Aspirantes a Medicina Dentária 2020/2021

Futuros caloirinhos e caloirinhas,
No ano passado eu era uma aspirante a Medicina, e hoje estou muito feliz a menos de um mês de começar o 2° ano de Medicina Dentária em Coimbra. Adoro ver tanta gente com o sonho de Dentária, e tanta gente que quer Coimbra. Acreditem que todo o trabalho que fizeram no secundário vai valer a pena quando virem o resultado das colocações. ✨
Se tiverem alguma dúvida mandem mensagem, digam aqui no fórum, estejam à vontade.
Aos que querem Coimbra, estou ansiosa para vos ver por lá, e desejo-vos MUITO BOA SORTE 💛

Alguém se vai candidatar à FMUDP com o objetivo de mudar para Medicina? Sabem que equivalências conseguimos? É que o plano mudou este ano
Fiz isso há alguns anos, mas acho que entretanto aconteceram muitas mudanças, por isso se calhar não te consigo ajudar da melhor maneira. Qualquer dúvida que possa ajudar, estou disponível.

• Love
Reactions: simaodeoliveira25
Olhem, alguém me pode ajudar?
Eu estou muito nervoso com a candidatura. As minhas três primeiras opções são Medicina com média de 180,5.
E eu estou reticente a colocar Medicina Dentária na quarta posição, por causa da precariedade e instabilidade que se vive depois do curso. Tenho medo de fazer uma má escolha. Alguém me pode tranquilizar e dizer, de forma fidedigna aquilo que considera quanto à expectativa de vida? É que, a ir, gostava de emigrar depois... mas tenho medo de não conseguir, e desperdiçar 5 anos da minha vida.
Obrigado...

Eu estou muito nervoso com a candidatura. As minhas três primeiras opções são Medicina com média de 180,5.
E eu estou reticente a colocar Medicina Dentária na quarta posição, por causa da precariedade e instabilidade que se vive depois do curso. Tenho medo de fazer uma má escolha. Alguém me pode tranquilizar e dizer, de forma fidedigna aquilo que considera quanto à expectativa de vida? É que, a ir, gostava de emigrar depois... mas tenho medo de não conseguir, e desperdiçar 5 anos da minha vida.
Obrigado...
Com essa média quase de certeza que consegues entrar em medicina, percebo os teus receios estou numa situação parecida, mas tu vais conseguir! Good luck

• Like
Reactions: FranciscoG.
Dou por mim quase a chorar com os nervos.. Good luck para ti também! Abraço

Percebo por ser uma decisão importante na vida de qualquer um de nós e também já passei por isso, mas é como já disseram aqui, a tua média não está tão no limite quanto isso. Ninguém te pode dar certezas, mas acho que podes estar muito esperançado em entrar. Muita calminha nessa hora e a maior das sortes!!!

• Fabulous
Obrigado...
Olá! Acho que estás a ter uma excelente alternativa, caso as coisas corram menos bem.. É um curso que tens algumas equivalências com medicina (o que é bom caso queiras mudar ao fim do primeiro ano), pois os primeiros anos são sempre aqueles mais teóricos onde muitas unidades curriculares são iguais ou muito semelhantes. Quanto ao curso em si permite-te após os 5 anos tirares uma pós graduação, que acaba por ser uma especialidade (implantologia, ortodontia, etc). No entanto, após esses tais 5 anos já és médico dentista e podes exercer sem qualquer problema.
Muito boa sorte e vai correr td bem! 😉

• Fabulous
Olá! Vou concorrer a Medicina Dentária, com uma média de 178. Primeira opção Lisboa , preferência regional ,segunda opção Coimbra e Terca Porto. Sei que vai ser muito difícil entrar uma vez que as médias provavelmente irão aumentar. Acham que tenho alguma hipótese?
Obrigada

Coloquei como Primeira opção a FMUC e em segunda a FMDUP, com média de 17,50.
Acham que a média é suficiente?
Boa sorte a todos 🍀
Olá!! Embora este ano não seja fácil fazer previsões, penso que será mais provável entrares na FMDUP (a média costuma ser mais baixa em relação a Coimbra e a Lisboa). Contudo, a tua primeira opção não está totalmente colocada de lado!
Muito boa sorte e aproveita as férias para descansar 😜

Olá! Vou concorrer a Medicina Dentária, com uma média de 178. Primeira opção Lisboa , preferência regional ,segunda opção Coimbra e Terca Porto. Sei que vai ser muito difícil entrar uma vez que as médias provavelmente irão aumentar. Acham que tenho alguma hipótese?
Obrigada
Boas! Penso que consigas entrar na tua primeira opção, embora este ano seja atípico.. Mas, pelo menos, numa dessas 3 conseguirás!!
Muito boa sorte e boas férias 😄

• Like
Reactions: R.S Figueiredo
Olá! Acho que estás a ter uma excelente alternativa, caso as coisas corram menos bem.. É um curso que tens algumas equivalências com medicina (o que é bom caso queiras mudar ao fim do primeiro ano), pois os primeiros anos são sempre aqueles mais teóricos onde muitas unidades curriculares são iguais ou muito semelhantes. Quanto ao curso em si permite-te após os 5 anos tirares uma pós graduação, que acaba por ser uma especialidade (implantologia, ortodontia, etc). No entanto, após esses tais 5 anos já és médico dentista e podes exercer sem qualquer problema.
Muito boa sorte e vai correr td bem! 😉

Prepara-te para dar 5-7 mil euros por ano para fazer uma pós-graduação...pelo menos na fmdup 😬
Infelizmente, dentária é dos cursos mais caros mesmo em faculdades públicas. Primeiro devido ao valor dos equipamentos que tens de adquirir ao longo do curso obrigatoriamente e depois devido ao preço das pós-graduações. Não quero de todo desincentivar ninguém mas aconselho que contém com algumas despesas ao longo do curso para material (diria no mínimo 500 euros). Vejam também no grupo da faculdade que costuma haver pessoal mais velho a vender o seu material quando acaba o curso.
Quanto à pós-graduação, não é obrigatória, só faz quem quer (e pode) e há muitos dentistas que não a têm (óbvio que é sempre um bónus para arranjar trabalhos melhores)

Prepara-te para dar 5-7 mil euros por ano para fazer uma pós-graduação...pelo menos na fmdup 😬
Infelizmente, dentária é dos cursos mais caros mesmo em faculdades públicas. Primeiro devido ao valor dos equipamentos que tens de adquirir ao longo do curso obrigatoriamente e depois devido ao preço das pós-graduações. Não quero de todo desincentivar ninguém mas aconselho que contém com algumas despesas ao longo do curso para material (diria no mínimo 500 euros). Vejam também no grupo da faculdade que costuma haver pessoal mais velho a vender o seu material quando acaba o curso.
Quanto à pós-graduação, não é obrigatória, só faz quem quer (e pode) e há muitos dentistas que não a têm (óbvio que é sempre um bónus para arranjar trabalhos melhores)
Sim, de facto é bem verdade o que referes!! Daí a grande maioria das pessoas opte por começar a trabalhar e depois, caso consiga e tenha oportunidade, tira uma pós graduação.. Não é obrigatório e só o faz quem realmente quer e consegue, devido aos elevados custos.
Já ao longo do curso o dinheiro despendido em materiais é grande, algo que deveria de ser tomado em consideração pelas universidades públicas, uma vez que estes são essenciais à prática clínica!

• Like
Reactions: AEL