NOVASBE Avaliação - Nova SBE

TC1234

Membro
Matrícula
13 Junho 2019
Consegui a fazer a 5 unidades curriculares, se permitissem fazer mais do que 30 ECTS acho que ainda conseguia fazer a mais 1 ou 2. Mesmo assim, acho que já foi bom!
Como só te deram 30 ECTS de equivalência, consideram te aluno do 2 ano a fazer cadeiras do 1ano ou aluno do 1 ano a fazer cadeiras do 2 ano?

• Like
Reactions: SemNome

SemNome

Membro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
Nova Sbe
Como só te deram 30 ECTS de equivalência, consideram te aluno do 2 ano a fazer cadeiras do 1ano ou aluno do 1 ano a fazer cadeiras do 2 ano?
Sinceramente não sei muito bem, mas creio que seja 1º ano porque na realidade estou a finalizar cadeiras do 1º e apenas a adiantar algumas do 2º.

TC1234

Membro
Matrícula
13 Junho 2019
Sinceramente não sei muito bem, mas creio que seja 1º ano porque na realidade estou a finalizar cadeiras do 1º e apenas a adiantar algumas do 2º.
sendo assim, para fazeres mudança de curso precisas de ficar mais um ano? Ou seja vais fazer a licenciatura em 4 anos obrigatoriamente

• Like

SemNome

Membro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
Nova Sbe
sendo assim, para fazeres mudança de curso precisas de ficar mais um ano? Ou seja vais fazer a licenciatura em 4 anos obrigatoriamente
Ainda estou um pouco confuso de como se vai proceder mas acho que sim, tenho de agora fazer mais 3 anos. Para além do ano que já fiz na outra faculdade.

Louro

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Gestão // Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
Nova SBE // FLUL
Ainda estou um pouco confuso de como se vai proceder mas acho que sim, tenho de agora fazer mais 3 anos. Para além do ano que já fiz na outra faculdade.
Se tiveste equivalência a 30 ECTS, isso corresponde a um semestre. Portanto, à partida terás de ficar não um ano a mais, mas sim um semestre (1 ano + 2,5 na Nova). Isto se não tiveres de repetir cadeiras, claro 😂
De qualquer forma, não é mau. Pior seria se não te dessem equivalências nenhumas e tivesses de começar tudo do zero.

• Like

TC1234

Membro
Matrícula
13 Junho 2019
Pois já nao é mau de todo, mas e se me derem algumas equivalencias do 1 semestre e outras do 2 semestre provavelmente terei que ficar os dois semestres no 4 ano
certo?

• Like
Reactions: Louro and SemNome

SemNome

Membro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
Nova Sbe
Se tiveste equivalência a 30 ECTS, isso corresponde a um semestre. Portanto, à partida terás de ficar não um ano a mais, mas sim um semestre (1 ano + 2,5 na Nova). Isto se não tiveres de repetir cadeiras, claro 😂
De qualquer forma, não é mau. Pior seria se não te dessem equivalências nenhumas e tivesses de começar tudo do zero.
Sim, só que eu tinha estado a ver no portal e dizia lá mínimo de semestres frequentados: 6, mas agora que vi melhor está la referido que já tenho feito 1. Por isso sendo assim deves ter razão. 😂

• Like
Reactions: Louro

Louro

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2015
Curso
Gestão // Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
Nova SBE // FLUL
Pois já nao é mau de todo, mas e se me derem algumas equivalencias do 1 semestre e outras do 2 semestre provavelmente terei que ficar os dois semestres no 4 ano
certo?
Acho que estou a perceber, estás com receio que as cadeiras só abram num semestre. No entanto, sei que há cadeiras de segundo semestre que abrem no primeiro também, como é o caso de Cálculo II. Tenho ideia de ver testes de Cálculo II marcados para este semestre de Outono 2020, e se há testes é porque também deve haver aulas. Presumo que isto seja para aqueles que no primeiro ano chumbaram a Cálculo II e estão agora a repetir, desta forma, se já tiverem feito 3 anos do curso, podem concluir a cadeira logo no primeiro semestre deste ano letivo, não ficando portanto à espera que a cadeira abra só no segundo semestre. Imagina ficares um semestre sem fazer nada porque a cadeira que te falta fazer só abre no segundo 😂 😂
Post automatically merged:

Sim, só que eu tinha estado a ver no portal e dizia lá mínimo de semestres frequentados: 6, mas agora que vi melhor está la referido que já tenho feito 1. Por isso sendo assim deves ter razão. 😂
Devem ter atualizado entretanto haha

Ya, fui confirmar e abre mesmo no primeiro semestre.
calc II.png

Última edição:
  • Like
Reactions: SemNome and TC1234

André Wang

Membro
Matrícula
17 Junho 2019
Boas!

Finalmente encontrei um tópico que falasse sobre Transferência de Instituição, principalmente de ISCTE para a Nova SBE, uma vez que eu vou me candidatar este ano para a Nova SBE (1ª opção- Gestão/ 2ª opção- Economia), mas tenho medo que não consiga entrar. E por isso, o meu plano B seria entrar na ISCTE e fazer o primeiro ano, e depois, tentar fazer transferência para a Nova ou tentar entrar pelo Concurso Nacional, pois este ano a média já vai ser bastante alta, e duvido que média continue a aumentar para o ano/ exame de Matemática ser mais fácil que a de este ano.

Contudo, eu tenho certas dúvidas relativamente ao procedimento da transferência, primeiramente gostaria de saber se poderei candidatar para Mudança de Par após terminar o 1º ano na ISCTE ou tem que ser antes ? E tratarei do procedimento na Nova ou no ISCTE ? Também existe uma 2ª fase para o concurso dos candidatos a "Mudança de Par"?

Eu já estive a ver os critérios de seriação da Nova, e gostaria de saber se os 25% do exame Matemática é só o exame da 1ª fase ou é o melhor exame das duas fases ? ( no meu caso, eu hoje recebi a nota da 2ª fase de matemática e foi melhor que a da 1ª fase).

Obrigado,
André

• Like

ABC531

Membro
Matrícula
1 Julho 2020
Boas!

Finalmente encontrei um tópico que falasse sobre Transferência de Instituição, principalmente de ISCTE para a Nova SBE, uma vez que eu vou me candidatar este ano para a Nova SBE (1ª opção- Gestão/ 2ª opção- Economia), mas tenho medo que não consiga entrar. E por isso, o meu plano B seria entrar na ISCTE e fazer o primeiro ano, e depois, tentar fazer transferência para a Nova ou tentar entrar pelo Concurso Nacional, pois este ano a média já vai ser bastante alta, e duvido que média continue a aumentar para o ano/ exame de Matemática ser mais fácil que a de este ano.

Contudo, eu tenho certas dúvidas relativamente ao procedimento da transferência, primeiramente gostaria de saber se poderei candidatar para Mudança de Par após terminar o 1º ano na ISCTE ou tem que ser antes ? E tratarei do procedimento na Nova ou no ISCTE ? Também existe uma 2ª fase para o concurso dos candidatos a "Mudança de Par"?

Eu já estive a ver os critérios de seriação da Nova, e gostaria de saber se os 25% do exame Matemática é só o exame da 1ª fase ou é o melhor exame das duas fases ? ( no meu caso, eu hoje recebi a nota da 2ª fase de matemática e foi melhor que a da 1ª fase).

Obrigado,
André
Se puderes podias dizer a tua nota de candidatura?

ABC531

Membro
Matrícula
1 Julho 2020
Eu na 1ª fase candidato me com 173,5 e na 2ª fase com 179. Se entrar na 1ª fase vou provavelmente ser dos últimos colocados, mas na 2ª fase, em princípio entro. O exame da 1ª fase não me correu lá muito bem :/
Sinceramente 173.5 acho que não chega, pois no ano passado o último colocado já foi 171... Mas com 179 tens mais esperanças...

E ainda por cima este ano há mais candidatos e as médias a matemática subiram imenso.

SemNome

Membro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
Nova Sbe
Boas!

Obrigado,
André
Boas!

Obrigado,
André
Olá!! Tudo bem?
Acho que consigo responder às tuas perguntas, porém tenho medo de te estar a dar informações erradas.
Em relação à tua primeira questão, eu candidatei me no inicio de junho (prazo estipulado pela Nova que poderás consultar no site) pelo que ainda não tinha acabado os meus exames do 2º semestre, assim, no parâmetro da média da faculdade o que teve em conta foi apenas a média do 1º semestre. Por outro lado, no que toca ao procedimento terás que pedir uns documentos ao ISCTE e depois preencher um formulário no site da Nova onde terás que os submeter. Neste concurso não existe uma 2ª fase de candidaturas e, por fim, no que toca aos exames penso que irá contar o melhor dos dois (não tenho a certeza).
Mais uma vez, peço deculpa se te estiver a induzir em erro, mas estou a falar apenas com base na minha experiência. De qualquer forma, poderás consultar o site que irá certamente explicar-te melhor do que eu.
Se precisares de mais alguma coisa podes sempre perguntar.

Abraço!

André Wang

Membro
Matrícula
17 Junho 2019
Sinceramente 173.5 acho que não chega, pois no ano passado o último colocado já foi 171... Mas com 179 tens mais esperanças...

E ainda por cima este ano há mais candidatos e as médias a matemática subiram imenso.

Eu percebo tudo isso, mas há fatores que muita gente não tem em conta: um grande fator que contribui para esse tal aumento de 1,8 valores na média do exame de matemática é a diminuição do número de alunos que fez a prova, uma vez que, com as novas regras deste ano, os alunos não são obrigados a fazer o exame de português e o de matemática (no meu caso, eu não fiz o de pt), e por isso há muitos alunos que não foram fazer o exame de matemática por não precisarem dele, e muitos desses são alunos mais "fraquinhos"/medianos que iriam baixar essa tal média. Para teres uma noção, no ano passado houve 45664 alunos que fizeram o exame de matemática e este ano só houve 35724, e tens que ter em em conta o facto da maioria dos que fizeram exame são bons a matemática e estudaram mais porque vão precisar desse exame.
E o aumento de 59+36+44= 139 vagas acumuladas às 195+195 vagas existentes é algo que vai mudar muita coisa e atenuar essa subida exagerada da média que estava prevista.
É preciso haver 100 19s, 200 18s e 229 17,4 a 17,9 (é uma estimativa), o que eu acho que não é tão fácil de acontecer.
Mas óbvio que as médias podem subir, mas acho que vai ser algum substancial e não considerável.

É só a minha opinião, mas acho que é importante sermos otimistas nestes casos 😂

Olá!! Tudo bem?
Acho que consigo responder às tuas perguntas, porém tenho medo de te estar a dar informações erradas.
Em relação à tua primeira questão, eu candidatei me no inicio de junho (prazo estipulado pela Nova que poderás consultar no site) pelo que ainda não tinha acabado os meus exames do 2º semestre, assim, no parâmetro da média da faculdade o que teve em conta foi apenas a média do 1º semestre. Por outro lado, no que toca ao procedimento terás que pedir uns documentos ao ISCTE e depois preencher um formulário no site da Nova onde terás que os submeter. Neste concurso não existe uma 2ª fase de candidaturas e, por fim, no que toca aos exames penso que irá contar o melhor dos dois (não tenho a certeza).
Mais uma vez, peço deculpa se te estiver a induzir em erro, mas estou a falar apenas com base na minha experiência. De qualquer forma, poderás consultar o site que irá certamente explicar-te melhor do que eu.
Se precisares de mais alguma coisa podes sempre perguntar.

Abraço!

Olá, sim está tudo e contigo ? Desde já agradeço pela ajuda!

Então, sendo assim, a Média das Unidades Curriculares que está nos critérios da seriação é só relativo ao 1º semestre ? O 2º semestre não serve para "nada" então?
Esse tal formulário é o processo da candidatura para Mudança de Par? Pensava que se candidatava lá na Nova SBE.
Btw conseguiste que equivalências ?

Abraço

Última edição:
  • Like

SemNome

Membro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
Nova Sbe
Sim, está tudo bem obrigado!
Visto que eu ainda não tinha as notas do 2º semestre foram apenas as notas do 1º que contaram. Não sei se foi por causa do covid, mas eu não tive que me dirigir à faculdade fiz tudo no site, onde nas datas das candidaturas aparece lá o que tens de preencher. Dado que eles dão equivalências até 30 ECTS consegui ter a 5 cadeiras, o que já não foi mau!

Abraço!

André Wang

Membro
Matrícula
17 Junho 2019
Mas então se tivesses as notas do 2º semestre já contavam ? Ou isso é impossível por causa das datas que são determinadas para a candidatura ?
Então só vais ter que fazer 3 cadeiras do 1º ano da Nova ? E conseguiste a quais ? Isso quer dizer que se mudar me do ISCTE para a Nova também consigo essas mesmas equivalências ?

Abraço e obrigado

• Like

SemNome

Membro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
Nova Sbe
Mas então se tivesses as notas do 2º semestre já contavam ? Ou isso é impossível por causa das datas que são determinadas para a candidatura ?
Então só vais ter que fazer 3 cadeiras do 1º ano da Nova ? E conseguiste a quais ? Isso quer dizer que se mudar me do ISCTE para a Nova também consigo essas mesmas equivalências ?

Abraço e obrigado
Pois, em relação às notas do 2º semestre não sei muito bem sinceramente.
Do primeiro ano, penso que ainda me faltam fazer 4 cadeiras. Consegui a Marketing, Introdução à Microeconomia, Contabilidade Financeira, Introdução à Empresa e a Álgebra Linear. Também acho que poderia ter a Contabilidade de Gestão, mas já passaria dos 30 ECTS. Se mudares penso que se não houver nenhuma alteração, também terás às mesmas.

De nada!

ABC531

Membro
Matrícula
1 Julho 2020
Concordo contigo André Wang, esperemos que entramos!!! Quando eu vi na lista de candidatos só com 18s e 19s para a nova sbe fiquei assutado.

Sonia02

Membro
Matrícula
17 Junho 2019
Olá! Alguém que esteja a estudar na NOVA sabe me dizer como é que se vai da estação de Caravelos para a faculdade (sem ser a pé)? Estive a ver que há um autocarro que vai desde a estação à faculdade (BUSCAS NOVA?). Alguém sabe como é que funciona? Por exemplo o horário, a regularidade, o tempo que leva e os preços.