Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

dmclm13

Membro
Matrícula
13 Outubro 2016
ola irei começar a estudar biologia pois tenho interesse em realizar este exame para o ano, nunca tive biologia e geologia, logo irei começar a estudar o mais rápido possível com o objetivo de me preparar para o exame, aconselham algum tipo de material de estudo para preparação de exame? algum livro em particular? estou a pensar comprar manuais de biologia de 10º e 11º ano, qual marca me recomendam? obrigado desde já!
E vais precisar de muita sorte e rezar uns pais nossos....lol boa sorte!

TiagoDaniel20

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2018
E vais precisar de muita sorte e rezar uns pais nossos....lol boa sorte!
o exame de biologia é assim tão complicado? eu estive a dar uma olhada nos exames e vi que tem bastante escolha multipla (algo que sinceramente não me agrada), eu já comecei a estudar, vou ver se começo em setembro numa explicação e vou me preparar para o exame

Para Biologia e Geologia, eu não considero que haja um livro ideal. Vais ter livros bons e livros menos bons. Inevitavelmente, vais ter de arranjar resumos de matéria (o livro de preparação para exames da porto editora é bom no plano dos resumos, mas fraco no plano dos exercícios).
Quanto a manuais escolares, eu lembro-me de utilizar os da porto editora, que são bons nas suas edições para o 11 ano (para 10 ano, pessoalmente, não gostei).
Contudo, tens um resumo de todas as matérias na nossa área de apontamentos e deve ser isso que deves procurar fazer o mais rapidamente possível (arranjar resumos).
Quanto a livros para exercícios (há uns pequenos livro só com questões de exames e testes Intermédios passados, organizadas por temáticas, que recomendo vivamente).
Nenhum autor que eu conheça recria fielmente exercícios típicos do IAVE, exceto o próprio IAVE.
Estes pequenos livros seguem em anexo
Ver anexo 5320Ver anexo 5321
obrigado pelas dicas! sim ja estive a ver e tem bons resumos neste site, biologia pelo que percebi é uma disciplina em que nao vale a pena decorar nada e sim perceber, vou me preparar ao maximo! e irei comprar estes livros, incluindo o da porto editora de preparação para o exame, obrigado!

Reactions: Angelzz

dmclm13

Membro
Matrícula
13 Outubro 2016
o exame de biologia é assim tão complicado? eu estive a dar uma olhada nos exames e vi que tem bastante escolha multipla (algo que sinceramente não me agrada), eu já comecei a estudar, vou ver se começo em setembro numa explicação e vou me preparar para o exame

obrigado pelas dicas! sim ja estive a ver e tem bons resumos neste site, biologia pelo que percebi é uma disciplina em que nao vale a pena decorar nada e sim perceber, vou me preparar ao maximo! e irei comprar estes livros, incluindo o da porto editora de preparação para o exame, obrigado!
Possivelmente será um dos piores...arranja um bom explicador para ajudar a preparar o exame, eu tentei arranjar e e não me aconselharam ninguém bom...

tigs

Membro
Matrícula
3 Agosto 2017
Para exercicios aconselho estes 2 livros, têm a estrutura exatamente igual à dos exames, e está dividido por matérias. Fi-lo ao longo do ano e ajudou-me imenso a ter boa nota no exame, pois tem (a meu ver) exercicios mais difíceis que o próprio exame.

1534426507989.png

Reactions: Bremer Pereira

TiagoDaniel20

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2018
Para exercicios aconselho estes 2 livros, têm a estrutura exatamente igual à dos exames, e está dividido por matérias. Fi-lo ao longo do ano e ajudou-me imenso a ter boa nota no exame, pois tem (a meu ver) exercicios mais difíceis que o próprio exame.

Ver anexo 5328
obrigado muito obrigado mesmo! irei adquirir estes dois, quero mesmo fazer maximo de exercicios que conseguir, pois é otimo para me preparar para o exame

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
olá, qual a vossa opinião sobre o livro " terra universo da vida" do 10 e 11º ano? acham que são bons manuais?
Em comparação com os da Areal, penso que são muito mais completos. (Tenho os do 10º da Areal e os do 11º da Porto).

AnaMDS

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2018
Boa Noite,

Já ouvi falar e aconselharam-me a ter um ivro de exercicios de biologia e geologia 11º ano da porto editora para estudar durante o ano e adaptar-me à tipologia de exame. Alguém tem digitalizado ou pode digitalizar e colocar nos apontamentos o livro?

Attachments

Reactions: Jose Candeias

floater3

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Bom dia,
Estou com imensas dúvidas e confusões na resolução do exercício abaixo uma vez que a professora deu esta última matéria muito "a correr" e o próprio livro não apresenta muitos detalhes.

Gostaria que me apresentassem as vossas propostas de correção para conseguir compreender de uma melhor forma o exercício para me organizar e ter ideias fixas, sem confusões.

IMG_20180930_104208.jpg

Obrigado a todos e espero não causar qualquer tipo de transtorno. :)

Lara Seguro

Membro
Matrícula
15 Março 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Olá. Estou no 10º ano, e precisava de apontamentos de Biologia e Geologia, alguém poderia me ajudar?

Pastel de Nata

Membro Veterano
Matrícula
28 Setembro 2018
Curso
CT
O fluido circulante dos crustáceos pode apresentar ou não pigmentos respiratórios (hemociacina ou hemoglobina). Sabendo que o caranguejo os apresenta, compare as vantagens inerentes à existência desses pagamentos com os crustáceos que os não apresentam.

Estou encalhado aqui, alguém me pode ajudar?
Os pigmentos respiratórios aumentam a capacidade de transporte do oxigénio pelo organismo. Estes pigmentos são deveras importantes, pois a solubilidade do oxigénio na água é reduzida. Depois é só associar à maior quantidade de oxigénio presente nas células e consequente maior respiração aeróbica.

TMSJ

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2018
Os pigmentos respiratórios aumentam a capacidade de transporte do oxigénio pelo organismo. Estes pigmentos são deveras importantes, pois a solubilidade do oxigénio na água é reduzida. Depois é só associar à maior quantidade de oxigénio presente nas células e consequente maior respiração aeróbica.
Muito obrigado!!!!

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Instituição
EBSSRP
Olá. Estou no 10º ano, e precisava de apontamentos de Biologia e Geologia, alguém poderia me ajudar?
Olá! A melhor maneira de teres bons apontamentos é através daquilo que o teu professor te vai dizendo em aula, faz anotações simples e quando chegares a casa complementa com informação do livro ou da internet, mas se recorreres à segunda opção na aula seguinte pede ao teu professor que dê uma olhadela para ver se está tudo certo.
Digo-te que é a melhor maneira pois assim é mais fácil de saber que tipo de resposta o teu professor quer. Deves no entanto completar isso em casa com estudo, e deves estar muito atenta nas aulas. Se mesmo assim tiveres alguma questão ou dúvida podes me perguntar 🙂

barbaramalik

Membro
Matrícula
3 Março 2018
Curso
ciencias e tecnologias
Alguem me pode dizer a estrutura interna dos ovários?? se faz favor porque estou na duvida