Bioengenharia, Biotecnologia, Bioquímica, Engenharia Biomédica, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências Farmacêuticas ou Ciências Bioanalíticas?

leonoorr

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2023
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
ESS - UAlg
Olá :)
Estou agora a acabar o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias e ao longo dos 3 anos de secundário acabei por adorar as disciplinas de matemática, biologia e química. A minha média do secundário ronda o 19, enquanto os resultados que obtive nos exames de BGA e FQA no ano passado não foram tão satisfatórios, mas, como estou indecisa entre uma grande variedade de cursos, não sei se devo repetir exames este ano (para além de fazer o de Matemática A)... Alguém que tenha um conhecimento mais aprofundado sobre algum dos seguintes cursos: Bioengenharia, Biotecnologia, Bioquímica, Engenharia Biomédica, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências Farmacêuticas ou Ciências Bioanalíticas; pode ajudar-me e tentar explicar quais são as grandes diferenças entre eles? E qual é o mais indicado, tendo em conta que sonho em trabalhar em laboratório, preferencialmente em investigação numa área mais focada em biologia (mesmo que saiba que em Portugal não existam grandes oportunidades para tal...)

Hello, estou em bioengenharia, podes me dizer quais são as tuas dúvidas?
Olá! Creio que estou mais ou menos esclarecida em relação ao curso em si, no entanto gostava de saber a opinião de pessoas diferentes em relação à empregabilidade neste curso, e as diferenças que podem haver no curso dependendo da universidade, porque eu sou do Algarve, e até existe o curso de bioengenharia na UALG, mas gostei mais do plano de estudos na FEUP...
Post automatically merged:

Olá Leonor! Eu sou aluna de Engenharia Biológica no Técnico, se quiseres posso responder a algumas dúvidas que tenhas :)
Olá :) consegues-me explicar as diferenças entre Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica e Bioengenharia?

Olá!! Sou aluna de Ciências Farmacêuticas, se houver algo em que possa ajudar avisa :)
Olá! Já estive muito interessada no curso de Ciências Farmacêuticas, mas como gosto mais da área de biologia acabei por perder o interesse quando me disseram que o curso é mais virado para a química, ainda assim, eu gostaria de saber o que é que posso fazer com esse curso, para além de trabalhar na área da farmácia comunitária

Olá Leonor,
Podemos esclarecer-te um bocadinho relativamente a Engenharia Biomédica nos pontos principais que focaste. Embora Engenharia Biomédica tenha uma componente de biologia, este é um curso muito multidisciplinar que combina vertentes muito fortes em física e matemática com a parte de biologia, normalmente focada mais nos humanos (com cadeiras como anatomia e fisiologia).
É possível trabalhar em laboratório com este curso, quer na parte da indústria quer em investigação. Quanto ao que difere Engenharia Biomédica dos outros cursos que referiste: primeiramente ao contrário de Ciências Biomédicas, Bioquímica, etc. este curso é uma engenharia pelo que se espera que adquiras durante a sua duração algumas capacidades um bocadinho transversais e não tão diretamente ligados à biomédica como programação, a física e a matemática. Por fim o que o distingue de Bioengenharia de Engenharia Biomédica, é que a Engenharia Biomédica é uma especialização da Bioengenharia. A Bioengenharia estuda todos os organismos biológicos, enquanto que a engenharia biomédica se foca mais nos humanos.
Espero ter sido útil! Se tiveres mais alguma dúvida estamos disponíveis para te esclarecer.
Olá! Obrigada pelo esclarecimento :)

Última edição:
Olá! Já estive muito interessada no curso de Ciências Farmacêuticas, mas como gosto mais da área de biologia acabei por perder o interesse quando me disseram que o curso é mais virado para a química, ainda assim, eu gostaria de saber o que é que posso fazer com esse curso, para além de trabalhar na área da farmácia comunitária
Para além da farmácia comunitária podemos trabalhar em:
- Farmácia hospitalar
- Análises clínicas
- Genética humana
- Indústria farmacêutica
- Investigação
- Distribuição
- Assuntos regulamentares
Isto falando só das principais áreas (espero não me estar a esquecer de nenhuma), temos outras opções mas são menos comuns como o ensino.

Hello, estou em bioengenharia, podes me dizer quais são as tuas dúvidas?
Olá!
Deparei-me com este curso e tenho algumas dúvidas em relação a ele.
A minha primeira opção seria Ciências Biomédicas, mas gostaria de saber se entre bioengenharia e biotecnologia qual o que se aproxima mais de Ciências biomédicas?
Pretendo seguir investigação na saúde, na área de oncologia/ imunologia/ terapia genética, basicamente algo relacionado com genética ou a nível de resposta imunitária do corpo humano, também tenho interesse nas neurociências.
também tenho interesse na parte tecnológica, digamos assim, como o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis à saúde, mais no ramo de próteses, desenvolvimento de membros/tecidos artificiais e posterior aplicação no corpo.
Já agora, alguém me consegue diferenciar medicina regenerativa de engenharia regenerativa?
obrigada!