Bioengenharia vs Engenharia Biomédica

estudante97

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2015
O que distingue estes dois cursos? Porque é que as médias variam tanto de faculdade para faculdade? Alguém que estude Bioengenharia na FEUP ou Engenharia Biomédica no IST ou tenha conhecimento de alguém que o faça me pode esclarecer acerca de cada um dos cursos, da empregabilidade de cada um, e falar-me um pouco das faculdades que referi?

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Olá,
De Bioengenharia posso-te dizer que é um curso completo mas recente. É bom para quem gosta de tudo e para quem está indeciso, tens muita Matemática, muita Biologia, Química e Física. Em termos de empregabilidade, há pouca gente que não esteja a fazer nada; pelo menos estará em Doutoramento.
Tanto a FEUP como o ICBAS (passas semestres alternados em cada uma até ao 2º ano) são excelentes faculdades com bom ambiente.

Se realmente não gostas de Biologia e gostas mais da parte da Programação, Bioeletrónica, Biomecânica aconselho-te uma Eng. Biomédica que esteja mais estabelecida, como no IST, e não a Bioengenharia (apesar de o ramo de Biomédica ser bom na mesma!).
Se gostas de Biologia e te interessam a Regeneração de Tecidos ou Células Estaminais, vai para Bioengenharia!

Última edição:
  • Like
Reactions: bjo

mat17

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2015
Oi!
Já passei por essa questão, e acabei por escolher Bioengenharia, principalmente por ser muito abrangente. Nem foi uma questão de estar muito indecisa, em sabia que devia querer Biomédica, mas não quis excluir outras opções à partida, e o facto de ter dois anos em que damos muitas coisas diferentes ajuda-te a perceber o que queres.
Sinceramente, se vires que não gostas assim tanto de Biologia e Química se calhar o IST é capaz de ser uma escolha melhor (ah, e se gostares de Física Moderna, Física Nuclear,... aconselho o IST, pelo que sei essa área está mais desenvolvida aí). É assim, ter nos primeiros anos muitas cadeiras mais relacionadas com Biologia, sabendo que gostava mais da parte da Engenharia, foi um bocado chato, mas com esforço as coisas vão lá, e, para além de ter aprendido imenso, aprendi a adaptar-me a diferentes situações, diferentes métodos de ensino, e isso é importante. O ambiente também é muito fixe por cá, pelo menos sinto que há muita ajuda entre os alunos, o que é bom, e mesmo fora das aulas é muito fixe.
Quanto à empregabilidade, tanto uma como a outra têm uma empregabilidade boa, podes é não fazer algo da tua área, mas posso dizer-te que conheço várias pessoas em Bioengenharia que estão em estágios em institutos ligados à FEUP e ao ICBAS, ou que fizeram Erasmus e conseguiram ficar por lá, por exemplo. É assim, aqui não te vão aparecer estágios do ar, mas se falares com professores, e há alguns que até se disponibilizam, até podes conseguir.
Btw, não querendo deixar-te com mais dúvidas, não estás a considerar a Nova?
Se tiveres alguma questão mais específica, diz.

Última edição:

CátiaRodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2015
Bem, eu também estive nessa indecisão o ano passado, e acabei por escolher Bioengenharia, apesar do fator proximidade me ter influenciado, penso que em termos de aprendizagem. tens um leque bastante maior em Bioengenharia pelo menos pelo que eu experienciei até agora. São te ensinadas coisas de áreas muito distintas, o que faz com que não te fartes tanto. E caso ao final de um ou dois anos aches que a biomédica não é tanto a tua área, o que acontece a muita gente, podes sempre no terceiro ano optar por engenharia biológica ou biotecnologia. O facto de estares em duas faculdades distintas também te permite conhecer ambientes, que neste caso são bastante distintos, aprender de formas diferentes e aproveitar o melhor da faculdade para que tenhas acesso a tudo. :)

Espero ter ajudado e boa sorte!

• Like
Reactions: martitinha09

jcosta

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Boa tarde. Sempre tive como grande sonho a medicina, no entanto, como as universidades com médias mais acessíveis se encontram um bocado longe de minha casa decidi ver outros cursos que me pudessem agradar. De facto, encontrei um com um plano de estudos que me agradou bastante, bioengenharia na FEUP. Fiquei a gostar tanto de medicina como de bioengenharia...Gostava de saber se alguém que lá ande ou que tenha acabado o curso me possa dar um feedback. Muito Obrigado :)

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Boa tarde. Sempre tive como grande sonho a medicina, no entanto, como as universidades com médias mais acessíveis se encontram um bocado longe de minha casa decidi ver outros cursos que me pudessem agradar. De facto, encontrei um com um plano de estudos que me agradou bastante, bioengenharia na FEUP. Fiquei a gostar tanto de medicina como de bioengenharia...Gostava de saber se alguém que lá ande ou que tenha acabado o curso me possa dar um feedback. Muito Obrigado :)
Olá!
Eu frequento Bioengenharia na FEUP, e acabei agora o 3º ano. Estou no ramo de Biotecnologia Molecular. Já falei um bocadinho sobre o curso (ramos, cadeiras, empregabilidade) neste thread, bem como outras pessoas, se tiveres qualquer outra pergunta mais específica diz!

jcosta

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Olá!
Eu frequento Bioengenharia na FEUP, e acabei agora o 3º ano. Estou no ramo de Biotecnologia Molecular. Já falei um bocadinho sobre o curso (ramos, cadeiras, empregabilidade) neste thread, bem como outras pessoas, se tiveres qualquer outra pergunta mais específica diz!
Olá ag26, desde já muito obrigado pela sua resposta. Gostava de saber a nível de saídas profissionais, porque pelo percebi as saídas tem mais a ver com investigação e depois emigrar... se e facil arranjar emprego na área e se tens alguma ideia acerca de remunerações etc...
Obrigado e desculpa lá ;)

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Olá ag26, desde já muito obrigado pela sua resposta. Gostava de saber a nível de saídas profissionais, porque pelo percebi as saídas tem mais a ver com investigação e depois emigrar... se e facil arranjar emprego na área e se tens alguma ideia acerca de remunerações etc...
Obrigado e desculpa lá ;)
As saídas profissionais dependem um pouco do ramo.

Engenharia Biomédica costuma ter pessoas em investigação na FEUP por exemplo; outra das grandes saídas para a Biomédica é a Consultoria. A remuneração deve rondar os 1000 euros se não me engano. Também existem pessoas a trabalhar em empresas na área.
Biotecnologia Molecular tem muitos alunos em Doutoramento, alguns no estrangeiro. Vão existindo algumas oportunidades de Bolsas de Investigação no IBMC/INEB no Porto, para alunos que acabaram o curso com médias nunca inferiores a 15, apesar de preferirem sempre pessoas com experiência prévia. O valor da bolsa são 999 euros, a duração é variável e normalmente não é renovável.
Engenharia Biológica também tem alunos em empresas da área, nomeadamente na Indústria Alimentar. É o único ramo que oferece um estágio durante o curso. Também há pessoas no estrangeiro a trabalhar em empresas.

Concluindo, todos os ramos têm oportunidade de trabalhar no país, mas também de emigrar. Depende muito da sorte e das oportunidades que se encontram ao longo do curso, por exemplo durante estágios extracurriculares ou Erasmus!

Jogrep

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2015
Esta área da bioengenharia e da engenharia biomédica interessa-me bastante. No entanto, a minha opinião quanto a estes cursos mudou um pouco estes últimos dias, após um colega meu ter visitado a FEUP e ter-me dito que os alunos que tinham entrado na FEUP há pouco tempo estavam entusiasmados, mas os que estavam prestes a acabar o curso já não mostravam tanto otimismo para o futuro, pois começavam a ver que Bioengenharia não era um curso tão fascinante e revolucionário como o fazem querer passar. Eu gostava de saber uma opinião vossa sobre isto. Gosto muito de Biologia, Química e Matemática. Para além disso, gostava de saber outra opinião. Eu não tenho nota para ir para a FEUP, no entanto, estava a pensar em Engenharia Biomédica na UMinho. O q acham do curso nesta universidade? E engenharia biomédica é um curso com boa reputação, ou encontra-se um pouco como "curso secundário" na sombra da Bioengenharia? Obrigado.

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Esta área da bioengenharia e da engenharia biomédica interessa-me bastante. No entanto, a minha opinião quanto a estes cursos mudou um pouco estes últimos dias, após um colega meu ter visitado a FEUP e ter-me dito que os alunos que tinham entrado na FEUP há pouco tempo estavam entusiasmados, mas os que estavam prestes a acabar o curso já não mostravam tanto otimismo para o futuro, pois começavam a ver que Bioengenharia não era um curso tão fascinante e revolucionário como o fazem querer passar. Eu gostava de saber uma opinião vossa sobre isto. Gosto muito de Biologia, Química e Matemática. Para além disso, gostava de saber outra opinião. Eu não tenho nota para ir para a FEUP, no entanto, estava a pensar em Engenharia Biomédica na UMinho. O q acham do curso nesta universidade? E engenharia biomédica é um curso com boa reputação, ou encontra-se um pouco como "curso secundário" na sombra da Bioengenharia? Obrigado.
Eu vou para o 4º ano de Bioengenharia e percebo os novos alunos e os antigos. A verdade é que o curso é interessante e inovador pelo facto de teres várias opções e por teres apoio de bons centros de investigação no Porto. Mas também é verdade que nenhum dos ramos é único, e cada um deles sobrepõe-se a outros cursos como Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Biotecnologia em si; ou seja, todos os alunos destes cursos (e de outros) podem competir por lugares e emprego iguais ao que procuramos.
Se gostas de todas as áreas, realmente Bioengenharia era um curso pra ti :) Contudo, Engenharia Biomédica é um curso muito bom e não acho que se encontre de todo na sombra de Bioengenharia, porque a Bioengenharia surgiu depois e é um curso menos organizado que Biomédica!

• Like
Reactions: martitinha09

Jogrep

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2015
Desde já agradeço a resposta. Eu percebo o conceito de inovador, até porque pode-se pesquisar pela net fora, que uma das profissões mais promissoras é ligada a estas áreas. No entanto, a curto prazo, não sei se os que concluem o curso estão a ter as oportunidades profissionais que pretendem ou, esta área ainda se encontra em fase de "desenvolvimento", ainda não sendo um curso que esteja firmado no mercado de trabalho. Eu gostava de, como todos obviamente, escolher uma coisa que gostamos e que nos faça sentir confiantes de que, quando acabarmos a nossa formação académica, arranjamos trabalho para aquilo que "lutámos" durante anos e de que "valeu a pena". E quando falo de trabalho, falo não só em Portugal mas também fora do país. E qual a sua opinião sobre os comentários dos alunos que estão prestes a acabar o curso e disseram aquilo ao meu colega? Acha que tem alguma razão de ser? Eu percebo que vcs estando num curso, defendem-no pq é aquele em que vcs andam e que estão a trabalhar e podem não gostar de dar às vezes uma crítica um pouco negativa do vosso curso, mas peço por favor um comentário sincero.

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Desde já agradeço a resposta. Eu percebo o conceito de inovador, até porque pode-se pesquisar pela net fora, que uma das profissões mais promissoras é ligada a estas áreas. No entanto, a curto prazo, não sei se os que concluem o curso estão a ter as oportunidades profissionais que pretendem ou, esta área ainda se encontra em fase de "desenvolvimento", ainda não sendo um curso que esteja firmado no mercado de trabalho. Eu gostava de, como todos obviamente, escolher uma coisa que gostamos e que nos faça sentir confiantes de que, quando acabarmos a nossa formação académica, arranjamos trabalho para aquilo que "lutámos" durante anos e de que "valeu a pena". E quando falo de trabalho, falo não só em Portugal mas também fora do país. E qual a sua opinião sobre os comentários dos alunos que estão prestes a acabar o curso e disseram aquilo ao meu colega? Acha que tem alguma razão de ser? Eu percebo que vcs estando num curso, defendem-no pq é aquele em que vcs andam e que estão a trabalhar e podem não gostar de dar às vezes uma crítica um pouco negativa do vosso curso, mas peço por favor um comentário sincero.
Sinceramente há de tudo e depende da sorte. Há pessoas a fazer o que querem, há outras que não... É o país que temos. Se o país está preparado para dar emprego a engenheiros biomédicos e bioengenheiros, não me parece que esteja totalmente, ainda. Mas acredito que venha a estar porque tudo indica que é uma profissão em ascensão! E fora do país há trabalho de certeza.
Não te esqueças que parte da sorte somos também nós que a fazemos (estágios extracurriculares, "connects", Erasmus,...) e isto pode ajudar muito, em todos os cursos. Hoje em dia a chave do sucesso é ser pro-ativo e multivalente.
Esta é a minha opinião. Pensa um pouco, segue a tua própria cabeça e tenta sempre o melhor que podes dar!

seila

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2015
Olá
Eu estou também indecisa entre Bioengenharia na FEUP e Engenharia Biomédica no IST. A verdade é que adoto matemática mas já a física...
Podiam-me esclarecer um pouco em relação à empregabilidade das duas?

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Olá
Eu estou também indecisa entre Bioengenharia na FEUP e Engenharia Biomédica no IST. A verdade é que adoto matemática mas já a física...
Podiam-me esclarecer um pouco em relação à empregabilidade das duas?
Olá!
Segundo o site infocursos.mec.pt a empregabilidade é semelhante (3,4% de desemprego na FEUP vs. 3,2% no IST). Contudo tens que ter em conta que esta empregabilidade da Bioengenharia engloba os estudantes que acabam o curso vindos de todos os ramos, incluindo do de Engenharia Biomédica.

Última edição:

seila

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2015
Hm pois, não tinha pensado nisso...
Mas obrigada pela informação :)

JoanaDU

Membro
Matrícula
5 Novembro 2015
Olá, eu estava interessada no curso de Engenharia Biomédica no IST, porque sempre gostei muito de física, biologia e matemática e quando vi as disciplinas pareceu-me muito interessante. Mas há pouco tempo descobri o curso de engenharia biológica, que nem sabia que existia :blush:, e também gostei muito, sendo que eu apesar de gostar de fisica, sempre gostei mais de biologia.
Como ainda não sei muito bem aquilo que quero o curso de bioengenharia parece-me o mais apropriado, mas é no porto e eu sou de lisboa e preferia ficar por cá
Por isso gostava de saber algumas informações, se alguem souber, sobre estes dois cursos no técnico, se são muito exigentes e como está a empregabilidade... Agradeço imenso se alguém poder responder às minhas dúvidas :tongueout:

• Like
Reactions: msro

Margarida Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2016
Olá :)
Estou no 12º ano em Ciências e Tecnologia, com as disciplinas de Física e Química e (como é natural :p) estou um pouco indecisa quanto ao curso que hei de escolher.
Neste momento, as minhas opções são Bioengenharia (na FEUP) e Engenharia Biomédica (IST). Pelo que vi dos planos curriculares, apesar de serem semelhantes, acho que Engenharia Biomédica é um pouco mais "engenharia", enquanto que Bioengenharia acaba por ser mais abrangente... Por isso, gostaria de saber se alguém conhece algum destes dois cursos e me pode dar um feedback, de modo a que possa conseguir perceber qual deles será, de facto, a melhor escolha para mim.
Já agora, uma das minhas opções é também Bioquímica (FCUP), por isso, caso conheçam, também podem dizer algo relevante sobre esse curso ;)
Obrigada :)

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
ISEP
Estou no 12º ano em Ciências e Tecnologia, com as disciplinas de Física e Química e (como é natural :p) estou um pouco indecisa quanto ao curso que hei de escolher.
Neste momento, as minhas opções são Bioengenharia (na FEUP) e Engenharia Biomédica (IST). Pelo que vi dos planos curriculares, apesar de serem semelhantes, acho que Engenharia Biomédica é um pouco mais "engenharia", enquanto que Bioengenharia acaba por ser mais abrangente... Por isso, gostaria de saber se alguém conhece algum destes dois cursos e me pode dar um feedback, de modo a que possa conseguir perceber qual deles será, de facto, a melhor escolha para mim.
Já agora, uma das minhas opções é também Bioquímica (FCUP), por isso, caso conheçam, também podem dizer algo relevante sobre esse curso ;)
Ao fim de três anos, se não estou enganado, vais ter de escolher um ramo para te especializares (no caso de Bioengenharia) entre Biotecnologia, engenharia biomédica e engenharia biológica, pelo que se pretendes seguir o ramo de Engenharia Biomédica é indiferente porque no final têm a mesma profissão :)

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS

O que pensas sobre Bioengenharia é verdade; é muito abrangente. Contudo, discordo do post anterior porque fazer Engenharia Biomédica em Bioengenharia e fazer noutro lado não é a mesma coisa :p Podes acabar por fazer a mesma coisa mas os currículos dos cursos são diferentes. Dependendo do que mais gostas posso-te sugerir um curso ou outro.

Sobre Bioquímica posso dizer que não tem muito a ver com o ramo mais parecido da Bioengenharia (Biotecnologia Molecular) porque gira tudo muito à volta de Biomateriais e Engenharia de Tecidos, enquanto que Bioquímica é mesmo Bio + Química e claro que não tem quase nada a ver com Engenharia Biomédica.

Qualquer outra questão estás a vontade!

• Like
Reactions: Deleted member 2018

Margarida Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2016
Obrigada pelas respostas :)
Eu gosto muito de Física e Química, e também de Biologia, mas o que me fascina mesmo é a possibilidade de aliar a investigação científica ao contributo para poder ajudar pessoas, nomeadamente na Medicina, Sendo assim, o que gostava mesmo de fazer (e por acaso foi o que tu referiste :p) era Engenharia de Tecidos, aliás caso vá para a FEUP, o ramo que estava a pensar seguir no mestrado seria Biotecnologia Molecular (pelo que li no site sobre os três ramos). Daí a minha dúvida. Penso que Engenharia Biomédica não é bem isso, mas sim ao nível de instrumentação médica o que, embora seja relacionado, não sei se será bem o que queria.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
TiagoJorge Engenharia biomédica, engenharia biológica, e bioengenharia Tecnologias 5
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
D Engenharia Biomédica Vs Bioengenharia Vs Biotecnologia Vs Ciências Biomédicas Ciências 29
L Bioengenharia vs Engenharia Biológica vs Engenharia Química vs Engenharia Biomédica Tecnologias 8
P Equivalências Bioengenharia/Engenharia mecânica- FEUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Bioengenharia vs Engenharia biomedica vs Bioquímica Tecnologias 10
C Bioengenharia vs engenharia mecânica vs medicina Tecnologias 4
M Mestrado integrado ou licenciatura em Bioengenharia? Tecnologias 1
Sara_pinto0 Genética e biotecnologia vs bioengenharia Ciências 0
G Praxe: Bioengenharia FEUP Tradições Académicas 1
L UTAD Bioengenharia - UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 1
M Bioengenharia: cursos para equivalência Tecnologias 3
C Bioengenharia vs medicina Saúde 4
1 UTAD Protocolo Bioengenharia Utad Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 2
D Bioengenharia VS Biologia Ciências 4
L FEUP Bioengenharia - FEUP Universidade do Porto 15
M Bioengenharia curso que dê equivalência Arquivo 2
L bioengenharia feup/icbas Arquivo 1
C UBI Bioengenharia - UBI Universidade da Beira Interior 11
S Bioengenharia - Informações sobre o curso? Tecnologias 118
Ana Pacheco Bioquímica vs Bioengenharia Ciências 11
G Biotecnologia vs. Bioengenharia Tecnologias 72
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
E Engenharia quimica vs quimica Concurso Nacional e Locais - Público 0
cruzz Engenharia Civil Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
miiana Engenharia Física UP / MEFT IST Tecnologias 0
R IPCA Engenharia de Sistemas Informáticos IPCA Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 1
M Engenharia Física e a Ordem dos Engenheiros Tecnologias 3
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 8
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
R UTAD Engenharia Mecânica na utad? Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 4
A Engenharia física em qual universidade? Tecnologias 4
J Engenharia Automóvel Tecnologias 1
C Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 5
cruzz Mudança de curso Engenharia Civil | Arquitetura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B Engenharia Mecânica: qual universidade é mellhor? Tecnologias 1
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Engenharia Geológica-FCT Tecnologias 0
A Engenharia Aeroespacial x Engenharia Física Tecnológica Tecnologias 1
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
X UBI Engenharia e Gestão Industrial - UBI Universidade da Beira Interior 0
Maria susano licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Tecnologias 0
R Engenharia aeroespacial vs formação na TAP(por exemplo) Tecnologias 7
P Engenharia Biomédica ou Engenharia química Tecnologias 10
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 0
R Consigo sobreviver a engenharia biológica ou biomédica? Tecnologias 6
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Engenharia Informática: UM ou FEUP? Tecnologias 2
R Técnico de Manutenção de Aeronaves vs Engenharia Aeronáutica Tecnologias 0