- Matrícula
- 12 Outubro 2016
- Curso
- Enfermagem - Oficialmente Enfermeira? Diz que sim.
Bactérias sulfurosas são seres fotossintéticos ou quimiossintéticos? É que no mesmo livro falam que fazem fotossintese e passadas umas paginas já diz que fazem quimiossintese. Em exame como podemos distinguir?
Se pedirem diferenças entre foto e quimio sintese não falamos da água? Na solução dum exercicio do livro de preparação para exame da porto editora diz "Na fotossintese a água é o dador de protoes e eletroes" em exame eles descontavam?
Ok, vamos ver uma coisa. First and foremost vamos fazer uma distinção: a fotossíntese realizada por plantas mete água, sempre.
As bactérias são casos complexos. Se não te dizem no texto que elas fazem fotossíntese com H2S assume que é quimiossíntese. Nem sempre é verdade. As bacs sulfurosas verdes fazem fotossíntese:
H2S + CO2 + Luz ----- através da bacterioclorifila ---- Compostos orgânicos
quimiossíntese bacteriana é depois a que está nos livros.
Isto é muito confuso. Estás a stressar as coisas. Eu sei que é frustrante ver inconsistências, acredita. É estúpido e põem em causa a veracidade de umas coisas em função de: QUANTO MAIS PORCARIA LHES PUSERMOS NA CABEÇA MELHOR. (e agora tou um bocadinho frustrada porque voltei a lembrar-me de toda a informação inconsistente que já encontrei... No básico então é hilariante... Explicar a uma criança de 15 anos que a comida não se divide em sólida e líquida quando entra nos intestinos mas sim que, ao longo destes vai ocorrendo absorção de água até que há uma solidificação é, de facto imensamente difícil... Dizer que no intestino delgado vão os líquidos e no grosso os sólidos é muito melhor...............)
Okkkkk então. Falas da água, sim. Ignora o que te disse antes. Na fotossíntese = água + CO2 + luz + clorofila. Na quimissíntese: compostos orgânicos. Ponto é isto. Não stresses muito mais. Aplica o que te dizem em texto.
--- Post atualizado ---
Eu acho que sim, porque ainda não ocorreu uma semi-vida, logo ainda não houve desintegração de metade do isótopo-pai. Quando ocorre uma semivida, existe 50% de isótopo-pai e 50& de isótopo-filho. Mas isso ainda não aconteceu, logo a percentagemd e isótopo-pai é superior a 50%.
Mas mesmo assim não consigo perceber o porquê dos sedimentos mais finos serem depositados por cima de sedimentos maiores... Podes também tentar explicar a erosão das praias? Obrigado :)
--- Post atualizado ---
Encontrei esta imagem:
Sim, vamos comparar um rio e alto mar. A mesma quantidade de energia.
Rio = menos área para muita energia = muita erosão, transporte de sedimentos muito grossos.
Mar = perde a força porque tem muita área de dispersão. Para além disso tens PROFUNDIDADE e os sedimentos mais grossos, são mais pesados e afundam. Os sedimentos mais finos vão flutuando.
Erosão nas praias = perde-se profundidade, volta-se a ganhar energia, mais erosão.
Se fores a mergulhos na praia, notas que se o mar está mais puxado, entras na água e és quase que empurrado ou puxado. Se fores mais para o fundo, está tudo mais calmo. O princípio é o mesmo.