Aspirantes a Medicina 2020/2021

 

Qual é a faculdade de medicina que vais escolher em 1ª. opção?


  • Total voters
    613
Já leste os posts do tópico Medicina - UBI? Sei que tem muitas publicações, mas tem testemunhos de várias pessoas, se calhar tens mais informação do que se eu tentar explicar agora em pouco espaço. Para além disso, eu já passei pelo 1º ano há 4 anos, se calhar não tenho a informação mais atual (invocando o @Rodrigo Martins para me ajudar). Se depois tiveres alguma dúvida estás à vontade para perguntar.
Olááá! A minha faculdade, à semelhança da escola de medicina do Minho é bastante peculiar. Há quem adore por tudo este método e há quem deteste. Vou tentar dar um resumo:
  • A faculdade funciona por trimestres e, assim sendo, só vais ter 2 cadeiras ao mesmo tempo. Isso não a torna necessariamente fácil porque tens testes de 2 em 2 semanas às cadeiras o que te obriga a levar um estudo contínuo. Assim sendo, de um modo geral tens cerca de 4-5 (ou apenas 2, ex. Arte da Medicina e Epidemiologia) testes por cadeira + exame global no final. O exame acaba por valer cerca de 40%. Isto é ótimo porque em vez de teres um exame no final que vale 100%, assim é muito mais justo. Para além disso, assim tu nunca vais estudar para decorar e vomitar num teste, visto que, vais precisar de saber isso em qualquer fase da cadeira até ao exame. Isso é um grande ponto forte desta faculdade, as coisas ficam na cabeça. Para além disso, tens um exame no final do ano onde sai TUDO que aprendeste, apesar de que ninguém estuda muito porque acho que a outra metade da nota a essa cadeira de "integração de conhecimentos" é de LACs ("testes" práticos que tu fazes ao longo do curso como os do 1º ano: (1) suporte básico de vida; (2) higiene das mãos (corona be like: 👀 ); (3) primeiros socorros; (4) segurança do doente até suporte avançado de vida no 6º ano por exemplo). Não penses que 2 cadeiras de cada vez é fácil, estás sempre a estudar, só tens folga nos fins de semanas depois dos testes para visitares a terrinha (forgive me, city people) o que se torna muito extenuante mas totally worth it. Ex. Sistema Músculo-Esquelético, tens 2 semanas para estudar a anatomia toda do membro superior --Bué difícil, não há tempo para leres as 300 páginas da bibliografia sobre isso (sim, porque na UBI não há sebentas). Ou então 4 capítulos de Biologia Celular e Molecular que se faz com um braço atrás das costas. Depende muito mas seres autodidata é um must. Tens que te habituar ao facto de que és tu em casa que aprendes 100% das coisas. Eu por exemplo prefiro o método tradicional porque gostava da oportunidade de ter aulas e em casa estudar porque isto não é nenhuma engenharia que justifique tanto tempo para tirar dúvidas xD É uma questão de veres o que preferias.
  • Também não tens férias, passas as do Natal a estudar e por exemplo na passagem do 2º para o 3º trimestre que está a acontecer agora, o último exame foi na quarta-feira e na segunda-feira começas o 3º trimestre (4 dias de férias...). Mas dia 15 de Junho já estás livre (Se não fores ao exame do exame em Julho para subires notas ou passares a alguma cadeira).
  • O único flagelo dos anos básicos é não termos contacto com cadáveres, o que me deixe super invejoso quando por exemplo a @Cátia Páscoa tem o seu próprio kit de dissecação e disseca um cadáver de o ínicio ao fim 😤 Na UBI, alguns conseguiram ir ver uma ou duas dissecações porque o prof era médico legista mas eu por exemplo não tive a oportunidade. Eu pelo menos adoraria que a UBI fosse permitida ter peças cadavéricas.
  • Acerca de nós só estudarmos pela bibliografia, isso é actually uma vantagem. Quando chegares à PNA, a tua capacidade de selecionar a informação importante nos x livros que tens que estudar vai ser uma vantagem.
  • O nosso rácio é incrível, 2 estudantes por tutor (verídico, nos estágios via-os sempre aos pares a passear pelo hospital), e como a nova PNA foca nessa parte, acredito que a nossa média na PNA melhore um bocadinho em comparação com as outras faculdades. Mas a única faculdade em que este cenário é mau é a FMUC. O rácio deles é horrível. Isto tem desvantagens, perdes 2 horas de viagem todos os dias para Castelo Branco ou Guarda se o teu estágio não for na Covilhã (O Minho e a NOVA de Lisboa também passam por isto, assim como a FMUC que tem certos estágios em Covões, nunca ouvi nada das outras faculdades).
  • Acerca dos estágios que são uma vantagem em comparação com outras faculdades. É tudo treta. Sei que no Minho, Porto e Lisboa tens estágios ou oportunidade de viveres o ambiente hospitalar (exemplo, ver cirurgias). Os meus estágios foram uma perda de tempo, só não foram quando estava a ver uma cirurgia às varizes em Castelo Branco (também podes ver por exemplo no CHUCB se tiveres uns connects fáceis de fazer). Por isso não deixes que isso afete a tua decisão.
  • A nossa associação é doutro mundo, se estiveres aborrecido com o estudo tens sempre algo que fazer com a medUBI. Quando dizem que ela complementa o currículo médico, não estão a gozar. Às vezes estou com os meus amigos de med e eles ficam admirados como eu sei algumas coisas e é tudo em eventos da associação. Por isso fica a dica de desde o dia 1 alinhares nos eventos que a tua futura associação faz 😉 vais fazer muitas amizades!
  • Outra coisa excelente é que podemos rever as perguntas que errámos após cada teste (e reclamar de que elas estão mal feitas) e isso é ótimo porque vemos o que erramos, and that is the learning process!!!
  • Also, tens imenso tempo livre sem aulas. Eu por exemplo no 3º trimestre com neuroanatomia e epidemiologia só vou ter aulas em dois dias, à segunda e terça (fora algumas exceções).

Depois disto tudo o meu conselho é ires para onde aches que te vais sentir melhor, porque vais ser médico em ambas as faculdades e é extremamente difícil saber qual te prepara melhor para seres médico ou para teres melhor nota para a PNA (estando estes dois correlacionados mas um não advoga o outro, tens faculdades onde no estágio no 6º ano podes marcar presença e ir para casa estudar para a PNA. Tiras melhor nota na PNA mas sais pior médico). Após quase 1 ano em Medicina e estando extremamente feliz onde estou, eu continuaria a meter outra opção em 1º lugar sem ser a UBI, mas em nada tem haver com a faculdade em si (exceto poder ter aulas sem ser tutorias e a parte dos cadáveres mas isso nem entra na equação, é muito insignificante ), deve-se a fatores externos à faculdade. Tenho amigos que não meteram a UBI em 1º lugar e agora não a trocam por NADA deste mundo. Espero ter ajudado!

Não te esqueças que a escolha deverá ter como fator decisivo, caso seja necessário, fatores externos à faculdade e inerentes a ti. Espero ter ajudado e não ter aumentado a indecisão! Also, a Covilhã ser fria é mito, ela é quente como tudo. Em Vila Real é que se passa frio, aqui parece as ilhas no Inverno.
Post automatically merged:

O quarto duplo fica a 76,26 euros/mês, mas acho que a bolsa cobre esse valor.
Também acho que sim, e disseram-me que se pedires residência e não houver lugar eles pagam-te as faturas da casa que tens arrendada (deve ser um x, mas disseram-me que era o total na altura, mas não me fio muito). A pé tens uma residência que fica a 30 minutos (de autocarro também são + de 30 minutos). A outra fica a 30 minutos de autocarro mas a pé é puxado.
 
Última edição:
Isso não a torna necessariamente fácil porque tens testes de 2 em 2 semanas às cadeiras o que te obriga a levar um estudo contínuo.
Já agora, recomendo vivamente um estudo contínuo independentemente do tipo de ensino. 😂
Não digo que seja completamente impossível, mas acho muito dificil andar sem estudar grande coisa durante o semestre. Mesmo estudando todos os dias (ou quase), há sempre coisas por fazer, eu acho.
Claro que há aquelas cadeiras em que um pequeno estudo antes do exame chega perfeitamente, mas por exemplo agora só tenho cadeiras trabalhosas (tirando uma optativa) e só espero sobreviver até ao final do semestre... 😂😂😂
 
Olááá! A minha faculdade, à semelhança da escola de medicina do Minho é bastante peculiar. Há quem adore por tudo este método e há quem deteste. Vou tentar dar um resumo:
  • A faculdade funciona por trimestres e, assim sendo, só vais ter 2 cadeiras ao mesmo tempo. Isso não a torna necessariamente fácil porque tens testes de 2 em 2 semanas às cadeiras o que te obriga a levar um estudo contínuo. Assim sendo, de um modo geral tens cerca de 4-5 (ou apenas 2, ex. Arte da Medicina e Epidemiologia) testes por cadeira + exame global no final. O exame acaba por valer cerca de 40%. Isto é ótimo porque em vez de teres um exame no final que vale 100%, assim é muito mais justo. Para além disso, assim tu nunca vais estudar para decorar e vomitar num teste, visto que, vais precisar de saber isso em qualquer fase da cadeira até ao exame. Isso é um grande ponto forte desta faculdade, as coisas ficam na cabeça. Para além disso, tens um exame no final do ano onde sai TUDO que aprendeste, apesar de que ninguém estuda muito porque acho que a outra metade da nota a essa cadeira de "integração de conhecimentos" é de LACs ("testes" práticos que tu fazes ao longo do curso como os do 1º ano: (1) suporte básico de vida; (2) higiene das mãos (corona be like: 👀 ); (3) primeiros socorros; (4) segurança do doente até suporte avançado de vida no 6º ano por exemplo). Não penses que 2 cadeiras de cada vez é fácil, estás sempre a estudar, só tens folga nos fins de semanas depois dos testes para visitares a terrinha (forgive me, city people) o que se torna muito extenuante mas totally worth it. Ex. Sistema Músculo-Esquelético, tens 2 semanas para estudar a anatomia toda do membro superior --Bué difícil, não há tempo para leres as 300 páginas da bibliografia sobre isso (sim, porque na UBI não há sebentas). Ou então 4 capítulos de Biologia Celular e Molecular que se faz com um braço atrás das costas. Depende muito mas seres autodidata é um must. Tens que te habituar ao facto de que és tu em casa que aprendes 100% das coisas. Eu por exemplo prefiro o método tradicional porque gostava da oportunidade de ter aulas e em casa estudar porque isto não é nenhuma engenharia que justifique tanto tempo para tirar dúvidas xD É uma questão de veres o que preferias.
  • Também não tens férias, passas as do Natal a estudar e por exemplo na passagem do 2º para o 3º trimestre que está a acontecer agora, o último exame foi na quarta-feira e na segunda-feira começas o 3º trimestre (4 dias de férias...). Mas dia 15 de Junho já estás livre (Se não fores ao exame do exame em Julho para subires notas ou passares a alguma cadeira).
  • O único flagelo dos anos básicos é não termos contacto com cadáveres, o que me deixe super invejoso quando por exemplo a @Cátia Páscoa tem o seu próprio kit de dissecação e disseca um cadáver de o ínicio ao fim 😤 Na UBI, alguns conseguiram ir ver uma ou duas dissecações porque o prof era médico legista mas eu por exemplo não tive a oportunidade. Eu pelo menos adoraria que a UBI fosse permitida ter peças cadavéricas.
  • Acerca de nós só estudarmos pela bibliografia, isso é actually uma vantagem. Quando chegares à PNA, a tua capacidade de selecionar a informação importante nos x livros que tens que estudar vai ser uma vantagem.
  • O nosso rácio é incrível, 2 estudantes por tutor (verídico, nos estágios via-os sempre aos pares a passear pelo hospital), e como a nova PNA foca nessa parte, acredito que a nossa média na PNA melhore um bocadinho em comparação com as outras faculdades. Mas a única faculdade em que este cenário é mau é a FMUC. O rácio deles é horrível. Isto tem desvantagens, perdes 2 horas de viagem todos os dias para Castelo Branco ou Guarda se o teu estágio não for na Covilhã (O Minho e a NOVA de Lisboa também passam por isto, assim como a FMUC que tem certos estágios em Covões, nunca ouvi nada das outras faculdades).
  • Acerca dos estágios que são uma vantagem em comparação com outras faculdades. É tudo treta. Sei que no Minho, Porto e Lisboa tens estágios ou oportunidade de viveres o ambiente hospitalar (exemplo, ver cirurgias). Os meus estágios foram uma perda de tempo, só não foram quando estava a ver uma cirurgia às varizes em Castelo Branco (também podes ver por exemplo no CHUCB se tiveres uns connects fáceis de fazer). Por isso não deixes que isso afete a tua decisão.
  • A nossa associação é doutro mundo, se estiveres aborrecido com o estudo tens sempre algo que fazer com a medUBI. Quando dizem que ela complementa o currículo médico, não estão a gozar. Às vezes estou com os meus amigos de med e eles ficam admirados como eu sei algumas coisas e é tudo em eventos da associação. Por isso fica a dica de desde o dia 1 alinhares nos eventos que a tua futura associação faz 😉 vais fazer muitas amizades!
  • Outra coisa excelente é que podemos rever as perguntas que errámos após cada teste (e reclamar de que elas estão mal feitas) e isso é ótimo porque vemos o que erramos, and that is the learning process!!!
  • Also, tens imenso tempo livre sem aulas. Eu por exemplo no 3º trimestre com neuroanatomia e epidemiologia só vou ter aulas em dois dias, à segunda e terça (fora algumas exceções).

Depois disto tudo o meu conselho é ires para onde aches que te vais sentir melhor, porque vais ser médico em ambas as faculdades e é extremamente difícil saber qual te prepara melhor para seres médico ou para teres melhor nota para a PNA (estando estes dois correlacionados mas um não advoga o outro, tens faculdades onde no estágio no 6º ano podes marcar presença e ir para casa estudar para a PNA. Tiras melhor nota na PNA mas sais pior médico). Após quase 1 ano em Medicina e estando extremamente feliz onde estou, eu continuaria a meter outra opção em 1º lugar sem ser a UBI, mas em nada tem haver com a faculdade em si (exceto poder ter aulas sem ser tutorias e a parte dos cadáveres mas isso nem entra na equação, é muito insignificante ), deve-se a fatores externos à faculdade. Tenho amigos que não meteram a UBI em 1º lugar e agora não a trocam por NADA deste mundo. Espero ter ajudado!

Não te esqueças que a escolha deverá ter como fator decisivo, caso seja necessário, fatores externos à faculdade e inerentes a ti. Espero ter ajudado e não ter aumentado a indecisão! Also, a Covilhã ser fria é mito, ela é quente como tudo. Em Vila Real é que se passa frio, aqui parece as ilhas no Inverno.
Post automatically merged:


Também acho que sim, e disseram-me que se pedires residência e não houver lugar eles pagam-te as faturas da casa que tens arrendada (deve ser um x, mas disseram-me que era o total na altura, mas não me fio muito). A pé tens uma residência que fica a 30 minutos (de autocarro também são + de 30 minutos). A outra fica a 30 minutos de autocarro mas a pé é puxado.

Efetivamente as coisas mudaram bastante nestes 4 anos 😂

Na UBI, alguns conseguiram ir ver uma ou duas dissecações porque o prof era médico legista mas eu por exemplo não tive a oportunidade

A sério que houve malta do 1º ano a ver autópsias? Que sorte, nunca tinha visto isso a acontecer. No 1º ano inscrevi-me e nunca me chamaram. Sempre acreditei que era porque davam preferência ao 4º ano. No 4º, em Medicina Legal, disseram que quem quisesse ir era só organizar-se em grupos e enviar essa informação. Era tudo jajão. Até gozaram com isso no vídeo do ano, como se fosse a apresentação de um filme chamado "A autópsia - O mito" 😂

O nosso rácio é incrível, 2 estudantes por tutor (verídico, nos estágios via-os sempre aos pares a passear pelo hospital)

A malta anda aos pares porque efetivamente temos pares de estágio 😅 A partir do 4º ano pedem-nos para organizar os pares, subrotações e rotações para os estágios. Na maioria das vezes ficamos com o nosso par, mas às vezes fica um aluno por tutor, outras vezes mais do que dois por tutor, depende muito.

Os meus estágios foram uma perda de tempo

Não gostaste mesmo do estágio? 🙁 Normalmente a malta até gosta. Claro que no 1º ano não vais fazer nada de "útil", mas eu achei o estágio motivante e interessante para perceber como funcionam as coisas. E nem fui ao bloco, tiveste sorte 😝


Não querendo ser preciosista, é O MedUBI, porque é O núcleo de estudantes 😂 Não sei porquê, mas no início muita gente acha que é feminino.

Also, a Covilhã ser fria é mito, ela é quente como tudo

Este ano está quente, só em janeiro é que esteve mais frio. Está um bocado atípico. Mas o que não é mito é o calor no verão. 4º e 5º ano na Covilhã até julho é terrível 😝
 
  • Like
Reactions: Joana Praia
Não querendo ser preciosista, é O MedUBI, porque é O núcleo de estudantes 😂 Não sei porquê, mas no início muita gente acha que é feminino.
Das duas uma: ou porque associam a uma associação de estudantes e não a um núcleo ou então, por dizer-se “a UBI”, à primeira vista parece que soa melhor “a MedUBI” 🤣 também não fazia ideia que se dizia assim ahaha
 
A sério que houve malta do 1º ano a ver autópsias? Que sorte, nunca tinha visto isso a acontecer. No 1º ano inscrevi-me e nunca me chamaram. Sempre acreditei que era porque davam preferência ao 4º ano. No 4º, em Medicina Legal, disseram que quem quisesse ir era só organizar-se em grupos e enviar essa informação. Era tudo jajão. Até gozaram com isso no vídeo do ano, como se fosse a apresentação de um filme chamado "A autópsia - O mito" 😂
Queres mandar-me o link ou é preciso vasculhar o youtube? 😂
Também me disseram que se podia fazer isso! Agora estou triste :( Como é suposto aprendermos medicina legal na sala de aula?

A malta anda aos pares porque efetivamente temos pares de estágio 😅 A partir do 4º ano pedem-nos para organizar os pares, subrotações e rotações para os estágios. Na maioria das vezes ficamos com o nosso par, mas às vezes fica um aluno por tutor, outras vezes mais do que dois por tutor, depende muito.
Are you saying que nós podemos andar com o nosso melhor amigo pelo estágio? That's amazing.

Não gostaste mesmo do estágio? 🙁 Normalmente a malta até gosta. Claro que no 1º ano não vais fazer nada de "útil", mas eu achei o estágio motivante e interessante para perceber como funcionam as coisas. E nem fui ao bloco, tiveste sorte 😝
Eu fiz voluntariado aquando o BeInMed no hospital durante 2 horas em que ia visitar os pacientes e dar dois dedos de conversa e aprendi muito mais do que naqueles estágios 😜 Acho que se querem desenvolver a parte humana nos caloiros deviam ter atividades que envolvessem contacto com pacientes.
Btw no estágio adorei em Castelo Branco quando o diretor de serviço nos deixou usar o esteto em nefrologia numa fístula e ensinou-nos umas coisitas. Apesar de ter sido rude para o paciente, assisti a uma consulta e aquilo estava muito hostil. A dada altura ele para a consulta e diz-me para tirar uma foto com ele e outra sozinho quando o paciente estava a dizer que não queria tomar a vacina da gripe (se não estou em erro). Para além disso o pobre enfermeiro super simpático estava aterrorizado com ele, pôs-se a fazer perguntas de terminologia médica a nós, falou de Espanha, política, já não sei quê. Foi muito estranho 😳

Também aprendi que hospitais não são feitos para pessoas de Vila Real e related, eu estava a suar com o calor. Eu acho que vou trabalhar na morgue daqui a 6 anos.
Tem que ser "a MedUBI", senão é como dizer "o tablet"!!!
 
Última edição:
Queres mandar-me o link ou é preciso vasculhar o youtube? 😂

Estava quase para te dizer para procurares o canal do MedUBI, porque assim vês os outros vídeos, mas aqui tens xD Btw, aconselho-te a ver o vídeo do 15-21 do 3º ano, porque o do 4º é tipo continuação.
Vou aproveitar a pausa no estudo e rever 😝

Também me disseram que se podia fazer isso! Agora estou triste :( Como é suposto aprendermos medicina legal na sala de aula?

Pode ser que tenham sorte, já que tiveram este ano. Senão vês os power points mesmo fixes que eles mostram e ouves as histórias alucinantes 😂 Acho que em nenhuma faculdade tens um estágio assim tão realista em relação ao dia a dia de um médico legista, é um bocado difícil. Sabes que a maioria do que eles fazem nem são autópsias?

Are you saying que nós podemos andar com o nosso melhor amigo pelo estágio? That's amazing

Yup. Embora uma pessoa tente juntar ali o grupo de amigos e depois a FCS troca-nos as voltas e separa-nos (ex: par 1 e 2 para ficarem juntos, e a FCS decide mandar os pares para um hospital e os ímpares para outro). Mas quase sempre estamos com o nosso par. Podes é fartar-te do teu par (acredita que acontece).
Btw, vocês continuam a ter grupos de tutoria feitos pela FCS que trocam todos os trimestres? Eu achava isso positivo, porque te obriga a interagir com muita gente.

Btw no estágio adorei em Castelo Branco quando o diretor de serviço nos deixou usar o esteto em nefrologia numa fístula e ensinou-nos umas coisitas.

Ah, vejo que conheceste essa personagem (não vou dizer nomes que isto é público 😂). Ele faz sempre isso quando vamos ao serviço. E todas as outras coisas que descreveste, é o típico dele. As aulas de nefro são uma pérola, ou odeias o senhor ou adoras. Esse "estágio" sim é uma perda de tempo. Este ano diminuíram uma semana, aleluia.

Também aprendi que hospitais não são feitos para pessoas de Vila Real e related, eu estava a suar com o calor.

Todos os hospitais são horrivelmente quentes, para malta de todo o país. Na rua andas com imensa roupa, chegas ao hospital e tens de vestir uma t-shirt. E às vezes até a bata é quente demais.

Tem que ser "a MedUBI", senão é como dizer "o tablet"!!!

Não apanhei esta 😅 A sério que é o MedUBI, o rapaz que era presidente no meu 1º ano frisou isso na apresentação da UP0.
 
  • Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins
Olá Aspirantes!! Acham que os exames nacionais poderão vir a ser adiados por causa deste surto? Qual a vossa opinião ?
 
Olá Aspirantes!! Acham que os exames nacionais poderão vir a ser adiados por causa deste surto? Qual a vossa opinião ?

eu acho que eles não fariam isso, uma vez que iria ter grandes repercussões, os pais e professores iam estar contra, e implicava adiar as candidaturas e se calhar até a própria entrada na faculdade
 
  • Like
Reactions: beatriz26_
Eu não descartava já essa possibilidade, com a quantidade de escolas e de faculdades que está a suspender as aulas...
Mas ainda falta algum tempo até lá e não sabemos como as coisas vão evoluir entretanto. 😅
 
Olá Aspirantes!! Acham que os exames nacionais poderão vir a ser adiados por causa deste surto? Qual a vossa opinião ?
Diria que não, o desafio será saber como alunos que fiquem sem uma quantidade considerável de aulas até lá irão recuperar esse tempo perdido.
 
  • Like
Reactions: beatriz26_
Diria que não, o desafio será saber como alunos que fiquem sem uma quantidade considerável de aulas até lá irão recuperar esse tempo perdido.
Acesso à época especial de escolas nesses casos. É a primeira coisa que me vem assim à cabeça, se forem só algumas.
 
Olá (mais uma vez), não sei se aqui será melhor sitio para dizer, mas já está disponível o pedido de atribuição de senha para a candidatura ao ensino superior
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Edgar H
  • Like
Reactions: beatriz26_