Atividades laboratoriais no exame de Físico-Química

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
A picnometria saiu há 2 anos um grupo dedicado a ela

Qualquer experiência pode sair... a miscibilidade e a difração não podia sair até há 2 anos.. agora nada impede de ser avaliada
Post automatically merged:

Não devendo descartar nenhuma AL, acho que as mais importantes são as experiencias de 10 ano porque acredito que se aparecesse uma de 11 estaria nas perguntas facultativas em que podes optar por não responder😅
Sinto que a experiência da eletricidade é capaz de sair. Aquilo das características da pilha etc.

BCatado03

Membro
Matrícula
2 Março 2019
Basta sabê-la ou é preciso deduzir? O meu professor não falou disto, então estudei sozinho e não sei bem como a deduzir.

É assim... é necessário saber deduzir uma variante que é aplicada à AL.
Eu quando dou essa AL, ensino a deduzir a equação de Torricelli aplicável em todos os casos, mas também ensino a versão da AL.
Aconselho a saber a geral, porque é útil para resolver exercícios da mecânica nos quais se possa utilizar as equações do movimento para além dos exercícios da AL.
Em anexo vão ambas as deduções.
Boa sorte para o exame!

Attachments

• Deduções.pdf
    150.3 KB · Visitas: 46
Última edição:
  • Fabulous
Reactions: telmaboto

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Sinto que a experiência da eletricidade é capaz de sair. Aquilo das características da pilha etc.
É capaz.. essa experiencia é um bocado confusa porque não especifica bem quais são as "carateristicas" ao certo que temos de saber... pelo menos eu não tenho uma noção clara

BCatado03

Membro
Matrícula
2 Março 2019
É capaz.. essa experiencia é um bocado confusa porque não especifica bem quais são as "carateristicas" ao certo que temos de saber... pelo menos eu não tenho uma noção clara

Pois... creio que é necessário saber analisar os 3 valores da curva característica:
- simétrico do declive = resistência interna
- Ordenada na origem = força electromotriz
- zero = corrente de curto circuito
Mas também tenho essa dúvida.

• Like
Reactions: Inês C Lopes

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
As características de uma pilha são a força eletrometriz e a resistência interna. Também tens que saber mais ou menos como é que é o gráfico e assim. Ainda vou rever isso melhor mas acho que vale a pena visto que eles têm investido nessa matéria.

Pois... creio que é necessário saber analisar os 3 valores da curva característica:
Certo, também se calhar podem perguntar o que é que acontece a uma pilha ao longo do tempo ou algo assim

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
quando a tensão é 0 e a corrente eletrica é diferente de 0 é um curto circuito?

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Certo, também se calhar podem perguntar o que é que acontece a uma pilha ao longo do tempo ou algo assim
Se eles pedirem para explicar de que forma ocorre o desgaste de uma pilha, o que temos de referir?

msofia3

Membro Veterano
Matrícula
10 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Poder sair podem todas menos as que eu disse acima.
Agora, que eu acredito que saiam:
- Bola saltitona (10º ano F)
- Teste de chama (10º ano Q) - já não sai há muito tempo, mas honestamente também não acredito que saia.
- As duas ALs das soluções (10º ano Q), mas são praticamente perceber a matéria que nem se nota que são ALs.
- Titulação (11º ano Q)
- Série eletroquímica (11º ano Q)
- Queda livre (11º ano F)
- Força de Atrito e equação de Torricelli (AL 1.3) (11º ano F) - antes não saía em exame, mas parece ser daquelas que eles gostam... ainda por mais é um pouco mais complexa que as normais, por isso, é muito mais divertida.
- Osciloscópio (11º ano F), um verdadeiro clássico.
Penso que estes são os grandes nomes do dia 9/7 para o Iave Summer Fest.
Bom Trabalho ;)

E a da difração? Achas que pode sair? Não queria nada que saisse essa...

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
poder pode mas seriam muito mauzinhos... se sair essa eu já sei que exercicios vou deixar em branco 😳
Também acho ahah 😂 eu não consegui entender aquilo nada bem... O meu professor nunca falou sobre isso. De difração foi mesmo o básico que demos.

Adorava que saísse AL de energia e movimento/mecânica , de preferência a da bola saltitona ou aquela do carrinho e do corpo suspenso. 🥰

msofia3

Membro Veterano
Matrícula
10 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
poder pode mas seriam muito mauzinhos... se sair essa eu já sei que exercicios vou deixar em branco 😳

Exato!! Eu não dei essa A.L em aula, tentei estudá-la e não percebi quase nada 😂 e para mais ajuda tive de aprender metade da física de 11º sozinha porque a minha professora teve um esgotamento e ficou um mês sem dar aulas

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Se eles pedirem para explicar de que forma ocorre o desgaste de uma pilha, o que temos de referir?
À medida que uma pilha vai sendo usada vai aumentado a Ri e ocorre uma diminuição da força eletrometriz (e portanto da energia disponibilizada para o circuito) e dá se uma descarga da pilha. Posso estar errada mas é o que me lembro de momento 😂amanhã vou rever as als

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Exato!! Eu não dei essa A.L em aula, tentei estudá-la e não percebi quase nada 😂 e para mais ajuda tive de aprender metade da física de 11º sozinha porque a minha professora teve um esgotamento e ficou um mês sem dar aulas
eu ja nao dei fq este ano pq estou a repetir exame, dei com este programa novo e sem pandemia e mesmo assim não dei a experiencia

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Também acho ahah 😂 eu não consegui entender aquilo nada bem... O meu professor nunca falou sobre isso. De difração foi mesmo o básico que demos.

Adorava que saísse AL de energia e movimento/mecânica , de preferência a da bola saltitona ou aquela do carrinho e do corpo suspenso. 🥰
Essas já saíram algumas vezes consideravelmente ao longo dos anos. Duvido que façam de novo 😂 eles parecem inspirados pela eletricidade ultimamente. Plus foi uma professora minha que me disse para apostar nisto por isso, rever não faz mal 😂

Marco Lopes

Membro
Matrícula
14 Abril 2020
Espero bem que não ponham muitos exercicios de eletricidade ... É o tema que menos pratiquei.
O que acham que o grupo V possa ser? Já que não tem nenhuma questão obrigatória.

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Essas já saíram algumas vezes consideravelmente ao longo dos anos. Duvido que façam de novo 😂 eles parecem inspirados pela eletricidade ultimamente. Plus foi uma professora minha que me disse para apostar nisto por isso, rever não faz mal 😂
verdade , isso é que tenho mais medo, eletricidade é de 10 ano e portanto é conteudo obrigatório em exame quase de certeza, no entanto é daqueles para o qual menos nos podemos preparar

Espero bem que não ponham muitos exercicios de eletrecidade... É o tema que menos pratiquei.
O que acham que o grupo V possa ser? Já que não tem nenhuma questão obrigatória.
eletromagetismo, solubilidade/serie eletroquimica , ou uma experiencia outra AL de 11º

Inês C Lopes

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2019
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
verdade , isso é que tenho mais medo, eletricidade é de 10 ano e portanto é conteudo obrigatório em exame quase de certeza, no entanto é daqueles para o qual menos nos podemos preparar

eletromagetismo, solubilidade/serie eletroquimica , ou uma experiencia outra AL de 11º
Acho que foi das únicas atividades de 10 ano que ainda não saiu. Sem ser a de miscibilidade mas essa não sai porque a polaridade das moléculas não é assim tão fácil de se ver como damos no básico I think. Pelo menos foi o que a minha professora me disse na altura

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Acho que foi das únicas atividades de 10 ano que ainda não saiu. Sem ser a de miscibilidade mas essa não sai porque a polaridade das moléculas não é assim tão fácil de se ver como damos no básico I think. Pelo menos foi o que a minha professora me disse na altura
Realmente nunca tinha pensado nisso, interesting..

• Like
Reactions: Inês C Lopes

João_38

Membro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Alguém me pode mandar os vídeos das experiências de fq do 10 e do 11 ano.Penso que os vídeos sejam da porto editora