Aspirantes a Medicina Dentária 2020/2021

filipa1770

Membro
Matrícula
6 Agosto 2017
Olá a todos!! Decidi criar este tópico para todos aqueles que, como eu, tencionam entrar em medicina dentária este ano.
Como há uma enorme incerteza relativamente às médias, agradecia que comentassem qual a instituição para onde querem ir e a vossa média.

Posto isto, eu meti como primeira opção Coimbra e como segunda Lisboa. Vou utilizar os exames de Matemática e de Biologia e Geologia; A minha média final é 17,53.

Olá, uma das minhas opções é também medicina dentária e tenho média de 17,92 mas tenho receio de não conseguir entrar uma vez que as notas dos exames foram demasiado altas.
Olá. Pretendes entrar em que universidade e com que provas de ingresso te vais candidatar?! Estás com uma média bastante boa. Dependendo das provas de ingresso eu não penso que as médias subirão de forma astronómica. Quer em Lisboa quer em Coimbra as médias foram 173.8 e no Porto foram 172.0 o ano passado. A tua média tem uma diferença relativamente grande.

• Like
Reactions: inesmflopes
Olá. Pretendes entrar em que universidade e com que provas de ingresso te vais candidatar?! Estás com uma média bastante boa. Dependendo das provas de ingresso eu não penso que as médias subirão de forma astronómica. Quer em Lisboa quer em Coimbra as médias foram 173.8 e no Porto foram 172.0 o ano passado. A tua média tem uma diferença relativamente grande.
Vou candidatar-me a coimbra e lisboa com as provas de matemática e biologia. Tenho medo que não seja uma diferença suficientemente grande para este ano, foi tudo tãooo diferente

• Like
Reactions: DreamsComeTrue
Vou candidatar-me a coimbra e lisboa com as provas de matemática e biologia. Tenho medo que não seja uma diferença suficientemente grande para este ano, foi tudo tãooo diferente
Eu tou numa situação bem pior que tu em que se as médias realmente aumentarem não entro na minha 1ª opção. No que eu quero os exames são de 11° e estou com esperanças de que não haja assim uma grande diferença em relação ao ano anterior.

• Like
Eu tou numa situação bem pior que tu em que se as médias realmente aumentarem não entro na minha 1ª opção. No que eu quero os exames são de 11° e estou com esperanças de que não haja assim uma grande diferença em relação ao ano anterior.
Estamos iguais então, dentária é a minha 3ª opção mas espero mesmo que entres!

Olá, alguém de medicina dentária me pode explicar quais sao as principais diferenças entre o curso no porto e em Coimbra? Qual tem maior prestígio e maior facilidade para encontrar emprego?
Olá!! Ambas são boas escolas médicas, no entanto existem sempre diferenças, tanto positivas como negativas. Uma das grandes diferenças é que na FMUC, Medicina Dentária encontra-se ligada aos CHUC, que são os hospitais universitários da universidade de Coimbra, o que te permite um maior contacto com a clínica logo no início do teu primeiro ano!! Isto permite ainda que as tuas bases médicas durante os 2 primeiros anos, como também ao longo dos restantes, sejam muito mais abrangentes.
Como são faculdades diferentes é normal que algumas cadeiras também o sejam, por exemplo, no Porto tens inglês e em Coimbra o mesmo não se verifica (isto no primeiro ano) . Quanto à empregabilidade creio que seja igual tanto na FMUC como na FMDUP. Boa sorte ;)

Sabem se o curso tem preferência regional?
Olá Inês! Na maioria das universidades públicas não tens preferência regional (pelo menos em Coimbra não), mas é uma questão de veres no site da faculdade ou mesmo na candidatura, deve existir essa opção se o curso que escolheres tiver de facto pref. regional.

• Love
Alguém se vai candidatar à FMUDP com o objetivo de mudar para Medicina? Sabem que equivalências conseguimos? É que o plano mudou este ano

• Like
Reactions: Med10
Olá! Obrigada pela resposta, nao sei se és de medicina dentária mas se fores podes me só dar uma ideia da realidade dos jovens médicos dentistas em portugal? Estou a pensar em colocar MD como opcao mas todos dizem que é um curso sem saída em portugal, é tao mau como se diz?
A realidade é má, o mercado em Portugal está saturado de dentistas e se não tiveres cunhas dificilmente arranjas um trabalho que não seja no meio do nada, fora das cidades. E falo porque estive um ano nesse curso e por isso conheço muitas pessoas já dentistas e alguns acabados de se formar. Sem cunhas o mais provável é arranjares um part-time numa clínica aqui e outro longe e teres de andar constantemente em viagens para conseguires ter um ordenado que te sustente

Sabem se o curso tem preferência regional?

Penso que só possas usar preferência regional em cursos de politécnico

Olá! Vou concorrer a Medicina Dentária, com uma média de 176,75. Primeira opção Coimbra e segunda opção Porto. Sei que vai ser muito difícil entrar uma vez que as médias provavelmente irão aumentar. Acham que tenho alguma hipótese?
Obrigada 🙂

Olá! Vou concorrer a Medicina Dentária, com uma média de 176,75. Primeira opção Coimbra e segunda opção Porto. Sei que vai ser muito difícil entrar uma vez que as médias provavelmente irão aumentar. Acham que tenho alguma hipótese?
Obrigada 🙂
Olá Marina!
A média para ambas as faculdades é igual? Isto porque as provas de ingresso em Coimbra podem ser matemática+bg OU bg+fq enquanto que no Porto apenas podes usar bg+fq. Isso faz com que, possivelmente, as tuas médias de candidatura sejam diferentes.
Quanto às colocações, este ano é uma grande incógnita para todos os cursos... Contudo, acho que tens possibilidade de entrar em ambas (principalmente no Porto, onde a média costuma ser mais baixa)!!! Se te sentes mais segura coloca outros cursos nas restantes 4 opções. Coloca alguns que gostes, mas que também consigas ter equivalências, caso queiras no ano seguinte transitar para medicina dentária!!
Muito boa sorte 🍀

Olá Marina!
A média para ambas as faculdades é igual? Isto porque as provas de ingresso em Coimbra podem ser matemática+bg OU bg+fq enquanto que no Porto apenas podes usar bg+fq. Isso faz com que, possivelmente, as tuas médias de candidatura sejam diferentes.
Quanto às colocações, este ano é uma grande incógnita para todos os cursos... Contudo, acho que tens possibilidade de entrar em ambas (principalmente no Porto, onde a média costuma ser mais baixa)!!! Se te sentes mais segura coloca outros cursos nas restantes 4 opções. Coloca alguns que gostes, mas que também consigas ter equivalências, caso queiras no ano seguinte transitar para medicina dentária!!
Muito boa sorte 🍀
A minha média de ingresso é igual para ambas as faculdades. A média do último colocado em Coimbra foi173,8 e no Porto foi 172,0. Espero conseguir entrar, mas sei que vai ser muito complicado, e já estou a pensar noutras opções! Boa sorte e obrigada!

A minha média de ingresso é igual para ambas as faculdades. A média do último colocado em Coimbra foi173,8 e no Porto foi 172,0. Espero conseguir entrar, mas sei que vai ser muito complicado, e já estou a pensar noutras opções! Boa sorte e obrigada!
A tua média ainda tem uma diferença significativa em relação à do ano passado!! Mas sim, fazes bem "jogar pelo seguro" e colocar outras opções. Vais conseguir, não desanimes 😉

Vou candidatar-me em primeira opção na FMUC (Coimbra) com nota de candidatura 17.95 e estou com bastante receio de não entrar. Em segunda opção irei colocar ciências farmacêuticas de modo a obter mais equivalências se não entrar logo em dentária. Boa sorte a todos!