Biologia 12°- Dúvida

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde , será que alguém me pode esclarecer esta dúvida?
Eu no teste neste exercício (em anexo) coloquei a reposta á 4a) assim. Penso que esteja correta mas o meu setor pôs que estava mal e eu gostaria de tentar perceber porquê . Tenho quase a certeza que o que eu fiz está realmente certo.

Attachments

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boa tarde , será que alguém me pode esclarecer esta dúvida?
Eu no teste neste exercício (em anexo) coloquei a reposta á 4a) assim. Penso que esteja correta mas o meu setor pôs que estava mal e eu gostaria de tentar perceber porquê . Tenho quase a certeza que o que eu fiz está realmente certo.
Também não entendo porque estaria mal. Qual foi a justificação que o prof deu? xD

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
O prof disse que em D o corpo amarelo tinha de ser maior 🤔
Entendo que o corpo lúteo devia aumentar de tambaho ao longo da fase lútea e estar pequenino e a degenerar só na fase menstrual, com a descamação do útero. Mas para mim não é muito claro nessa imagem quanto acaba e começa, honestamente. Acho um exercício idiota. 😅

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Entendo que o corpo lúteo devia aumentar de tambaho ao longo da fase lútea e estar pequenino e a degenerar só na fase menstrual, com a descamação do útero. Mas para mim não é muito claro nessa imagem quanto acaba e começa, honestamente. Acho um exercício idiota. 😅
O pior mesmo é que o stor na aula nos mostrou um esquema que foi este em que basicamente seria como eu pus:
1573851821989.png

Samukas

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12°
A minha primeira resposta seria a correta, aqui fica o meu raciocínio:
O que resta da ovulação (o folículo) vai se desenvolver/crescer (no esquema que colocaste parece-me ser a última figura rosa) até às fases finais da fase secretora (as duas primeiras representações do corpo lúteo) e depois regride, até degenerar, durante a fase menstrual.
No teu teste nunca poderias ter aquela representação do corpo lúteo mais pequeno no final porque não está la representada a fase menstrual mas sim a parte final da secretora. Daí ter de ser primeiro os restos do folículo e só depois o corpo lúteo de tamanho máximo

No entanto parece, de facto, um exercício duvidoso tendo em conta o esquema que é um pouco enganador.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
A minha primeira resposta seria a correta, aqui fica o meu raciocínio:
O que resta da ovulação (o folículo) vai se desenvolver/crescer (no esquema que colocaste parece-me ser a última figura rosa) até às fases finais da fase secretora (as duas primeiras representações do corpo lúteo) e depois regride, até degenerar, durante a fase menstrual.
No teu teste nunca poderias ter aquela representação do corpo lúteo mais pequeno no final porque não está la representada a fase menstrual mas sim a parte final da secretora. Daí ter de ser primeiro os restos do folículo e só depois o corpo lúteo de tamanho máximo

No entanto parece, de facto, um exercício duvidoso tendo em conta o esquema que é um pouco enganador.
O corpo amarelo começa a degenerar antes da fase menstrual que corresponde exatamente à letra D. No teste não sei se dá para reparar aí na foto a figura tem um parte no final da fase secretora que já corresponde ao início da fase menstrual como tem na imagem do esquema que o stor nos mostrou. E o corpo amarelo representado em 3 já me parece ser o degenerado. Durante a fase menstrual o que haveria seria o corpo branco ou albicante. Pergunto-me como é possível degenerar e depois aumentar o volume ?

PS: Não é que isso me tenha prejudicado muito a nota em vez de 19,5 tirei 18,9 e o stor até é daqueles que facilita no final do ano mas mesmo assim penso que deveria ter considerado certo tendo em conta aquilo que ele nos foi dizendo ao longo das aulas e até às imagens que ele nos foi mostrando de modo a visualizar-mos melhor. No teste já há uma parte antes do C e considero que essa deveria ser a parte onde estaria o corpo amarelo não desenvolvido que provêm do folículo que rebentou.

Última edição:
  • Like
Reactions: Samukas

Samukas

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12°
De facto não tinha reparado no início da fase menstrual (pensava que o esquema simplesmente estava desfocado) portanto parece-me que o teu raciocínio também pode estar correto.

Lá está, neste tipo de exercícios, dependendo do professor, o máximo que podemos fazer caso a posição dele se mantenha é dizer: "Sim Senhor Professor..." (infelizmente).

• Like
Reactions: Sofia122