Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Pois, foi ao lado...

Achei o exame adequado à minha preparação, uma coisa ou outra estranha, mas não me pareceu, de todo, difícil.
O que acharam?
Vai ser na época especial pá.

Agora sem brincadeira, achei o exame muito estranho. A última era muito confusa. Não sei o quê que eles queriam, acho que acertei, pelo que uma professora minha disse que tinha bem mas foi ao calhas quase. Achei as escolhas múltiplas muito estranhas e alguns grupos sem nexo. Tinhamos que saber se as tartarugas migram para o oceano após o acasalamento (wtf). A pergunta de ordenação do método de fracking era um bocado dificil de ter a certeza que era aquela a ordem. A 8) do grupo I (versão 1) podia ser a B ou D, E HAVIA UM ERRO NA 3) DO GRUPO IV, ANULAR PERGUNTA JÁ. ahahaha tinha um erro ortográfico. A 2 do grupo IV também era estúpida, tínhamos que escolher a palavra "surgem" ou "são selecionadas" de resto a afirmação era igual. (devia ser ser "surgem"). Achei o exame estranho.

O meu conselho é contentarem-se com um 18 neste exame e não irem atrás dos 20's. Fiz 4 exames de BG e posso afirmar com toda a segurança que é o exame mais lixado do secundário para tirar altas notas.

CFab

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Ciências e tecnologias 12º

Agora sem brincadeira, achei o exame muito estranho. A última era muito confusa. Não sei o quê que eles queriam, acho que acertei, pelo que uma professora minha disse que tinha bem mas foi ao calhas quase. Achei as escolhas múltiplas muito estranhas e alguns grupos sem nexo. Tinhamos que saber se as tartarugas migram para o oceano após o acasalamento (wtf). A pergunta de ordenação do método de fracking era um bocado dificil de ter a certeza que era aquela a ordem. A 8) do grupo I (versão 1) podia ser a B ou D, E HAVIA UM ERRO NA 3) DO GRUPO IV, ANULAR PERGUNTA JÁ. ahahaha tinha um erro ortográfico. A 2 do grupo IV também era estúpida, tínhamos que escolher a palavra "surgem" ou "são selecionadas" de resto a afirmação era igual. (devia ser ser "surgem"). Achei o exame estranho.

O meu conselho é contentarem-se com um 18 neste exame e não irem atrás dos 20's. Fiz 4 exames de BG e posso afirmar com toda a segurança que é o exame mais lixado do secundário para tirar altas notas.
Também achei a ultima pergunta super estranha... 😂

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Já sabem pessoal, vai sair um grupo de planetas, um de fitohormonas e outro de aquíferos. Boa sorte a todos! Façam com calma e usem o instinto que ganharam ao longo do ano para as escolhas múltiplas.
Ainda vais a tempo de jogar no euromilhões, mas acho que não é um bom dia 😅
Agora fora de brincadeiras, também achei um exame um pouco estranho… já saíram os critérios?

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017

Same, já é a 4ª vez que o faço também e posso dizer que é o exame mais difícil do secundário!

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Achei o exame bué complicado. Eu também não estudei muito mas ao comparar com o da 1ª fase era muito mais confuso e mais difícil. A interpretação dos textos lixou-me bué e depois as sequências na ordenação do método de fracking mais uma vez errei por trocar 1 letra de duas que estavam seguidas. Palavras que nem o significado sabia. Para o próximo ano estou lá de novo.

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Achei o exame bué complicado. Eu também não estudei muito mas ao comparar com o da 1ª fase era muito mais confuso e mais difícil. A interpretação dos textos lixou-me bué e depois as sequências na ordenação do método de fracking mais uma vez errei por trocar 1 letra de duas que estavam seguidas. Palavras que nem o significado sabia. Para o próximo ano estou lá de novo.
Quanto tiveste na 1º fase? Repetir um exame deste calibre é sempre arriscado.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Quanto tiveste na 1º fase? Repetir um exame deste calibre é sempre arriscado.
Tive 11 desci para 13 à disciplina mas acho que com um estudo mais contínuo no próximo ano letivo consigo subir a minha nota à disciplina. O que me impede de tirar notas superiores a 15 são sempre as de desenvolvimento. Alguém tem dicas para superar estas perguntas?

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Num das perguntas do exame de desenvolvimento, aquela sobre o sistema circulatório, um dos tópicos era dizer que uns tinham 3 cavidades e outros 4. Eu escrevi que uns tinham 2 aurículas e 1 ventrículo e os outros tinham 2 aurículas e 2 ventrículos. Acham que vão considerar certo ou não?

• Like
Reactions: Marilyy

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Num das perguntas do exame de desenvolvimento, aquela sobre o sistema circulatório, um dos tópicos era dizer que uns tinham 3 cavidades e outros 4. Eu escrevi que uns tinham 2 aurículas e 1 ventrículo e os outros tinham 2 aurículas e 2 ventrículos. Acham que vão considerar certo ou não?
O que disseste é ainda mais pormenorizado pelo que devem considerar equivalente.

• Like
Reactions: Marilyy
Matrícula
9 Outubro 2018
Alguém me consegue disponibilizar as soluções e recursos do professor do manual "Biologia 11"?
Muito obrigada.
Se preferirem enviar por email posso dar.

Mariana Palma

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2019
Olá! Eu tenho uma dúvida, pois não entendo na seguinte questão o porquê da opção B estar incorreta (mas percebo que a opção C esteja certa):

Para um mesmo isótopo radioactivo, quando se comparam granito mais antigos com granitos mais recentes, é de esperar que:

A) o período de semi-vida do isótopo-pai seja menor nos granito mais recentes
B) a razão isótopo-pai/isótopo-filho seja maior nos granitos mais antigos
C) o período de semi-vida do isótopo-pai seja maior nos granito mais recentes
D) a razão isótopo-pai/isótopo-filho seja menor nos granitos mais antigos

A minha prova é amanhã por isso desejem-me sorte ahahah. Agradecida :)

Sofia Sousa Caseiro

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Eu tenho uma dúvida, pois não entendo na seguinte questão o porquê da opção B estar incorreta (mas percebo que a opção C esteja certa):

Para um mesmo isótopo radioactivo, quando se comparam granito mais antigos com granitos mais recentes, é de esperar que:

A) o período de semi-vida do isótopo-pai seja menor nos granito mais recentes
B) a razão isótopo-pai/isótopo-filho seja maior nos granitos mais antigos
C) o período de semi-vida do isótopo-pai seja maior nos granito mais recentes
D) a razão isótopo-pai/isótopo-filho seja menor nos granitos mais antigos

A minha prova é amanhã por isso desejem-me sorte ahahah. Agradecida :)
Olá! Essa questão já saiu em exame, e a resposta certa é a D. No livro do IAVE está a resolução que diz o seguinte:
“ Resposta (D)
O período de semivida é constante para cada isótopo; quanto mais antigo for o granito, maior a quantidade de isótopo-filho; assim a razão isótopo-pai/isótopo-filho é menor nos granitos mais antigos “
Se tiveres alguma dúvida em relação à resposta posso tentar ajudar!

Helena Torres

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias - 10°ano
Olá!
Eu tenho uma dúvida e agradecia se alguém me conseguisse ajudar:

Qual é o organelo onde ocorre a maturação de proteínas?

Obrigada!

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Olá!
Eu tenho uma dúvida e agradecia se alguém me conseguisse ajudar:

Qual é o organelo onde ocorre a maturação de proteínas?

Obrigada!
Olá, as proteínas são sintetizadas nos ribossomas, que geralmente se encontram no reticulo endoplasmatico rugoso ou livres na célula, e maturadas/transformadas no complexo de golgi

• Like
Reactions: MeatBalls

Marianagr2004

Membro Caloiro
Matrícula
20 Outubro 2019
Pergunta:
Apresente uma hipótese que relacione o aumento do dióxido de caborno na atmosfera com o aquecimento global.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Pergunta:
Apresente uma hipótese que relacione o aumento do dióxido de caborno na atmosfera com o aquecimento global.
O CO2 é um gás com efeito de estufa, o que leva ao aumento da temperatura (aquecimento global). Não sei se querias algo mais desenvolvido, mas só estou a ver isto. xD

• Like
Reactions: MeatBalls