Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Márcia14

Membro
Matrícula
4 Março 2020
Mensagens
46
Boa tarde,
vou também fazer o exame de biologia este ano! Encomendei o livro do IAVE estou à espera que chegue!
 
  • Like
Reactions: Anabel
Matrícula
28 Maio 2020
Mensagens
17
Vou fazer este ano o exame de biologia e geologia, e tenho uma dúvida que me surgiu quando estava a ler as aprendizagens essenciais. Alguém me pode explicar o que querem dizer com "Caracterizar biomoléculas (prótidos, glícidos, lípidos e ácidos nucleicos) com base em aspetos químicos e funcionais (nomeadamente a função enzimática das proteínas), mobilizando conhecimentos de química (grupos funcionais, nomenclatura)?
Caracterizar as biomoléculas com base em aspetos químicos e funcionais remete, por um lado, para a sua estrutura (como saber, por exemplo, que os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, que não são solúveis em solventes polares como a água; que a estrutura quaternária de um prótido é a proteína em estrutura globular; que os ácidos nucleicos são cadeias polinucleotídicas de nucleótidos que, por sua vez, são constituídos por uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato; ...) e, por outro, para as suas funções (como saber, por exemplo, que os polissacarídeos como a celulose são garantem a estrutura da parede celular; que as enzimas são biocatalisadores proteicos - devendo, também, estar familiarizado com alguns aspetos das enzimas como o seu ciclo de ação e fatores que influenciam a sua atividade e levam à sua desnaturação -; que os fosfolípidos são lípidos estruturais; ...), devendo atentar também em aspetos gerais como as reações de polimerização e hidrólise (de forma básica). A mobilização de conhecimentos de química consiste em saberes que, tal como se aprende em Química no 10º ano (compostos orgânicos), os aminoácidos são constituídos por um grupo ácido (COOH) e um grupo amina, etc.

E outra, o livro do IAVE que dizem ser bom em termos de exercícios, é este ou há outro? Aconselham a comprar?
Eu não tenho experiência com esse livro, mas acho que é uma boa compra. O meu também é de exame, mas é o da Porto Editora (Questões de Exame Resolvidas) que eu acho fantástico porque explica tudo ao detalhe.
 
  • Like
Reactions: Anabel

Anabel

Membro
Matrícula
18 Outubro 2020
Mensagens
22
Caracterizar as biomoléculas com base em aspetos químicos e funcionais remete, por um lado, para a sua estrutura (como saber, por exemplo, que os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, que não são solúveis em solventes polares como a água; que a estrutura quaternária de um prótido é a proteína em estrutura globular; que os ácidos nucleicos são cadeias polinucleotídicas de nucleótidos que, por sua vez, são constituídos por uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato; ...) e, por outro, para as suas funções (como saber, por exemplo, que os polissacarídeos como a celulose são garantem a estrutura da parede celular; que as enzimas são biocatalisadores proteicos - devendo, também, estar familiarizado com alguns aspetos das enzimas como o seu ciclo de ação e fatores que influenciam a sua atividade e levam à sua desnaturação -; que os fosfolípidos são lípidos estruturais; ...), devendo atentar também em aspetos gerais como as reações de polimerização e hidrólise (de forma básica). A mobilização de conhecimentos de química consiste em saberes que, tal como se aprende em Química no 10º ano (compostos orgânicos), os aminoácidos são constituídos por um grupo ácido (COOH) e um grupo amina, etc.


Eu não tenho experiência com esse livro, mas acho que é uma boa compra. O meu também é de exame, mas é o da Porto Editora (Questões de Exame Resolvidas) que eu acho fantástico porque explica tudo ao detalhe.
Sim, eu também tenho esse e gosto bastante! Como nunca tive biologia/geologia aconselharam-me a comprar esse do iave também mas estava na dúvida, mas acho que vou optar por comprar. Muito obrigada!!
 
  • Like
Reactions: Tomás S Ferreira

pasteldenata

Membro Caloiro
Matrícula
31 Março 2021
Mensagens
9
Alô! O processo de formação das chaminés das fontes hidrotermais é relevante para o exame ? Se sim, como é explicado?
 

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Mensagens
158
Curso
Ciências e Tecnologias (12º Ano)
"A foliação é um processo que resulta de forças compressivas". No entanto, também se refere que "é produzida por forças tectónicas compressivas, distensivas ou de cisalhamento". Isto não será uma contradição?
Alô! O processo de formação das chaminés das fontes hidrotermais é relevante para o exame ? Se sim, como é explicado?
Também tenho esta dúvida... Alguém sabe?
 
Matrícula
28 Maio 2020
Mensagens
17
Olá! Um gene contém informação para a síntese de uma só proteína?
Não necessariamente.
Porquê?
Porque um gene é transcrito originando um certo pré-mRNA não maturado que, antes de sair do núcleo, é processado. Ao ser processado, as porções que não participam na tradução - intrões - são removidas e os exões ficam. Isto é a norma, mas (!), por processamento alternativo, a enzima que verifica esse pré-mRNA na maturação reconhece na sequência de um intrão a informação para remover ou manter o exão seguinte. Por exemplo, imagina a sequência A-B-C-D; se C for um intrão, por processamento alternativo, C pode dizer à célula para remover D (exão), sendo eliminados todos os intrões com, porventura, alguns exões. Assim, um mesmo pré-mRNA pode originar vários mRNA's que, por conseguinte, originam várias proteínas diferentes (tudo isto com origem no mesmo gene).
 

pasteldenata

Membro Caloiro
Matrícula
31 Março 2021
Mensagens
9
Não necessariamente.
Porquê?
Porque um gene é transcrito originando um certo pré-mRNA não maturado que, antes de sair do núcleo, é processado. Ao ser processado, as porções que não participam na tradução - intrões - são removidas e os exões ficam. Isto é a norma, mas (!), por processamento alternativo, a enzima que verifica esse pré-mRNA na maturação reconhece na sequência de um intrão a informação para remover ou manter o exão seguinte. Por exemplo, imagina a sequência A-B-C-D; se C for um intrão, por processamento alternativo, C pode dizer à célula para remover D (exão), sendo eliminados todos os intrões com, porventura, alguns exões. Assim, um mesmo pré-mRNA pode originar vários mRNA's que, por conseguinte, originam várias proteínas diferentes (tudo isto com origem no mesmo gene).
Muito Obrigada :)
 

AnaBeatrizRosa

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Mensagens
7
Olá, estive a estudar para o exame nacional de Biologia e Geologia e deparei-me com uma pergunta, numa ficha de preparação que a minha professora deu, sobre anomalias gravimétricas... Não me lembro se dei ou não no 10º ano mas consultei as aprendizagens essenciais e não encontrei... É matéria que saí em exame? Obrigada! :)
 

Stellarius

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Mensagens
33
Olá, estive a estudar para o exame nacional de Biologia e Geologia e deparei-me com uma pergunta, numa ficha de preparação que a minha professora deu, sobre anomalias gravimétricas... Não me lembro se dei ou não no 10º ano mas consultei as aprendizagens essenciais e não encontrei... É matéria que saí em exame? Obrigada! :)
Oi :)
Pelo que vi essa matéria faz parte da geologia de 10º ano (dos métodos para o estudo do interior da Terra) e aquilo que encontrei nas aprendizagens essenciais diz o seguinte " Discutir potencialidades e limitações dos métodos diretos e indiretos, geomagnetismo e geotermia (grau e gradiente geotérmicos e fluxo térmico) no estudo da estrutura interna da Terra".
Ali só referem dois dos métodos indiretos que por norma são lecionados... Porém, a gravimetria não é algo difícil de se aprender e mais vale saber a mais do que a menos!
 

AnaBeatrizRosa

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Mensagens
7
Oi :)
Pelo que vi essa matéria faz parte da geologia de 10º ano (dos métodos para o estudo do interior da Terra) e aquilo que encontrei nas aprendizagens essenciais diz o seguinte " Discutir potencialidades e limitações dos métodos diretos e indiretos, geomagnetismo e geotermia (grau e gradiente geotérmicos e fluxo térmico) no estudo da estrutura interna da Terra".
Ali só referem dois dos métodos indiretos que por norma são lecionados... Porém, a gravimetria não é algo difícil de se aprender e mais vale saber a mais do que a menos!
Obrigada, tenho o livro de apoio aos exames da Porto Editora, e realmente o grau e o gradiente geotérmico estão lá, mas não refere nada sobre anomalias gravimétricas... De qualquer jeito, o melhor é mesmo saber!
Obrigada :)
 
  • Like
Reactions: Stellarius

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Mensagens
158
Curso
Ciências e Tecnologias (12º Ano)
Olá! Alguém sabe se o transporte em quantidade envolve gastos de ATP? Se sim, isso quer dizer que é considerado um transporte ativo?
 

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Mensagens
838
Curso
Ciências e Tecnologias - 12° Ano
Olá! Alguém sabe se o transporte em quantidade envolve gastos de ATP? Se sim, isso quer dizer que é considerado um transporte ativo?
Olá! 🙂
Sim. O transporte em quantidade (ex: endocitose) envolve gastos de energia, por exemplo, na formação das vesículas endocíticas (no "ajustamento" da forma da membrana celular, de modo a englobar partículas, e mais tarde no "descolamento" da vesícula da membrana celular, de modo a "soltar-se", ficando "livre" dentro da célula) e até no transporte/movimento da vesícula dentro da célula. Aliás, "transporte em quantidade" sugere mesmo isso: existe, de facto, algum esforço da célula a nível energético. É considerado (um tipo de) transporte ativo.

Desculpa ter exagerado nas aspas, mas tentei explicar de uma forma intuitiva; como não utilizei termos propriamente científicos, tive de colocar. 😂
 

Tete0014

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Mensagens
19
Olá, alguém me consegue explicar qual a relação do fluxo térmico com a profundidade e pq é que em zonas vulcânicas e rifte esse é superior a por exemplo em zonas de subducçao?
 
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Margot Exame de Biologia e Geologia: Palpites e Dúvidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 136
diogosilva2403 Exame Biologia e Geologia Época Especial 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
M Livro IAVE biologia e geologia pdf Pedido de Recursos - Ensino Secundário 32
S Explicações Biologia e Geologia Ensino Secundário 0
Ari Carvalho Fichas de editoras Biologia e Geologia 11ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Vídeos sobre Biologia e Geologia Ensino Secundário 2
E URGENTE Livro Porto Editora Exame Biologia e Geologia 11° Pedido de Recursos - Ensino Secundário 17
L Matriz do exame de Biologia e Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Dicas de exame de Biologia e Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
J Livros de preparação para Biologia e Geologia e para Física e Química A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Pedido pdf manual exames Biologia Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Física-Química vs. Biologia Geologia Ensino Secundário 4
A Matérias/Tópicos Biologia e Geologia 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Vanessantos Manual Biologia e geologia 10 e 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
B Pdf livro editora porto biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
B Pdf livro iave biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 87
A Livro - Biologia e Geologia Concursos e Regimes Especiais 2
BROliveira Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Educação 4
L Livro de preparação para o exame de Biologia e geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
ht5656 Soluções manual 10 ano biologia/geologia 2 partes Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
Laise Exames nacionais Matematica A / Biologia e Geologia 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Francisco Atanásio DESAFIOS 11 BIOLOGIA E GEOLOGIA Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Soluções do manual de 10 ano de biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
Paulo.C Pedido de ajuda: exames de biologia/geologia e Português como externo Concurso Nacional e Locais - Público 1
saramartins10 Exame Nacional 2021 - biologia/geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Miguel Macedo RECURSOS 10 ANO BIOLOGIA GEOLOGIA e FISICO QUIMICA Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
W Preparação para o Exame de Biologia e Geologia 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 23
J Testes de biologia e geologia 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
camilabarbosa1990 Explicador de fisica-quimica e Biologia-geologia Ensino Secundário 0
camilabarbosa1990 Explicacões Física-quimica e Biologia-Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
B Biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
O Soluçoes do manual “Desafios” de biologia e geologia 11ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 49
Fabio_viana Livro Iave Português e Biologia/Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 12
Lucille Testes de biologia e geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Cindy Fr Explicações de Física e Química e Biologia e Geologia Ensino Secundário 6
O recursos biologia e geologia 10 e 11 ano porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 8
@ Biologia e Geologia 11.º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
N Pedido manuais biologia e geologia secundario Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
N Pedido de Bibliografia Biologia e Geologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Teste 1 biologia e geologia areal (11º) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 18
H Solução do manual de Biologia e Geologia da Areal Editores do 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
H Exame de Biologia e Geologia como Externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
A Livros Preparação Exame Biologia e Geologia 2021 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 46
S Biologia e Geologia ou Geometria descritiva Ensino Secundário 4
I Recursos biologia e geologia 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 20
saramartins10 Apontamento biologia e geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
D manuais de geologia e biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
CatarinaPRamos Livros de Biologia e Geologia 10º e 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
A Explicações biologia e geologia Ensino Secundário 0
Ângela A. Resumos Biologia e Geologia 11ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1

Tópicos Semelhantes