NOVASBE Avaliação - Nova SBE

InêsAmaral30

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2019
Olá!

Gostaria de saber como funciona a avaliação na Nova Sbe, especificamente no curso de Gestão.
Sei que há determinados cursos nalgumas faculdades que não realizam testes e fazem as avaliações baseadas em trabalhos.
Como é que funciona na Nova? Há muitas cadeiras com exames obrigatórios? Também há trabalhos que contem para a avaliação? Mais ou menos com que frequência se realizam avaliações?

Obrigada pela atenção.

Inês

Olá!

Gostaria de saber como funciona a avaliação na Nova Sbe, especificamente no curso de Gestão.
Sei que há determinados cursos nalgumas faculdades que não realizam testes e fazem as avaliações baseadas em trabalhos.
Como é que funciona na Nova? Há muitas cadeiras com exames obrigatórios? Também há trabalhos que contem para a avaliação? Mais ou menos com que frequência se realizam avaliações?

Obrigada pela atenção.

Inês
Olá Inês,

Eu sou aluno de 1º ano em gestão e relativamente à avaliação tenho a dizer que é muito idêntica ao que temos no secundário, os testes estão sempre presentes (geralmente 2 por disciplina) e nalgumas cadeiras temos ainda os trabalhos (contam para a avaliação). Até agora tive exames obrigatórios em todas as cadeiras e parto do princípio que seja assim durante toda a licenciatura :').
Em relação à frequência dos testes e trabalhos:
Testes- Quando começa esse período temos um teste a cada semana, geralmente sexta ou sábado.
Trabalhos- Normalmente 2 por disciplina.

Espero ter tirado as tuas dúvidas, mais qualquer coisa não hesites em perguntar!

• Like
Reactions: Mariana G
Olá Inês,

Eu sou aluno de 1º ano em gestão e relativamente à avaliação tenho a dizer que é muito idêntica ao que temos no secundário, os testes estão sempre presentes (geralmente 2 por disciplina) e nalgumas cadeiras temos ainda os trabalhos (contam para a avaliação). Até agora tive exames obrigatórios em todas as cadeiras e parto do princípio que seja assim durante toda a licenciatura :').
Em relação à frequência dos testes e trabalhos:
Testes- Quando começa esse período temos um teste a cada semana, geralmente sexta ou sábado.
Trabalhos- Normalmente 2 por disciplina.

Espero ter tirado as tuas dúvidas, mais qualquer coisa não hesites em perguntar!

Muito obrigada! Fiquei muito mais esclarecida!

Olá! Referente aos trabalhos que têm de entregar são de que género? Apresentações, relatórios, trabalhos escritos de pesquisa ou todos?

Olá! Referente aos trabalhos que têm de entregar são de que género? Apresentações, relatórios, trabalhos escritos de pesquisa ou todos?
Boas!
Pelo que percebi, vamos ter trabalhos de todos esses tipos. Por exemplo, em Introdução à Empresa a avaliação será feita do seguinte modo:

Regular Exam Period:
1. Final regular period exam: 40% OR 60% if Final regular period exam grade > Midterm test grade (Minimum exam grade is 8.0)
2. Midterm test: 20% OR 0% if Final regular period exam grade > Midterm test grade
3. Group reports and pre-recorded presentation: 35%
4. In-class participation: 5%

Haverá, portanto, relatórios de grupo e apresentações. Contudo, isto depende sempre das cadeiras.
Em Contabilidade Financeira, a avaliação será baseada apenas em testes e participação (3 testes + 1 exame final + participação nas aulas).

Obrigado! Aí na apresentação diz apresentação pré-gravada. Isso significa que temos de gravar um vídeo e entregar? Parece-me um pouco estranho fazer uma apresentação gravada...

• Like
Reactions: Louro
Obrigado! Aí na apresentação diz apresentação pré-gravada. Isso significa que temos de gravar um vídeo e entregar? Parece-me um pouco estranho fazer uma apresentação gravada...
Penso que seja isso! Talvez tenha a ver com a covid-19, calculo que em tempos normais as apresentações seriam presenciais, perante a turma.

Ok, obrigado pela ajuda!
Na boa! Boa sorte.
Se tiveres mais alguma dúvida relacionada com avaliações, programas das cadeiras ou horários, pergunta à vontade. Não consigo ajudar muito mais que isso, visto que também só agora vou começar na Nova, mas já tenho acesso a esse tipo de informações.

Obrigado!

Vamos lá ver se consigo entrar. O exame de mat A não me correu lá muito bem por isso a minha média desceu de 19 para 17.45... Achas que tenho chances de entrar na 1 fase? Enfim, se conseguir entrar era giro nos conhecermos visto sermos os dois caloiros :)

Obrigado!

Vamos lá ver se consigo entrar. O exame de mat A não me correu lá muito bem por isso a minha média desceu de 19 para 17.45... Achas que tenho chances de entrar na 1 fase?

Este ano acho que as médias de entrada vão ser bem aleatórias graças ao novo formato dos exames. Devem subir, mas ainda assim tens uma boa média. Pode ser que não suba mais que 3 décimas.

Repara que também há mais vagas este ano, subiram de 195 para 231. Pode até nem vir a fazer grande diferença, mas quem sabe. Também tens a segunda fase ou, na pior das hipóteses, entras noutra faculdade e pedes mudança de curso no final do primeiro ano, sendo que se entrares em economia ou gestão noutra faculdade, podes pedir equivalências a algumas cadeiras. Por exemplo, se fizeres Matemática I no ISCTE, podes pedir equivalência na Nova à cadeira de Cálculo I; se fizeres Economia I no ISEG, podes pedir equivalência a Introdução à Microeconomia; etc.

Mas há que estar confiante! Acredito que tenhas hipóteses de entrar.

Enfim, se conseguir entrar era giro nos conhecermos visto sermos os dois caloiros :)

Se entrares, depois diz qualquer coisa e encontramo-nos por lá, quem sabe se não ficamos até na mesma turma ahah talvez seja possível, uma vez que o primeiro ano é igual para ambos os cursos.
Bom, eu vou estar a trabalhar enquanto tiro esta licenciatura, ainda tenho de ver como vou conciliar os horários e à partida não devo conseguir ir a todas as aulas, mas também gostava de ter tempo para conhecer pessoal e para ir a eventos ou participar nalgum clube.

Mais uma vez, boa sorte 💪💪

Repara que também há mais vagas este ano, subiram de 195 para 231. Pode até nem vir a fazer grande diferença, mas quem sabe. Também tens a segunda fase ou, na pior das hipóteses, entras noutra faculdade e pedes mudança de curso no final do primeiro ano, sendo que se entrares em economia ou gestão noutra faculdade, podes pedir equivalências a algumas cadeiras. Por exemplo, se fizeres Matemática I no ISCTE, podes pedir equivalência na Nova à cadeira de Cálculo I; se fizeres Economia I no ISEG, podes pedir equivalência a Introdução à Microeconomia; etc.

Olá!!

Eu também entrei na Nova Sbe este ano por mudança par curso/instituição. Só queria fazer um ligeiro reparo dizendo que para ter equivalência a Cálculo I vindo do ISCTE, na realidade tens que realizar as unidades curriculares tanto de Matemática I como Matemática II. Ou seja, só através da combinação das duas disciplinas é que obtens creditação. Eu, por exemplo, só tive Matemática I no 1º ano e por isso não me deram equivalência a Cálculo I.

Espero que de resto corra tudo bem,

Boa sorte :)

• Like
Olá!!

Eu também entrei na Nova Sbe este ano por mudança par curso/instituição. Só queria fazer um ligeiro reparo dizendo que para ter equivalência a Cálculo I vindo do ISCTE, na realidade tens que realizar as unidades curriculares tanto de Matemática I como Matemática II. Ou seja, só através da combinação das duas disciplinas é que obtens creditação. Eu, por exemplo, só tive Matemática I no 1º ano e por isso não me deram equivalência a Cálculo I.

Espero que de resto corra tudo bem,

Boa sorte :)
Boas!
Ahh não sabia disso, fica o aviso para quem estiver interessado em pedir equivalências.
Eu não pedi nenhuma, por vir de uma área de estudos diferente, e por isso baseei-me apenas naquela lista que nos mandaram por email. Entranto reparei que não vi a parte onde diz "combinação" 😂

• Like
Reactions: SemNome
Boas!
Ahh não sabia disso, fica o aviso para quem estiver interessado em pedir equivalências.
Eu não pedi nenhuma, por vir de uma área de estudos diferente, e por isso baseei-me apenas naquela lista que nos mandaram por email. Entranto reparei que não vi a parte onde diz "combinação" 😂

Sim exatamente! Eu quando vi a lista também não percebi bem 😂, mas quando avisei que ia pedir a equivaência aí sim informaram-me que não seria possível sem ter tido Matemática II.

• Like
Sim exatamente! Eu quando vi a lista também não percebi bem 😂, mas quando avisei que ia pedir a equivaência aí sim informaram-me que não seria possível sem ter tido Matemática II.
Não deixa de ser um pouco estranho darem uma equivalência em "troca" de duas cadeiras. Ou dão menos matéria em Mat I no ISCTE em comparação com Cálculo I na Nova, ou estão a armar-se em esquisitos 😂
Já agora, entraste em que curso?

• Like
Não deixa de ser um pouco estranho darem uma equivalência em "troca" de duas cadeiras. Ou dão menos matéria em Mat I no ISCTE em comparação com Cálculo I na Nova, ou estão a armar-se em esquisitos 😂
Já agora, entraste em que curso?
Sim. Matemática I deve ter menos matéria do Cálculo I, mas pode ser que me dê alguma ajuda para acompanhar a matéria. Eu entrei em Gestão!! Vou fazer algumas cadeiras do 1ºano e do 2º ano, por isso, vou já começar dia 2 de setembro :) o que por um lado me deixa um bocado apreensivo.

• Like
Sim. Matemática I deve ter menos matéria do Cálculo I, mas pode ser que me dê alguma ajuda para acompanhar a matéria. Eu entrei em Gestão!! Vou fazer algumas cadeiras do 1ºano e do 2º ano, por isso, vou já começar dia 2 de setembro :) o que por um lado me deixa um bocado apreensivo.
Estou a ver. Conseguiste então algumas equivalências ahaha
Teres tido Matemática I ajuda de certeza. Muita da matéria há de ser igual.

Consegui a fazer a 5 unidades curriculares, se permitissem fazer mais do que 30 ECTS acho que ainda conseguia fazer a mais 1 ou 2. Mesmo assim, acho que já foi bom!

• Like
Consegui a fazer a 5 unidades curriculares, se permitissem fazer mais do que 30 ECTS acho que ainda conseguia fazer a mais 1 ou 2. Mesmo assim, acho que já foi bom!
Sim, muito bom! Já não perdes tempo a repetir matéria e avanças para cadeiras de segundo ano.

• Like