Biologia e Geologia - Exame

Brbrcrr

Membro
Matrícula
20 Junho 2017
Bom dia, quais sãos as principais diferenças entre o antigo programa e o novo programa de Biologia e Geologia? Comprei o livro de preparação para o exame de 2019 e o índice é igual aos de 2018, este ano o exame já era só à base do novo programa ou as diferenças estão na matéria em si e não se apanham pelo índice de assuntos abordados?

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dent√°ria
Instituição
FMDUL
Bom dia, quais sãos as principais diferenças entre o antigo programa e o novo programa de Biologia e Geologia? Comprei o livro de preparação para o exame de 2019 e o índice é igual aos de 2018, este ano o exame já era só à base do novo programa ou as diferenças estão na matéria em si e não se apanham pelo índice de assuntos abordados?
Não houve alteração no programa de Biologia e Geologia, só de FQ, Mat A e Português.

• Like
Reactions: Brbrcrr

andrealves05

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2018
Olá, acabei o secundário num curso profissional e este ano quero fazer o exame de Biologia e Geologia, o problema é o seguinte, nunca tive esta disciplina e quero estudar em casa com a ajuda de manuais e apontamentos, acho um bocado complicado estudar dois anos de biologia (10 e 11) em um ano mas com dedicação e esforço acho que é possível.
A minha quest√£o √© a seguinte existe algum manual de Biologia que tenha a mat√©ria do 10¬ļ e 11¬ļ juntas para me facilitar o estudo? Como √© que me aconselham a come√ßar? Sigo a mat√©ria dos manuais ou existem alguns apontamentos dispon√≠veis com a mat√©ria mais importante? Obrigado pela aten√ß√£o.

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Ci√™ncias e Tecnologias 12¬ļ. Ano
Olá. Acho que existem alguns documentos com algumas partes da matéria, mas não sei bem. Sei que há editoras que façam livros de preparação a exame que poderão ter a matéria de ambos os anos .
Olá, acabei o secundário num curso profissional e este ano quero fazer o exame de Biologia e Geologia, o problema é o seguinte, nunca tive esta disciplina e quero estudar em casa com a ajuda de manuais e apontamentos, acho um bocado complicado estudar dois anos de biologia (10 e 11) em um ano mas com dedicação e esforço acho que é possível.
A minha quest√£o √© a seguinte existe algum manual de Biologia que tenha a mat√©ria do 10¬ļ e 11¬ļ juntas para me facilitar o estudo? Como √© que me aconselham a come√ßar? Sigo a mat√©ria dos manuais ou existem alguns apontamentos dispon√≠veis com a mat√©ria mais importante? Obrigado pela aten√ß√£o.

katsiaryna

Membro Veterano
Matrícula
18 Março 2017
Instituição
ESTeSL
Tens aqui no uniarea apontamentos que , na minha opinião, são semelhantes aos dos livros das editoras, é só procurares.

Matrícula
10 Abril 2017
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Coimbra
Hey! Tenho a certeza que com muito esforço e dedicação vais conseguir passar no exame ;) Se queres a minha opinião, à excepção de alguns exames (como a primeira fase deste ano), os exames de BG tendem a ser um bocado puxados por recorrerem muito à tua atenção, capacidade de abstração e conseguires relacionar os teus conhecimentos com aqueles que te são pedidos mesmo que nunca os tenhas dado. Não faço ideia de como é estar na tua posição visto que tirei o curso de ciências e tecnologias, apesar de isso não querer dizer grande coisa, claro que tens um professor para te ajudar quando pedires mas não é ele que te vai fazer o exame e tenho a certeza que se tiveres um professor de biologia na tua escola ele não te vai recusar se precisares de ajuda.

No entanto, a experiência que tenho com esta disciplina é que vale mesmo a pena praticar através de exercícios! Quase que se assemelha a matemática: quanto mais treinares a estrutura de exame e mesmo a estrutura das respostas extensas (quantas mais treinares mais facilmente sabes na próxima como é que tens de responder) mais rapidamente (embora isso não interesse muito) e com mais facilidade fazes o exame!

Quanto a resumos, eu fiz um com base num que encontrei neste site bastante bom mas, na minha opini√£o, tamb√©m um bocado incompleto. Mas n√£o te preocupes, se pesquisares bem cada tema vais ver que encontras bastante facilmente imagens, explica√ß√Ķes e mesmo v√≠deos (experimenta tamb√©m procurar em ingl√™s!). Quanto ao manual de exames, apenas te aconselho a comprar um se n√£o tiveres acesso aos manuais de 10¬ļ e 11¬ļ, exper√™ncia pr√≥pria: imprimi um que uma colega minha tinha e era como se tivesse a olhar para o manual, era tudo praticamente igual! Qualquer coisa que n√£o percebas tamb√©m podes sempre perguntar aqui no f√≥rum que tenho a certeza que muita gente te tentar√° ajudar!

Beijinhos e boa sorte :wink:
(Parece um testamento)
PS: Quando estiveres a estudar experimenta mnemónicas como "O Pedro Anda Bem" para a série descontínua de Bowen ou "ProMete à Ana que lhe Telefonas" para a mitose e meiose. Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: Bremer Pereira

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Alguém me sabe dizer se vai haver alguma alteração no programa de Biologia e Geologia do ano letivo que passou (2017/18) para (2018/2019) e onde podemos saber isso?

Matrícula
10 Abril 2017
Alguém me sabe dizer se vai haver alguma alteração no programa de Biologia e Geologia do ano letivo que passou (2017/18) para (2018/2019) e onde podemos saber isso?
A partir do ano letivo 2018/2019 no 10¬ļ ano v√£o ser aplicadas as novas APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, que s√£o os pontos fundamentais ou mais importantes do programa de BG, retirando apenas algumas mat√©rias para uma maior gest√£o do tempo. Os manuais n√£o ser√£o modificados! Podes consultar as APRENDIZAGENS ESSENCIAIS para BG aqui: http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_sec_biologia_e_geologia.pdf

• Like
Reactions: catarina.fonseca16

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
A partir do ano letivo 2018/2019 no 10¬ļ ano v√£o ser aplicadas as novas APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, que s√£o os pontos fundamentais ou mais importantes do programa de BG, retirando apenas algumas mat√©rias para uma maior gest√£o do tempo. Os manuais n√£o ser√£o modificados! Podes consultar as APRENDIZAGENS ESSENCIAIS para BG aqui: http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_sec_biologia_e_geologia.pdf
é que vou estudar sozinha para o exame deste ano, mas não tenho aulas nem nada

Matrícula
10 Abril 2017
é que vou estudar sozinha para o exame deste ano, mas não tenho aulas nem nada
N√£o tenho a certeza se o exame de BG j√° vai aplicar as novas APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, pelo que aconselho a esperares pelo final de outubro pelas informa√ß√Ķes-prova no site do IAVE. Mas como n√£o h√° grande diferen√ßa entre o programa e as APRENDIZAGENS ESSENCIAIS e para come√ßares a adiantar, estuda por agora a mat√©ria exatamente como est√° no programa (v√™ as APRENDIZAGENS ESSENCIAIS como os t√≥picos das mat√©rias mais importantes para estudares para o exame).

Matrícula
30 Outubro 2016
Ol√°! Estive no curso de socioec√≥nomicas e vou este ano dedicar-me ao estudo de Biologia e Geologia para fazer o exame (disciplina que nunca tive no secund√°rio). Eu j√° andei a ver e vou pedir emprestado os manuais, fazer resumos, estudar pelo livro da Porto Editora e estou a pensar comprar livros de exerc√≠cios para me preparar melhor. A minha quest√£o √©, acham que deva come√ßar j√° a ter explica√ß√Ķes, para ser acompanhado no estudo j√° de in√≠cio, ou deva s√≥ come√ßar l√° para janeiro/fevereiro que ser√° uma altura em que j√° estou mais dentro da mat√©ria e estarei focado exerc√≠cios de exames?

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Ol√°! Estive no curso de socioec√≥nomicas e vou este ano dedicar-me ao estudo de Biologia e Geologia para fazer o exame (disciplina que nunca tive no secund√°rio). Eu j√° andei a ver e vou pedir emprestado os manuais, fazer resumos, estudar pelo livro da Porto Editora e estou a pensar comprar livros de exerc√≠cios para me preparar melhor. A minha quest√£o √©, acham que deva come√ßar j√° a ter explica√ß√Ķes, para ser acompanhado no estudo j√° de in√≠cio, ou deva s√≥ come√ßar l√° para janeiro/fevereiro que ser√° uma altura em que j√° estou mais dentro da mat√©ria e estarei focado exerc√≠cios de exames?
S√£o ambas as explica√ß√Ķes para exame? Ou se entrares agora vais apanhar explica√ß√Ķes da mat√©ria que os alunos do 11¬ļ est√£o a dar?

Alice Correia

Membro
Matrícula
4 Agosto 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Ol√°!
Vou fazer exame a Biologia e Geologia este ano e estive a ler as informa√ß√Ķes de prova mas fiquei com uma d√ļvida: visto que houveram aprendizagens essenciais aplicadas a algumas escolas, em 2017/2018, no 10¬ļ ano, o exame de 2019 vai seguir essas AEs ou n√£o? Ou haver√° um exame diferente com as AEs apenas para as escolas que as tiveram em vigor no ano passado?
Obrigada!

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Alguém me sabe dizer se os conteudos do exame nacional de BG modificaram do ano passado para este?
Acho que o que aconteceu foi uma restrutura√ß√£o dos temas j√° existentes e n√£o uma altera√ß√£o de conte√ļdo.
Sugiro que vejas a informação-prova: http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avaliação_Alunos/Info-provas/2018_2019/IP-EX-BG702-2019.pdf
Sobre as aprendizagens essenciais: Biologia e Geologia | Direção-Geral da Educação
Mensagem fundida automaticamente:

Ol√°!
Vou fazer exame a Biologia e Geologia este ano e estive a ler as informa√ß√Ķes de prova mas fiquei com uma d√ļvida: visto que houveram aprendizagens essenciais aplicadas a algumas escolas, em 2017/2018, no 10¬ļ ano, o exame de 2019 vai seguir essas AEs ou n√£o? Ou haver√° um exame diferente com as AEs apenas para as escolas que as tiveram em vigor no ano passado?
Obrigada!
O exame √© igual para todos, n√£o houve uma mudan√ßa de programa, mas uma restrutura√ß√£o do conte√ļdo. E vai seguir aquilo que saiu descrito na informa√ß√£o prova: http://www.iave.pt/images/FicheirosPDF/Docs_Avalia√ß√£o_Alunos/Info-provas/2018_2019/IP-EX-BG702-2019.pdf
Os temas gerais são os mesmos, se vires pela tabela do documento. Na parte em que dizem "as temáticas Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e a dimensão prático-experimental são também objeto de avaliação" é que não sei o que querem dizer, objetivamente, por isso, sugiro que te dirijas a um prof da disciplina para esclarecer melhor e de certeza que estará a par disto.

Clara Campos

Membro
Matrícula
9 Fevereiro 2017
Curso
Ci√™ncias e Tecnologias (12¬ļ)
Ol√°! Estou agora no 12¬ļ ano e pretendo ingressar, no pr√≥ximo ano, em Medicina (se tudo correr bem!). No entanto, estou a pensar fazer de novo o exame de biologia, porque tirei 16,0 e gostava de tentar subir mais um pouco a minha nota.
Como também tenho os exames de Português e Matemática A para fazer, não terei tanto tempo para estudar para o exame de biologia. Alguém tem algum conselho para o estudo? Quando começar..? Por onde começar...?