UAlg Bioengenharia vs Engenharia Biológica

dianarodriguexx

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2020
Olá, vou me candidatar ao ensino superior este ano e sou do Algarve.
Ainda estou indecisa nas minhas opções mas bioengenharia e engenharia biológica são algumas delas.
Alguém pode me falar sobre o curso de bioengenharia na UAlg e as diferença entre bioengenharia e engenharia biológica (que, pelo que sei, apenas há na Uminho e no técnico)?
Obrigada.

Olá :)
Eu sou aluna de bioengenharia na Universidade do Porto, por isso apesar de não conseguir falar do curso na universidade que pretendes, acho que posso dar uma ajudinha!
Aqui no Porto (e pelo que estive a analisar do plano de estudos do Algarve também me parece que funciona +/- assim), bioengenharia é um curso que te prepara para engenharia biológica e engenharia biomédica. Ou seja, bioengenharia é um curso mais geral, que te permite mais tarde "especializar" numa dessas áreas.
Em relação às cadeiras, em bioengenharia terás cadeiras mais gerais, incluindo algumas que, em princípio, não vão ser tão essenciais a engenharia biológica. Os exemplos mais notórios são processamento de sinais e eletromagnetismo, talvez não fundamentais para um engenheiro biológico (mas são sempre úteis, claro) mas indispensáveis para um engenheiro biomédico. Por outro lado, se escolheres um curso logo de início focado na engenharia biológica, não terás essas cadeiras, mas outras mais importantes. Engenharia biológica é mais relacionado com química e engenharia de bioprocessos.

Espero ter ajudado :) se tiveres mais alguma dúvida, coloca à vontade aqui ou por mensagem privada
E espero não ter induzido em erro ou dito nada errado 😅

• Like
Reactions: dianarodriguexx
Olá :)
Eu sou aluna de bioengenharia na Universidade do Porto, por isso apesar de não conseguir falar do curso na universidade que pretendes, acho que posso dar uma ajudinha!
Aqui no Porto (e pelo que estive a analisar do plano de estudos do Algarve também me parece que funciona +/- assim), bioengenharia é um curso que te prepara para engenharia biológica e engenharia biomédica. Ou seja, bioengenharia é um curso mais geral, que te permite mais tarde "especializar" numa dessas áreas.
Em relação às cadeiras, em bioengenharia terás cadeiras mais gerais, incluindo algumas que, em princípio, não vão ser tão essenciais a engenharia biológica. Os exemplos mais notórios são processamento de sinais e eletromagnetismo, talvez não fundamentais para um engenheiro biológico (mas são sempre úteis, claro) mas indispensáveis para um engenheiro biomédico. Por outro lado, se escolheres um curso logo de início focado na engenharia biológica, não terás essas cadeiras, mas outras mais importantes. Engenharia biológica é mais relacionado com química e engenharia de bioprocessos.

Espero ter ajudado :) se tiveres mais alguma dúvida, coloca à vontade aqui ou por mensagem privada
E espero não ter induzido em erro ou dito nada errado 😅
Olá, muito obrigada pela resposta!!
Sendo aluna de bioengenharia (e como disseste, parece ser um curso mais geral), achas que é necessário depois seguir para uma especialização para conseguir emprego ou achas que apenas com a licenciatura de bioengenharia ficamos com qualificações para entrar logo no mercado de trabalho?
Basicamente estou com receio de não ser fácil encontrar trabalho, especialmente em Portugal :(

Na minha opinião, qualquer engenharia é melhor complementada com um mestrado! Mas pondo isso de parte:
- engenharia biomédica e engenharia biológica são áreas muito distintas. Engenharia biológica tem muita empregabilidade em Portugal. Dito isto, na licenciatura em bioengenharia do Porto, tu escolhes logo uma especialização dentro da licenciatura, enquanto que no Algarve isso não acontece (parece-me ser assim, pela análise do plano de estudos). Assim sendo, *na minha opinião*, a licenciatura em bioengenharia no Algarve parece ser ótima para te preparar para uma especialização, mas não para ser o fim dos teus estudos 😅. Isto porque, imagina, engenharia biomédica e engenharia biológica são dois grandes grupos distintos, e dentro desses grupos tens ainda diferentes áreas que também são bastante distintas. E na licenciatura em bioengenharia do Algarve nem dás o primeiro passo que é escolher entre biomédica e biológica. Conseguirias emprego? É possível, mas entre uma licenciatura em bioengenharia e uma em engenharia biológica acho que a segunda te permite uma melhor entrada direta no mercado de trabalho. Se fores fazer mestrado (que eu recomendo) aí bioengenharia também é uma excelente escolha :)

Olá!
Alguém tem resolução dos exercícios do livro "Reatores Biológicos" de M. Manuela da Fonseca e José A. Teixeira?
O livro não tem, já pesquisei e não consigo encontrar!!!
Pff alguém...