Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Enorme Obrigado, @SofiaCatarino . Só mais uma coisa: então e na astenosfera não se forma zombra sísmica? Também não é uma zona mais líquida? Estou um nabo nisto. :p

De nada! :) Não é um meio líquido completamente, os materiais estão parcialmente fundidos, como se aquilo fosse uma gelatina. Os materiais são menos rígidos mas ainda estão no estado sólido maioritariamente.

• Like
Reactions: Alchofras
Orogenias são sempre em limites convergentes?

Yes
Post automatically merged:

pois, eu sei que o diamante é o maior e o talco o menor, só que não sei de cor os outros que estão entre eles

Aquilo é fácil de decorar, como se fosse uma melodia ahahahahah nunca mais me esqueci

Talco
Gesso
Calcite
Fluorite
Apatite
Ortoclase
Quartzo
Topázio
Corindo
Diamante

É como na taxonomia, tb nunca mais me esqueci:

Reino, filo/divisão, classe, ordem, família, género, espécie
Decorem como se fosse um rap que não rima de todo xD

Reino, filo/divisão, classe, ordem, família, género, espécie
Rapazes Feios Com Olhos Feios Geram Espinhas // eu decorei assim ahaha

Ver anexo 4315Ver anexo 4316 preciso aqui de uma ajudinha por favor. Exercício 4
Suponho que seja a A. Se reparares a meiose vem após a formação do zigoto e como tal a meiose é denominada por meiose pós zigotica correspondente ao ciclo de vida haplonte.

Última edição:
Este gel faz o cabelo ficar rigo. :P Também resulta.

Btw, porque razão a produção de urina é uma maneira de compensar a perda de água? What?! xD

Ainda não estudei a parte final de 10º ano de biologia, estou lixado.

Acho que é a A. A C é falsa dado que o esporófito produz esporos e não esporângios 😅

Eu concordo contigo, acho que não está muito explícito no manual mas é o que temos ahah 😜
Mas tipo o esporofito contem esporangios e este contem esporos entao o que produz os esporos?

• Like
Reactions: Francisco Pinto 01
Exame 2016/ 2ª fase
Grupo IV
6) Bactérias cultivadas durante várias gerações um meio de cultura contendo o isótopo do nitrogénio 15N foram transferidas para um meio contendo o isótopo 14N. Ao fim de duas gerações neste meio o DNA bacteriano será constituído por :
A)25% de moléculas de DNA híbridas
B 50% de moléculas só com o isótopo 14N
C)100% de moléculas só com o isótopo 14N
D)75% de moléculas de DNA híbrido

A resposta é B, mas não consegui entender o porquê, sabem me explicar?

Última edição:
Podem explicar o sistema digestivo aberto e fechado, e quais seres os possuem?
E, a digestão intercelular e extracelular?
Também uma pequena explicação dos respetivos sistemas circulatorios? Se faz favor xp

Também no exame 2016/2ª fase
Grupo III
4) Relativamente às características do diamante e do grafite, pode-se afirmar que:
A) o diamante é riscado pelo quartzo, segundo a escala Mohs
B) o diamante é um mineral que pertence à classe dos silicatos
C) a grafite apresenta cor negra quando reduzida a pó
D) a grafite é um mineral que apresenta dureza eleada

A resposta é C. Eu gostaria de saber se essa questão da redução ao pó é preciso saber exemplos de todos os minerais ou apenas do diamante e da grafite, pois não tem isso no meu livro.

Se quiserem, também tenho uma mnemónica para os períodos do Paleozóico:

Com Olhos Só Deves Comer Pêras (Câmbrico, Ordovícico, Devónico, Carbonífero e Pérmico)

E para os do Mesozóico é só me lembrar da música do Comboio dos Dinossauros xd

"No Triássico, Jurássico e, também, no Cretácico."

Resulta mesmo.

@Filipa Pereira18

Os escudos/cratões são as zonas da crusta continental mais antigas e interiores, onde afloram materiais rochosos muito antigos, desgastados pela erosão.

Plataformas estáveis correspondem a zonas dos escudos que não afloram. Estão cobertas por sedimentos de origem marinha que foram depositados no decurso de subidas do nível das águas do mar.

O livro da Areal diz que escudos e cratões são a mesma coisa, mas o da Porto Editora distingue-os. E o problema é que aprendi da segunda forma.... Achas que se deve de considerar o mesmo?

Última edição:
  • Love
Reactions: boass
Pode-Se dizer hematose traqueal ou a hematose só se refere a difusão indireta?
Podem tbm explicar como a entrada de de agua num vulcão (tipo efusivo) pode originar vulcanismo explosivo. Eu sei q a água diminui o ponto de cristalização dos minerais, mas isso vai afetar em quê?
Obrigada
Quanto à questão do vulcanismo, pode tanto ser explicada pela diminuição do ponto de fusão do magma, sendo este mais viscoso ou então pelo facto de a água evaporar devido à elevada temperatuta do magma e portanto este vapor de água fica aprisionado no magma exercendo pressão no aparelho vulcânico.

alguém me pode resumirtudo o que preciso de saber sobre a fotossintese e a quimiossintese sff?