • Faz os teus próprios resumos (se já tens dos anos anteriores melhor, se não tiveres acho que depende do tempo que quiseres dedicar ao estudo…) (para os meus eu usei os manuais e os ppt’s do prof, mas no fim só estudei pelos esquemas que ele fez nas aulas de prep).
  • Livro do iave ao longo do ano acho muito importante e no fim das aulas ataca os exames completos (eu só fiz de 2013 para a frente).
  • Arranja um “caderninho” para ires apontando as coisas que erras mais frequentemente (especialmente perguntas de desenvolvimento) e depois nas vésperas vais revendo as tuas falhas.
  • Esquemas dos textos do exame + esquemas das tuas próprias respostas de desenvolvimento (relações de causa-efeito).
  • Treinar a facilidade em relacionar diferentes matérias, visto que os grupos incluem a matéria interligada.
  • Comparar partes da matéria que são semelhantes.
  • Eu revi algumas coisas do 10º por uns vídeos do canal Prof. Jubilut.
2) Física e química
  • Isto realmente é muito subjetivo, mas eu acho mesmo as opcionais física e química muito úteis para quem vai repetir o exame (se calhar tive só mesmo sorte por ter ficado com a prof dos anos anteriores (sem exagero a melhor prof que já tive na vida) que de vez em quando revia matéria de 10º e 11º). Para mim foi importante porque me ajudou a guiar o estudo.
  • Livros de prep durante o ano só usei o do iave e no fim das aulas resolvi alguns exames completos (uns 10 acho eu).
  • Por favor não desprezes a teoria.
  • As AL’s eu estudei por um documento que a minha prof nos deu, mas também há muitos vídeos no yt com explicações detalhadas.
  • Dizem que o livro da raiz é muito bom e difícil (eu não comprei e ainda bem porque provavelmente não lhe teria tocado).
3) Matemática
  • Eu fiz resumos para mat, julguem-me. Deram-me imenso jeito, fr. Em 5 páginas tinha a matéria dos 3 anos (toda também não, mas tinha muita coisa).
  • Para estudar para os testes eu fazia o seguinte:
1º ex do manual​
2º ex do iave​
3º ex resolvidos do livro da raiz (só fazia esses porque não tinha mais tempo)​
  • Para estudar para o exame eu usei o explicamat para rever coisas de 10º e 11º e em junho fiz todas as provas modelo do sinal+.

Por fim, quero só dizer que ao lerem isto devem tirar as vossas próprias conclusões, são só ideias de coisas que podem implementar, não significa que resultem convosco.

PS: um grande obrigada ao uniarea, desde que aqui cheguei que acho que é um cantinho da internet muito especial 🥰
Vou deixar este post aqui, espero que seja útil 🤗 além disso se escreveres na barra de pesquisa "dicas bg" ou uma coisa do género vão aparecer-te outros posts que podem ajudar!

Olá!
😓
)??
Saber a matéria toda de uma ponta à outra é obrigatório e mesmo isso não chega! O meu estudo para um 18 nesse exame passou por fazer os exames todos seguidos com a explicação de todas as perguntas, inclusive das escolhas múltiplas, no final do livro. (eu usava um livro que talvez ainda vendam na FNAC). O truque é mesmo ter essas soluções para saber qual a linha de pensamento deles. E interpretar tudo muito bem é um must, e isso envolve dominar a matéria toda. Complementa isso com uns testes de editoras sobre as matérias mais complicadas e que sabes menos. Boa sorte, ainda tens 6 meses ;)

• Like
Reactions: Bea26Souto

Olá,
Gostava de saber como são os estágios da FMUL no 1° ano, alguém sabe ?
Obrigado e um bom ano a todos
Olá!

- Estágio de enfermagem durante 2 semanas: acompanha-se uma equipa de enfermagem hospitalar, com o objetivo de conhecer as suas funções diárias e a sua importância na equipa multidisciplinar de profissionais de saúde que acompanha cada doente. A escolha do hospital é por sorteio, podendo ser o Santa Maria, o Pulido Valente, Amadora-Sintra, Cascais, Garcia de Orta, Beatriz Ângelo ou Lusíadas.
- Estágio no centro de saúde durante 2 semanas: acompanha-se o médico de família nas suas consultas e dia-a-dia. Este estágio pode ser feito em qualquer ponto do país. Eu fi-lo com a minha médica de família, por exemplo.

Estes estágios ocorrem no final de junho e início de julho, depois da época de exames do 2º semestre.

Para mais informações, têm o tópico da FML que tem posts com tudo explicadinho: FMUL - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

• Like
Reactions: a fish

Olá!
-método de ensino
-instalações

Oi! Apesar de a UBI não ser a primeira opção e o sítio mais apelativo para quem se está a candidatar (por razões óbvias da distância da Covilhã aos "grandes centros"), não posso deixar de dar a minha opinião sincera no assunto e dizer que o destino me trouxe ao melhor sítio que podia ter desejado. Por isso, vou tentar ajudar-te no que conseguir relativamente à FCS-UBI

1578433939190.png

Método de Ensino

O nosso método de ensino é um pouco diferente do método "tradicional" da maioria das faculdades. Temos apenas duas cadeiras de cada vez e funcionamos por trimestres, isto é, tens duas cadeiras diferentes a cada 3 meses. Devido ao facto de termos apenas duas de cada vez, o nosso método de avaliação, horário e número de aulas é muito flexível.

Como funcionamos com uma vertente mais de "autoaprendizagem" o nosso número de aulas é bastante reduzido, uma vez que a maioria do estudo terá que ser realizado autonomamente. Assim, só temos 2/3 "tutorias" a cada 15 dias (e, por vezes, uma aula prática de laboratório) nas quais os alunos devem estudar a matéria previamente.

Uma vez que não são aulas mas sim tutorias, o professor não vai dar uma aula; divide cada grupo de alunos (cerca de 20 por cada professor) em minigrupos (+/- 5 pessoas por grupo) e a cada um destes são dados temas e um tempo para prepararem uma apresentação para os vossos colegas. Ou seja, os próprios alunos é que explicam a matéria uns para os outros através de pequenas apresentações e o tutor acrescenta e corrige o que for necessário ao longo da apresentação. (Compreendo que possa soar assustador para alguns, mas acreditem que o ambiente na tutoria será descontraído e "à vontade" entre todos, não há motivos para stressar)

Assim, temos testes de avaliação a cada 15 dias (uma semana com 3 tutorias e o restante tempo sem aulas para estudar - sim, dá tempo para ir a casa várias vezes - e na semana seguinte um teste sobre isso e um seminário de introdução de objetivos/matéria de estudo para a próxima semana, sempre assim em ciclo).

Normalmente, fazem-se 4 testes por cada Unidade Curricular/Cadeira, sendo que tens no final de cada trimestre um teste integrado que engloba toda a matéria dessa cadeira.

Para além disto, também terás vários estágios clínicos desde logo do primeiro ano, o que, no meu ponto de vista, é ótimo para teres logo aquela "motivação" e um primeiro contacto e aprendizagens bases para a prática clínica. Acho que este é um dos pontos mais positivos da nossa faculdade, pois tens oportunidade de aprender muitas "prática" logo desde o início. Os médicos mostram-se recetivos a ensinar e, se pedires, deixam-te fazer/ensinam-te diversas coisas. Estes estágios não são apenas na Covilhã: também podem ser feitos na Guarda e Castelo Branco (quer em hospitais, quer em centros de saúde), tendo transportes garantidos pela faculdade.

Temos bastantes aulas práticas, também, às quais chamamos "LaCs" (Laboratório de Competências), onde temos vários modelos/bonecos de simulação de partos, doenças, crianças, adultos, entre outros; para além dos modelos para estudo de anatomia (não funcionamos com cadáveres, mas sim com bonecos). Os bonecos são de extrema qualidade e realistas (temos um que até dá para simular febre e ele aquece, por exemplo; fala e tudo, mesmo para colocar o nosso raciocínio clínico à prova). Temos imensos protocolos de aprendizagens práticas, o que também acho que seja um ponto extremamente positivo.

De forma geral, os três primeiros anos têm este método. A partir dos anos "clínicos" tens praticamente todo o tempo ocupado em estágios nas diversas especialidades e hospitais que acima referi e passas a ter apenas um exame por especialidade (já não funciona por frequências).

Penso que, de uma forma geral, consegui resumir o importante sobre o nosso método mais "peculiar" comparativamente às outras faculdades de medicina.

Instalações

Devido à nossa faculdade ser, provavelmente, a mais recente de todas a nível do país, a nossa faculdade é praticamente nova. Tens instalações modernas com uma biblioteca da própria faculdade, campo de ténis, cantina, salas de tutoria, auditórios e salas de LaCs com todos os modelos anatómicos que referi acima. Não é uma faculdade grande, uma vez que apenas somos 140/160 em cada ano e partilhamo-la com os cursos de Ciências Farmacêuticas, Optometria e Ciências Biomédicas. Temos todas as aulas nestas instalações, apenas. Em geral, são agradáveis e suficientes para a quantidade relativamente baixa de alunos que temos comparada às outras faculdades.

1578433764243.png

Ambiente

Relativamente às praxes (daria todo um novo tópico para explicar ao pormenor isto):

São realizadas por alunos do 4º Ano aos caloiros e são feitas desde a altura das matrículas até ao final de outubro (um mês, basicamente). Temos dois momentos fulcrais: o batismo e a latada e passamos o tempo de praxe para os preparar dignamente e de forma a "competir" com os outros cursos nas coreografias e músicas para o batismo e na realização do carro e "adereços" para o desfile da latada. Tens praxe basicamente a toda a hora do dia em que não estejas a ter aulas: desde manhã cedo até por volta das 3h/4h da manhã a maioria das vezes. Não te sei dizer muitos mais pormenores, visto que, apesar de ter experimentado, decidi desistir porque acho que não fazia muito o meu género de atividade. Contudo, os meus colegas que decidiram fazer até ao fim adoraram e, provavelmente, até têm saudades da praxe.

1578434027466.png
(Batismo de Medicina 2019/2020 - orgulho coleguinhas 😍😄)

Um dos meus receios era ficar um pouco "isolada" após ter saído da praxe, o que definitivamente não se verificou. Não se dá muito valor a quem anda ou não na praxe e toda a gente se dá com toda a gente à mesma. Acabas por conhecer e falar com toda a gente mesmo não tendo estado na praxe, visto que somos relativamente poucos e vimos com o espírito de "vamos conhecer pessoas novas" logo desde o início.

Relativamente ao ambiente mais académico, a Covilhã é praticamente uma cidade de estudantes universitários, por isso está bastante adaptada a isso. A maioria dos estudantes mora na zona da Anil, onde estamos perto da faculdade, do Serra Shopping e de outros restaurantes/cafés e zonas como o Jardim do Centro de Artes e o Jardim do Lago, por exemplo.

Transportes

Temos imensos horários de autocarros/expressos e comboios. As viagens são longas e bastante tediosas, para ser honesta é o único ponto negativo. Também existem muitos grupos de boleias no Facebook. Podes ver os preços e horários dos autocarros na app do telemóvel da Rede de Expressos.

A Covilhã é uma cidade agradável e serena. O polo principal da UBI localiza-se mais na parte "de cima", enquanto o nosso fica na parte de baixo. A maioria das discotecas e bares fica na parte de cima da cidade e não nesta, mas isso nunca é impedimento 😝 . Os táxis são a 1€ e tens vários autocarros por toda a cidade. Não temos tantos cafés, bares e outro tipo de coisas como o Porto ou Coimbra, por exemplo, mas o que temos é suficiente 😄. Relativamente aos custos, as rendas são mais ou menos 180/200 para casas partilhadas (a maioria sem despesas incluídas) e por volta dos 300 em T0, pelo que sei na zona da Anil. Aconselho a tentar ficar mesmo na Avenida da Anil (zona onde todos os estudantes de Medicina moram, praticamente). Também temos residências da UBI, mas são muito longe da faculdade, pelo que não se revela muito prático, na verdade.

1578433801875.png

Acho que fiz um pequeno resumo do mais importante. Colegas, acrescentem e corrijam mais coisas! 😉
Entrei este ano aqui e também desejava que um "resuminho" destes tivesse sido feito antes de me candidatar aqui, porque também me senti perdida relativamente a todo o ambiente daqui da UBI e o método de ensino. O único ponto negativo é a demora das viagens, mas tudo o resto compensa. Adoro a Covilhã e adoro o método daqui e acho que tive uma fácil adaptação. Espero ter ajudado a esclarecer melhor as tuas dúvidas e as de quem está a considerar candidatar-se a Medicina na Covilhã. Muito boa sorte este ano e espero poder encontrar-te por aqui para o ano! 😋😘

Qualquer dúvida, estou aqui disponível para responder! ☺

Olá! Vou candidatar-me à FMUL. Estou em ciências da nutrição nesta mesma faculdade e espero conseguir entrar em Medicina 😄
No ano passado estava exatamente na mesma situação que tu, e neste momento estou no 1.º ano de medicina na FMUL!
Tudo é possível, boa sorte 💛

Hello pequenos aspirantes! Já estive no vosso lugar o ano passado, e por isso desejo-vos a todos muitooo boa sorte! Sei perfeitamnete o que é ter o grande e "nobre" (pelo menos do meu ponto de vista) desejo de estudar medicina e acima de tudo, dedicar a vida aos outros. Se é isso que verdadeiramente querem, mantenham o foco: é essa vontade de ajudar, é essa garra de querer mudar vidas que vos vai suster mesmo quando pensarem em desistir e que tudo corre mal!
Quero no entanto dizer-vos que não entrar em Med não é o fim. Sei que há mil e um artigos clichês sobre isto, mas deste lado fala-vos alguém que já esteve exatamente na vossa posição, e não conseguiu... mas isso não significa que não tenha descoberto o meu caminho. Toda a minha vida tinha estado tão fixada em Medicina EM COIMBRA (sim, eu coloquei todas as minhas opções de candidatura em Coimbra porque era na minha cidade que queria estudar- teria entrado em Med na ubi e na fmul se n o tivesse feito), que nunca tinha ponderado realmente outras boas opções dentro da mesma área da saúde. Coloquei Med Dentária em segunda opção, porque sabia que me podia dar algumas equivalências. Não entrei em Medicina em Coimbra. Não vos sei explicar a sensação devastadora que foi... Mas acreditem, que hoje arrependo-me do quanto chorei. Entrei num curso onde descobri uma nova paixão, um curso que me orgulha e motiva, que se ajusta aos meus planos, que me está a dar uma vida académica melhor do que alguma vez poderia imaginar. Portanto, Aspirantes, lutem, lutem muito pelo vosso sonho. Mas saibam também ver a beleza das oportunidades que a vida nos oferece. Fechou-se uma porta, mas abriu-se diante de mim uma janela com uma vista ainda mais bonita, e eu só tenho pena de ninguém me ter dito antes que poderia ser assim!

Posto isto, se tiverem alguma dúvida acerca da fmuc (q engloba Med e Med Dentária) não hesitem em colocar!

Assim como no ano passado, este ano foi criado novamente um grupo de mensagens para trocar dúvidas e encorajar todos aqueles que pretendem entrar em Medicina. Para todos aqueles que se queiram juntar ao grupo, basta me mandar mensagem. O grupo, para já, opera no Messenger. Se já existir algum grupo semelhante, por favor contactem-me porque era uma boa ideia juntá-los :)

O Aspirantes a Medicina original foi uma ajuda indispensável para nós, mesmo para aqueles que infelizmente não tenham entrado. Não só nos motivou a manter o estudo e o foco no nosso objetivo, mas também foi um local onde se criou amizades, se partilhou experiências e histórias. Criou-se uma pequena família.

Agradeço principalmente ao @Rodrigo Martins, à @Beatriz Marques Tomé, ao @SirHarold, ao @ArianaGrande , à @Cátia Páscoa, à @Clara Campos , à @FilipaRocha01 , ao Carlos, à Mariana e a Rita (que acho que não estão na Uniarea, desculpem o erro se sim) por este último ano e por estarem desse lado e todo o apoio que demos uns aos outros :)