Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Tânia1895

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2018
Olá a todos! Este ano vou me candidatar ao exame nacional de biologia e geologia , o problema é que eu nunca tive essa disciplina. Estou a estudar por mim em casa e assistir as aulas só do 11 ano. Pois não consegui integrar me na turma do 10 ano. Será que alguém me pode fornecer fichas de trabalho do 10 ano com resoluçao por e-mail? Deixo aqui o meu e-mail taniapatricia9518@gmail.com.

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Boa noite. Para exame nacional é necessário saber os tipos de pigmentos fotossintéticos ? Agradecia a quem me poder ajudar, uma vez que já conclui a disciplina há algum tempo e nas aulas não demos grande relevância a este assunto.

Obrigada pela atenção

António Duduman

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2019
Boa noite. Para exame nacional é necessário saber os tipos de pigmentos fotossintéticos ? Agradecia a quem me poder ajudar, uma vez que já conclui a disciplina há algum tempo e nas aulas não demos grande relevância a este assunto.

Obrigada pela atenção
Não até agr não foi preciso decorar os pigmentos fotossintéticos, basta saber qual a função deles (absorver energia luminosa)...
Ja agr eles nos exames usam quase sempre a clorofila, se usarem outro eles dizem oq é...

• Like
Reactions: Ana_Silva
Matrícula
12 Junho 2016
Oioi... Estou para fazer o exame de BG este ano para puder voltar a entrar no curso que realmente quero.
Sendo que já fiz o exame de BG há uns anitos (creio que o meu exame foi de 2015/2016) e sendo que estou a estudar sozinha em casa com ajuda dos livros de preparação de exames, gostaria de saber se acham que deva dar muita importância aos temas dos Recursos Geológicos tanto do 10o como do 11o e etc's e se têm algum feeling sobre os temas que possam vir a sair neste ano letivo :)

Obrigada.

Miguel25Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2019
Olá pessoal ajudem-me nesse exercício please :) Eu meti a A mas a resposta certa é a C se alguém me poder explicar o porquê agradeço ;)

Atualmente, na região da Bacia Carbonífera do Douro, alguns cursos de água atravessam os quartzitos
(A) devido à porosidade destas rochas.
(B) devido à reduzida resistência à erosão destas rochas.
(C) aproveitando a fraturação destas rochas.
(D) aproveitando a grande alteração química dos minerais destas rochas.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá pessoal ajudem-me nesse exercício please :) Eu meti a A mas a resposta certa é a C se alguém me poder explicar o porquê agradeço ;)

Atualmente, na região da Bacia Carbonífera do Douro, alguns cursos de água atravessam os quartzitos
(A) devido à porosidade destas rochas.
(B) devido à reduzida resistência à erosão destas rochas.
(C) aproveitando a fraturação destas rochas.
(D) aproveitando a grande alteração química dos minerais destas rochas.
O quartzito é uma rocha muito pouco porosa, a água não consegueria passar assim. Visto que também é uma rocha bastante resistente à erosão, os cursos de água só poderiam mesmo passar aproveitando as fraturas das rochas (opção C).

Miguel25Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2019
O quartzito é uma rocha muito pouco porosa, a água não consegueria passar assim. Visto que também é uma rocha bastante resistente à erosão, os cursos de água só poderiam mesmo passar aproveitando as fraturas das rochas (opção C).
Pensava que o quartzito que vem do arenito (se não me engano) que é uma rocha porosa também seria poroso 😂 I guess it isn’t then
Obrigado pela resposta!!

• Like
Reactions: Blasty
Matrícula
12 Junho 2016
Pensava que o quartzito que vem do arenito (se não me engano) que é uma rocha porosa também seria poroso 😂 I guess it isn’t then
Obrigado pela resposta!!
Como o quartzito é uma rocha constituida por quartzo, ela é muito resistente. E eu acho que sendo a rocha resistente; é dificil ela ser porosa também 🤔 porosidade implica uma certa fragilidade, nao?