Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

A resposta ao exercício: "pais heterozig terem filho de fen para a doença" = 12,5%: 1/8=0,125
A resposta ao outro exercício: 25% pelos mesmos motivos: 2/8 = 0,25.

Portanto, é isso.

Só se o enunciado não estiver correto porque a resposta 25% estaria certa se a pergunta for, qual a probabilidade de terem uma filha que não é portadora (homozigótica dominante)

Pois, mas se no 1.2 da primeira foto fizer a probabilidade de ser menino * probabilidade de ser homozigótico recessivo
1/2*1/4=0,125=12,5%, resposta que, segundo as soluções, está errada
Na verdade o enunciado até pode estar errado por vários motivos... a probabilidade de terem filhos SEM mutação NO GENE é zero,... A NAO SER que associem a mutação ao cromossoma X - e isso não pode ocorrer pq estamos a falar de uma mutação autossómica... portanto está um bocadinho... em fim... Se a pergunta fosse referente ao fenótipo...
Post automatically merged:

Então as soluções estão erradas e, na primeira foto, a resposta é c) e na segunda b) é isso?
Já não faço este género de exercícios há algum tempo e será indicado questionares um professor, mas parece-me que sim...

Só se o enunciado não estiver correto porque a resposta 25% estaria certa se a pergunta for, qual a probabilidade de terem uma filha que não é portadora (homozigótica dominante)

Pois, mas se no 1.2 da primeira foto fizer a probabilidade de ser menino * probabilidade de ser homozigótico recessivo
1/2*1/4=0,125=12,5%, resposta que, segundo as soluções, está errada
As soluções da primeira 1.2 estão erradas é 12,5% como a Andréia disse

Na verdade o enunciado até pode estar errado por vários motivos... a probabilidade de terem filhos SEM mutação NO GENE é zero,... A NAO SER que associem a mutação ao cromossoma X - e isso não pode ocorrer pq estamos a falar de uma mutação autossómica... portanto está um bocadinho... em fim... Se a pergunta fosse referente ao fenótipo...

Já não faço este género de exercícios há algum tempo e será indicado questionares um professor, mas parece-me que sim...
Muito obrigado

As soluções da primeira 1.2 estão erradas é 12,5% como a Andréia disse
Muito obrigado pela vossa ajuda, a sério!

• Like
Reactions: Andreia C.

Boa tarde.

Preciso de fazer uma apresentação oral para Biologia e Geologia sobre uma investigação científica de geologia, preferencialmente portuguesa. Alguém pode-me ajudar?

Obrigada

Ver anexo 23078

Ver anexo 23079

Olá, alguem me pode ajudar nesta pergunta? Não consigo mesmo entender..
Antes de mais, como se trata de uma região de convergência de placas (limite destrutivo), podes concluir que vai haver decréscimo da área do mar Mediterrâneo. Depois, a partir do diagrama percebes que a placa que subducta (afunda) é a que fica do lado das "setinhas" que aparecem no esquema. Essa placa vai afundar na direção sul, logo, a sul teremos sismos mais profundos.

Penso que é a opção (A).

Antes de mais, como se trata de uma região de convergência de placas (limite destrutivo), podes concluir que vai haver decréscimo da área do mar Mediterrâneo. Depois, a partir do diagrama percebes que a placa que subducta (afunda) é a que fica do lado das "setinhas" que aparecem no esquema. Essa placa vai afundar na direção sul, logo, a sul teremos sismos mais profundos.

Penso que é a opção (A).
Ok, obrigado, a resposta é mesmo essa.
Só não percebi qual a placa que subducta e fiquei um pouco confuso, nunca percebi esse esquema das setas. Afinal a que subducta é a africana ou a euroasiatica?

Ok, obrigado, a resposta é mesmo essa.
Só não percebi qual a placa que subducta e fiquei um pouco confuso, nunca percebi esse esquema das setas. Afinal a que subducta é a africana ou a euroasiatica?
A que subducta é a euroasiática (para onde as setas apontam).

• Like
Reactions: FranciscoAmorim

Olá!
"Uma molécula lipossolúvel difunde-se através da bicamada fosfolipídica."
Porque é que esta afirmação é correta?

Olá!
"Uma molécula lipossolúvel difunde-se através da bicamada fosfolipídica."
Porque é que esta afirmação é correta
Então, vamos pensar.
molecula lipossoluvel
lipo = gordura, soluvel = que se dissolve

difusao: processo de transporte em que as substâncias passam a favor do gradiente de concentração (do meio com maior concentração para o que tem menor concentração)

bicamada fosfolipidica:
2 camadas com fosfolipidos.

fosfolipidos são lípidos (gordura) com uma cabeça de fosfato

ora, se temos uma molécula lipossoluvel que quer passar atraves da camada para o outro meio, ela tem de ser capaz de se “dissolver” nos fosfolipidos para passar. Então, a frase é verdadeira porque é uma molécula lipossoluvel, que PODE e CONSEGUE dissolver na gordura (Lípidos)

• Like
Reactions: soraiarftorres

Então, vamos pensar.
molecula lipossoluvel
lipo = gordura, soluvel = que se dissolve

difusao: processo de transporte em que as substâncias passam a favor do gradiente de concentração (do meio com maior concentração para o que tem menor concentração)

bicamada fosfolipidica:
2 camadas com fosfolipidos.

fosfolipidos são lípidos (gordura) com uma cabeça de fosfato

ora, se temos uma molécula lipossoluvel que quer passar atraves da camada para o outro meio, ela tem de ser capaz de se “dissolver” nos fosfolipidos para passar. Então, a frase é verdadeira porque é uma molécula lipossoluvel, que PODE e CONSEGUE dissolver na gordura (Lípidos)
Muito obrigada. Acho que o que mais me bugou foi o facto de que lípidos são macromoléculas e eu associei ao facto de que todas as macromoléculas entram nas células por endocitose.

Muito obrigada. Acho que o que mais me bugou foi o facto de que lípidos são macromoléculas e eu associei ao facto de que todas as macromoléculas entram nas células por endocitose.
Mas a frase não diz que são os lipidos que entram na célula… o que te diz é que é uma molécula lipossoluvel

• Like
Reactions: soraiarftorres