Atualizações Fórum Uniarea

Foi realizada a pouco uma atualização de segurança do Xenforo + theme, daí ter estado uns minutos em baixo. Também foi atualizado o addon da parte dos apontamentos que corrige uns bugs que tinha.

Como medida de combate ao spam, foi reforçado o CAPTCHA no login e banidos perto de 7000 domínios que permitem criar emails temporários e/ou associados a spam.

Novo! Foi adicionado um novo addon com suporte de Latex para a malta das matemáticas (aquele fx na caixa de resposta), muito mais avançado do que o que tínhamos antes. Dá para inserir em Latex ou editor matemático. Esta última opção permite irem aos menus escolher as funções que querem ou até o modo de escrita livre em que ele reconhece as vossas funções (aquela barra do lado direito). Experimentem! :D

Exemplo, isto:

Ver anexo 3632

Passou a isto:

\[ E=mc^2 \]
O addon que permite adicionar fórmulas aqui no Uniarea foi atualizado para uma nova versão que troca o math render (renderizador matemático?! 🤨) do MathJax para o KaTeX, que é mais rápido e costuma gerar menos problemas.

A única desvantagem do KaTeX é que não suporta algumas fórmulas mais complexas, mas no nosso caso não é grave, e as vantagens superam claramente as desvantagens. Esta nova versão também divide as fórmulas em várias linhas se forem grandes, em vez de adicionar aquele scroll horizontal que aparecia.

Na dúvida, quando tentam adicionar alguma fórmula em LaTeX, aparece-vos lá isto "List of supported functions" o que já dá uma ajuda.

Se notarem algum problema avisem. ✌

• Love
  • Like
Reactions: Blasty and Alfa
O addon que permite adicionar fórmulas aqui no Uniarea foi atualizado para uma nova versão que troca o math render (renderizador matemático?! 🤨) do MathJax para o KaTeX, que é mais rápido e costuma gerar menos problemas.

A única desvantagem do KaTeX é que não suporta algumas fórmulas mais complexas, mas no nosso caso não é grave, e as vantagens superam claramente as desvantagens. Esta nova versão também divide as fórmulas em várias linhas se forem grandes, em vez de adicionar aquele scroll horizontal que aparecia.

Na dúvida, quando tentam adicionar alguma fórmula em LaTeX, aparece-vos lá isto "List of supported functions" o que já dá uma ajuda.

Só queria aproveitar para destacar que, após uma leitura mais ou menos atenta da tal lista de funções suportadas, nunca, em quatro anos de relatórios e projectos com fórmulas mais ou menos complexas, precisei de nada que não estivesse na referida lista, que me tivesse apercebido.

Obviamente, esses relatórios e projectos não incidiam sobre áreas mais abstractas da Matemática, que, naturalmente, podem recorrer a notações e simbologias mais exóticas, mas acho que, dado o âmbito das comunicações que aqui se costumam estabelecer, nunca se notaria que havia funções em falta se não fosse o aviso do @davis nesse sentido.

• Like
Reactions: crebellum and davis

Bem, testemos.

Primeiro teste: \(e^{i\pi} + 1 = 0 \), para ver como fica na linha.

Segundo teste:
\[ n(\gamma,z)f(z) = \frac{1}{2\pi i}\int_\gamma \frac{f(w)}{w-z}\ dw \]

(Após preview, devo dizer que tem muito bom aspecto. As fórmulas anteriores ficavam um pouco elevadas em relação à linha. Boa escolha, chef!)

Obviamente, esses relatórios e projectos não incidiam sobre áreas mais abstractas da Matemática, que, naturalmente, podem recorrer a notações e simbologias mais exóticas, mas acho que, dado o âmbito das comunicações que aqui se costumam estabelecer, nunca se notaria que havia funções em falta se não fosse o aviso do @davis nesse sentido.

Ah, eu não estaria tão seguro de que eu não conseguisse estabelecer aqui uma comunicação que não necessitasse de simbologias mais exóticas que as suportadas, caro Nemo... 😉

Ah, eu não estaria tão seguro de que eu não conseguisse estabelecer aqui uma comunicação que não necessitasse de simbologias mais exóticas que as suportadas, caro Nemo... 😉

Eu deixei essa ressalva exactamente a pensar num certo e determinado infinito-que-já-não-o-é, mas tens de admitir que essa comunicação dificilmente se enquadra no nível que, deduzo eu, será mais normal encontrar num fórum (maioritariamente) de estudantes perto do ingresso no Ensino Superior.😉

Eu deixei essa ressalva exactamente a pensar num certo e determinado infinito-que-já-não-o-é, mas tens de admitir que essa comunicação dificilmente se enquadra no nível que, deduzo eu, será mais normal encontrar num fórum (maioritariamente) de estudantes perto do ingresso no Ensino Superior.😉

Hmmmmmm, novamente, não estou assim tão seguro disso... 😇

• Like
Reactions: pdrjs
Só queria aproveitar para destacar que, após uma leitura mais ou menos atenta da tal lista de funções suportadas, nunca, em quatro anos de relatórios e projectos com fórmulas mais ou menos complexas, precisei de nada que não estivesse na referida lista, que me tivesse apercebido.

Ótimo. Também vi por alto e pareceu-me estar ali tudo o que é preciso ter.
Bem, testemos.

Primeiro teste: eiπ+1=0e^{i\pi} + 1 = 0 eiπ+1=0, para ver como fica na linha.

Segundo teste:
n(γ,z)f(z)=12πi∫γf(w)w−z dw n(\gamma,z)f(z) = \frac{1}{2\pi i}\int_\gamma \frac{f(w)}{w-z}\ dw n(γ,z)f(z)=2πi1∫γw−zf(w) dw

(Após preview, devo dizer que tem muito bom aspecto. As fórmulas anteriores ficavam um pouco elevadas em relação à linha. Boa escolha, chef!)
Excelente. Esse foi um teste bem mais completo que o meu. 👌

• Like
Reactions: Alfa
@davis, não creio que seja é necessariamente do KaTeX (a julgar pelas informações que dão no site, diria que não), mas os vectores aparecem debaixo da linha em vez de acima.

Não é muito grave, nem muito relevante, mas, visto que o problema se verifica mesmo se se usar o editor de matemática (posto que o código LaTeX que introduz é exactamente o "\vec" que se esperaria), pode confundir alguns membros que queiram expor dúvidas relacionadas com cálculo vectorial. Suponho que talvez seja uma questão das configurações, não sei?

Enfim, prioridade mínima, mas só queria reportar o problema encontrado...

• Like
Reactions: davis
@davis, não creio que seja é necessariamente do KaTeX (a julgar pelas informações que dão no site, diria que não), mas os vectores aparecem debaixo da linha em vez de acima.

Não é muito grave, nem muito relevante, mas, visto que o problema se verifica mesmo se se usar o editor de matemática (posto que o código LaTeX que introduz é exactamente o "\vec" que se esperaria), pode confundir alguns membros que queiram expor dúvidas relacionadas com cálculo vectorial. Suponho que talvez seja uma questão das configurações, não sei?

Enfim, prioridade mínima, mas só queria reportar o problema encontrado...

Escreveste com chavetas? (\vec{a})

• Like
Reactions: pdrjs and davis
Estranho, eu fiz a experiência e obtive:
\[ \vec{a} \]

Seja como for, não encontrei o \vec na documentação do KaTeX, mas encontrei o \overrightarrow. Usando este comando, ficamos com
\[ \overrightarrow{a} \]

EDIT: Ok, o \overrightarrow é manifestamente feio...

EDIT2: Ok, encontrei o \vec, erro meu!

EDIT3: Pronto, estou oficialmente senil, a minha setinha também aparece em baixo.

• Like
Reactions: pdrjs

@davis, hoje respondi a umas dúvidas e percebi que não vejo os traços de fracção. Penso que o problema não é só meu. Isto deve ser recente, porque no dia em que fiz o teste do KaTeX, escrevi fracções e não notei nada de errado.

@davis, hoje respondi a umas dúvidas e percebi que não vejo os traços de fracção. Penso que o problema não é só meu. Isto deve ser recente, porque no dia em que fiz o teste do KaTeX, escrevi fracções e não notei nada de errado.
Eu vi referires isso. Das 4 uma:
  • Ou é algum defeito do addon (pouco provável, porque já funcionou e estive a verificar e não há queixas de outras pessoas a usar noutros fóruns). Está na última versão existente, que foi a da integração do KaTeX.
  • Conflito com o software de base, o Xenforo. O fórum não está na última versão, pelo que pode ser isso.
  • Conflito com o theme/style e outros addons pagos. A maioria não está na última versão, pelo que pode ser isso.
  • Outro conflito qualquer que me está a escapar. Mas aposto nos dois acima.
Atualmente não é financeiramente possível ter essas últimas versões, dado que não temos fundo para renovar as respectivas licenças, pelo que considerando que não é um erro crítico, sugiro esperarmos até fim de setembro, até que isso seja possível, para verificar se é por aí.

• Like
Eu vi referires isso. Das 4 uma:
  • Ou é algum defeito do addon (pouco provável, porque já funcionou e estive a verificar e não há queixas de outras pessoas a usar noutros fóruns). Está na última versão existente, que foi a da integração do KaTeX.
  • Conflito com o software de base, o Xenforo. O fórum não está na última versão, pelo que pode ser isso.
  • Conflito com o theme/style e outros addons pagos. A maioria não está na última versão, pelo que pode ser isso.
  • Outro conflito qualquer que me está a escapar. Mas aposto nos dois acima.
Atualmente não é financeiramente possível ter essas últimas versões, dado que não temos fundo para renovar as respectivas licenças, pelo que considerando que não é um erro crítico, sugiro esperarmos até fim de setembro, até que isso seja possível, para verificar se é por aí.

Só para acrescentar uma informação: reparei agora que no telemóvel vejo os traços de fracção. Não sei se ajuda a esclarecer a causa.

• Like
Reactions: davis and pdrjs
Só para acrescentar uma informação: reparei agora que no telemóvel vejo os traços de fracção. Não sei se ajuda a esclarecer a causa.
Nem por isso. 😅 Mas obrigado pela informação.

• Like
O fórum esteve encerrado durante 3 minutos (20h53-20h56) para fazer um update de segurança. Nas últimas horas foi descoberta uma vulnerabilidade de segurança na versão que tínhamos anteriormente, o que nos levou a renovar a respectiva licença e fazer esta atualização fora das horas habituais. Nenhuma conta ou dados foram comprometidos.

Foi também instalado um update deste addon, mas na lista de correcções não estava este erro, pelo que não sei se mudou alguma coisa no problema dos traços. Podes validar?

Pode ainda ser um conflito com o theme, tho. Esse ainda está por atualizar. 🔜

Podes validar?

Agora não vejo fórmulas de todo, a avaliar pela mensagem do meu teste inicial.

Já agora, vou copiar:

Segundo teste:

Agora não vejo fórmulas de todo, a avaliar pela mensagem do meu teste inicial.

Já agora, vou copiar:

Segundo teste:
Entretanto a firewall do servidor decidiu que andava a aceder demasiado à base de dados e bloqueou-me o IP. 🤡

Conseguindo aceder novamente, removi a nova versão e reinstalei a antiga. Já está a funcionar, e pelo menos aqui aparece o traço nas equações. Não sei o que se passa com a nova versão, mas mesmo ativa, é como se não estivesse instalada. Só se fizeram pequenas correcções, pelo que não é grave manter a versão anterior.

• Like
Findos os exames, a secção especial "Exames Nacionais 2020" foi encerrada, tendo os tópicos sido movidos para a secção "Exames Nacionais e Provas de Ingresso".

Foi a primeira vez que se criou esta secção, e sem dúvida que será algo a repetir em 2021.

Espero que vos tenha sido útil e obrigado a todos pelo espírito de entreajuda que se criou, especialmente nos tópicos de alguns exames! 🙏

O fórum esteve encerrado 2-3 minutos para uns updates de segurança do software do fórum e de alguns plugins.

Não há nada de novo, por agora... 👀

A secção especial "Candidatos 2020/2021", para os Candidatos ao ensino superior em 2020/2021, foi encerrada. Os tópicos foram movidos para o respectivo arquivo à imagem do que aconteceu nos anos anteriores:

A secção teve mais de 3x o número de mensagens que o habitual, graças também a toda a dinâmica associada às listas dos candidatos, criadas e atualizadas pelo @Marco L. e o @Edgar H . É para eles que vai todo o mérito do sucesso que esta teve. 👏

Aproveito também para agradecer a todos os outros mods e users que ajudaram na resposta de dúvidas que por lá surgiram. 🙏

Em breve iniciaremos a nova secção Caloiros 2021/2022. 🔜