FEUP Bioengenharia - FEUP

Lima98

Membro
Matrícula
29 Abril 2017
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Durante quase toda a minha vida escolar tinha na cabeça Medicina porque basicamente o que mais me via a fazer no futuro era algo relacionado com Oncologia. O ano passado o exame de matemática não correu da melhor maneira e entrei em Medicina Dentária, porque o primeiro ano era basicamente igual a Medicina. No entanto, não gostei muito do curso, muito pela falta de Matemática e Química, e fiquei a pensar se era realmente aquilo que queria fazer no futuro.
Com isto, pensei mais em investigação e aí entrou o curso de Bioengenharia, que me interessa bastante porque é muito abrangente e posso ir para a área que queria em Medicina, mas em investigação. No entanto, em todo o meu percurso académico sempre fui um melhor aluno, essencialmente a Matemática e Química, o que me fez pensar em Engenharia Química, que basicamente me assentava bem mas não é exatamente aquilo que queria fazer no futuro, apesar de ser provavelmente aquilo em que seria melhor.

Por isso é que criei este tópico: o que me têm a dizer sobre Bioengenharia na FEUP? É um curso com muita saída profissional? Será que tenho a ideia correta do curso? O que é que acham?

mfmcs271999

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2017
Boa Tarde! Eu também gostava de saber no que é que se trabalha ao seguir o ramo de biotecnologia molecular. Regeneração de tecidos, manipulação de genes....?

• Like
Reactions: Margarida Pinheiro

Margarida Pinheiro

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2017
Boa Tarde! Eu também gostava de saber no que é que se trabalha ao seguir o ramo de biotecnologia molecular. Regeneração de tecidos, manipulação de genes....?
Olá! No fórum Biotecnologia vs Bioengenharia consegues encontrar bastante informação relativa ao curso de bioengenharia e aos ramos do 3º ano, principalmente de uma pessoa estudante do curso (ag26) que lá te dá informação. E tens também o Bioengenharia - informações sobre o curso?. Já agora candidatei-me a bioengenharia este ano e o plano de biotecnologia molecular é o de que mais gosto. Segundo sei de uma rapariga que está em bioengenharia no ramo de eng. biológica, biotecnologia molecular é o mais adequado a investigação e é o que tem mais biologia. Parece-me muito interessante!! E também gostaria de receber mais informação de alguém dentro da área.

• Like
Reactions: Lima98

martitinha09

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2018
Olá! Eu queria bioengenharia na feup. Tenho média de 18,1. Eu sei que está mesmo no limite. Acham que tenho alguma hipótese de ficar colocada se me candidatar?

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá! Eu queria bioengenharia na feup. Tenho média de 18,1. Eu sei que está mesmo no limite. Acham que tenho alguma hipótese de ficar colocada se me candidatar?
Hipótese tens sempre. :P Candidata-te, não perdes nada e podes bem entrar.

moonface

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2019
Após os dois anos comuns a todos os alunos de bioengenharia na feup, como é que é feita a seleção para as três vertentes de estudo (engenharia biomédica, engenharia biológica e biotecnologia molecular)? Os alunos conseguem sempre entrar na vertente que querem?
Outra pergunta que também tenho é relacionada com a empregabilidade em engenharia biomédica. É possível ter um trabalho fixo? Como é o mercado de trabalho em Portugal nesta área? Só é possível trabalhar com bolsas de doutoramento?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Após os dois anos comuns a todos os alunos de bioengenharia na feup, como é que é feita a seleção para as três vertentes de estudo (engenharia biomédica, engenharia biológica e biotecnologia molecular)? Os alunos conseguem sempre entrar na vertente que querem?
Deixo aqui abaixo esta resposta dada noutro tópico sobre a escolha dos ramos em Bioengenharia na FEUP. :)

Olá :)
Não me lembro de haver um ano em que tenha acontecido haver escolha por médias. Normalmente as pessoas dividem-se bem entre os ramos. Houve um ano em que Biológica quase não teve as 10 pessoas que precisa para qualquer ramo "funcionar" mas no final toda a gente foi para o ramo que queria.
Concluíndo, toda a gente vai para o ramo que quer no 3º ano, independentemente da média!

• Like
Reactions: moonface and ag26

Ana Rita 0501

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2019
Olá, gostava de saber o que acham mais indicado para alguém que queira curar doenças: Biomédicas Laboratoriais ou Biologia Aplicada?

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Olá, gostava de saber o que acham mais indicado para alguém que queira curar doenças: Biomédicas Laboratoriais ou Biologia Aplicada?
Curar doenças é um objetivo muito amplo da biologia em saúde... :) é investigação que te ves a fazer no futuro? qualquer um dos dois cursos que falsste te permite fazer investigação!

marameira

Membro Caloiro
Matrícula
21 Maio 2019
Olá! Será que alguém me pode explicar/dizer que saídas profissionais o curso de Bioengenharia na FEUP tem? Muito obrigada!