Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
boa sorte linda <3
eu estudei a matéria de 2 anos em 6 meses... acho que já foi mto bom ter tido esta nota
Eu estudei numa semana. Como já estou na faculdade, só acabei os exames e isso tudo a uma semana e não tive tempo para estudar mais.
Boa sorte para ti também
Mensagem fundida automaticamente:

Isto é um dos pecados xD É por isso que eu acabo o exame e nem olho de novo para as escolhas múltiplas.
Verdade algumas alterei para bem mas a maioria não 🤦🏻‍♀️

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
eu tmb pus essa como verdadeira, mas tem a ver com o facto de as abelhas não vao a culturas que nao podem ser polinizadas (os ambientes seminaturais)
Não percebi a tua explicação para não puder ser verdadeira. Se puderes explicar ou alguém agradecia.

A minha previsão de haver um grupo com fitohormonas, outro com planetas e outro com aquíferos não se cumpriu.
Nem brinques com isso se este exame já foi complicado com o que já tinha imagino se tivesse saído isso. Era a minha morte. Espero que não se lembrem de colocar isso na 2ª fase.

Tou com 9,5 sem as de desenvolvimento espero conseguir mais uns pontinhos nas de desenvolvimento mas não vou estar para aqui a autoavaliar as minhas respostas. No entanto, tive a ver e se por exemplo eu num tópico tiver praticamente tudo e faltar ,por exemplo, na do Grupo III da proveniência das piroxenas não dizer no primeiro tópico que elas serem angulas ou subangulosas indicia transporte curto eles cortam o tópico todo ou dão pontos por ter o início?
Já agora se eu for á 2ª fase eu para o ano posso concorrer á 1ª chamada da universidade ou só posso mesmo ir à 2ª ?

EDIT: Os exames da 2ª fase costumam ser mais acessíveis ou nem por isso? O que me prejudicou neste exame foi a compreensão dos textos tinha muita informação que eu compreendi ao contrário como aquele dos crivos.

Última edição:

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Não percebi a tua explicação para não puder ser verdadeira. Se puderes explicar ou alguém agradecia.

Nem brinques com isso se este exame já foi complicado com o que já tinha imagino se tivesse saído isso. Era a minha morte. Espero que não se lembrem de colocar isso na 2ª fase.

Tou com 9,5 sem as de desenvolvimento espero conseguir mais uns pontinhos nas de desenvolvimento mas não vou estar para aqui a autoavaliar as minhas respostas. No entanto, tive a ver e se por exemplo eu num tópico tiver praticamente tudo e faltar ,por exemplo, na do Grupo III da proveniência das piroxenas não dizer no primeiro tópico que elas serem angulas ou subangulosas indicia transporte curto eles cortam o tópico todo ou dão pontos por ter o início?
Já agora se eu for á 2ª fase eu para o ano posso concorrer á 1ª chamada da universidade ou só posso mesmo ir à 2ª ?
Olá @Sofia122 , em relação a este ano, caso vás à 2ªfase, se te podes candidatar para o próximo ano na 1ªfase, sim podes, mas com a nota da/das provas de ingresso da 1ªfase. As da 2ªfase deste ano poderão servir para o próximo ano na 1ªfase apenas para melhoria da nota interna às disciplinas, caso o exame seja superior à tua nota claro. Espero ter ajudado :)

• Like
Reactions: Sofia122

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Quem consegue ter boas notas no exame de bj. Qual é o vosso método de estudo?
O que usam para estudar: Apontamentos, livro, ppt dados pelo professor?
Sinto que mesmo estudando pelas coisas que tenho, chego ao exame e há coisas que nunca ouvi falar

• Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Quem consegue ter boas notas no exame de bj. Qual é o vosso método de estudo?
O que usam para estudar: Apontamentos, livro, ppt dados pelo professor?
Sinto que mesmo estudando pelas coisas que tenho, chego ao exame e há coisas que nunca ouvi falar
Olá @catarina.fonseca16, eu não tenho uma nota excelente no exame, tenho 16 e, por isso não sei quais são os teus objetivos e se provavelmente até terás melhor nota do que eu. Contudo aquilo que faço é sempre estudar muito bem a matéria e relacionar tudo, conforme vou estudando umas matérias sempre que posso vou revendo outras e depois é fazer exercícios de exame. Não sei se já experimentaste fazer do género "simulações de exame em casa" ahahah, sentaste fazes aquilo como se tivesses realmente no exame, cronometrado, sem ajudas de livros, para teres uma ideia de como estás e da tua evolução. O teu problema talvez deva estar em saber aplicar a matéria, ao início pode parecer complicado, mas se fores persistente acabas por conseguir! Se já sabes a matéria toda, não percas mais tempo em teoria, aplica o que sabes, é tão importante saber a matéria como a saber aplicar. Eles (IAVE) não querem "máquinas" de depositar matéria, querem mesmo é que saibamos articular e aplicar a matéria em qualquer contexto, daí teres a sensação que chegas ao exame e que nunca ouviste falar das coisas. Lembra-te por mais exercícios que faças, o que vai aparecer em exame é sempre novo, mas semelhante ao que treinaste. Outra coisa que acho relevante e, que não sei se o fazes é conforme vais lendo os textos, mesmo no exame, vai sublinhando tudo que achares relevante e fazendo esquemas dos conceitos, aponta tudo o que se relacionar com os conceitos que vais encontrando. Quando chegares às questões é muito mais fácil, risca tudo, eu faço sempre isso, o que ajuda imenso especialmente nas escolhas múltiplas ;) Não sei se ajudei muito, mas é mesmo as "dicas" que te consigo dar...
Já agora também gostava de saber se os melhores alunos à disciplina têm mais dicas, porque preciso também de melhorar este exame 🤦‍♀️🤦‍♀️
Bons estudos! ☺

Última edição:
  • Like
Reactions: catarina.fonseca16

Pedro9192

Membro
Matrícula
29 Novembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias - 11º Ano
Calma. Vamos lá ver isto direitinho. No texto referia que:

Ver anexo 8381

Assim sendo, como as piroxenas apresentam formas angulosas e as andaluzites apresentam formas roladas e até verifica que a andaluzite sofreu um transporte menor que as piroxenas pois as segundos estão mais distantes, pode-se admitir que as piroxenas apresentam maior dureza que as andaluzites.
"I. As piroxenas apresentam maior resistência à ação de transporte do que a andaluzite."

Hum, mas pensando bem, esta "resistência à ação de transporte" não é referente à dureza acho eu. A facilidade com que o rio os transporta. Mas mesmo nessa perspetiva, os sedimentos rolados, ou seja, arredondados são transportados mais facilmente por rolação do que os angulosos.
Eu acho que o meu raciocinio está mais que correto, não vejo porquê que é falsa.
O grau de arredondamento pode estar ligado a duração do transporte e não há resistência. Por exemplo, as piroxenas podem ter sido transportadas durante menos tempo que a andaluzite, e sendo assim, apresentando está forma angulosa. Eu no exame também pensei dessa forma (e errei o exercício 😂) mas agora que penso em casa, pode estar relacionado com outras coisas além da resistência à erosão.

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Olá @catarina.fonseca16, eu não tenho uma nota excelente no exame, tenho 16 e, por isso não sei quais são os teus objetivos e se provavelmente até terás melhor nota do que eu. Contudo aquilo que faço é sempre estudar muito bem a matéria e relacionar tudo, conforme vou estudando umas matérias sempre que posso vou revendo outras e depois é fazer exercícios de exame. Não sei se já experimentaste fazer do género "simulações de exame em casa" ahahah, sentaste fazes aquilo como se tivesses realmente no exame, cronometrado, sem ajudas de livros, para teres uma ideia de como estás e da tua evolução. O teu problema talvez deva estar em saber aplicar a matéria, ao início pode parecer complicado, mas se fores persistente acabas por conseguir! Se já sabes a matéria toda, não percas mais tempo em teoria, aplica o que sabes, é tão importante saber a matéria como a saber aplicar. Eles (IAVE) não querem "máquinas" de depositar matéria, querem mesmo é que saibamos articular e aplicar a matéria em qualquer contexto, daí teres a sensação que chegas ao exame e que nunca ouviste falar das coisas. Lembra-te por mais exercícios que faças, o que vai aparecer em exame é sempre novo, mas semelhante ao que treinaste. Outra coisa que acho relevante e, que não sei se o fazes é conforme vais lendo os textos, mesmo no exame, vai sublinhando tudo que achares relevante e fazendo esquemas dos conceitos, aponta tudo o que se relacionar com os conceitos que vais encontrando. Quando chegares às questões é muito mais fácil, risca tudo, eu faço sempre isso, o que ajuda imenso especialmente nas escolhas múltiplas ;) Não sei se ajudei muito, mas é mesmo as "dicas" que te consigo dar...
Já agora também gostava de saber se os melhores alunos à disciplina têm mais dicas, porque preciso também de melhorar este exame 🤦‍♀️🤦‍♀️
Bons estudos! ☺
Sim,
Muito obrigada.
Preciso de no mínimo 10, mas quanto melhor nota tiver melhor. Visto que não vou conseguir ter positiva na primeira fase quero começar a focar já na 2 fase 🙏🏻

• Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Sim,
Muito obrigada.
Preciso de no mínimo 10, mas quanto melhor nota tiver melhor. Visto que não vou conseguir ter positiva na primeira fase quero começar a focar já na 2 fase 🙏🏻
Faz isso, começa a trabalhar o quanto antes até porque já não temos assim tanto tempo ! E acredita com esforço e sacrifício tudo se consegue, basta trabalhares para isso e acreditares em ti (que é isso que por vezes me falta 🤦‍♀️).
Bom estudo :)

• Like
Reactions: catarina.fonseca16