Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Qual é a diferença entre nível hidrostático, nível freático e o nível piezométrico?

Acho que é pq a placa que afunda(placa Norte Americana) está a norte e vai afundado no sentido norte sul e por isso é que a profundidade dos hipocentros aumenta de norte para sul e não de sul para norte.
Post automatically merged:

Na pergunta 18 punha a alínea 3 no lamarckismo pq o que eu percebi dessa alínea é que são os animais que se adaptam pq sentiram a necessidade de o fazer ou seja lamarckismo e a 6 no neodarwinismo pq o conceito de seleção natural não é abordado no lamarckismo, foi darwin que descobriu esse conceito mas continua a ser abordado no neodarwinismo.

Ver anexo 20305
Alguém me pode explicar como chego a conclusão que isto é um ciclo de vida hapolonte?É por ser um fungo ?
Sim, os fungos geralmente são haplontes. Mas, repara também que, na imagem apresentada, após a formação do zigoto, há formação de 4 células o que aponta para uma meiose pós-zigótica que ocorre nos seres haplontes.

Qual é a diferença entre nível hidrostático, nível freático e o nível piezométrico?
Acho que nível hidrostático e nível freático são sinónimos, mas não te sei dizer acerca do nível piezométrico porque não me recordo de alguma vez ter ouvido esse nome sequer ahahah

O que são pigmentos respiratórios e este conceito é importante para o exame?

Sim, os fungos geralmente são haplontes. Mas, repara também que, na imagem apresentada, após a formação do zigoto, há formação de 4 células o que aponta para uma meiose pós-zigótica que ocorre nos seres haplontes.

Acho que nível hidrostático e nível freático são sinónimos, mas não te sei dizer acerca do nível piezométrico porque não me recordo de alguma vez ter ouvido esse nome sequer ahahah

O que são pigmentos respiratórios e este conceito é importante para o exame?
Acho q sobre isso só tens de saber q no caso dos insetos como as trocas gasosas são asseguradas por traqueias e n através de fluido circulante este n tem pigmentos respiratórios que são hemoglobina.

Acho q sobre isso só tens de saber q no caso dos insetos como as trocas gasosas são asseguradas por traqueias e n através de fluido circulante este n tem pigmentos respiratórios que são hemoglobina.
ahhhh okk obrigada ahahaha eu não sabia era o que eram pigmentos respiratórios XD fogo estou mm a ver que vou tirar ganda 20 (sem o 0) no exame XD

Olá! Alguém tem bons recursos que tratem do sistema de Whittaker modificado? Confudo-me sempre nas perguntas em que pedem para distinguir dois organismos de acordo com critérios, e também aquelas escolhas múltiplas em que perguntam porque é que um certo organismo pertence ao reino que pertence.

ola alguem pode me ajudar nesta escolha multipla ? obrigado
Olá :)
Penso que a opção correta é a B. Nas dorsais oceânicas, ocorre a ascensão de materiais mantélicos parcialmente fundidos, que se encontram a temperaturas muito elevadas. Assim, o fluxo térmico nestas zonas é máximo, pois a quantidade de calor transferida para a superfície é extremamente grande.
Também podíamos ir por exclusão de partes.
A opção A) é demasiado genérica, porque diferentes regiões na mesma placa litosférica podem estar associadas a diferentes fluxos térmicos. Por exemplo, uma região intersetada por uma intrusão magmática deverá apresentar maior fluxo térmico do que uma região montanhosa.
A opção C) está incorreta pelo mesmo motivo que a opção B) está correta.
A opção D) peca pelo excesso. Embora efetivamente o fluxo térmico nas zonas de subducção não seja elevado, não será necessariamente mínimo, pois as próprias tensões compressivas e fricções associadas às zonas de subducção geram calor.
Espero ter ajudado (e acertado 😂 Tens acesso às soluções?)
Tudo de bom :)

Última edição:
  • Like
Reactions: jorge48884
Penso que a opção correta é a B. Nas dorsais oceânicas, ocorre a ascensão de materiais mantélicos parcialmente fundidos, que se encontram a temperaturas muito elevadas. Assim, o fluxo térmico nestas zonas é máximo, pois a quantidade de calor transferida para a superfície é extremamente grande.
A opção A) é demasiado genérica, porque diferentes regiões na mesma placa litosférica podem estar associadas a diferentes fluxos térmicos. Por exemplo, uma região intersetada por uma intrusão magmática deverá apresentar maior fluxo térmico do que uma região montanhosa.
A opção D) peca pelo excesso. Embora efetivamente o fluxo térmico nas zonas de subducção não seja elevado, não será necessariamente mínimo, pois as próprias tensões compressivas e fricções associadas às zonas de subducção geram calor.
hi não teu as soluções foi por isso ate que perguntei aqui por tinha duvidas sobre a opção correta. mas entendi completamente a tua explicação . obrigado

• Fabulous
Reactions: DiOliveira03
ola bom dia , desculpa incomodar te mas sera que podes ajudar me nesta questao? a opcao correta é a D mas nao entendi o porque .Captura de Ecrã (257).png

ola bom dia , desculpa incomodar te mas sera que podes ajudar me nesta questao? a opcao correta é a D mas nao entendi o porque .Ver anexo 21827
Bom dia :)
No texto, é referido que os filões de quartzo são mineralizados em determinados elementos. Ocorreu então lixiviação de metais pesados: a ganga (material rejeitado, não explorado) contaminou os sedimentos das linhas de água das proximidades, que ficaram impregnados desses elementos.
Não conhecemos a localização exata dos filões de quartzo na região, pelo que não podemos inferir acerca das diferenças na distribuição dos elementos nas margens e no leito das linhas de água. Deste modo, excluímos a opção A) e B).
Quanto maior a distância em relação à fonte primária dos elementos (os filões de quartzo), menor o teor em metais pesados dos sedimentos, pois os elementos vão "ficando pelo caminho" e são cada vez menos incorporados pelos sedimentos. Assim, excluímos a opção C) e ficamos com a opção D), que nos diz que os valores mínimos de elementos nos sedimentos estão mais afastados dos filões de quartzo, enquanto que os valores máximos dizem respeito aos sedimentos mais próximos desses filões.
Disclaimer: Não tenho 100% de certezas de que a explicação seja esta. Mas espero ter ajudado :)

• Love
Bom dia :)
No texto, é referido que os filões de quartzo são mineralizados em determinados elementos. Ocorreu então lixiviação de metais pesados: a ganga (material rejeitado, não explorado) contaminou os sedimentos das linhas de água das proximidades, que ficaram impregnados desses elementos.
Não conhecemos a localização exata dos filões de quartzo na região, pelo que não podemos inferir acerca das diferenças na distribuição dos elementos nas margens e no leito das linhas de água. Deste modo, excluímos a opção A) e B).
Quanto maior a distância em relação à fonte primária dos elementos (os filões de quartzo), menor o teor em metais pesados dos sedimentos, pois os elementos vão "ficando pelo caminho" e são cada vez menos incorporados pelos sedimentos. Assim, excluímos a opção C) e ficamos com a opção D), que nos diz que os valores mínimos de elementos nos sedimentos estão mais afastados dos filões de quartzo, enquanto que os valores máximos dizem respeito aos sedimentos mais próximos desses filões.
Disclaimer: Não tenho 100% de certezas de que a explicação seja esta. Mas espero ter ajudado :)
obrigado entendi perfeitamente. as vezes tem escolhas múltiplas que nem fazem sentido ahahhaha pois nem sequer a informações no texto kkk. obrigado pela ajuda

• Love
Reactions: DiOliveira03
ola eu estava a fazer o exame de biologia época especial 2021 e não entendi muito o raciocínio na pergunta 1. Na pergunta 2 não pode ser a opção A pelo facto de precipitação de carbonato estar associado a rochas sedimentares certo ou estou errado ? obrigado :)

Attachments

• Captura de Ecrã (275).png
    Captura de Ecrã (275).png
    130.1 KB · Visitas: 16
  • Captura de Ecrã (276).png
    Captura de Ecrã (276).png
    30.2 KB · Visitas: 15
ola eu estava a fazer o exame de biologia época especial 2021 e não entendi muito o raciocínio na pergunta 1. Na pergunta 2 não pode ser a opção A pelo facto de precipitação de carbonato estar associado a rochas sedimentares certo ou estou errado ? obrigado :)
Para as duas questões, o segredo está no texto.
Para a primeira pergunta, este é o pormenor importante: "[...] o ouro surge associado a minerais como a albite [...]". A albite é uma plagioclase sódica, aliás, conforme podes verificar na série de Bowen, é a plagioclase com maior teor em sódio. Efetivamente, o sódio tende a surgir associado a minerais félsicos, pelo que a resposta correta deverá ser a C.
Na pergunta 2, temos de prestar atenção a esta frase: "A bauxite [...] está separada do saprólito [...] por uma camada de argila ferruginosa". Embora o argilito (resultado da ação da diagénese sobre a argila) seja efetivamente uma rocha sedimentar, trata-se de uma rocha sedimentar detrítica, formada a partir da consolidação de fragmentos de rochas preexistentes. Já a precipitação de carbonatos está associada a rochas sedimentares quimiogénicas. Como falamos do caso específico da argila, que não tem origem quimiogénica, não poderia ser a opção A. Por outro lado, uma característica preponderante da argila é a sua elevada impermeabilidade (tenta lembrar-te daqueles terrenos argilosos que não absorvem água praticamente nenhuma). Elevada impermeabilidade = reduzida permeabilidade, logo a opção correta deve ser a B.
Espero ter ajudado. Continuação de bom estudo!

• Love
Olá bom dia, nesta pergunta eu referi que o transporte do floema se deve a hipótese do fluxo de massa em que defende que o transporte da seiva elaborada ocorre devido a um gradiente de concentração de sacarose que se estabelece entre uma fonte onde está é produzida e um local onde é consumida e reservada. Com a existência de tiloses compromete o transporte ativo impedido que a sacarose entre nas células. a falta de sacarose compromete a sobrevivência da planta. Está pergunta vale 10 pontos ou seja 2 tópicos. Acham que minha resposta está certa ou só tenho 1 tópico? Obrigado pela ajuda :)

Attachments

• IMG_20211018_124538.jpg
    IMG_20211018_124538.jpg
    895.3 KB · Visitas: 9
  • IMG_20211018_124906.jpg
    IMG_20211018_124906.jpg
    548.9 KB · Visitas: 9
Olá bom dia, nesta pergunta eu referi que o transporte do floema se deve a hipótese do fluxo de massa em que defende que o transporte da seiva elaborada ocorre devido a um gradiente de concentração de sacarose que se estabelece entre uma fonte onde está é produzida e um local onde é consumida e reservada. Com a existência de tiloses compromete o transporte ativo impedido que a sacarose entre nas células. a falta de sacarose compromete a sobrevivência da planta. Está pergunta vale 10 pontos ou seja 2 tópicos. Acham que minha resposta está certa ou só tenho 1 tópico? Obrigado pela ajuda :)
tens testes de mat?