Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

ola, acham que a resposta que fiz esta correta ou falta típicos? Eu só sei que eram 3 tópicos. Mas acham que a minha resposta está totalmente errada? IMG_20211116_203553.jpgIMG_20211116_203654.png

Boa tarde,

gostaria de saber se a quimiossíntese faz parte das aprendizagens essenciais de biologia para o exame nacional de 2022, se faz favor.
Fui de humanidades há 13 anos atrás e agora comecei a estudar biologia e geologia para fazer o exame nacional no próximo ano (além de fisica-quimica e matematica A), e gostaria de saber se chega estudar pelos resumos que encontrei na parte dos apontamentos do uniarea (li comentários onde diziam que estavam muitos bons e completos).
Obrigada pela ajuda.

@Inesjesus
Boa tarde. A quimiossintese faz parte das aprendizagens essenciais, mas não de uma forma tão aprofundada como a fotossíntese.
Obrigada pela sua resposta.
Post automatically merged:

Boa noitr

Boa noitr
*e

Bom dia!😊

Estou com uma dúvida num exercício de escolha múltipla sobre as ondas P e as ondas S, na matéria de sismologia de 10.° ano.
A resposta correta é a alínea (A), mas eu não percebi o porquê, pois pensava quas estas duas ondas eram ondas de volume.

Alguém me consegue explicar o motivo?
Muito Obrigada!
20211212_101817.jpg20211212_101925.jpg

Bom dia!😊

Estou com uma dúvida num exercício de escolha múltipla sobre as ondas P e as ondas S, na matéria de sismologia de 10.° ano.
A resposta correta é a alínea (A), mas eu não percebi o porquê, pois pensava quas estas duas ondas eram ondas de volume.

Alguém me consegue explicar o motivo?
Muito Obrigada!
Ver anexo 22298Ver anexo 22299
Olá! :)
Efetivamente, pode confundir um pouco o facto de tanto as ondas P como as ondas S se designarem como ondas volúmicas, o que levaria a inferir que ambas alteram o volume da rocha que atravessam. No entanto, a designação é apenas "por força de expressão", porque vem do inglês "body wave". As ondas S não alteram o volume das rochas que atravessam, apenas as ondas P.
Bom estudo e tudo a correr bem <3

Última edição:
  • Fabulous
Reactions: INocas06
Okk, muito obrigada!
Já entendi!😊

• Love
Reactions: DiOliveira03
Olá!!!

Não estou a perceber muito bem o que esta pergunta pretende. Alguém pode me ajudar?
Muito Obrigada!

Já agora: se alguém tiver as soluções do manual "BIOGEO 10", das pág. 186 a 192, pode me mandar. Ficaria muito agradecida!

Bom Ano para toda a gente!😊
20220107_123300.jpg20220107_123154.jpg20220107_123329.jpg

Olá!!!

Não estou a perceber muito bem o que esta pergunta pretende. Alguém pode me ajudar?
Muito Obrigada!

Já agora: se alguém tiver as soluções do manual "BIOGEO 10", das pág. 186 a 192, pode me mandar. Ficaria muito agradecida!

Bom Ano para toda a gente!😊
Ver anexo 22380Ver anexo 22381Ver anexo 22382
Olá! Bom ano :)
Vou apresentar uma hipótese de resposta, mas pode estar incompleta. O ideal é confirmares com um professor.

Conforme referido no enunciado, a região de Katmandu assenta sob um antigo leito de um lago, tendo ocorrido a acumulação de sedimentos alagados. Perante um sismo, uma vez que estes sedimentos estariam saturados de água, terá ocorrido a liquefação dos solos. Os fluxos de lama gerados terão contribuído para o potencial destrutivo do sismo do Nepal, que se tornou particularmente devastador na cidade de Katmandu.

Se não tiveres compreendido algo, é só dizer! Tudo a correr bem :)

• Love
Reactions: INocas06
Muito obrigada!😊
Já entendi melhor e até faz sentido a tua hipótese.
Muito obrigada pelo teu tempo!

• Fabulous
Reactions: DiOliveira03
Quando estamos a resolver um exercício acerca de uma doença autossómica recessiva (por exemplo) e nos perguntam qual a probabilidade de o casal ter filhas (do sexo feminino) sem a doença, se os progenitores forem, um heterozigótico e o outro homozigótico recessivo (Aa X aa), a resposta que eu daria seria 50% mas a resposta certa, supostamente, é 25% e a única justicicação que eu encontrei é que a probabilidade de ser menina é 50%, logo seria 2/8 que é 0,25=25%.
Contudo, num exercício semelhante: num casal em que os dois progenitores são heterozigóticos para uma determinada característica dum locus dialélico, ambos apresentam o fenótipo do alelo dominante. Qual a probabilidade do casal ter um filho do sexo masculino com o fenótipo do alelo recessivo? A resposta certa é 25%. Contudo, s seguir a linha de pensamento do exercício que referi anteriormente, a probabilidade de ser rapaz é 50% e de manifestar o fenótipo recessivo é de 25% (0,5x0,25=1/8=0,125=12,5%) resposta que está errada, segundo as soluções.
Deste modo, não sei qual é a linha de pensamento correta que eu deva seguir.

Quando estamos a resolver um exercício acerca de uma doença autossómica recessiva (por exemplo) e nos perguntam qual a probabilidade de o casal ter filhas (do sexo feminino) sem a doença, se os progenitores forem, um heterozigótico e o outro homozigótico recessivo (Aa X aa), a resposta que eu daria seria 50% mas a resposta certa, supostamente, é 25% e a única justicicação que eu encontrei é que a probabilidade de ser menina é 50%, logo seria 2/8 que é 0,25=25%.
Contudo, num exercício semelhante: num casal em que os dois progenitores são heterozigóticos para uma determinada característica dum locus dialélico, ambos apresentam o fenótipo do alelo dominante. Qual a probabilidade do casal ter um filho do sexo masculino com o fenótipo do alelo recessivo? A resposta certa é 25%. Contudo, s seguir a linha de pensamento do exercício que referi anteriormente, a probabilidade de ser rapaz é 50% e de manifestar o fenótipo recessivo é de 25% (0,5x0,25=1/8=0,125=12,5%) resposta que está errada, segundo as soluções.
Deste modo, não sei qual é a linha de pensamento correta que eu deva seguir.
Hallo, preciso de mais dados porque me parece pergunta "com cheirinho". Porque é que importante para o exercício que sejam filhas?? A doença está mais associada ao sexo feminino?? Ou será que tens de dar a resposta tendo em conta que o casal pode ter um filho e isso reduz automaticamente a probabilidade??

Hallo, preciso de mais dados porque me parece pergunta "com cheirinho". Porque é que importante para o exercício que sejam filhas?? A doença está mais associada ao sexo feminino?? Ou será que tens de dar a resposta tendo em conta que o casal pode ter um filho e isso reduz automaticamente a probabilidade??
Bem, desde já muito obrigado por me estar a responder, eu vou enviar para aqui os 2 exercícios, se me conseguir responder eu agradeço
A minha dúvida está na 1.2 da primeira foto e no 1.2 da segunda.1647179146952.png1647179255487.png