Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Boa noite a todos, tenho um dúvida no exercício 17 sobre a síntese de uma proteína.

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A resposta certa é a A), mas não entendo porque a transcrição é na sequência de 3´ para 5´ se a transcrição do mRNA é sempre feita na sequência de 5´ para 3´.

Se me pudessem esclarecer agradecia imenso.

Com os meus cumprimentos.

Diogo Madeira.
 
Olá. A formação da molécula de mRNA ocorre no sentido 5' para 3', mas para ela se formar nesse sentido a cadeira molde de DNA têm de ser "lida" no sentido 3' para 5´ uma vez que a cadeia de mRNA formada e a cadeira de DNA são antiparalelas, então diz-se que a transcrição ocorre de 3' para 5'. Não sei se me consegui explica bem, diz em se não entendeste o raciocinio.
 
Boa noite,

alguém me pode responder a esta questão que não consigo encontrar resposta, por favor?
É relativa a matéria Ciclos de vida, a questão é: num ambiente propicio a mudanças qual era o ciclo de vida que permite uma melhor adaptação?

Obrigada
 
Boa noite,

alguém me pode responder a esta questão que não consigo encontrar resposta, por favor?
É relativa a matéria Ciclos de vida, a questão é: num ambiente propicio a mudanças qual era o ciclo de vida que permite uma melhor adaptação?

Obrigada

A primeira coisa a fazer seria tentar compreender se alguma das diferenças entre os ciclos de vida se relaciona com a "adaptação" dos seres vivos.
Uma dessas diferenças incide na alternância das fases nucleares: predominância da diplofase no ciclo diplonte e da haplofase no ciclo haplonte (e váriavel, conforme o ser vivo, no ciclo de vida haplodiplonte).
E de que modo isto se relaciona com a adaptação? Pelo facto de ser determinante para a informação genética do ser vivo no seu estado adulto. Sendo diplonte, o ser vivo possui pares de cromossomas homólogos nas suas células - cromossomas que se complementam e que possuem informação genética para semelhantes caraterísticas. Se for haplonte, então no estado adulto o indivíduo não possui os tais pares de cromossomas homólogos, sendo que está limitado à expressão genética de um deles.
Que conclusão tiramos daqui? O primeiro, o ser vivo diplonte, possui uma variabilidade genética, por assim dizer, maior - pois não está limitado à informação de um só cromossoma, ao contrário do ser haplonte. Assim, num meio ambiente em mudança, este ser vivo - que possui ciclo de vida diplonte - possuiria certamente mais chances de se adaptar do que propriamente os seres que possuem um ciclo de vida quer haplonte quer haplodiplonte.

As diferenças aqui mais preponderantes serão entre os ciclos de vida em si e não propriamente os fenómenos que permitem a variabilidade, que é comum aos três (meiose, fecundação e mutações).
 
alguem me pode explicar como fazer o exercicio 3 ?
 

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Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)
 
Olá a todos,
Precisava de saber se algum destes tópicos que vou citar estão dentro das aprendizagens para o exame deste ano.

-> Regulação nos seres vivos (nervosa e hormonal em animais): sistema nervoso, coordenação nervosa, tipos de neurónios, transmissão do impulso nervoso, coordenação hormonal, mecanismos de controlo, integração neurohormonal, mecanismos homeostáticos, osmorregulação.
-> Função de excreção (eliminação de produtos azotados), evolução das estruturas excretoras, excreções nos vertebrados.
-> Ação das hormonas no desenvolvimento das plantas (Experiências), principais fito-hormonas, aplicação das fito-hormonas para fins económicos.


Obrigado!
 
Olá a todos,
Precisava de saber se algum destes tópicos que vou citar estão dentro das aprendizagens para o exame deste ano.

-> Regulação nos seres vivos (nervosa e hormonal em animais): sistema nervoso, coordenação nervosa, tipos de neurónios, transmissão do impulso nervoso, coordenação hormonal, mecanismos de controlo, integração neurohormonal, mecanismos homeostáticos, osmorregulação.
-> Função de excreção (eliminação de produtos azotados), evolução das estruturas excretoras, excreções nos vertebrados.
-> Ação das hormonas no desenvolvimento das plantas (Experiências), principais fito-hormonas, aplicação das fito-hormonas para fins económicos.


Obrigado!
Não. Apenas esta parte está:
-> Regulação nos seres vivos (nervosa e hormonal em animais): sistema nervoso, coordenação nervosa, tipos de neurónios, transmissão do impulso nervoso.

(sem a parte hormonal)
 
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Reactions: GuilhermeReb
Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)
Eu acho uma ótima ideia... Estou interessada para biologia
 
Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)
É uma boa ideia! Eu tenho interesse tanto para bg como fq :)
 
Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)
Parece-me uma boa ideia. Nota: Utilizar o zoom é pouco escalável e pode ser complicado de organizar. Criar um servidor discord parece-me ser a melhor opção.
 
Boa noite! Surgiu-me uma dúvida num trabalho de geologia e não encontro resposta em nenhum site. A pergunta é a seguinte: Qual/ais a(s) litofáceie(s) mais comum/ns relativamente aos fósseis de amonites.

FICAREI ETERNAMENTE AGRADECIDA A QUEM SOUBER RESPONDER.
 
Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)
Eu sei que já criaste o discord e desculpa estar atrasada, mas adorei mesmo a tua ideia!!!
 
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Reactions: Marini
Boa tarde! Acabei o secundário no ano passado. No entanto, este ano, vou realizar outra vez o exame de biologia.

Alguém que esteja a par desta matéria, poderá me explicar a parte que está no livro de preparação para exame da porto editora sobre "expressão genética e metabolismo celular"?
 
Olá! Alguém me pode ajudar neste exericio?
Ver anexo 18361
Ver anexo 18362
Não entendi porque é a C, eu pensava que era a B.

A questão aqui incidirá mais no termo "quantidade", não será isto um pouco subjetivo?
Ora, o que quero dizer com isto? Bem, que sabemos nós acerca da quantidade de isótopos radioativos de uma rocha e de outra? Nada nos é dito relativamente à quantidade. Embora saibas que a rocha F é mais recente, isso não implica que tenha menos isótopos-filho (porque não sabemos a composição das rochas, sabemos apenas que os têm). Portanto, temos de nos orientar segundo a "razão", não a quantidade. Como a rocha F é mais recente, é de esperar que tenha mais isótopos-pai que isótopos-filho, pelo que a resposta correta seria a alínea C).