Boa tarde! Estou a pensar ingressar no teu curso este ano :) no entanto, estou com esperança que as médias baixem pois não sei se consigo entrar! Podes-me dizer como foi a tua experiência neste último ano, se gostas do curso, da faculdade, etc.? Desde já obrigada!
Já te candidatas-te ou só em 2ª fase? Eu estou em pós-laboral. Também tinha esperança que as médias de diurno descessem porque tive um pequeno grande percalço nos exames e a minha nota de candidatura foi mais baixa do que esperava... Mas felizmente coloquei pós-laboral em 2ª opção e não me arrependo nada!
Olha, muito sinceramente mesmo, eu estou a adorar o curso. É a minha cara. Eu (como a maioria das pessoas que para ali vão) não fazem bem noção do que são as Relações Públicas (associamos logo involuntariamente à promoção de eventos) e nesse aspeto surpreendi-me bastante porque é uma área que abrange muito mais. Claro que investiguei antes de me atirar aos leões, mas não basta para perceberes o que acontece na área.
O curso é muito a minha cara, envolve a parte da comunicação (da qual sempre gostei, mas não me via a fazer Jornalismo) e envolve uma série de tarefas diferentes (o que faz com que não seja uma área com empregos mónotonos - podes sempre fazer coisas super diferentes num mesmo emprego). E o facto de não saber ao certo o que se fazia em RP fez-me gostar ainda mais do curso porque no 1º semestre tens uma cadeira onde aprendes tudo sobre as RP (desde história das RP no mundo, como se pratica, onde se pratica, o que se faz, quais os meios, etc) e se gostares dessa cadeira então não haverá dúvidas de que é "o curso".
Não sei muito bem do que queres que fale mas estou-me a sentir muito tagarela hoje, por isso qualquer coisa desculpa :p
Como em tudo tive cadeiras das quais não gostei, ou que gostei menos, digamos. Dizem que o 1º ano é sempre mais teórico e apesar disso considerei bastante prático (principalmente o 1º semestre), o que motiva bastante porque a tua nota depende de trabalho e esforço e não só de estudo para um teste que define a tua nota toda. É um curso exigente e se entrares vais aperceber-te disso logo nas primeiras semanas. O 1º semestre é puxado (não só pela fase de adaptação mas mesmo pelos trabalhos às várias cadeiras e pelas cadeiras em si, mas faz sentido porque vamos todos às cegas para ali e os profs têm de fazer - e fazem - um ótimo trabalho no sentido de nos deixar seguros sobre tudo o que envolve a àrea) mas foi de longe o meu favorito. Precisas de ter ritmo e lidar bem com a pressão (se não souberes, depressa aprenderás :p). O 2º semestre é bem mais tranquilo (há menos trabalhos e mais estudo) e por isso não gostei tanto.
Há cadeiras super interessantes e professores super competentes e que se nota que gostam do que fazem, o que é brutal porque nos motiva bastante. Também há professores dos quais não gostei tanto e consequentemente também não gostei tanto das cadeiras deles... Mas faz parte, nada que já não saibas :)
Quanto à faculdade... Bem, a ESCS é brutal. É um meio pequenino comparativamente a muitas outras faculdades; temos apenas 4 cursos, o que é um aspeto positivo no que toca à integração porque não é difícil conheceres pessoas de todos os cursos (principalmente se participares na praxe). Continuamos a ter turmas fixas (máximo 40 pessoas) e as salas de aula não são aqueles mega auditórios com 200 lugares e um professor que não sabe o nome nem de 5. É um meio pequeno e muito parecido em alguns aspetos àquilo que possas estar habituada do secundário. Talvez "acolhedor" seja a palavra :)
Não sei se tens mais dúvidas que queiras que te esclareça, tipo sobre cadeiras e assim... Desculpa lá o testamento mas fico entusiasmada quando vejo pessoas a querer vir para RPCE :p