Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde. :)
Recebi hoje a correção de um teste que fiz na semana passada e fiquei um pouco surpreendida com a correção deste exercício.
A opção que eu escolhi foi a (D) porque penso que efetivamente a presença de fluidos nas rochas, nomeadamente da água, aumenta a sua ductilidade, assim como diminui o ponto de fusão dos materiais (tal como é referido quando se aborda a formação dos magmas andesíticos). No entanto, o meu professor apresentou como opção correta a (B), ou seja, a água aumentaria tanto a ductilidade das rochas como o seu ponto de fusão, o que não está a fazer muito sentido para mim.
O meu professor disse ainda que, apesar de ser aquela a resposta apresentada como correta, ia investigar o problema.
Será que estou a pensar mal ou de facto a correta é mesmo a (D)?

Obrigada, desde já! 😊

Attachments

• Like
Reactions: Saracasalinho

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Recebi hoje a correção de um teste que fiz na semana passada e fiquei um pouco surpreendida com a correção deste exercício.
A opção que eu escolhi foi a (D) porque penso que efetivamente a presença de fluidos nas rochas, nomeadamente da água, aumenta a sua ductilidade, assim como diminui o ponto de fusão dos materiais (tal como é referido quando se aborda a formação dos magmas andesíticos). No entanto, o meu professor apresentou como opção correta a (B), ou seja, a água aumentaria tanto a ductilidade das rochas como o seu ponto de fusão, o que não está a fazer muito sentido para mim.
O meu professor disse ainda que, apesar de ser aquela a resposta apresentada como correta, ia investigar o problema.

Obrigada, desde já! 😊
Eu já não tenho contacto com geologia há bastante tempo, mas concordo contigo. A água devia diminuir o ponto de fusão, não aumentar...

• Like
Reactions: underground

beatriz26_

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2020

Obrigada, desde já! 😊
a água diminui o ponto de fusão! a minha professora está sempre a referir isso, para além de que está na maioria dos livros que uso para estudar

Saracasalinho

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2016

Obrigada, desde já! 😊
A água diminui o ponto de fusão!! Escolhia a mesma opção que tu.

• Like
Reactions: underground

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
a água diminui o ponto de fusão! a minha professora está sempre a referir isso, para além de que está na maioria dos livros que uso para estudar
Exato!! Em todos os documentos e livros que consultei para estudar explicava que a água diminuia o ponto de fusão. O que me deixou "de pé atrás" foi mesmo a convicção do meu professor quando disse que aquela era a resposta correta, quando me estava a parecer algo completamente descabido. Acabei por pensar que talvez me estivesse a escapar algo, e por isso vim perguntar aqui. Obrigada! :)

• Like
Reactions: beatriz26_
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Margot Exame de Biologia e Geologia: Palpites e Dúvidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 136
Ângela0104 Posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Testes Biologia e Geologia 10ºano (Editoras) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Teste sumativo Biologia e Geologia Granito Scrib Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Teste Biologia e Geologia 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
underground Testes Biologia e Geologia 11ºano (Editoras) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Soluções livro "Exercícios de Biologia e Geologia - 11.º ano" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 6
RaquelC15 Teste Leya (ASA) 11ºano Biologia/Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Sofia122 Mapas de Conceitos Matéria Biologia e Geologia 10º e 11º Ensino Secundário 8
L Biologia e Geologia - apoio escolar Pedido de Recursos - Ensino Secundário 53
R Recursos do professor manuais " Planeta com vida" Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
J Questão sobre manuais de Biologia e Geologia de 10º e 11º anos. Ensino Secundário 1
Edgar Amorim Preparar as provas de ingresso: Biologia e Geologia e Física e Química Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
C Testes de Biologia e Geologia 2019/20 (Porto Editora e Areal) 11ºANO Pedido de Recursos - Ensino Secundário 14
K Trocar Física-química por Biologia e Geologia Ensino Secundário 1
L Material exames nacionais 11º Ano - F.Q. / Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
P Trocar Geometria Descritiva A por Biologia e Geologia Ensino Secundário 1
A Exame Nacional de Biologia e Geologia 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 203
A Provas modelo de Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Sofia122 Dicas para organização do estudo para o exame nacional de uma disciplina que já não vou ter mais aulas (Biologia e Geologia) Ensino Secundário 5
joanaoplo Soluções manual Biologia e Geologia 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 30
D biologia e geologia 12 Ensino Secundário 0
F Exame de Biologia e Geologia começar do 0 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
M Trocar Biologia-Geologia por Geometria Descritiva Ensino Secundário 1
D Chumbei no exame de biologia e geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Livro de Preparação para exame de Biologia e Geologia Ensino Secundário 8
V Desafios, Biologia e Geologia 11 ano da Asa de 2017 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
J Exame Nacional Biologia e Geologia 2018/2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 80
Sofia122 Exames Biologia e Geologia 11º e Física e Química A 11º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
marianaaurora Geometria Descriva A ou Biologia e Geologia? É necessário talento? Ensino Secundário 2
KapellaZ Biologia e Geologia (Teste Global 2.o Período)-soluções Ensino Secundário 0
Arimleb Como estudar Biologia e Geologia? Ensino Secundário 3
T Biologia vs. Geologia Ciências 5
C Mudanças no Exame Nacional "Biologia e Geologia" 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Hugo Rocha Alguém consegue arranjar as resoluções do manual de Biologia/Geologia da Porto Editora? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 42
OTalPortista Biologia e Geologia Areal 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 37
T Livro iave 2018/19 biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 50
FilipaMarques Exame BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º - 2 fase Ensino Secundário 0
F Exame Biologia e Geologia no 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Palpites 2 Fase Biologia e Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 20
M Biologia e Geologia ou Geometria Descritiva A? Ensino Básico 55
DrNoblesse Palpites - Exame de Biologia e Geologia 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
C Livro IAVE pdf Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
dbranco01 Como posso estudar/me preparar para os exames nacionais de Biologia e Geologia e Física e Química A agora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Pedro Ramalho Dificuldades a Biologia/Geologia Ensino Secundário 9
E Exames nacionais (Biologia e Geologia 11º e Português 12º) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
J Testes de biologia e geologia 10º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
G Livro Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 11