Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Joana Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2015
1-O músculo cardíaco (miocárdio) tem maior densidade de cristas mitocondriais do que os outros músculos. Apresente uma explicação para este facto. (15pontos)

(minha resposta)
As mitocôndrias têm como função fornecer respiração aeróbia, isto é, respiração com presença de oxigénio que confere energia às células que apresentam este organelo membranar. É nas cristas mitocondriais, que há mais gasto de ATP.
O músculo cardíaco é um músculo que ministra sangue em todas as partes do corpo. Ora, para isto acontecer, o coração precisará de mais cristas mitocondriais do que os outros músculos, uma vez que precisará de mais energia para poder enviar sangue para todos órgãos e tecidos.

Queria agora saber se a minha resposta se se encontra correta ou não...

Bom dia, Joana.
O teu raciocino está correctíssimo. Eu acho que vi na resposta uma informação incorrecta mas também não tenho a certeza.
É nas cristas mitocondriais que há mais gasto de ATP - Se não me engano, não é nas cristas mitocondriais que há mais produção de ATP em vez de gasto? Essa grande quantidade produzida é que é posteriormente usada pelo miocárdio.
E só uma palavrinha mas com os critérios de exame, até uma palavra nos tira pontos. De resto, está tudo correto.
Espero ter respondido :)

Olá, tenho uma dúvida relativamente a Biologia e Geologia.
Este ano vou fazer exame, mas confesso que ainda não estudei muito, dado que me dediquei a filosofia, que foi o primeiro exame e química, que será na próxima quinta-feira.

A minha dúvida é a seguinte:
Imaginemos que vou ao exame de Biologia e Geologia e tiro uma nota que não considero muito boa.
Para o ano posso fazer o exame como externa para melhoria, mesmo sem ter ido à segunda fase deste ano?

Obrigada :)

• Like
Reactions: vera costa
Olá! :)
Queria a vossa ajuda para encontrar explicadores de biologia e geologia na zona do Porto de forma a preparar-me para o exame nacional. Alguém que tenha melhorado para notas mais elevadas com explicações? :-)
Agradeco qualquer ajuda que me possam dar!

• Like
Reactions: vera costa
Quanto a isso, não sei de nada, mas quando estudares e tiveres dúvidas podes deixá-las aí, pois eu ou outra pessoa poderemos tentar ajudar. :)
O Uniarea substitui qualquer explicador! :P

Boa noite, vou fazer este ano exame de biologia e geologia, gostaria de saber se alguém sabe de algum site bom pelo qual possa estudar e tirar bons resumos! Preciso desde exame para prova de ingresso, e como já não tenho biologia e geologia à 1 ano quero começar a rever a matéria.

Obrigado

Olá, alguem me pode dizer como posso estudar para o exame de biologia? é que eu não sei o q se passa comigo q não consigo tirar positiva! Podem me fornecer apontamentos vossos ou resumos sff? Agradecia se me pudessem ajudar

Boa noite, vou fazer este ano exame de biologia e geologia, gostaria de saber se alguém sabe de algum site bom pelo qual possa estudar e tirar bons resumos! Preciso desde exame para prova de ingresso, e como já não tenho biologia e geologia à 1 ano quero começar a rever a matéria.

Obrigado

Aconselho-vos a adquirir estes livros de resumos:
Resumos - Biologia e Geologia - 10.º Ano - WOOK
Resumos - Biologia e Geologia - 11.º Ano - WOOK

Estão a um preço razoável e para mim foram uma ajuda indispensável! Têm uma linguagem bastante acessível e contêm muitos esquemas também.

O mais difícil para mim de compreender em BG foi como responder às perguntas de desenvolvimento. Não há maneira de fazer uma resposta com pés e cabeça a decorar a matéria, tens de a perceber. O objetivo não é despejares tudo o que sabes sobre aquele tema, tens de saber relacionar o que aprendeste com as situações que te são apresentadas.

Os exames de anos anteriores são uma ótima ajuda para treinar as respostas de desenvolvimento, e para estudares a matéria através das escolhas múltiplas e perguntas de resposta curta, pois assim consegues ver onde estás mais à vontade e o que é que precisas de rever melhor. Para este efeito aconselho-te os livros do IAVE. Eu sei que toda a gente diz que não é preciso comprar, já que os exames estão todos disponíveis online. Mas pessoalmente achei estes livros muito úteis na medida em que já vêm com a matéria separada por unidades, e não com tudo ao molho. Também me ajudaram a organizar-me.

Já vem um bocadinho tarde mas espero ter ajudado. :blush:

Última edição:
Aconselho-vos a adquirir estes livros de resumos:
Resumos - Biologia e Geologia - 10.º Ano - WOOK
Resumos - Biologia e Geologia - 11.º Ano - WOOK

Estão a um preço razoável e para mim foram uma ajuda indispensável! Têm uma linguagem bastante acessível e contêm muitos esquemas também.

O mais difícil para mim de compreender em BG foi como responder às perguntas de desenvolvimento. Não há maneira de fazer uma resposta com pés e cabeça a decorar a matéria, tens de a perceber. O objetivo não é despejares tudo o que sabes sobre aquele tema, tens de saber relacionar o que aprendeste com as situações que te são apresentadas.

Os exames de anos anteriores são uma ótima ajuda para treinar as respostas de desenvolvimento, e para estudares a matéria através das escolhas múltiplas e perguntas de resposta curta, pois assim consegues ver onde estás mais à vontade e o que é que precisas de rever melhor. Para este efeito aconselho-te os livros do IAVE. Eu sei que toda a gente diz que não é preciso comprar, já que os exames estão todos disponíveis online. Mas pessoalmente achei estes livros muito úteis na medida em que já vêm com a matéria separada por unidades, e não com tudo ao molho. Também me ajudaram a organizar-me.

Já vem um bocadinho tarde mas espero ter ajudado. :blush:
Concordo, as perguntas de desenvolvimento são tramadas! Vou comprar os livros do IAVE, deve ser os únicos apoios de estudo para o exame, além do manual.
Os livros de resumo não servem para grande coisa, tive a falar com muitos colegas meus e maior parte concordou que, passo a citar, "quase nem é preciso estudar BG, aquilo parece mais um teste de português"...

aquilo parece mais um teste de português"...
Aquilo só parece um teste de português em alguns grupos, nomeadamente aqueles em que nos espetam com artigos sobre o cancro ou um sismo em 1361 lá no caraças. Mas e o resto? Não podes fugir à matéria, infelizmente.

Mas já sabes... em caso de dúvida, mete sempre a C! :laughing: (estou a gozar, por favor não façam isto)

Aquilo só parece um teste de português em alguns grupos, nomeadamente aqueles em que nos espetam com artigos sobre o cancro ou um sismo em 1361 lá no caraças. Mas e o resto? Não podes fugir à matéria, infelizmente.

Mas já sabes... em caso de dúvida, mete sempre a C! :laughing: (estou a gozar, por favor não façam isto)

Para mim isso nem é gozo, "em caso de dúvida C" já me safou várias vezes :tearsofjoy: Mas tem de ser em caso de dúvida extrema, se colocarem C porque tiveram preguiça para pensar é garantido que dê mal. Been there aswell :(

Algum site onde se arranje bom material para estudar?
Podes encontrar alguma coisa no resumos.net, mas eu não gosto muito porque aquilo não é muito organizado e dá trabalho a procurar. Eu estou a estudar pelo manual e por um livro de preparação para o exame da porto editora. Vou fazendo resumos retirando a matéria dos dois. Também tenho os livros do iave (apesar de dizerem que não vale a pena porque os exames estão na net, eu prefiro assim porque estão divididos por matérias e assim faço exercícios sobre o que quero). Mais tarde também vou realizar os exames e os testes intermédios....
Um conselho, faz os teus próprios resumos, estudas enquanto os fazes e quando fores estudá-los depois de feitos torna-se muito mais fácil. Boa sorte :)

Podes encontrar alguma coisa no resumos.net, mas eu não gosto muito porque aquilo não é muito organizado e dá trabalho a procurar. Eu estou a estudar pelo manual e por um livro de preparação para o exame da porto editora. Vou fazendo resumos retirando a matéria dos dois. Também tenho os livros do iave (apesar de dizerem que não vale a pena porque os exames estão na net, eu prefiro assim porque estão divididos por matérias e assim faço exercícios sobre o que quero). Mais tarde também vou realizar os exames e os testes intermédios....
Um conselho, faz os teus próprios resumos, estudas enquanto os fazes e quando fores estudá-los depois de feitos torna-se muito mais fácil. Boa sorte :)

Também concordo contigo.. A cena é saber fazer resumos... Coisa que não sei xD
Mas quero ver se aprendo ;)

Também concordo contigo.. A cena é saber fazer resumos... Coisa que não sei xD
Mas quero ver se aprendo ;)
Eu acho o livro de preparação para o exame nacional da Porto editora bom, porque resume bem as coisas, e parece me que está lá tudo o que é essencial. E para ser sincero até tenho usado mais esse livro que propriamente o manual, mas sempre que surgem dúvidas maiores vou consultar... Era uma boa ideia comprares esse livro, até mesmo que seja de anos anteriores serve, por exemplo o meu é de 2013 e tem lá tudo. É uma questionar veres na net ou a alguém que já não precise do livro ;)