Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Como colocaríam a sequência? A resposta correta é DACEB mas eu não consigo perceber porquê. O (A) e o (B) ocorrem os dois na profase I; deveriam estar seguidos, não?

Eu pus: D - B (emparelhamento dos cromossomas homólogos) - A (ao juntarem-se os cromossomas homólogos pode ocorrer crossing over) - C (separação aleatória dos cromossomas homólogos; anáfase I) - E (isto é a anáfase II por ocorrer a separação dos cromatidios, não?!)

Não entendi a solução; mas é de exame. Estou errado - certamente - mas não entendo porquê...IMG_20191118_230923.jpg

Miguel25Cruz

Membro
Matrícula
25 Janeiro 2019
Como colocaríam a sequência? A resposta correta é DACEB mas eu não consigo perceber porquê. O (A) e o (B) ocorrem os dois na profase I; deveriam estar seguidos, não?

Eu pus: D - B (emparelhamento dos cromossomas homólogos) - A (ao juntarem-se os cromossomas homólogos pode ocorrer crossing over) - C (separação aleatória dos cromossomas homólogos; anáfase I) - E (isto é a anáfase II por ocorrer a separação dos cromatidios, não?!)

Não entendi a solução; mas é de exame. Estou errado - certamente - mas não entendo porquê...Ver anexo 10111
Quando na opção B te dizem “tétrada celular” referem-se ao final da meiose onde se formam 4 células e não às tetradas cromatídicas que se encontram na profase I, portanto a opção B tem de ficar no fim

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP

Não entendi a solução; mas é de exame. Estou errado - certamente - mas não entendo porquê...Ver anexo 10111
Como já foi dito a cima, a tétrada celular é o que se tem no final da Telofase II.

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Quando na opção B te dizem “tétrada celular” referem-se ao final da meiose onde se formam 4 células e não às tetradas cromatídicas que se encontram na profase I, portanto a opção B tem de ficar no fim
Como já foi dito a cima, a tétrada celular é o que se tem no final da Telofase II.
Obrigado aos dois! :) Curioso; não tenho isso no meu livro! 😮 Só fala de tetrada cromatidica na Profase I, então supus que a tetrada celular significasse o mesmo :/

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Obrigado aos dois! :) Curioso; não tenho isso no meu livro! 😮 Só fala de tetrada cromatidica na Profase I, então supus que a tetrada celular significasse o mesmo :/
60146912d2a4c3d8df6dfdf3b8f5f027.jpg

Visualmente, aquilo na Telofase II é a tal tetrada celular (creio que seja mais fácil ter a ideia assim)

JoaoBrazao

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2019
Eu acho o livro de preparação para o exame nacional da Porto editora bom, porque resume bem as coisas, e parece me que está lá tudo o que é essencial. E para ser sincero até tenho usado mais esse livro que propriamente o manual, mas sempre que surgem dúvidas maiores vou consultar... Era uma boa ideia comprares esse livro, até mesmo que seja de anos anteriores serve, por exemplo o meu é de 2013 e tem lá tudo. É uma questionar veres na net ou a alguém que já não precise do livro ;)
Ontem estava precisamente a pensar nesse assunto... os livros de preparação de anos anteriores continuam a ser tão bons quanto os mais atuais? Qual é a diferença, o conteúdo deve ser basicamente o mesmo, certo?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Ontem estava precisamente a pensar nesse assunto... os livros de preparação de anos anteriores continuam a ser tão bons quanto os mais atuais? Qual é a diferença, o conteúdo deve ser basicamente o mesmo, certo?
A diferença entre o livro, por exemplo, da porto editora de 2018 e o de 2019 é simplesmente o facto de que no 2018 não vais ter exercícios do exame de 2019.

JoaoBrazao

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2019
A diferença entre o livro, por exemplo, da porto editora de 2018 e o de 2019 é simplesmente o facto de que no 2018 não vais ter exercícios do exame de 2019.
Certo. Quanto aos manuais, houveram mudanças nos mesmos nos últimos 3 ou 4 anos? É porque já terminei o 12º há uns anos mas ia fazer o exame de Biologia e Geologia para o ano e queria saber se podia continuar a utilizar os manuais antigos.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Certo. Quanto aos manuais, houveram mudanças nos mesmos nos últimos 3 ou 4 anos? É porque já terminei o 12º há uns anos mas ia fazer o exame de Biologia e Geologia para o ano e queria saber se podia continuar a utilizar os manuais antigos.
Se não me engano houve uma ligeira mudança de programa lá por 2016, e agora isto das aprendizagens essenciais mas só me lembro de ter visto matéria a ser removida nada adicionado, se assim for poderias utilizar os teus manuais mas se calhar é melhor esperar por alguém que eu não estou muito por dentro deste assunto

EDIT: Vi agora o teu outro tópico, aqueles manuais foram os que eu usei no 11º sim.

• Like
Reactions: JoaoBrazao

bright Star

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2019
Boa tarde, gostaria que me arranjassem testes de biologia 11º sobre reprodução para eu praticar. Se possível com soluções.
Obrigada
🙂

TiagoDaniel20

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2018
Malta eu ainda não estou por dentro da matéria das aprendizagens essenciais , alguém sabe me dizer que o capítulo terra um planeta muito especial sai no exame ? Obrigado

Última edição:

TiagoDaniel20

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2018
alguém consegue me arranjar as soluções de exercícios do guia de estudo da porto editora de biologia do 10 ano? é um livro com capa laranja

Joana.Tavares05

Membro Caloiro
Matrícula
2 Janeiro 2020
Olá, este ano queria fazer o exame de Biologia e Geologia por externo, por isso gostava de saber quais os topicos das materias a aprender do 10º e 11º ano para assim eu poder estudar, obrigada :D

helena coelho

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2018
alguém me sabe dizer o que dizer nesta questão?

os sismos de elevada magnitude provocam frequentemente grande destruição e um elevado número de vítimas. Explique por que razão entidades como os serviços de proteção civil utilizam preferencialmente a escala de Mercalli Modificada, apesar de esta ser menos objetiva do que a determinação de magnitude.

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
alguém me sabe dizer o que dizer nesta questão?

os sismos de elevada magnitude provocam frequentemente grande destruição e um elevado número de vítimas. Explique por que razão entidades como os serviços de proteção civil utilizam preferencialmente a escala de Mercalli Modificada, apesar de esta ser menos objetiva do que a determinação de magnitude.
Olá! Bem nessa questão poderás dizer que na determinação da magnitude de um sismo obtens um número objetivo,enquanto que na avaliação da intensidade avalias o nível de estragos em diferentes locais, que podem variar muito devido ao tipo diferente de solo, do tipo de construção, etc. Ou seja o sismo tem uma só magnitude mas pode provocar grandes estragos num local mais sensível devido à composição do terreno ou das construções, mas noutro local quase não provocar estragos. Daí as autoridades usarem essa escala para ver quais as zonas mais sensíveis a estragos materiais provocados pelos sismos
Espero ter ajudado 😊

GuilhermeMelo

Membro Caloiro
Matrícula
7 Novembro 2018
Olá! Alguém me consegue dizer qual a melhor forma de reunir múltiplos exercícios de um determinado tema de biologia? Isto é, se há algum site,ou algo do género, com vários exercícios.

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Alguém me consegue dizer qual a melhor forma de reunir múltiplos exercícios de um determinado tema de biologia? Isto é, se há algum site,ou algo do género, com vários exercícios.
O melhor será talvez utilizar o livro do IAVE, onde os exercícios de exames anteriores estão agrupados por temas. Penso que o consegues encontrar disponível para download nos apontamentos.

• Like
Reactions: Andreia C.