Atividades laboratoriais no exame de Físico-Química

Ricardo Sosa

Membro
Matrícula
24 Fevereiro 2018
Alguém tem alguma ideia de que atividade(s) laboratorial que vai sair no exame nacional de FQ deste ano.
Se não, as atividades mais importantes para estudar.
Obrg.

Guilherme Martins

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2017
Alguém tem alguma ideia de que atividade(s) laboratorial que vai sair no exame nacional de FQ deste ano.
Obrg.
Em princípio as que saíram no ano passado não devem sair outra vez este ano, pois não acredito que o IAVE faça isso. Mas nunca se sabe...
As experiências do teste da chama e da picnometria (de sólidos) nunca saíram especificamente em exames.
(Houve um teste intermédio em que saiu apenas uma escolha múltipla sobre o teste de chama e a picnometria de liquidos só saiu uma vez num exame e em alguns testes intermédios de 10º - Antigo Programa).

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Em princípio as que saíram no ano passado não devem sair outra vez este ano, pois não acredito que o IAVE faça isso. Mas nunca se sabe...
As experiências do teste da chama e da picnometria (de sólidos) nunca saíram especificamente em exames.
(Houve um teste intermédio em que saiu apenas uma escolha múltipla sobre o teste de chama e a picnometria de liquidos só saiu uma vez num exame e em alguns testes intermédios de 10º - Antigo Programa).
A picnometria saiu há 2 anos um grupo dedicado a ela
Miscibilidade de líquidos
Qualquer experiência pode sair... a miscibilidade e a difração não podia sair até há 2 anos.. agora nada impede de ser avaliada
Mensagem fundida automaticamente:

Obrg.
Não devendo descartar nenhuma AL, acho que as mais importantes são as experiencias de 10 ano porque acredito que se aparecesse uma de 11 estaria nas perguntas facultativas em que podes optar por não responder😅

diogomgt

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2020
A picnometria saiu há 2 anos um grupo dedicado a ela

Qualquer experiência pode sair... a miscibilidade e a difração não podia sair até há 2 anos.. agora nada impede de ser avaliada
Mensagem fundida automaticamente:

Não devendo descartar nenhuma AL, acho que as mais importantes são as experiencias de 10 ano porque acredito que se aparecesse uma de 11 estaria nas perguntas facultativas em que podes optar por não responder😅
As aprendizagens essenciais não incluem, contrariamente a objetivos de outras AL, prever a miscibilidade de líquidos quer na dimensão teórica quer na dimensão prática, mas nada se perde em compreender e relacionar conceitos, designadamente com as forças intermoleculares e implicações na estrutura e propriedades da matéria.

• Like
Reactions: KikoMed

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
As aprendizagens essenciais não incluem, contrariamente a objetivos de outras AL, prever a miscibilidade de líquidos quer na dimensão teórica quer na dimensão prática, mas nada se perde em compreender e relacionar conceitos, designadamente com as forças intermoleculares e implicações na estrutura e propriedades da matéria.
Ahhh interessante... de qualquer forma podemos resumir essa experiência numa frase : Semelhante dissolve semelhante 😅

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 11° Ano
Ahhh interessante... de qualquer forma podemos resumir essa experiência numa frase : Semelhante dissolve semelhante 😅
Eu tenho ideia geral de todas as ALs porque apareciam exercícios relacionados no meu livro de preparação e eu fiz os exercícios quase todos. Preciso de ver melhor a teoria mas acho que só vou fazer isso na semana do exame senão estou mesmo a ver a esquecer-me de tudo 😂😂 principalmente a do teste de chama, pilha e aquela de termodinâmica

• Like
Reactions: KikoMed

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Eu tenho ideia geral de todas as ALs porque apareciam exercícios relacionados no meu livro de preparação e eu fiz os exercícios quase todos. Preciso de ver melhor a teoria mas acho que só vou fazer isso na semana do exame senão estou mesmo a ver a esquecer-me de tudo 😂😂 principalmente a do teste de chama, pilha e aquela de termodinâmica
Sim essas ultimas duas experiências que mencionaste até são quase somente aplicação de conhecimentos , só tens que saber os componentes que formam os circuitos e pouco mais.. também é das coisas que eu revejo no fim porque é uma seca 😳

BCatado03

Membro
Matrícula
2 Março 2019
Alguém me consegue dizer que atividades laboratoriais não saem no exame?
Pelo que me recordo de ter lido e ouvido, as atividades que não saem são:
10Q:
- o N de moléculas de água numa gota
- Miscibilidade
10F:
- O painel
11F:
- podem sair todas
11Q:
- ácido acético
(pode sair qualquer uma das outras - total: 22)

Última edição:
Matrícula
10 Outubro 2018
Alôo! Alguém me podia dizer se a atividade laboratorial sobre a difração da luz (11 ano física) pode sair no exame? E se sim, têm algum material que me possa ajudar a estudar essa AL? Já tentei ler algumas coisas mas não estou a entender absolutamente nada...

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 11° Ano
Pelo que me recordo de ter lido e ouvido, as atividades que não saem são:
10Q:
- o N de moléculas de água numa gota
- Miscibilidade
10F:
- A pilha
- O painel
11F:
- podem sair todas
11Q:
- ácido acético
(pode sair qualquer uma das outras - total: 21)
A serio que essas não saem?

BCatado03

Membro
Matrícula
2 Março 2019
A serio que essas não saem?
Tanto quanto sei, sim.

Arrisco ainda dizer que atividades como a da radiação na prata (10Q) e a da aspirina (11Q) também não constam. 🙂

As mais importantes (e preocupantes devido à sua exigência) são as da física: Atividades como a da bola e do ressalto e a da queda da bola entre as células e tantas outras... são sim mais importantes e merecem ser tratadas à parte.

josepfonte

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2019
alguem me consegue dar uma lista das AL que saiem de 10º/11º ano? Se pudessem meter as vossas previsões com um # ou * também era fixe para saber +- o que esperar

Última edição:

BCatado03

Membro
Matrícula
2 Março 2019
alguem me consegue dar uma lista das AL que saiem de 10º/11º ano? Se pudessem meter as vossas previsões com um # ou * também era fixe para saber +- o que esperar
Poder sair podem todas menos as que eu disse acima.
Agora, que eu acredito que saiam:
- Bola saltitona (10º ano F)
- Teste de chama (10º ano Q) - já não sai há muito tempo, mas honestamente também não acredito que saia.
- As duas ALs das soluções (10º ano Q), mas são praticamente perceber a matéria que nem se nota que são ALs.
- Titulação (11º ano Q)
- Série eletroquímica (11º ano Q)
- Queda livre (11º ano F)
- Força de Atrito e equação de Torricelli (AL 1.3) (11º ano F) - antes não saía em exame, mas parece ser daquelas que eles gostam... ainda por mais é um pouco mais complexa que as normais, por isso, é muito mais divertida.
- Osciloscópio (11º ano F), um verdadeiro clássico.
- Bloco calorimétrico (10º ano F).
Penso que estes são os grandes nomes do dia 9/7 para o Iave Summer Fest.
Bom Trabalho ;)

Última edição:
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Atividades laboratoriais geologia 12 ano Ensino Secundário 0
X Atividades laboratoriais de química 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
M Atividades laboratoriais de FQ e Biologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
I Soluções do manual e caderno de atividades de Biologia 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Tomás102003 Novo ípsilon 11°-caderno de atividades Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
A soluções do caderno de atividades do manual geografia A 11°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Bia2021 Soluções do caderno de atividades 11 Terra e Universo BG Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Bia2021 caderno de atividades novo espaço 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
L Caderno de Atividades MAT 12 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Correção de atividades do manual de biologia 10 (areal editores) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Resoluções Caderno de Atividades 12ºAno Novo Espaço Geral 0
A C. De atividades de matemática Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Margarida Frutuoso Soluções do C. de atividades de história 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 8
TMachado Alguém tem soluções do caderno de atividades ou manual R@aio-X 11 de Geografia da Areal? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
A Correção do caderno de atividades geografia 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
H IPPorto Atividades obrigatórias IPP semana receção Instituto Politécnico do Porto 115
A Caderno de Atividades de Português - Ensino Profissional - módulos 7, 8, 9; 12 ano - Porto Editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
I Soluções do Caderno de Atividades de 10° Um novo tempo da história Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
A Caderno de atividades do manual "Química entre nós – Química A 11.º Ano" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
A Caderno de atividades do livro de Português Mensagens 10º ano Ensino Secundário 0
Hugo Rocha Soluções do caderno de atividades Start up 11ºAno Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
C caderno de atividades do Expoente 10 e respetivas resoluções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
S Atividades em Coimbra Geral 0
L Cadernos de atividades 10º ano Ciencias e Tecnologias Ensino Secundário 7
D ISCAP Gestão das Atividades Turísticas - Iscap Instituto Politécnico do Porto 1
M Voluntariado, atividades extracurriculares, part-time e empreendedorismo Geral 77
A IPCA Gestão de Atividades Turisticas Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 10
F ISCAP Comunicação Empresarial vs. Gestão das Atividades Turísticas Instituto Politécnico do Porto 1
F IPPorto Gestão e Administração Hoteleira vs. Gestão das Atividades Turísticas Instituto Politécnico do Porto 9
Bia2021 URGENTE - experiências laboratoriais BG exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
E Análises Clínicas/Laboratório - Ciências Biomédicas Laboratoriais vs Ciências Farmacêuticas Saúde 9
S Ciências Biomédicas Laboratoriais - ERISA Saúde 0
S Ciências Biomédicas VS Ciências Biomédicas Laboratoriais Saúde 4
V Ciências Biomédicas Laboratoriais VS Biologia Ciências 2
Nutchi7 Gestão VS Ciências Biomédicas Laboratoriais Ensino Superior 0
B Ciências biomédicas laboratoriais vs Bioquímica Ciências 10
M Fisiologia Clínica vs Ciências Biomédicas Laboratoriais Saúde 1
Evelin Alvarado Reconhecimento ou equivalência de profissão em Portugal de Ciências Biomédicas Laboratoriais Ensino Superior 1
M Mestrado em Ciências Forenses / Técnicas Laboratoriais Forenses Ciências 5
Sarah Soares Qual é a diferença dos cursos de ciências biomédicas e ciências biomédicas laboratoriais? Saúde 21
J Ciências biomédicas laboratoriais vs engenharia quimica Saúde 1
A Ciências Biomédicas Laboratoriais vs Biotecnologia vs Biologia Saúde 12
J ESTeSL Ciências Biomédicas Laboratoriais na ESTeSL Instituto Politécnico de Lisboa 2
J ESSPPorto Ciências Biomédicas Laboratoriais Instituto Politécnico do Porto 1
H Ciências Biomédicas Laboratoriais - Qual o melhor mestrado/pós-graduação? Ciências 1
Leninha Fisioterapia vs Ciências Biomédicas Laboratoriais Saúde 12
A ESTeSC Ciências Biomédicas Laboratoriais - IPCoimbra Instituto Politécnico de Coimbra 1
A Ciências Biomédicas Laboratoriais Saúde 275
J Exame Fisica e Quimica A 2020 Frustrações e Lamentos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2