Bioengenharia vs medicina

cleopt

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Como aluna do 12° ano, este verão terei de me candidatar à universidade. No entanto, estou indeciso entre dois cursos para pôr como primeira opção: Bioengenharia ou Medicina.

Por um lado, ao apostar em medicina assusta me ao fim de 6 anos de estudo não conseguir numa das especializações que quero (Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Estética ou Anastesiologia).

Por outro lado, ao escolher bioengenharia e posteriormente o ramo engenharia biomédica, não sei se me garantirá um emprego, e mesmo se garantir, com um salário mais confortável, como é o caso da medicina.

Obrigada

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Como aluna do 12° ano, este verão terei de me candidatar à universidade. No entanto, estou indeciso entre dois cursos para pôr como primeira opção: Bioengenharia ou Medicina.

Por um lado, ao apostar em medicina assusta me ao fim de 6 anos de estudo não conseguir numa das especializações que quero (Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Estética ou Anastesiologia).

Por outro lado, ao escolher bioengenharia e posteriormente o ramo engenharia biomédica, não sei se me garantirá um emprego, e mesmo se garantir, com um salário mais confortável, como é o caso da medicina.

Obrigada
Olá!
Se quiseres mesmo ser médica, duvido que só haja duas especialidades nas quais ficasses feliz. Até porque, pelo que vejo de colegas mais velhos, muitas vezes mudam drasticamente a sua opinião em relação às várias especialidades quando de facto contactam com elas.
Olha, eu pelo menos não excluo quase nenhuma especialidade para já. 😅

• Like
Reactions: A.Carvalho
Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL

Obrigada
Eu diria para ires para o curso que gostas mais.
Medicina já não é o oásis de salários altos que era antigamente (e muito gente acha que sim porque a geração dos nossos pais ainda está muito presa à ideia que os médicos é que ganham mais, quando atualmente muitos engenheiros/gestores, etc têm salários muito mais elevados).
Antigamente acho que até tinha lógica irem para medicina pelo salário, atualmente, acho que isso é parvoíce.
Em medicina passas 6 anos de curso + 1 ano comum + 4 a 6 anos de especialidade, tens de estudar a vida toda e muitas vezes continuas a ter de ser avaliado de forma contínua ao longo da vida (não sei se são todos os hospitais, mas sei que na CUF os pediatras fazem exames de x em x anos para provar conhecimento).
E para além disso, daqui a 6 anos não sabemos como medicina estará, visto que há 2 anos eram 2000 e tal indiferenciados e este ano já foram 4000 e tal.
O quero dizer com isto é que se fores para medicina vai porque gostas mesmo da matéria estudado e sentes fascínio pelo corpo humano e estás disposta a procurar conhecimento em prol dos doentes o resto da vida e não por achares que é uma área de fácil rendimento (ou escolheres em vez de Bioengenheria por causa disso) porque acho que isso te iria frustrar.

Débora A.

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019

Obrigada
Ahahaha estamos exatamente na mesma situação (quase)
Eu fiz um post sobre isso também e tem lá uma resposta muito boa sobre isso se quiseres ir ver! Medicina / Engenharia Biomédica

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP

Obrigada
Olá. Em primeiro lugar, deixa-me que te diga que Engenharia Biomédica não tem nada a ver com Medicina. O objetivo da Engenharia Biomédica é criar dispositivos médicos, ou seja, baseia-se muito em informática/eletrotecnia. Mas como queres Bioengenharia ainda é mais abrangente e no início Bioengenharia é muito parecido com Engenharia Química, ou seja, o curso de Bioengenharia tem o foco na indústria (farmacêutica, alimentar, de dispositivos médicos (através do mestrado em Eng. Biomédica)). O plano de estudos de uma engenharia baseia-se muito na matemática, na física e na programação por isso vê se gostas disso.

Em Medicina a base do estudo é a memorização. Não sei te sentes à vontade com isso mas a disciplina do secundário mais parecida com Medicina em termos de métodos de estudo é Biologia. Gostavas de estudar Biologia no secundário?

Tanto num como noutro curso vais ter trabalho e dificuldades. Medicina não é mais difícil do que outro curso em nada. Tudo depende se gostas do que estás a estudar ou não.

Basicamente com engenharia tu vais poder trabalhar em grupo, praticar, CRIAR através de projetos...Em medicina vais estudar o ser humano para um dia cuidares da saúde dos outros. Apenas tens que ver o que combina mais com os teus gostos e personalidade.

E em relação ao salário, acho que com isso não precisas muito de te preocupar. Em Portugal em nenhuma profissão se ganha assim tão bem. Não sei se gostavas de ir além fronteiras mas com um diploma em Engenharia é mais fácil arranjar emprego lá fora do que com um curso em Medicina.

Pensa bem. Boa sorte 😘