Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

entao basicamente um fluxo de agua com piroclasto a mistura que se depositaram sobre um cone ao formar um lahar provoca um tsunami por causa da inundacao

entao basicamente um fluxo de agua com piroclasto a mistura que se depositaram sobre um cone ao formar um lahar provoca um tsunami por causa da inundacao

Digo eu que não por causa da inundação, mas sim porque pode gerar movimentos em massa (de lahar, neste contexto), gerando um movimento vertical da água, formando ondas e, por isso, tsunamis!

• Like
Reactions: #Rumoao20
nao percebi como e que um lahar cria um movimento vertical

Do género, um cone com grandes declives, gera grandes movimentos de massa, movimentando a água também
Post automatically merged:

de matéria não sei mas é quase garantido que a estrutura ou pelo menos as cotações mudem, já que é o que está a acontecer com todos os outros

As cotações já percebi como mudaram e a estrutura mudará como? Deu para ter alguma ideia através dos outros exames?

Na anafase da mitose, os cromossomas, depois de sofrerem clivagem, vão para os polos e aí são constituídos por um cromatídeo ou dois?

Penso que são dois, para ocorrer replicação no ciclo seguinte e voltarem a estarem condensados, formando os cromossomas irmãos? penso eu

As colonias apresentam maior ou menor dependencia com o meio exterior? Deu me uma branca agora xD

As colonias apresentam maior ou menor dependencia com o meio exterior? Deu me uma branca agora xD

Menor dependência, se comparado com células eucarioticas isoladas. Elas associaram-se em colónias mesmo para se tornarem mais independentes do meio, funcionalmente. E daí se especializaram.

Por que há menos cheias em barragens?

Porque em periodos de precipitação abundante, os rios têm um caudal imenso e em vez de transbordarem para fora pq não têm muito espaço para acumular mais água, as barragens fazem esse papel de acumular água, em períodos de extensa precipitação. O problema delas é que têm um limite máximo de água, entre outros problemas ambientais q causam, etc. Mas sem barragens, haveriam cheias em aldeias e sítios próximos dos rios mt mais frequentemente.

• Like
Reactions: Julia12
Estou no 12 ano , mas decidi repetir de novo a prova de BG. O problema é que não estudei nada à custa da Matemática, acham que mesmo assim vale a pena ir amanhã fazer a prova?

Vou fazer uma pergunta parva...mas de qualquer maneira aqui vai....Deve-se ler os textos logo, antes de ver as perguntas? Ou só depois ir procurar no texto?

Vou fazer uma pergunta parva...mas de qualquer maneira aqui vai....Deve-se ler os textos logo, antes de ver as perguntas? Ou só depois ir procurar no texto?
Falo por experiência própria. Os textos do ano passado tinha informação relevante para as perguntas seguintes. Podes dar a matéria de uma certo modo, mas no texto pode ser completamente diferente (esse caso), e tens de te guiar por ai, e depois aplicares os conhecimentos nas perguntas.

Pensava que estavamos a falar apenas da mitose, e não da meiose, se for da meiose , na anafase II fica apenas 1 cromátideo

E na mitose, ficamos com o mesmo numero de cromossomas em cada pólo, igual a célula mãe, que são 2 cromatideos

Corrijam se estiver errado, sff

• Like
Reactions: joanaalobo
Estou no 12 ano , mas decidi repetir de novo a prova de BG. O problema é que não estudei nada à custa da Matemática, acham que mesmo assim vale a pena ir amanhã fazer a prova?
Vai, a sério!! Eu fiz os exames todos e os textos dizem quase tudo que precisas de saber e são tudo coisas por alto! Muito raramente aparecem perguntas que tens de te lembrar de muitos pormenores! Claro que existem, mas não são muitas. E com o que eles dizem vais-te lembrando de algumas coisas e interligando, etc
Não perdas nada de nada em tentar.

Falo por experiência própria. Os textos do ano passado tinha informação relevante para as perguntas seguintes. Podes dar a matéria de uma certo modo, mas no texto pode ser completamente diferente (esse caso), e tens de te guiar por ai, e depois aplicares os conhecimentos nas perguntas.
E esta tua resposta diz tudo (:

• Like
Reactions: lalaporto