Biologia e Geologia - Exame

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Boa noite!
Este ano irei realizar o exame de BG e gostaria que alguém me aconselhasse algum livro de preparação ou de problemas. Obrigada :)

Boa noite!
Este ano irei realizar o exame de BG e gostaria que alguém me aconselhasse algum livro de preparação ou de problemas. Obrigada :)

Livro do iave, sem dúvida (=exames)
Depois também há livros com bons resumos, como o da Porto editora ou o da areal, se bem que o da Porto editora mais parece um manual, de tanta teoria :p
Também aconselho o livro prático da presença

Muito obrigada pela resposta! ;)
O livro da Porto Editora é bom apenas no que toca a resumos? Ou os exercícios também são porreiros?
Pelo que me disseram sobre o livro da Presença para Física e Química, o de problemas de BG terá exercícios complicaditos também, certo?

O livro da Porto Editora é bom apenas no que toca a resumos? Ou os exercícios também são porreiros?
Pelo que me disseram sobre o livro da Presença para Física e Química, o de problemas de BG terá exercícios complicaditos também, certo?
Pessoalmente, o livro da Porto Editora tem exercícios demasiado fáceis, mas pode até ser útil quando, numa fase inicial, se tem dificuldades
O da Presença tem alguns exercícios difíceis, acho (fiz pouca coisa, para já)

• Like
Reactions: siferg
Boa noite... alguém me poderia dizer assim objetivamente a definição de variável dependente e independente? É que eu não encontro em sitio nenhum e costuma aparecer muito nos exames... obrigado

Boa noite... alguém me poderia dizer assim objetivamente a definição de variável dependente e independente? É que eu não encontro em sitio nenhum e costuma aparecer muito nos exames... obrigado

Ora bem... Assim objetivamente acho que não vou conseguir, mas aqui vai a minha tentativa:
Variável dependente é aquela que tu queres estudar. Imagina que queres estudar o comportamento dos ratos em função da quantidade de uma substância que lhes é injetada. O comportamento dos ratos é a tua variável dependente (depende dessa tal quantidade de substância).
O problema é isolares a tua variável independente, que é a quantidade de substância injetada, porque o comportamento dos ratos pode depender de várias variáveis e não apenas daquela que queres estudar. Logo, devem ser criadas condições de forma a que a variável dependente só dependa de uma variável independente e não de várias. Só assim se vai fazer um bom estudo daquilo que se pretende.
Resumindo, estudas a variável dependente e queres isolar a independente para poderes fazê-lo de uma forma precisa e objetiva.

Espero ter sido útil

Ora bem... Assim objetivamente acho que não vou conseguir, mas aqui vai a minha tentativa:
Variável dependente é aquela que tu queres estudar. Imagina que queres estudar o comportamento dos ratos em função da quantidade de uma substância que lhes é injetada. O comportamento dos ratos é a tua variável dependente (depende dessa tal quantidade de substância).
O problema é isolares a tua variável independente, que é a quantidade de substância injetada, porque o comportamento dos ratos pode depender de várias variáveis e não apenas daquela que queres estudar. Logo, devem ser criadas condições de forma a que a variável dependente só dependa de uma variável independente e não de várias. Só assim se vai fazer um bom estudo daquilo que se pretende.
Resumindo, estudas a variável dependente e queres isolar a independente para poderes fazê-lo de uma forma precisa e objetiva.

Espero ter sido útil
Foi uma tentativa muito objetiva... muito obrigado! :)

• Like
Reactions: MEDICINAjb
No que toca à matéria teórica é bom, mas os exercícios são fraquinhos...(o da Porto Editora)

• Like
Reactions: siferg
Eu tenho o da Porto Editora. Alguns dizem que não é tão bom como o da Areal, outros dizem que é bastante bom. São opiniões :)
De qualquer forma, tem me dado bastante jeito.

Há um livro da Presença com exercícios difíceis. Lê as outras mensagens deste tópico, ficas esclarecido sobre este livro.

Olá. Vou inscrever-me no exame de BG como aluna externa, pois frequento o 12º ano. Na eventualidade da 1ª fase correr mal candidato-me à segunda. A atribuição da nota à disciplina funciona de igual forma? Isto é, se a nota do exame for melhor fico com essa nota à disciplina e posso usá-la na candidatura à primeira fase?
Obrigada

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Olá @Laura , bem-vinda ao fórum! :)
Na primeira fase de candidaturas só podes usar exames realizados para esse fim na primeira fase de exames. Logo, se só conseguires uma melhor nota que a tua atual CFD na 2ª fase de exames, só poderás usar essa nota para esse fim (e também como prova de ingresso), na 2ª fase de candidaturas (e na 3ª também).