Olá!
Fazendo uma breve apresentação, candidatei me a medicina com 175,0 e o último colocado na minha primeira opção foi 175,3. Acabei por entrar noutro curso na capital mas decidi mudar na segunda fase para um mais próximo da minha cidade natal. Estou a pensar em repetir exames, visto que o de Bg é o que me está a baixar a média mais. Entre esta confusão toda, não sei qual a universidade que mais me apela. Estou com as ideias entre a FMUL, a NMS, FMUC ou FCS-UBI. Será que me poderiam elucidar mais sobre os seguintes aspetos de cada uma?
-método de ensino
-instalações
-ambiente (praxes, académico, etc)
-ambiente da cidade, custos, alojamento
Desde já, agradeço qualquer ajuda :)
Oi! Apesar de a UBI não ser a primeira opção e o sítio mais apelativo para quem se está a candidatar (por razões óbvias da distância da Covilhã aos "grandes centros"), não posso deixar de dar a minha opinião sincera no assunto e dizer que o destino me trouxe ao melhor sítio que podia ter desejado. Por isso, vou tentar ajudar-te no que conseguir relativamente à FCS-UBI
Método de Ensino
O nosso método de ensino é um pouco diferente do método "tradicional" da maioria das faculdades. Temos apenas duas cadeiras de cada vez e funcionamos por trimestres, isto é, tens duas cadeiras diferentes a cada 3 meses. Devido ao facto de termos apenas duas de cada vez, o nosso método de avaliação, horário e número de aulas é muito flexível.
Como funcionamos com uma vertente mais de "autoaprendizagem" o nosso número de aulas é bastante reduzido, uma vez que a maioria do estudo terá que ser realizado autonomamente. Assim, só temos 2/3 "tutorias" a cada 15 dias (e, por vezes, uma aula prática de laboratório) nas quais os alunos devem estudar a matéria previamente.
Uma vez que não são aulas mas sim tutorias, o professor não vai dar uma aula; divide cada grupo de alunos (cerca de 20 por cada professor) em minigrupos (+/- 5 pessoas por grupo) e a cada um destes são dados temas e um tempo para prepararem uma apresentação para os vossos colegas. Ou seja, os próprios alunos é que explicam a matéria uns para os outros através de pequenas apresentações e o tutor acrescenta e corrige o que for necessário ao longo da apresentação. (Compreendo que possa soar assustador para alguns, mas acreditem que o ambiente na tutoria será descontraído e "à vontade" entre todos, não há motivos para stressar)
Assim, temos testes de avaliação a cada 15 dias (uma semana com 3 tutorias e o restante tempo sem aulas para estudar - sim, dá tempo para ir a casa várias vezes - e na semana seguinte um teste sobre isso e um seminário de introdução de objetivos/matéria de estudo para a próxima semana, sempre assim em ciclo).
Normalmente, fazem-se 4 testes por cada Unidade Curricular/Cadeira, sendo que tens no final de cada trimestre um teste integrado que engloba toda a matéria dessa cadeira.
Para além disto, também terás vários estágios clínicos desde logo do primeiro ano, o que, no meu ponto de vista, é ótimo para teres logo aquela "motivação" e um primeiro contacto e aprendizagens bases para a prática clínica. Acho que este é um dos pontos mais positivos da nossa faculdade, pois tens oportunidade de aprender muitas "prática" logo desde o início. Os médicos mostram-se recetivos a ensinar e, se pedires, deixam-te fazer/ensinam-te diversas coisas. Estes estágios não são apenas na Covilhã: também podem ser feitos na Guarda e Castelo Branco (quer em hospitais, quer em centros de saúde), tendo transportes garantidos pela faculdade.
Temos bastantes aulas práticas, também, às quais chamamos "LaCs" (Laboratório de Competências), onde temos vários modelos/bonecos de simulação de partos, doenças, crianças, adultos, entre outros; para além dos modelos para estudo de anatomia (não funcionamos com cadáveres, mas sim com bonecos). Os bonecos são de extrema qualidade e realistas (temos um que até dá para simular febre e ele aquece, por exemplo; fala e tudo, mesmo para colocar o nosso raciocínio clínico à prova). Temos imensos protocolos de aprendizagens práticas, o que também acho que seja um ponto extremamente positivo.
De forma geral, os três primeiros anos têm este método. A partir dos anos "clínicos" tens praticamente todo o tempo ocupado em estágios nas diversas especialidades e hospitais que acima referi e passas a ter apenas um exame por especialidade (já não funciona por frequências).
Penso que, de uma forma geral, consegui resumir o importante sobre o nosso método mais "peculiar" comparativamente às outras faculdades de medicina.
Instalações
Devido à nossa faculdade ser, provavelmente, a mais recente de todas a nível do país, a nossa faculdade é praticamente nova. Tens instalações modernas com uma biblioteca da própria faculdade, campo de ténis, cantina, salas de tutoria, auditórios e salas de LaCs com todos os modelos anatómicos que referi acima. Não é uma faculdade grande, uma vez que apenas somos 140/160 em cada ano e partilhamo-la com os cursos de Ciências Farmacêuticas, Optometria e Ciências Biomédicas. Temos todas as aulas nestas instalações, apenas. Em geral, são agradáveis e suficientes para a quantidade relativamente baixa de alunos que temos comparada às outras faculdades.
Ambiente
Relativamente às praxes (daria todo um novo tópico para explicar ao pormenor isto):
São realizadas por alunos do 4º Ano aos caloiros e são feitas desde a altura das matrículas até ao final de outubro (um mês, basicamente). Temos dois momentos fulcrais: o batismo e a latada e passamos o tempo de praxe para os preparar dignamente e de forma a "competir" com os outros cursos nas coreografias e músicas para o batismo e na realização do carro e "adereços" para o desfile da latada. Tens praxe basicamente a toda a hora do dia em que não estejas a ter aulas: desde manhã cedo até por volta das 3h/4h da manhã a maioria das vezes. Não te sei dizer muitos mais pormenores, visto que, apesar de ter experimentado, decidi desistir porque acho que não fazia muito o meu género de atividade. Contudo, os meus colegas que decidiram fazer até ao fim adoraram e, provavelmente, até têm saudades da praxe.

(Batismo de Medicina 2019/2020 - orgulho coleguinhas

)
Um dos meus receios era ficar um pouco "isolada" após ter saído da praxe, o que definitivamente não se verificou. Não se dá muito valor a quem anda ou não na praxe e toda a gente se dá com toda a gente à mesma. Acabas por conhecer e falar com toda a gente mesmo não tendo estado na praxe, visto que somos relativamente poucos e vimos com o espírito de "vamos conhecer pessoas novas" logo desde o início.
Relativamente ao ambiente mais académico, a Covilhã é praticamente uma cidade de estudantes universitários, por isso está bastante adaptada a isso. A maioria dos estudantes mora na zona da Anil, onde estamos perto da faculdade, do Serra Shopping e de outros restaurantes/cafés e zonas como o Jardim do Centro de Artes e o Jardim do Lago, por exemplo.
Transportes
Temos imensos horários de autocarros/expressos e comboios. As viagens são longas e bastante tediosas, para ser honesta é o único ponto negativo. Também existem muitos grupos de boleias no Facebook. Podes ver os preços e horários dos autocarros na app do telemóvel da Rede de Expressos.
A Covilhã é uma cidade agradável e serena. O polo principal da UBI localiza-se mais na parte "de cima", enquanto o nosso fica na parte de baixo. A maioria das discotecas e bares fica na parte de cima da cidade e não nesta, mas isso nunca é impedimento

. Os táxis são a 1€ e tens vários autocarros por toda a cidade. Não temos tantos cafés, bares e outro tipo de coisas como o Porto ou Coimbra, por exemplo, mas o que temos é suficiente

. Relativamente aos custos, as rendas são mais ou menos 180/200 para casas partilhadas (a maioria sem despesas incluídas) e por volta dos 300 em T0, pelo que sei na zona da Anil. Aconselho a tentar ficar mesmo na Avenida da Anil (zona onde todos os estudantes de Medicina moram, praticamente). Também temos residências da UBI, mas são muito longe da faculdade, pelo que não se revela muito prático, na verdade.
Acho que fiz um pequeno resumo do mais importante. Colegas, acrescentem e corrijam mais coisas!
Entrei este ano aqui e também desejava que um "resuminho" destes tivesse sido feito antes de me candidatar aqui, porque também me senti perdida relativamente a todo o ambiente daqui da UBI e o método de ensino. O único ponto negativo é a demora das viagens, mas tudo o resto compensa. Adoro a Covilhã e adoro o método daqui e acho que tive uma fácil adaptação. Espero ter ajudado a esclarecer melhor as tuas dúvidas e as de quem está a considerar candidatar-se a Medicina na Covilhã. Muito boa sorte este ano e espero poder encontrar-te por aqui para o ano!

Qualquer dúvida, estou aqui disponível para responder! ☺