Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

diogo madeira

Membro
Matrícula
31 Agosto 2020
Boa noite a todos, tenho um dúvida no exercício 17 sobre a síntese de uma proteína.

Capturar.PNG
A resposta certa é a A), mas não entendo porque a transcrição é na sequência de 3´ para 5´ se a transcrição do mRNA é sempre feita na sequência de 5´ para 3´.

Se me pudessem esclarecer agradecia imenso.

Com os meus cumprimentos.

Diogo Madeira.

DiogoCSousa

Membro
Matrícula
1 Agosto 2019
Olá. A formação da molécula de mRNA ocorre no sentido 5' para 3', mas para ela se formar nesse sentido a cadeira molde de DNA têm de ser "lida" no sentido 3' para 5´ uma vez que a cadeia de mRNA formada e a cadeira de DNA são antiparalelas, então diz-se que a transcrição ocorre de 3' para 5'. Não sei se me consegui explica bem, diz em se não entendeste o raciocinio.

LS7

Membro
Matrícula
29 Maio 2020
Boa noite,

alguém me pode responder a esta questão que não consigo encontrar resposta, por favor?
É relativa a matéria Ciclos de vida, a questão é: num ambiente propicio a mudanças qual era o ciclo de vida que permite uma melhor adaptação?

Obrigada

JoséMiguel38

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2020
Curso
Ciências e Tecnologias - 11º Ano
Boa noite,

alguém me pode responder a esta questão que não consigo encontrar resposta, por favor?
É relativa a matéria Ciclos de vida, a questão é: num ambiente propicio a mudanças qual era o ciclo de vida que permite uma melhor adaptação?

Obrigada

A primeira coisa a fazer seria tentar compreender se alguma das diferenças entre os ciclos de vida se relaciona com a "adaptação" dos seres vivos.
Uma dessas diferenças incide na alternância das fases nucleares: predominância da diplofase no ciclo diplonte e da haplofase no ciclo haplonte (e váriavel, conforme o ser vivo, no ciclo de vida haplodiplonte).
E de que modo isto se relaciona com a adaptação? Pelo facto de ser determinante para a informação genética do ser vivo no seu estado adulto. Sendo diplonte, o ser vivo possui pares de cromossomas homólogos nas suas células - cromossomas que se complementam e que possuem informação genética para semelhantes caraterísticas. Se for haplonte, então no estado adulto o indivíduo não possui os tais pares de cromossomas homólogos, sendo que está limitado à expressão genética de um deles.
Que conclusão tiramos daqui? O primeiro, o ser vivo diplonte, possui uma variabilidade genética, por assim dizer, maior - pois não está limitado à informação de um só cromossoma, ao contrário do ser haplonte. Assim, num meio ambiente em mudança, este ser vivo - que possui ciclo de vida diplonte - possuiria certamente mais chances de se adaptar do que propriamente os seres que possuem um ciclo de vida quer haplonte quer haplodiplonte.

As diferenças aqui mais preponderantes serão entre os ciclos de vida em si e não propriamente os fenómenos que permitem a variabilidade, que é comum aos três (meiose, fecundação e mutações).

luaana.xp

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2021
Curso
Ciências e tecnologias
alguem me pode explicar como fazer o exercicio 3 ?

Attachments

• trab bio ficha luana pinto 10a.PNG
    trab bio ficha luana pinto 10a.PNG
    77.3 KB · Visitas: 38
Última edição:

Marini

Membro
Matrícula
18 Julho 2019
Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Olá a todos,
Precisava de saber se algum destes tópicos que vou citar estão dentro das aprendizagens para o exame deste ano.

-> Regulação nos seres vivos (nervosa e hormonal em animais): sistema nervoso, coordenação nervosa, tipos de neurónios, transmissão do impulso nervoso, coordenação hormonal, mecanismos de controlo, integração neurohormonal, mecanismos homeostáticos, osmorregulação.
-> Função de excreção (eliminação de produtos azotados), evolução das estruturas excretoras, excreções nos vertebrados.
-> Ação das hormonas no desenvolvimento das plantas (Experiências), principais fito-hormonas, aplicação das fito-hormonas para fins económicos.

Obrigado!

JoaoSoure23

Membro
Matrícula
7 Novembro 2020
Olá a todos,
Precisava de saber se algum destes tópicos que vou citar estão dentro das aprendizagens para o exame deste ano.

-> Regulação nos seres vivos (nervosa e hormonal em animais): sistema nervoso, coordenação nervosa, tipos de neurónios, transmissão do impulso nervoso, coordenação hormonal, mecanismos de controlo, integração neurohormonal, mecanismos homeostáticos, osmorregulação.
-> Função de excreção (eliminação de produtos azotados), evolução das estruturas excretoras, excreções nos vertebrados.
-> Ação das hormonas no desenvolvimento das plantas (Experiências), principais fito-hormonas, aplicação das fito-hormonas para fins económicos.

Obrigado!
Não. Apenas esta parte está:
-> Regulação nos seres vivos (nervosa e hormonal em animais): sistema nervoso, coordenação nervosa, tipos de neurónios, transmissão do impulso nervoso.

(sem a parte hormonal)

• Like
Reactions: GuilhermeReb

Nuts_Jai

Membro
Matrícula
13 Maio 2020
Olá malta!!
Vou repetir os exames como externa este ano e pensei que seria bom e e vantajoso criar um grupo de estudo com reuniões semanais por zoom (ou parecido), onde faríamos revisões da matéria, resolvendo exercícios e discutindo matéria, entreajudando-nos. Isto tudo seguindo um calendário (seguindo as aprendizagens essenciasi ofc), feito antecipadamente, permitindo um plano mais estruturado de estudo. (ou seja, no dia x revisão sobre rochas metamórficas; dia y, obtenção de matéria....)
Se alguém também tiver interesse/ quiser experimentar, respondam aqui e podemos criar um grupo de whatsapp e combinar o restante lá! What do you say? (se já houver algo do género digam! estou a pensar fazer isto para bg e para fq)
Eu acho uma ótima ideia... Estou interessada para biologia

Stellarius

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá malta!!
É uma boa ideia! Eu tenho interesse tanto para bg como fq :)

JoaoSoure23

Membro
Matrícula
7 Novembro 2020
Olá malta!!
Parece-me uma boa ideia. Nota: Utilizar o zoom é pouco escalável e pode ser complicado de organizar. Criar um servidor discord parece-me ser a melhor opção.

ritafigueiredo08

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2019
Boa noite! Surgiu-me uma dúvida num trabalho de geologia e não encontro resposta em nenhum site. A pergunta é a seguinte: Qual/ais a(s) litofáceie(s) mais comum/ns relativamente aos fósseis de amonites.

FICAREI ETERNAMENTE AGRADECIDA A QUEM SOUBER RESPONDER.

Marini

Membro
Matrícula
18 Julho 2019

hannahvsanna

Membro Veterano
Matrícula
29 Abril 2020
Curso
Medicina
Instituição
NMS
Olá malta!!
Eu sei que já criaste o discord e desculpa estar atrasada, mas adorei mesmo a tua ideia!!!

• Love
Reactions: Marini

Rita2002

Membro
Matrícula
21 Março 2019
Boa tarde! Acabei o secundário no ano passado. No entanto, este ano, vou realizar outra vez o exame de biologia.

Alguém que esteja a par desta matéria, poderá me explicar a parte que está no livro de preparação para exame da porto editora sobre "expressão genética e metabolismo celular"?

JoséMiguel38

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2020
Curso
Ciências e Tecnologias - 11º Ano
Olá! Alguém me pode ajudar neste exericio?
Ver anexo 18361
Ver anexo 18362
Não entendi porque é a C, eu pensava que era a B.

A questão aqui incidirá mais no termo "quantidade", não será isto um pouco subjetivo?
Ora, o que quero dizer com isto? Bem, que sabemos nós acerca da quantidade de isótopos radioativos de uma rocha e de outra? Nada nos é dito relativamente à quantidade. Embora saibas que a rocha F é mais recente, isso não implica que tenha menos isótopos-filho (porque não sabemos a composição das rochas, sabemos apenas que os têm). Portanto, temos de nos orientar segundo a "razão", não a quantidade. Como a rocha F é mais recente, é de esperar que tenha mais isótopos-pai que isótopos-filho, pelo que a resposta correta seria a alínea C).