Audiovisual e Multimédia vs Engenharia Informática vs Gestão

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Matrícula
13 Julho 2016
Mensagens
12
Olá a todos,

Estive este ano em Engenharia Informática, na FCT-UNL, tendo sido a minha segunda opção (a primeira era Engenharia Informática no IST).
Comecei o curso logo desanimanda por não ter entrado na faculdade que queria e, ao longo do ano lectivo, fui-me apercebendo de que não sentia o entusiasmo pelo curso que os meus colegas sentiam, ao ponto de desistir do curso após terminar o primeiro semestre. Já tinha programado no 12º ano, em pascal e VB, e, por isso, pensava que já tinha alguma noção do quão "secante" programação podia ser. Contudo, uma vez no curso, apercebi-me que ali era muito mais exaustivo do que pensava. Creio que isso se deveu, em grande parte, a que só consigo achar mais "piada" a programação quando estou a realizar um projecto que seja do meu interesse, e, no curso, é quase tudo escolhido e controlado pelos professores.

Para além de nunca me ter integrado muito bem, o facto de o curso também só possuir cadeiras de raciocínio foi outro dos motivos que creio que me levou a cansar do curso. Apesar de ter seguido ciências e tecnologias no secundário, as disciplinas que sempre tive mais facilidade foram português, história e até mesmo matemática (sempre detestei física e química).

Posto isto, hoje deparo-me novamente com dúvidas relativas a que curso seguir. Parte de mim questiona se tivesse entrado no IST se não teria gostado mais do curso, o que me leva a, apesar do que aconteceu, voltar a considerar concorrer a Engenharia Informáticano IST. Por outro lado, o plano de estudos de Gestão também me agrada, apesar de que as saídas não tanto (não me vejo a ficar num escritório com números o resto da vida). Por fim, o curso que mais tenho considerado colocar como primeira opção é o deAudiovisual e Multimédia, na Escola Superior de Comunicação Social. Sempre gostei muito de tudo o que envolva produção e edição de vídeo (um dos meus sonhos era ser realizadora de cinema) e, dentro da vertente de multimédia, a parte da animação também me parece muito interessante, apesar de não ter jeito para desenhar (será este um impedimento para ser animador?). Seguindo este curso, tenho também esperanças de que possa, igualmente, exercer programação mas de um modo mais leve, mesmo que mais ao nivel de html e de designer de sites. No entanto, não consigo evitar recear a desempregabilidade que é associada a este tipo de cursos.

Alguém que esteja em algum destes cursos ou que já tenha estado numa situação semelhante à minha me pode ajudar?

Obrigada
 

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,224
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Status
Não está aberto para novas mensagens.