Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Não esperem facilidades vai ser difícil... No ano passado foi a mesma coisa , a 2 fase foi horrível
Foi mesmo horrível. Lembro-me de não ter percebido um grupo de geologia e depois a parte de biologia incidia sobre a mesma situação e eu estava lá só a desesperar ahaha
Por incrível que pareça acabei por ter melhor nota na 2ª fase do que na primeira xd

Larissa M

Membro
Matrícula
30 Novembro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias - 12.º ano
olá :)
podem me explicar porque nesta pergunta a opção correta é a A e não a B?
Na minha cabeça: Magmas que vêm do manto são viscosos. Logo, se são viscosos isso significa que são ricos em sílica. Por isso escolhi a opção B.

1.PNG2.PNG

Obrigada!

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
olá :)
podem me explicar porque nesta pergunta a opção correta é a A e não a B?
Na minha cabeça: Magmas que vêm do manto são viscosos. Logo, se são viscosos isso significa que são ricos em sílica. Por isso escolhi a opção B.

Ver anexo 8679Ver anexo 8680

Obrigada!
Repara que se fala de um hotspot, ou seja, o magma é proveniente do manto inferior. Para além disso, o tipo de erupção associado a hotspots é efusiva, que se caracteriza por magmas muito fluidos e a temperaturas altíssimas (pobres em sílica).

No Hawai, por exemplo, grande parte dos vulcões estão associados a hotspots e as erupções são efusivas. Até se costumam associar as erupções do tipo efusivo ao vulcanismo havaiano. Parti deste conhecimento geral para selecionar a opção correta. 🙃

hdf

Membro
Matrícula
12 Outubro 2016
Curso
BG
Instituição
Universidade do Minho
Olá pessoal! Como sabem, o exame da segunda fase é já na terça feira e estou a entrar em pânico! Eu estudei bastante para este exame e estou a fazer o livro do IAVE! Acham que basta fazer os exercícios deste livro, ou devo optar por outro método? Estou mesmo a sentir mesmo muita pressão, porque sinto que não me vai correr muito bem, visto que os exames da 2ª fase deste ano têm sido difíceis 😞
Help me 😭

• Like
Reactions: Sara Freire

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Olá pessoal! Como sabem, o exame da segunda fase é já na terça feira e estou a entrar em pânico! Eu estudei bastante para este exame e estou a fazer o livro do IAVE! Acham que basta fazer os exercícios deste livro, ou devo optar por outro método? Estou mesmo a sentir mesmo muita pressão, porque sinto que não me vai correr muito bem, visto que os exames da 2ª fase deste ano têm sido difíceis 😞
Help me 😭
Nesta altura do campeonato dedica-te a reveres a matéria ou pormenores que ainda não decoraste.

Sara Freire

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2018
Por exclusão de partes (relativamente ao que saíu na 1ºa fase) o que é que não sai nesta 2ªfase (provavelmente) e que não valerá a pena então dar tanto ênfase aquando do estudo?

Estou a desesperar e sinto que quanto mais estudo menos sei! 😭😔

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Por exclusão de partes (relativamente ao que saíu na 1ºa fase) o que é que não sai nesta 2ªfase (provavelmente) e que não valerá a pena então dar tanto ênfase aquando do estudo?

Estou a desesperar e sinto que quanto mais estudo menos sei! 😭😔
Não se pode prever isso, muito menos neste exame porque o IAVE é capaz de pôr a matéria quase toda no exame em forma de escolha múltipla. O sistema solar, que me lembre, já não sai há algum tempo, podendo sair neste, mas é como te disse no exame de BG uma grande parte da matéria pode sair.
Não desesperes, porque não te vale de nada. Se estudar dá-te a impressão de que menos sabes, é melhor parares de estudar, porque só te vai confundir mais :)

Anitasantos

Membro
Matrícula
2 Julho 2017
Não se pode prever isso, muito menos neste exame porque o IAVE é capaz de pôr a matéria quase toda no exame em forma de escolha múltipla. O sistema solar, que me lembre, já não sai há algum tempo, podendo sair neste, mas é como te disse no exame de BG uma grande parte da matéria pode sair.
Não desesperes, porque não te vale de nada. Se estudar dá-te a impressão de que menos sabes, é melhor parares de estudar, porque só te vai confundir mais :)
Não sei o segredo para tirar 20, mas uma coisa eu sei, os exames dão_te bagagem, mas a situação que vai sair será sp diferente. Assim, em todas as questões de EM seleciona as duas possiveis(eliminas logo duas) e depois tens de reler a questão.Tens de saber bem a matéria, mas não penses demasiado, por norma, o raciocínio é mto simples.Nesta disciplina só existem duas questões mesmo difíceis, que é para diferenciar.Nas questões de desenvolvimento, nao poupes na escrita, o q está a mais não é cortado, mas a menos, ninguém inventa.boa sorte.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Alguém me pode esclarecer o porquê de nesta pergunta ser a opção (A). Não podia ser a (C) ou a (D) porquê ?
Para um determinado sismo, à medida que a distância ao epicentro aumenta, verifica-se um aumento
(A) da diferença de tempo de chegada das ondas S e das ondas P.
(B) da magnitude calculada para esse sismo.
(C) da amplitude das ondas sísmicas registadas nos sismogramas.
(D) da energia recebida nos diferentes locais.

E depois no exame 2019 1ª fase porque no Grupo III pergunta 3 a opção II é verdadeira?

CFab

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Ciências e tecnologias 11º
Alguém me pode esclarecer o porquê de nesta pergunta ser a opção (A). Não podia ser a (C) ou a (D) porquê ?
Para um determinado sismo, à medida que a distância ao epicentro aumenta, verifica-se um aumento
(A) da diferença de tempo de chegada das ondas S e das ondas P.
(B) da magnitude calculada para esse sismo.
(C) da amplitude das ondas sísmicas registadas nos sismogramas.
(D) da energia recebida nos diferentes locais.

E depois no exame 2019 1ª fase porque no Grupo III pergunta 3 a opção II é verdadeira?
Na primeira questão, eu não sei bem a razão de não poder ser a (C), mas a D não pode ser porque se há um aumento da distância ao epicentro, a energia recebida vai ser menor. Quanto mais longe do epicentro menos "destrutivo" é o sismo nesse local, menos energia.

Quanto à afirmação II do grupo 3, eu coloquei essa dúvida aqui neste tópico e fiquei a perceber que: para apresentar uma forma compatível com a sua mobilização em mais que um ciclo sedimentar, a turmalina tem de ter sofrido um longo transporte (vários ciclos), e como a turmalina é rolada sofreu um longo transporte.
Espero que me tenha feito entender :p

• Like
Reactions: Sofia122

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Na primeira questão, eu não sei bem a razão de não poder ser a (C), mas a D não pode ser porque se há um aumento da distância ao epicentro, a energia recebida vai ser menor. Quanto mais longe do epicentro menos "destrutivo" é o sismo nesse local, menos energia.
Afinal acho que já sei porque nao é a (C). A amplitude das ondas sísmicas varia com a variação da magnitude e como esta não aumenta a amplitude das ondas também não aumenta. A (D) era um bocado óbvio eu é que não me lembrava que era aumento.

• Like
Reactions: CFab

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! O que é que preciso de saber sobre fitohormonas?
Eu acho que é importante saberes as 2 experiências que levaram à descoberta das auxinas e também o que cada uma das hormonas (ácido abcísico, auxinas, etanol, giberelinas, citocininas) faz.

Samukas

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 11°
Já sabem pessoal, vai sair um grupo de planetas, um de fitohormonas e outro de aquíferos. Boa sorte a todos! Façam com calma e usem o instinto que ganharam ao longo do ano para as escolhas múltiplas.
Dizes isto por intuição própria, certo?

Boa sorte a todos!!!

• Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins

Samukas

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 11°
No ano passado acertei nas ALs da 1º e 2º fase de FQ... Eheehehh
Pois, foi ao lado...

Achei o exame adequado à minha preparação, uma coisa ou outra estranha, mas não me pareceu, de todo, difícil.
O que acharam?