Auxílio sobre o exame nacional, calendário e equiparação de diploma secundário

Matrícula
3 Abril 2018
Olá a todos, minha filha cursa engenharia de computação no BRASIL, mas tem dupla cidadania (portuguesa-brasileira). Ela quer se transferir para o curso da UPorto de Engenharia de computação, nos informaram que ela deve obrigatoriamente fazer o exame de acesso nacional, mas estamos muito confusas como proceder.
1) Onde fazer a inscrição para a inscrição do exame de acesso nacional em Portugal?
2) Existe alguma instituição onde ela possa fazer o exame nacional sem ter de ir a Portugal num primeiro momento?
3) qual é o calendário desse exame de acesso 2018? alguém pode explicar como funciona cada fase, etapa?
3) Ela tem de fazer a equivalência do diploma secundário do Brasil, ela precisa mesmo fazer pessoalmente numa escola secundária em Portugal ou pode fazer via consulado português aqui no Brasil ou pode enviar para a escola via correios? Tem mesmo de ter uma morada? o problema é que ainda não estamos em Portugal, só iremos ter uma morada, se ela passar no exame nacional e for aprovada por uma universidade.

Alguém pode ajudar? Obrigada, pessoal.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Shirley Martins
1) Onde fazer a inscrição para a inscrição do exame de acesso nacional em Portugal?
Pode realizar em qualquer escola que aceite a sua inscrição.
2) Existe alguma instituição onde ela possa fazer o exame nacional sem ter de ir a Portugal num primeiro momento?
Desconheço que exista.
3) qual é o calendário desse exame de acesso 2018? alguém pode explicar como funciona cada fase, etapa?
Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso | Uniarea
3) Ela tem de fazer a equivalência do diploma secundário do Brasil, ela precisa mesmo fazer pessoalmente numa escola secundária em Portugal ou pode fazer via consulado português aqui no Brasil ou pode enviar para a escola via correios? Tem mesmo de ter uma morada? o problema é que ainda não estamos em Portugal, só iremos ter uma morada, se ela passar no exame nacional e for aprovada por uma universidade.
Creio que sim. Sugiro que fale com o consulado aí no Brasil.

Matrícula
3 Abril 2018
Obrigada Davis, pela pronta resposta. Pensava que poderia fazer a inscrição numa escola secundária, porém via internet, a exemplo do Enem, que é feito todo online.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada Davis, pela pronta resposta. Pensava que poderia fazer a inscrição numa escola secundária, porém via internet, a exemplo do Enem, que é feito todo online.
Pode tentar, mas há pouca abertura das escolas portuguesas para isso. Mais fácil será se conseguir passar uma procuração a alguém cá em Portugal que trate do processo por si.

D

Deleted member 27718

Guest
Os que vão fazer exames e são dos profissionais , mas quero ir para engenharia informática, e tenho que fazer exames nacionais, também temos diplomas?

D

Deleted member 27718

Guest
Não há diplomas dos exames nacionais. Precisas disso para algum fim?
É para entrar para fazer o exame de Cambridge School, para entrar com um inglês melhor para a faculdade , para apresentar o exame de inglês, ou o que tenho que fazer nesse caso ? Estou confusa :/

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
É para entrar para fazer o exame de Cambridge School, para entrar com um inglês melhor para a faculdade , para apresentar o exame de inglês, ou o que tenho que fazer nesse caso ? Estou confusa :/
Não estou a perceber a tua dúvida. Tens de explicar isso melhor.

D

Deleted member 27718

Guest
"lá" onde? Tens de explicar mais detalhadamente as tuas dúvidas.
Na Cambridge School, preciso de saber se é preciso algum comprovativo para entrar lá,por exemplo algum diploma do secundário, pois vou fazer um exame em Cambridge?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Na Cambridge School, preciso de saber se é preciso algum comprovativo para entrar lá,por exemplo algum diploma do secundário, pois vou fazer um exame em Cambridge?
Sugiro que esclareças as tuas dúvidas com a escola em causa, mas que eu saiba podes propor-te aos exames por tua conta, desde que pagues.