Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Boa tarde,
Tenho uma duvida no seguinte exercício, mais concretamente na frase 3:

As afirmações seguintes dizem respeito ao transporte através da membrana plasmática.
1. A difusão facilitada e o transporte ativo são transportes mediados.
2. O transporte ativo e a difusão facilitada são transportes com consumo de ATP.
3. A difusão simples é um transporte que conduz à anulação do gradiente de concentrações.

(A) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.
(B) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.
(C) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.

Sabendo que a resposta certa é a A,e a difusão simples é a favor do gradiente de concentração porque razão ocorre a anulação do gradiente?

Obrigado :)
precisamente porque ela vai levar à isotonia. ou seja, vai transportar solutos a favor do gradiente de concentração de modo a que a concentração de solutos seja igual no meio externo e interno da membrana. Por isso é que se diz que ocorre a anulação do gradiente de concentração, pois ambos os meios têm a mesma concentração. :)

• Like
Reactions: MpMarcovichPt

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
precisamente porque ela vai levar à isotonia. ou seja, vai transportar solutos a favor do gradiente de concentração de modo a que a concentração de solutos seja igual no meio externo e interno da membrana. Por isso é que se diz que ocorre a anulação do gradiente de concentração, pois ambos os meios têm a mesma concentração. :)
okok muito obrigado!!

Tita Martins

Membro
Matrícula
20 Setembro 2018
Boa tarde,
Tenho uma duvida no seguinte exercício, mais concretamente na frase 3:

As afirmações seguintes dizem respeito ao transporte através da membrana plasmática.
1. A difusão facilitada e o transporte ativo são transportes mediados.
2. O transporte ativo e a difusão facilitada são transportes com consumo de ATP.
3. A difusão simples é um transporte que conduz à anulação do gradiente de concentrações.

(A) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.
(B) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.
(C) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.

Sabendo que a resposta certa é a A,e a difusão simples é a favor do gradiente de concentração porque razão ocorre a anulação do gradiente?

Boa tarde! Exatamente por ser um processo a favor do gradiente de concentração é que leva à anulação do gradiente. Quando por exemplo um célula é colocada num meio hipertónico a água vai deslocar-se da célula para o meio hipertónico como forma de diminuir o gradiente ou seja como forma de os meios ficarem isotónicos. A tendência natural da célula é anular o gradiente de concentração. O transporte ativo é que não lleva à anulação do gradiente de concentrações, pois as particulas deslocam-se contra o gradiente de concentração

Tita Martins

Membro
Matrícula
20 Setembro 2018
Num exercício de verdadeiro e falso estava a seguinte afimação:

Uma pentose é um oligossacarídeo formado por cinco oses.

é verdadeira ou falsa a afirmação?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Num exercício de verdadeiro e falso estava a seguinte afimação:

Uma pentose é um oligossacarídeo formado por cinco oses.

é verdadeira ou falsa a afirmação?
É falso. Uma pentose é um monossacarídeo (ou uma ose) formado por 5 carbonos.

• Like
Reactions: Tita Martins

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
Olá,
Relativamente à pergunta 6 do grupo 2 do exame de 2017:

O transporte de iões a favor do gradiente de concentração, através da membrana celular, é
(A) não mediado e ativo.
(B) mediado e ativo.
(C) não mediado e passivo.
(D) mediado e passivo.

Podem me explicar pq razão é a opção D?
A minha dúvida é, se a difusão simples é não mediada e a favor do gradiente, e a difusão facilitada é a favor também mas é mediada, como é que podia fazer essa distinção no exercicio? e porque razão é mediada?

Obrigado!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Olá,
Relativamente à pergunta 6 do grupo 2 do exame de 2017:

O transporte de iões a favor do gradiente de concentração, através da membrana celular, é
(A) não mediado e ativo.
(B) mediado e ativo.
(D) mediado e passivo.

Podem me explicar pq razão é a opção D?
A minha dúvida é, se a difusão simples é não mediada e a favor do gradiente, e a difusão facilitada é a favor também mas é mediada, como é que podia fazer essa distinção no exercicio? e porque razão é mediada?

Obrigado!
Os iões têm carga elétrica, portanto não se conseguem difundir através da membrana (difusão simples) logo tem que ser por difusão facilitada.

• Like
Reactions: MpMarcovichPt

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
As brânquias são evaginações do corpo ou invaginações? Eu tenho quase a certeza que é evaginações só que como li num lugar invaginações queria confirmar.

Matrícula
18 Julho 2018
Olá, tenho uma duvida relativamente à pergunta 6 do grupo 2 do exame de 2017:

(A) não mediado e ativo.
(B) mediado e ativo.
(D) mediado e passivo.

Para mim seria a opção C pois para ser a favor do gradiente de concentração tive de ser transporte passivo mas nao consigo entender se é mediado ou não mediado. Podem me ajudar a explicar isso e o porquê?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell

(A) não mediado e ativo.
(B) mediado e ativo.
(D) mediado e passivo.

Para mim seria a opção C pois para ser a favor do gradiente de concentração tive de ser transporte passivo mas nao consigo entender se é mediado ou não mediado. Podem me ajudar a explicar isso e o porquê?
Os iões, como apresentam carga elétrica, não se conseguem difundir através da membrana da célula, portanto tem que ser mediado e sendo a favor do gradiente de concentração é passivo, sendo assim a opção D.

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano

(A) não mediado e ativo.
(B) mediado e ativo.
(D) mediado e passivo.

O Gonçalo já respondeu e muito bem, deixo aqui esta tabela para ajudar:

7888

Observação: Nesse caso diz que os iões apenas são transportados por transporte ativo, o que não é verdade, no contexto da pergunta que puseste eles são transportados por difusão facilitada. Podem ser transportados por T.Ativo por exemplo para manter o potencial de repouso dos neurónios (bomba de sódio e potássio). Existem muitas "exceções" ao que lêem nos power points e livros em exame, acredito que essa tenha sido a tua dúvida Inês.

Matrícula
18 Julho 2018
O Gonçalo já respondeu e muito bem, deixo aqui esta tabela para ajudar:

Ver anexo 7888

Observação: Nesse caso diz que os iões apenas são transportados por transporte ativo, o que não é verdade, no contexto da pergunta que puseste eles são transportados por difusão facilitada. Podem ser transportados por T.Ativo por exemplo para manter o potencial de repouso dos neurónios (bomba de sódio e potássio). Existem muitas "exceções" ao que lêem nos power points e livros em exame, acredito que essa tenha sido a tua dúvida Inês.
Foi exatamente por isso, obrigada pelo esclarecimento!

Tita Martins

Membro
Matrícula
20 Setembro 2018
Que resposta dariam à questão 3 deste exercício? Hormonas vegetais, manual porto editora
As plantas de dia curto só florescem se estiverem expostas a um certo período continuo de obscuridade e as plantas de dia longo só florescem se estiverem expostas a um certo período de luz, ou seja, se forem expostas a um período descontínuo de obscuridade. Deste modo, é o período de obscuridade (e não o período de exposição à luz) que controla a floração. Por isso é que as plantas de dia curto deveriam ser chamadas de plantas de noite longa e as plantas de dia longo, plantas de noite curta (é o período de obscuridade (noite) que tem realmente influência na floração)

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Boa noite,
Naqueles típicos exercícios de exame onde temos uma figura de um contexto geológico quais são as "dicas" dadas pela imagem ou texto em que posso verificar se uma determinada zona possui alta entalpia ou baixa?

PS: refiro me ao exercicio 1 do grupo 3 do seguinte exame : http://www.iave.pt/images/arquivo_de_provas/bg_atual/EX-BG702-EE-2017.pdf

Fumarolas, geisers, nascentes termais resultam de uma zona com baixa entalpia. Produção de eletricidade e limites tectónicos é sempre elevada entalpia, Para além disso, se disser que as temperaturas nessa zona são inferiores a 100ºC então é uma zona de baixa entalpia, caso contrário é alta.
Obs: Acho que era 100 graus mas já vou conferir.
Edit: Confirmo são 100ºC segundo a universidade de Aveiro xd

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
obrigadissimo!