Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Mas as perguntas de desenvolvimento eram muito teóricas...
Não achei que fosse algo que envolvesse muito estudo com exceção da pergunta sobre as abelhas mas eu já é a 3º vez que faço este exame, já tenho as coisas melhor consolidadas. Disse aquilo porque nos exames os pontos que perco é quase sempre da má interpretação.

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
Olá!
Alguém me consegue explicar porque motivo no exercicio 4 do grupo 1 deste ano o magma é considerado andesitico, sendo uma zona de subducção?
De que forma podia eu ter diferenciado?
Obrigado!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Loading...
Instituição
Loading...
Olá!
Alguém me consegue explicar porque motivo no exercicio 4 do grupo 1 deste ano o magma é considerado andesitico, sendo uma zona de subducção?
Obrigado!
Eu por acaso foquei um bocado nesse detalhe, parece que onde há fusão de crosta oceânica com continental (basicamente, zonas de subducção) o magma é intermédio, ou seja, andesítico.

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Olá!
Obrigado!
Da fusão da crusta oceância (rica em minerais ferromagnesianos, visto que ela é constituida essencialmente por basalto, rocha com minerais com alto pt de fusão) e da fusão parcial da litosfera continental (rica em minerais silicatados, com baixo pt de fusão, etc...) vai resultar um magma de composição intermédia, ou seja, com uma percentagem de silica intermédia, aka. magma andesitico.
Mensagem fundida automaticamente:

Eu por acaso foquei um bocado nesse detalhe, parece que onde há fusão de crosta oceânica com continental (basicamente, zonas de subducção) o magma é intermédio, ou seja, andesítico.
Os livros (pelo menos nunca li isto em lado nenhum) não explicitam se se forma magma andesitico ou básico devido à complexidade com isto pode acontecer. Acredito que ambos os casos acontecem porém o magma andesitico deve ser o que se forma em maior quantidade, daí a resposta certa ser o andesítico. Mas não sei, geologia é muitooooo complexa! ehehehe

• Like
Reactions: MpMarcovichPt

MpMarcovichPt

Membro
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
loading...
Instituição
loading...
ah...nunca chegaria lá...
Então e os magmas rioliticos? estão associados à colisão de duas placas continentais?
Obrigado aos dois!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Loading...
Instituição
Loading...
Da fusão da crusta oceância (rica em minerais ferromagnesianos, visto que ela é constituida essencialmente por basalto, rocha com minerais com alto pt de fusão) e da fusão parcial da litosfera continental (rica em minerais silicatados, com baixo pt de fusão, etc...) vai resultar um magma de composição intermédia, ou seja, com uma percentagem de silica intermédia, aka. magma andesitico.

Os livros (pelo menos nunca li isto em lado nenhum) não explicitam se se forma magma andesitico ou básico devido à complexidade com isto pode acontecer. Acredito que ambos os casos acontecem porém o magma andesitico deve ser o que se forma em maior quantidade, daí a resposta certa ser o andesítico. Mas não sei, geologia é muitooooo complexa! ehehehe
Eu por acaso não peguei nos livros, preparei-me com uns resumos que encontrei aqui no Uniarea e algumas coisas que procurei na internet, isso do magma andesítico se formar em zonas de subducção foi uma das coisas que vi na net.

TMSJ

Membro
Matrícula
4 Junho 2018
Em zonas de subducção há o choque entre a placa oceânica (de natureza basáltica) com a placa continental (de natureza granítica).
O basalto, quando funde, forma magma basáltico.
A mistura entre magma basáltico e magma riolitico faz um magma intermédio, o andesitico.

Foi assim que eu pensei xD

8409

Estou com bastantes dúvidas em relação a estes critérios e a resposta que dei... Não sei que pontuação me atribuir.
Em relação ao critério A, que era óbvio e eu não o mencionei... (eu como gelados com a testa de vez em quando). Mas disse: uma vez que as piroxenas, às condições ambientes não são estáveis e, por isso, facilmente são transformadas noutras coisas durante o transporte, a sua fonte não poderia estar muito longe do local A (claro que disse isto com um vocabulário mais trabalhado :P). Será que é equivalente ou não contam nada?! Nem meio tópico? xD

Em relação ao critério B, eu acho que não disse que o rio atravessa um maciço de Granitos... novamente, eu como gelados com a testa... Mas disse que a montate do local A está o maciço de granitos e de ofliolitos. Sendo a palavra montante "todo ponto referencial ou seção de rio compreendido entre o observador e a nascente de um curso d’água (wikipedia)", será que me consideram o tópico completo, com falha ou zero?

Obrigado a quem me der a sua opinião :)

Última edição:

Ana_indigo

Membro Veterano
Matrícula
12 Dezembro 2018
Esta afirmação é verdadeira ou falsa:
Quanto mais afastados do Sol, mais elevado é o ponto de fusão dos materiais constituintes.

Alice Correia

Membro
Matrícula
4 Agosto 2018
Curso
CT
Esta afirmação é verdadeira ou falsa:
Quanto mais afastados do Sol, mais elevado é o ponto de fusão dos materiais constituintes.
Falsa! Os materiais mais perto do sol são aqueles que têm pontos de fusão mais elevados, daí terem sido os primeiros a consolidar também. Se pensares, perto do sol, os planetas são rochosos (estado sólido, ponto de fusão elevado); longe do sol, os planetas são gasosos (estado gasoso, ponto de fusão baixo).

CFab

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Ciências e tecnologias 11º
Boas!!
Estava repetir a primeira fase do exame de biologia deste ano e fiquei com uma dúvida: no grupo 3, a pergunta 3, afirmação 2, diz: os grãos de turmalina apresentam uma forma compatível com a sua mobilização em mais do que um ciclo sedimentar. O que é que isto quer dizer exatamente? É que não entendi nada xD
Obrigado

Best7

Membro
Matrícula
20 Novembro 2017
Boas!!
Estava repetir a primeira fase do exame de biologia deste ano e fiquei com uma dúvida: no grupo 3, a pergunta 3, afirmação 2, diz: os grãos de turmalina apresentam uma forma compatível com a sua mobilização em mais do que um ciclo sedimentar. O que é que isto quer dizer exatamente? É que não entendi nada xD
Obrigado
Pois...eu também fiquei com imensas dúvidas nessa escolha múltipla mas acabei por ter certo. Eu não sei se realmente é isto que deveriamos pensar mas,pelo menos foi a minha lógica,eu pensei o contrário...que a única maneira para um grão não apresentar forma compatível com a sua mobilização em mais do que um ciclo sedimentar é se esse sedimento tiver uma forma não arredondada,achatada. Neste caso, como a turmalina apresenta uma forma arredondada apresenta uma forma compatível ( porque é arredondada) com a mobilização em mais do que um ciclo sedimentar porque já sofreu muito processo de transporte/erosão para obter essa forma, daí, essa afirmação ser verdadeira.

• Like
Reactions: CFab and MeatBalls

CFab

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Pois...eu também fiquei com imensas dúvidas nessa escolha múltipla mas acabei por ter certo. Eu não sei se realmente é isto que deveriamos pensar mas,pelo menos foi a minha lógica,eu pensei o contrário...que a única maneira para um grão não apresentar forma compatível com a sua mobilização em mais do que um ciclo sedimentar é se esse sedimento tiver uma forma não arredondada,achatada. Neste caso, como a turmalina apresenta uma forma arredondada apresenta uma forma compatível ( porque é arredondada) com a mobilização em mais do que um ciclo sedimentar porque já sofreu muito processo de transporte/erosão para obter essa forma, daí, essa afirmação ser verdadeira.
Ahh ok, acho que faz sentido. Eu também acertei mas foi completamente ao acaso. Agora estava a rever tudo como deve ser e não estava a conseguir perceber mas assim já entendi. Obrigado!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Algumas dicas para o exames de biologia e geologia? Estudo e sinto que não estou nada preparada e que não sei nada 😕
Fazer muitos exercícios e, principalmente, exames. Tentando perceber o que eles nos pedem e como devemos raciocinar para acertar as escolhas múltiplas ou ter os tópicos das de desenvolvimento todos.

• Like
Reactions: CFab

CFab

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Algumas dicas para o exames de biologia e geologia? Estudo e sinto que não estou nada preparada e que não sei nada 😕
Como já foi dito, concordo que é principalmente importante fazer exames de anos anteriores. Ver depois a correção atentamente e perceber bem. Aí dá para termos uma noção do que sabemos melhor ou pior, e depois estudar a teoria do que temos mais dificuldades. Pelo menos eu acho que é a melhor maneira

• Like
Reactions: Edgar H

CFab

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Alguém tem palpites para esta 2ª fase ?
Sinceramente não... Não faço ideia. Eu estava a pensar que o exame de física e química ia ser mais fácil e na minha opinião foi um bocado mais complicado, por isso não estou à espera de nada agora. Não me quero surpreender xD

• Like
Reactions: Hafsah Sheik