Audiovisuais e Multimédia

saracaralinda

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2016
Olá!!

Thoughts no curso de Audiovisuais e Multimédia na ESCS?? Estou a pensar entrar e gostava de ter opiniões sobre o curso/instituição :blush:

Obrigado

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Instituição
ESCS-IPL
Olá!!

Thoughts no curso de Audiovisuais e Multimédia na ESCS?? Estou a pensar entrar e gostava de ter opiniões sobre o curso/instituição :blush:

Obrigado

Olá!

Estudo na ESCS, mas sou de RPCE. No entanto vou deixar-te a minha opinião quanto ao que sei e conheço!

Para já em relação ao curso: o 1º ano é mais teórico e boring mas tens na mesma cadeiras práticas onde aprendes cenas que te serão úteis, tipo Illustrator, Photoshop, Fotografia... A partir do 2º ano e segundo opiniões que conheço de amigos e conhecidos do curso, AM fica muito mais prático e também muito mais trabalhoso porque começas com programas de animação 3d e cenas do estilo e por exemplo escrita e gravação de argumentos escritos por ti e assim.
No geral considero o curso bom e completo para a área, acho que ficas com diferentes valências e podes envergar por diferentes áreas dentro daquilo, portanto acho que apesar de especializado não é um curso "limitador", se é que me faço entender.

Em relação à ESCS, o ambiente é ótimo. É uma escola pequena, muito diferente das grandes faculdades com mais de 10 ou 15 cursos, e por isso o ambiente é acolhedor e as pessoas conhecem-se todas umas às outras. As turmas são fixas e relativamente pequenas (30, 40 pessoas no máximo) pelo que a relação com os professores também é de maior proximidade e acho isso muito vantajoso principalmente nas cadeiras mais práticas onde o à vontade também precisa de ser maior. É uma escola que te permite ir além do teu curso através dos núcleos e de outros extracurriculares (número f - fotografia, Nav - audiovisual, ESCS Magazine - revista, ESCSFM - rádio, GAME - marketing, Bright - júnior empresa, E2 - programa televisivo, a AE, a escstunis - tuna, entre outras atividades mais pontuais) e qualquer um deles aceita pessoas de qualquer curso, o que, como disse, é vantajoso e te permite ir além das valências que aprendes nas aulas. Podes ser de AM mas ter o bichinho pela rádio, por exemplo. E dentro de cada núcleo também podes ter diferentes funções, como por exemplo poderes ser da rádio sem ser locutor, seres por exemplo responsável de design.
A ESCS é uma boa escola e com boas referências no mercado de trabalho, portanto a nível de instituição pode dizer-se que é uma boa escolha :)

Se tiveres mais dúvidas podes colocar! Espero ter ajudado

Lia Mei

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2016
Curso
Economia
Instituição
Universidade de Évora
Boa tarde! Em 2016 entrei em Economia (ou seja, estou a terminar agora o 1º ano) e durante este 1º e 2º semestre fiquei muito mais virada para a multimedia pois comecei a fazer curtas com o meu namorado e toda a parte de produção e edição fui eu que tratei. E estou a considerar seriamente pedir transferência para este curso na ESCS, mas não tenho formação nenhuma no que toca a desenhar. Será que isso pode ser um impedimento neste curso??

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Boa tarde! Em 2016 entrei em Economia (ou seja, estou a terminar agora o 1º ano) e durante este 1º e 2º semestre fiquei muito mais virada para a multimedia pois comecei a fazer curtas com o meu namorado e toda a parte de produção e edição fui eu que tratei. E estou a considerar seriamente pedir transferência para este curso na ESCS, mas não tenho formação nenhuma no que toca a desenhar. Será que isso pode ser um impedimento neste curso??

Não, de todo! Até porque Audiovisual e Multimédia é uma vertente muito mais digital (tipo programas de edição de imagem, vídeo, design, etc) e portanto não implica muito que saibas desenhar bem. Há eventualmente cadeiras em que tens de desenhar nem que seja esboços para cartazes mas não é de todo um impedimento.

Acho que fazes muito bem na mudança, mas sou suspeita :p

• Like
Reactions: Lia Mei

Lia Mei

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2016
Curso
Economia
Instituição
Universidade de Évora
Não, de todo! Até porque Audiovisual e Multimédia é uma vertente muito mais digital (tipo programas de edição de imagem, vídeo, design, etc) e portanto não implica muito que saibas desenhar bem. Há eventualmente cadeiras em que tens de desenhar nem que seja esboços para cartazes mas não é de todo um impedimento.

Acho que fazes muito bem na mudança, mas sou suspeita :p

Mt mt mt mt obrigada :relaxed:

• Like
Reactions: Daniela Abreu

Sofiasvard

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Curso
Audiovisual e Multimédia
Instituição
ESCS

Oi Lia :) Eu também mudei de outro curso para AM; vim de jornalismo na UC e não sabia bem o que queria, só sabia que gostava de edição e acabei por descobrir que cinema também é o que mais me interessa.
No entanto, se o teu objectivo é mais virado para o Cinema, não te aconselho o curso. O IPL tem um curso mesmo de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema que é capaz de ir mais de encontro ao teu interesse. Eu estou no último ano de AM e passei este ano todo em Erasmus em Tallinn numa escola de Cinema e só aí vi o quão confuso/"a raspar a superfície" realmente é o nosso curso (para quem quer algo relacionado com Cinema). Penso que AM é melhor para quem esteja dividido entre vídeo/áudio/design e não saiba muito bem o que seguir, pois neste curso vais conseguir os básicos de vários campos, mas na minha opinião, se já sabes o que queres mais vale não perderes tempo e dinheiro e investires nisso. Vais ter imensas disciplinas de design que, se não estiveres muito interessada como é o meu caso, são uma pain in the ass, assim como outras tipo 3D. Existem vários cursos de Cinema no ensino público como por exemplo na UBI, e, se tiveres posses para isso, Som e Imagem na Católica do Porto tem muitos bons recursos (até trabalham com câmaras blackmagic, o que dá uma abada às nossas humildes canon 70D).
Mas se no final estiveres mesmo interessada em AM, não te preocupes com a parte de desenhar pois não é, de todo, relevante.

Em relação ao ambiente na escola, tem um ambiente muito bom e vais, com certeza, sentir-te em casa; e as actividades extracurriculares (núcleos da Associação de Estudantes) são muito úteis para ganhar experiência. Se tiveres mais alguma dúvida, diz!
Boa sorte :)

Última edição:
  • Like

Lia Mei

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2016
Curso
Economia
Instituição
Universidade de Évora
Oi Lia :) Eu também mudei de outro curso para AM; vim de jornalismo na UC e não sabia bem o que queria, só sabia que gostava de edição e acabei por descobrir que cinema também é o que mais me interessa.
No entanto, se o teu objectivo é mais virado para o Cinema, não te aconselho o curso. O IPL tem um curso mesmo de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema que é capaz de ir mais de encontro ao teu interesse. Eu estou no último ano de AM e passei este ano todo em Erasmus em Tallinn numa escola de Cinema e só aí vi o quão confuso/"a raspar a superfície" realmente é o nosso curso (para quem quer algo relacionado com Cinema). Penso que AM é melhor para quem esteja dividido entre vídeo/áudio/design e não saiba muito bem o que seguir, pois neste curso vais conseguir os básicos de vários campos, mas na minha opinião, se já sabes o que queres mais vale não perderes tempo e dinheiro e investires nisso. Vais ter imensas disciplinas de design que, se não estiveres muito interessada como é o meu caso, são uma pain in the ass, assim como outras tipo 3D. Existem vários cursos de Cinema no ensino público como por exemplo na UBI, e, se tiveres posses para isso, Som e Imagem na Católica do Porto tem muitos bons recursos (até trabalham com câmaras blackmagic, o que dá uma abada às nossas humildes canon 70D).
Mas se no final estiveres mesmo interessada em AM, não te preocupes com a parte de desenhar pois não é, de todo, relevante.

Em relação ao ambiente na escola, tem um ambiente muito bom e vais, com certeza, sentir-te em casa; e as actividades extracurriculares (núcleos da Associação de Estudantes) são muito úteis para ganhar experiência. Se tiveres mais alguma dúvida, diz!
Boa sorte :)

Olá Sofia.. Eu quero algo relacionado com cinema mas não quero cinema em especifico porque quero algo mais geral para ir explorando e mais tarde especializo-me naquilo que realmente gostar. A única dúvida que ainda tenho é mesmo em relação às medias de entrada por mudança par/instituição. Sabes-me dizer como foi no teu ano/como costuma ser? Porque eu no secundario andei um pouquinho a brincar e este ano simplesmente não tive muito sucesso porque apesar do esforço economia não é a minha area e andei entretida a fazer curtas só por diversão. Tenho medo não ter media suficiente para entrar nem percebi muito bem como funcionam os criterios de seleção

Sofiasvard

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Curso
Audiovisual e Multimédia
Instituição
ESCS
Olá Sofia.. Eu quero algo relacionado com cinema mas não quero cinema em especifico porque quero algo mais geral para ir explorando e mais tarde especializo-me naquilo que realmente gostar. A única dúvida que ainda tenho é mesmo em relação às medias de entrada por mudança par/instituição. Sabes-me dizer como foi no teu ano/como costuma ser? Porque eu no secundario andei um pouquinho a brincar e este ano simplesmente não tive muito sucesso porque apesar do esforço economia não é a minha area e andei entretida a fazer curtas só por diversão. Tenho medo não ter media suficiente para entrar nem percebi muito bem como funcionam os criterios de seleção

Eu entrei com o exame de Português; a minha média do secundário também não era muito boa por isso fui fazer o exame de novo para subir a prova de ingresso. A média de entrada é calculada 50/50, metade a tua prova de ingresso, metade a média do secundário.

• Like

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL

Em relação à entrada por transferência, tens de investigar no site da ESCS (sei que essa info está lá, não te sei dizer ao certo onde). Sei que tens critérios como número de ECTS feitos nesse curso, média, média de secundário e nota de uma prova de ingresso. Convém confirmares isto, até porque não sei de que modo é calculada a nota para este tipo de concurso, mas sei que estes parâmetros são tidos em conta!

Boa sorte!

Beatriz.20

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Olá!
Estou interessada no curso de audiovisual e multimédia do ip beja. Se alguém do curso ou da instituição me conseguir esclarecer eu agradeço!

Última edição:

GlenLongrt

Membro Caloiro
Matrícula
30 Novembro 2022
O descargar minecraft apk é a maneira perfeita de experimentar o popular jogo sandbox no seu dispositivo Android. Com uma biblioteca abrangente de blocos, texturas e itens para escolher, você poderá criar qualquer coisa que imaginar rapidamente.

MiguelMor

Membro Caloiro
Matrícula
18 Março 2023
Olá!
Eu estou interessado na area de audio visual e multimédia na ESCS. Eu estou com a esperança de trabalhar em edição e produção de video e imagem, como tambem motion graphic design. Queria trabalhar especialmente com Adobe mas é só uma preferencia. Pergunto se esta universidade ou este curso está certo para o que quero fazer, ou se há outros cursos mais preferíveis para o que quero trabalhar. Se alguem tiver sugestões de cursos em universidades privadas também agradeço pois poderá ser uma possibilidade. Obrigado.