Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Bom dia! Alguém me consegue explicar porque que na 2 não poderia ser a A)? O meu raciocínio foi o seguinte: a instalação do rifte intracontinental promoveu a fragmentação da pangeia que levou futuramente á colisão das placas que promoveram o levantamento da serra.
Ver anexo 20218Ver anexo 20219
Olá! Desde já, devo dizer que compreendo o teu raciocínio. Contudo, penso que aqui a abordagem seria mesmo a mais direta.
Como referiste e bem, o levantamento de serras está associado à colisão de placas, ou seja, a mecanismos tectónicos convergentes. E a questão é mesmo essa. Todas as alíneas (exceto a D) se referem a fenómenos tectónicos divergentes. Embora efetivamente essas divergências tenham de ter ocorrido primeiro para se dar o levantamento da serra, este último não foi provocado diretamente por elas.
Espero ter ajudado :)

Bom dia! Alguém me pode explicar por que é que a opção A é a correta? Supostamente, a classificação em relação ao modo de obtenção de carbono não é autotrófico ou heterotrófico?
Ver anexo 19993
Olá estive a ver o meu manual de Biologia de 11° e tendo em conta o que lá consta eu também diria que a opção correta era a C... será que houve um engano nas soluções? Esta questão é de onde?

• Like
Reactions: boass
Ola, boa noite!
Alguém me consegue explicar como é que consigo identificar a direção de uma falha?
Já vi algumas explicações mas continuo sem perceber.
Obrigada (:

Olá!
Então...
Fazes a interseção entre o plano de falha (o que está na diagonal) e o plano horizontal (PH) e ficas com uma reta.
A direção é o ângulo entre essa reta e a reta Norte-Sul (4).
20210712_220513.jpg

Boa tarde!
Alguém me consegue explicar como é que na 5 pode ser a B)? Como é que a direção pode ser NE-SO?
Capturar.JPG2.JPGCapturar.JPG3.JPG
Post automatically merged:

E nesta, qual é o raciocínio para ser a D)?
Capturar.JPG

Attachments

• Capturar.JPG3.JPG
    Capturar.JPG3.JPG
    24.8 KB · Visitas: 10
  • Capturar.JPG1.JPG
    Capturar.JPG1.JPG
    25.8 KB · Visitas: 9
Última edição:
Boa tarde
Será que alguém me pode explicar pq é que a III está correta?? Exame 2020 1ªfaseVer anexo 20269
Acho que é pq desta parte sublinhada no texto, penso que esse “brusco” é pq houve atividade vulcânica intensa. Mas n tenho a certeza pq para ser sincera quando fiz essa pergunta n dei grande importância ao “brusco “.

Attachments

• 86389CD8-E00F-4E92-AB10-3F7FFD1F1C4F.jpeg
    86389CD8-E00F-4E92-AB10-3F7FFD1F1C4F.jpeg
    134.1 KB · Visitas: 10
Boa tarde!
Alguém me consegue explicar como é que na 5 pode ser a B)? Como é que a direção pode ser NE-SO?
Ver anexo 20271Ver anexo 20272

E nesta, qual é o raciocínio para ser a D)?
Ver anexo 20275
As forças tectonicas são perpendiculares à direção da dobra.
A diminuição da porosidade corresponde a uma diminuição dos volumes dos vazios de uma rocha, isto é, uma rocha mais densa, tem uma maior massa para um mesmo volume, logo não tem tanto espaço vazio entre as rochas.. E sabes que a velocidade das ondas sismicas estão relacionadas com a rigidez dos materiais

Alguém me sabe dizer como é que varia a profundidade dos focos sísmicos numa zona de subduccao? Por exemplo, quanto mais próximo da zona de subduccao (limite convergente), mais superficiais ou mais profundos os sismos? E para uma zona de rifte e de convergência continente-continente?

Alguém me sabe explicar o raciocínio para chegar à resposta nesta pergunta? Eu percebi que seja os canais de sódio abertos mas porquê reduzir a diferença de cargas? Não devia ser aumentar?

Attachments

• F2C5B691-439F-493A-93B3-0781595F60E7.jpeg
    F2C5B691-439F-493A-93B3-0781595F60E7.jpeg
    43.2 KB · Visitas: 14
Última edição:
Alguém me sabe dizer como é que varia a profundidade dos focos sísmicos numa zona de subduccao? Por exemplo, quanto mais próximo da zona de subduccao (limite convergente), mais superficiais ou mais profundos os sismos? E para uma zona de rifte e de convergência continente-continente?

Alguém me sabe explicar o raciocínio para chegar à resposta nesta pergunta? Eu percebi que seja os canais de sódio abertos mas porquê reduzir a diferença de cargas? Não devia ser aumentar?
Olá!
Existe uma maior concentração de ioes no meio externo do que no meio interno, por isso é que quando são abertos os canais de sodio, na propagação de um impulso, estes passam por difusão facilitada ( passivamente ) a favor do gradiente de concentração ( meio interno) e assim é mantido um "equilibrio" que reduz a diferença de concentrações entre os dois meios e, consequentemente, despolariza, no interior fica positivo e no exterior negativo. Isto é o que acontece neste exercício, quando as DMT mantêm os canais de sódio abertos. Entretanto, nas condições "normais", quando o impulso nervoso passa, é necessário voltar à polaridade normal e manter a diferença de concentrações entre os dois meios novamente.

Olá!
Existe uma maior concentração de ioes no meio externo do que no meio interno, por isso é que quando são abertos os canais de sodio, na propagação de um impulso, estes passam por difusão facilitada ( passivamente ) a favor do gradiente de concentração ( meio interno) e assim é mantido um "equilibrio" que reduz a diferença de concentrações entre os dois meios e, consequentemente, despolariza, no interior fica positivo e no exterior negativo. Isto é o que acontece neste exercício, quando as DMT mantêm os canais de sódio abertos. Entretanto, nas condições "normais", quando o impulso nervoso passa, é necessário voltar à polaridade normal e manter a diferença de concentrações entre os dois meios novamente.
Muito obrigada! Mas se os canais de difusao facilitada dos ioes sodio abrem, estes (que se encontravam em maior concentração no meio externo) vao entrar para dentro da celula, o que significa que vão ficar os ioes de sodio e de potassio todos no interior, o que significa que que a diferença de cargas entre os dois meios devia aumentar, não? Até porque se a repolarização é retardada, é como se a despolarização fosse mantida, e a despolarização corresponde ao aumento da ddp entre os dois meios. Desculpa estar a chatear mas continuo sem perceber bem...

Muito obrigada! Mas se os canais de difusao facilitada dos ioes sodio abrem, estes (que se encontravam em maior concentração no meio externo) vao entrar para dentro da celula, o que significa que vão ficar os ioes de sodio e de potassio todos no interior, o que significa que que a diferença de cargas entre os dois meios devia aumentar, não? Até porque se a repolarização é retardada, é como se a despolarização fosse mantida, e a despolarização corresponde ao aumento da ddp entre os dois meios. Desculpa estar a chatear mas continuo sem perceber bem...
Percebo perfeitamente o que dizes, e também estou na minha dúvida, por isso espero que alguém venha aqui esclarecer-nos melhor haha mas pelo o que eu acho, a difusão facilitada não permite a entrada de todos os iões até porque a velocidade de difusão aumenta com a diferença de concentração até saturar as permeases e ficar constante, logo, quanto menor a diferença, a velocidade também irá diminuir e assim os dois meios ficam equilibrados.
Desculpa se não consegui explicar :(

Mas se os canais de difusao facilitada dos ioes sodio abrem, estes (que se encontravam em maior concentração no meio externo) vao entrar para dentro da celula, o que significa que vão ficar os ioes de sodio e de potassio todos no interior, o que significa que que a diferença de cargas entre os dois meios devia aumentar, não?
Olá eu acho que é mesmo como a Alexandra disse, a difusão facilitada é a favor do gradiente de concentração então após a entrada de determinada quantidade de iões, acho que os iões saem e entram à mesma velocidade pelo que não se verifica aumento da diferença de cargas. Porque se não iria contra as leis da física. (não sei se estou cientificamente correta mas se te ajuda até podes comparar esta situação as transferências de calor. se colocares água que estava ao lume num ambiente com temperatura de 5º vai começar a arrefecer em vez de aquecer e depois de atingir os 5º fica a mesma temperatura, ou seja, depois de atingida a isotonia os corpos não vão voltar "naturalmente" ao gradiente de concentrações que existia antes).
Não sei se me fiz entender ahaha

E quanto à tua primeira questão também não sei kk

• Fabulous
Reactions: alexandra22987
As forças tectonicas são perpendiculares à direção da dobra.
A diminuição da porosidade corresponde a uma diminuição dos volumes dos vazios de uma rocha, isto é, uma rocha mais densa, tem uma maior massa para um mesmo volume, logo não tem tanto espaço vazio entre as rochas.. E sabes que a velocidade das ondas sismicas estão relacionadas com a rigidez dos materiais
certo,mas a velocidade de propagação das ondas sismicas tende a diminuir com o aumento da densidade dos matereais,não?
A diminuição da porosidade,indica uma diminuição da quantidade de ar nas rochas e sendo que as ondas sismicas propagam-se mais rapidamente em meios solidos,havendo menos espaços preenchidos por ar,vão se propagar mais rapidamente visto que a rocha passa a ser constituida por mais materia solida e menos gasosa.
Será que tambem se pode ir por este raciocinio ?

Em relação a zona de subducção a profundidade dos sismos aumenta,em função da localização placa em subducção,ou seja,quanto mais subductada esta estiver maior vai ser a profundidade do sismo.
Em relação as zonas de rifte já não te sei dar uma resposta concreta, mas normalmente os sismos nesse tipo de limite costumam ser superficiáis.

Última edição:
Olá eu acho que é mesmo como a Alexandra disse, a difusão facilitada é a favor do gradiente de concentração então após a entrada de determinada quantidade de iões, acho que os iões saem e entram à mesma velocidade pelo que não se verifica aumento da diferença de cargas. Porque se não iria contra as leis da física. (não sei se estou cientificamente correta mas se te ajuda até podes comparar esta situação as transferências de calor. se colocares água que estava ao lume num ambiente com temperatura de 5º vai começar a arrefecer em vez de aquecer e depois de atingir os 5º fica a mesma temperatura, ou seja, depois de atingida a isotonia os corpos não vão voltar "naturalmente" ao gradiente de concentrações que existia antes).
Não sei se me fiz entender ahaha

E quanto à tua primeira questão também não sei kk
Obrigada! Eu estava a pensar nos iões todos (sodio e potassio, no geral) e como é que eles se dispunham na membrana no final da despolarização, ou seja, os ioes potassio e a maioria dos ioes sodio estao dentro da celula, e só depois na repolarização é que os ioes potassio vao sair, portanto supostamente a carga no interior da célula ficava positiva e no exterior negativa no final da despolarização, antes de comecar a repolarização. Eu percebo o que estas a dizer, no sentido em que os ioes sodio estão a entrar a favor do gradiente de concentração, mas a pergunta, na minha interpretação, faz referencia aos ioes no total, pelo que não faz sentido que a diferença de cargas diminua na despolarização. Desculpa estar a chatear!

certo,mas a velocidade de propagação das ondas sismicas tende a diminuir com o aumento da densidade dos matereais,não?
A diminuição da porosidade,indica uma diminuição da quantidade de ar nas rochas e sendo que as ondas sismicas propagam-se mais rapidamente em meios solidos,havendo menos espaços preenchidos por ar,vão se propagar mais rapidamente visto que a rocha passa a ser constituida por mais materia solida e menos gasosa.
Será que tambem se pode ir por este raciocinio ?

Em relação a zona de subducção a profundidade dos sismos aumenta,em função da localização placa em subducção,ou seja,quanto mais subductada esta estiver maior vai ser a profundidade do sismo.
Em relação as zonas de rifte já não te sei dar uma resposta concreta, mas normalmente os sismos nesse tipo de limite costumam ser superficiáis.
Sim, podes ir por ai...
Bem maltinha boa sorte para todos!

• Like
Reactions: Bruno Abreu