Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Fiz hoje o exame de biolgoia e precisava de apenas 9.5 para o usar como prova de ingresso. Pelos critérios já sei que não consegui e tenho de ir à 2a fase. Alguém me sabe dizer, visto querendo entrar em enfermagem, se pela 2a fase, eu consigo entrar com preferência regional?
Só há preferência regional na 1ª fase de candidaturas.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas é preciso média igual ou superior à que o curso exige certo? E eu não tendo, visto não poder usar a preferência regional na 2a fase, então não posso concorrer a enfermagem este ano...
Quem faz a média são os alunos, tudo dependerá de quem concorrer e das vagas disponíveis...

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
Quem faz a média são os alunos, tudo dependerá de quem concorrer e das vagas disponíveis...
Mas então se em enfermagem, a média ronda os 13,14 valores... Eu com 12 e mais prova de ingresso, candidatando me na 2a fase, nao entro de todo.

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
ola, estive a ver os exames e de acordo com os critérios não consigo tirar 9,5. Não sei se sou eu que não sei estudar esta disciplina, ou se estudo de forma errada ou sei lá. Foi a 5ª vez que fui a exame e tenho sempre notas entre 6 a 9 valores.
Alguma dica para estudar isto? Faço resumos? Estudo por resumos ja feitos da net? Compro o livro de preparação?
Preciso mesmo deste exame para entrar no que quero , já estou a desesperar...

Gabriela15

Membro
Matrícula
12 Setembro 2017
ola, estive a ver os exames e de acordo com os critérios não consigo tirar 9,5. Não sei se sou eu que não sei estudar esta disciplina, ou se estudo de forma errada ou sei lá. Foi a 5ª vez que fui a exame e tenho sempre notas entre 6 a 9 valores.
Alguma dica para estudar isto? Faço resumos? Estudo por resumos ja feitos da net? Compro o livro de preparação?
Já somos duas.. Foi a 3a vez que fui a este exame e nunca chego ao 9.5. Só preciso disto para entrar, e não consigo. Toda a gente consegue e eu não. E não é por falta de esforço... Mas enfim. So queria mesmo saber se vale ou não a pena ir à 2a fase, e tentar entrar.. Uma vez que não tenho a preferência regional e portanto a probabilidade de entrar é quase nenhuma

BrubsPG

Membro
Matrícula
17 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
UAlg
O que eu faço é ler resumos da net e escrever por mim mesma depois, eu tenho que escrever tudo na teoria para entender, só consegui positiva a fisico-quimica fazendo resumos teóricos porque com exercicios nao chegava la. Tens que ver qual é o método de estudo melhor para ti (p.e. ler a matéria, escreve-la, ver video-aulas fazer exercicios, mapas mentais, etc). Como o exame de BG é maioritariamente escolha multipla aconselho-te a fazer bastantes exercicios desse tipo pois às vezes uma palavra faz toda a diferença

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
O que eu faço é ler resumos da net e escrever por mim mesma depois, eu tenho que escrever tudo na teoria para entender, só consegui positiva a fisico-quimica fazendo resumos teóricos porque com exercicios nao chegava la. Tens que ver qual é o método de estudo melhor para ti (p.e. ler a matéria, escreve-la, ver video-aulas fazer exercicios, mapas mentais, etc). Como o exame de BG é maioritariamente escolha multipla aconselho-te a fazer bastantes exercicios desse tipo pois às vezes uma palavra faz toda a diferença
Um dos meus problemas, que acontece sempre , e neste exame não foi exceção, é que nas EM fico sempre indecisa entre duas e opto quase sempre pela errada

• Like
Reactions: dmclm13

BrubsPG

Membro
Matrícula
17 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
UAlg
Um dos meus problemas, que acontece sempre , e neste exame não foi exceção, é que nas EM fico sempre indecisa entre duas e opto quase sempre pela errada
Isso acontecia-me muito ao inicio, então comecei a praticar as escolhas multiplas, além de fazer os resumos e ajudou bastante. Acho que no exame de bg é muito importante ler bem os textos e sublinhar porque maioria das vezes a informação que precisamos para excluir algumas das opções está lá

diogoslvmnt

Membro
Matrícula
30 Março 2018
Boas,

A meu ver, não deves decorar conteúdos irrelevantes nem definições, mas perceber a matéria. Lê tema a tema, tenta formular ideias, dizer a matéria em voz alta e volta a ler o livro e a repetir o ritual duas, três, quatro vezes (ou as que forem precisas).

Se puderes, compra o livro do IAVE. Eu sei que os exames estão disponíveis na net, mas os 20€ que gastas são bem empregues. Repara, ficas com uma compilação de todos os exercícios de exames e testes intermédios e tens as explicações de todas as respostas (nas resoluções). Uma vez que é o IAVE que faz os exames, não há melhor livro de preparação do que o que contém material feito por essa mesma instituição.

Acrescento, a melhor maneira de estudar é a fazer os exercícios de exame e testes intermédios (aprendes a analisar, responder objetivamente e conceitos que no livro não constam).

Boa sorte.

diogoslvmnt

Membro
Matrícula
30 Março 2018
Olá, eu na resposta de desenvolvimento do grupo 3 nao referi que o abatimento minimizava os estragos nas habitaçoes. Basicamente, disse que aquele procedimento diminuia os espacos vazios - as cavidades - diminuindo o risco de derrocada, o que minimiza os estragos nos bens materiais --- nao especifiquei quais. acham que o segundo topico é anulado?
Depende do corretor. Há corretores que exigem que tenhas exatamente o termo dos critérios (ou então um que seja “muito equivalente”), outros corretores são mais benevolentes e compreensivos...