Olá, estou neste momento a acabar o 12º ano e ainda não sei muito bem o que escolher, andei a pesquisar e um dos cursos que me interessou foi a Engenharia Biomédica mas não consigo perceber a diferença entre a engenharia biomédica e a bioengenharia, alguém podia ajudar-me?
Olá, Rafaela! De forma a esclarecer-te sobre quais as principais diferenças existentes entre Engenharia Biomédica e Bioengenharia, posso começar por te dizer que o curso de Bioengenharia na FEUP consiste em 2 anos de tronco comum + 3 anos de especialidade numa das seguintes áreas: Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Biotecnologia Molecular.
Assim, enquanto que nas Instituições em que existe o curso de Engenharia Biomédica, o ensino é, desde o início, mais focado para esta vertente, em Bioengenharia há uma maior panóplia de saberes que envolve outras áreas, tais como as acima referidas.
No meu caso, quando entrei para Bioengenharia, já sabia que queria Engenharia Biomédica, o que pode levar à questão: então porque não foste diretamente para um curso de Engenharia Biomédica? A razão é simples: eu queria Porto e queria o carimbo FEUP. E, por essa razão, a escolha não foi difícil para mim.
Como vantagens, vejo a multidisciplinaridade, a qualidade de ensino e o ambiente da FEUP e da Academia do Porto. Adoro a cidade, adoro a faculdade e as pessoas que nela estudam e trabalham. Como desvantagens, porque claro que também as há, vejo o menor afunilamento nas matérias de interesse (acabei por ter cadeiras, nos primeiros 2 anos, que não me interessavam), e o facto de, visto já termos estes 3 ramos, não termos ramos dentro da Engenharia Biomédica, como acontece noutras universidades. Enquanto, por exemplo, o Minho ou o Técnico, apresentam ramos e áreas mais focadas de mestrado (como Instrumentação Médica, Engenharia Molecular e de Tecidos, Biomecânica, Informática ou até Engenharia Clínica), a FEUP oferece um ramo de Engenharia Biomédica mais abrangente, conjugando cadeiras de biomateriais com processamento de sinais e programação. Contudo, é de referir uma elevada incidência na área de inteligência artificial e programação no que toca ao ramo de Engenharia Biomédica na FEUP.
Quanto ao curso de Engenharia Biomédica noutras faculdades, pode diferir bastante, e, por isso, exige uma pesquisa aprofundada. Torna-se importante perceber que áreas são mais valorizadas em cada faculdade, uma vez que, embora tendo o mesmo nome de Engenharia Biomédica, pode diferir nas abordagens e nas especializações dadas.
Por exemplo, na FCT NOVA há uma forte componente de Física, bem como na FCUL (uma vez que o curso se denomina Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica). Quanto à Universidade de Aveiro, a ligação que existe ao Departamento de Física também reflete a inclinação para esta área, que é percetível desde o primeiro ano do curso.
Já na UTAD é possível encontrar tanto a Licenciatura em Bioengenharia como em Engenharia Biomédica. Para além disso, existe uma parceria com a FEUP para que um número limitado dos melhores alunos (penso que 5), que pretendam trocar para o Porto, o possam fazer, sendo integrados no curso de Bioengenharia, no ramo que preferirem.
Para além das universidades e faculdades referidas, existem mais instituições de Ensino que oferecem estudos na área da Engenharia Biomédica e que aconselho a explorares, de forma a entenderes qual deles encaixa com maior rigor nas tuas expectativas e motivações!
Espero que te tenha ajudado! Boa sorte!